Autor Tópico: AM do Porto - Projectos radiofónicos  (Lida 55587 vezes)

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #180 em: Fevereiro 11, 2025, 04:26:58 pm »
O Famalicão Guimarães ok, até pode ter bastastes ouvintes, pois o Guimarães tem simpatizantes bem aguerridos e ferrenhos e o jogo do Braga, mais a mais com classificação actual devia ter sido todo relatado na totalidade. Sem desprimor para os clubes que vou citar, imaginemos que era um Farense - Casa Pia, ou como vai ser esta Segunda um Arouca - Rio Ave, quantos ouvintes estariam de facto interessados em ouvir o relato destes jogos na integra, é que também é preciso ter isso em conta.
Em Espanha, essa questão nem se coloca, porque há 3 rádios nacionais (duas delas com boas redes) que acompanham os jogos da Liga na totalidade, e com direitos radiofónicos de 100€ por jogo (COPE, SER e Marca).
O problema, é que em Portugal, qualquer coisa, é desporto a mais.
A Tarde Desportiva tem de acabar às 18h, porque senão a provedora vai dizer que é desporto a mais.
A música a metro, é que não é demasiado em nenhuma rádio.
E também não podemos esquecer que há uma enorme falta de recursos humanos na Antena 1.
Este fim-de-semana, não houve ninguém para ir a Faro fazer o Farense vs Nacional para a Antena 1 Madeira. Teve a Antena 1 Madeira que fazer de estúdio.
Relativamente aos jogos do Sp. Braga, o posicionamento da Antena 1, é o mesmo de sempre (excetuando a época passada). Se no final da época, o Sp. Braga estiver a lutar pelo título, há relatos do Sp. Braga em antena (recordo-me há uns anos o Famalicão a liderar destacadamente o campeonato durante algum tempo, e a Antena 1 ainda fez uns quantos relatos deles). Se não acontecer, só há relatos do Sp. Braga contra os 3 grandes, ou se coincidirem com a Tarde Desportiva. E quem diz o Sp. Braga, diz o Vitória, ou qualquer outro clube que possa entrar na luta pelo título, perto do término da temporada. Relativamente à TSF acompanhar os jogos do Sp. Braga, convém recordar que existe um protocolo entre a rádio e o clube.
E isso tem de ser cumprido. Também se não houvesse esse protocolo, tenho dúvidas se teriam aberto uma emissão de desporto, propositadamente para o rugby.
De qualquer das formas, é o que temos, nada a fazer.


A Desprovedora arma-se em intelectual mas não passa de alguém que veícula "parolismo" por todos os lados, incluindo na sua "investigação científica ".

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4910
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #181 em: Fevereiro 11, 2025, 04:31:04 pm »
O Zeca tem que se convencer de uma coisa, actualmente  NENHUM GRUPO empresarial do Norte ou do Porto que ter um projecto radiofónico.
É  estranho, mas é  verdade...
E repito o que já disse aqui várias vezes,  Portugal deve ser o único  País da Europa em que a segunda cidade nao tem um grande projecto de rádio.
Agora, das duas uma, ou meu caro tem dinheiro e faz um investimento  no meio ou se não tem,  sensibiliza quem o tem, nas vantagens de uma boa rádio  portuense.
Mas tem que ser o Zeca a ter a iniciativa, porque na verdade, não há  mais interessados...

Em França não há nenhum grupo pujante fora de Paris...

Todos os grupos centralizam em Paris os programas base.

A France Blue que emite programação própria para e a partir de cada região sofreu uma profunda reestruturação,  pois para a Radio France ter 5% é insuficiente tendo em conta os recursos e o financiamento...

Neste sentido,  passou a designar-se ICI com a supervisão apertada da nova diretora de programação/geral e de outros diretores da France TV/France 3.

Exigem mais a todos os níveis,  incluindo nas audiências.

França não é exemplo para coisa nenhuma, veja-se o estado caótico de Marselha há décadas.

Claro que é mais fácil para uma BBC transferir uma estação inteira como é a 6 Music de Londres para Manchester quando esta teve sempre uma cena musical fortíssima. Por aqui, entre os privados e já que a TSF atual não quer sair mesmo que seja uma rádio que se sustenta à custa das TV para cobrir eventos em Lisboa, só estaria a ver mesmo um Mário Ferreira em vez de continuar a perder dinheiro com o V+TVI...

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #182 em: Fevereiro 11, 2025, 04:39:42 pm »
O Mário Ferreira não se quer meter nisso, srnao ja o tinha feito.
O Zeca tem mesmo que se mexer e rápido...

O Bigode do Sala

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1443
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #183 em: Fevereiro 11, 2025, 09:57:56 pm »
Sugiro aos moderadores/administrador do fórum o obséquio de procederem à movimentação das últimas mensagens para o tópico «Centralismo» nas Conversas Soltas.

O Júlio Carvalho tem razão. Apesar de todas as limitações que a Lei da Rádio acarreta, é incrível o facto do Grande Porto não ter investidores (e não é por falta de tecido empresarial robusto) que invista numa rádio regional para a AMP.

O AG, que possui um vasto conhecimento da história da rádio portuguesa, já tocou no assunto.
A Rádio Nova, que deve ser uma pálida paisagem sonora do que foi, sobrevive com a boa vontade do grupo SONAE e não cumpre esse desiderato, devendo ter ficado no passado com a RRN, tal como a TSF deveria ter ficado com a RRS.

Aliás, é incrível o facto da RRS ter um projecto musical com pouco ou nada de informação local a sul do Tejo.

Urge, há muito, uma terapia de choque com a cessação de alvarás a locais que não cumprem «os mínimos olímpicos» no serviço às suas gentes e concursos para rádios regionais, com o serviço público de radiodifusão a dar esse pontapé de saída.

A adopção do DAB+ poderia agilizar esse processo.

Até lá, estamos votados «ao estado a que chegámos».
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #184 em: Fevereiro 11, 2025, 11:37:22 pm »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #185 em: Fevereiro 12, 2025, 02:14:28 am »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1443
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #186 em: Fevereiro 12, 2025, 07:10:54 am »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #187 em: Fevereiro 12, 2025, 12:03:55 pm »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.

Já aqui o referi, que penso que deveria existir uma "Antena Lusofonia" ao invés de uma "África", dado o contexto de imigração que temos atualmente. Seria muito bom misturar músicas do mundo onde existem comunidades de língua portuguesa.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #188 em: Março 03, 2025, 10:05:14 am »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.

Já aqui o referi, que penso que deveria existir uma "Antena Lusofonia" ao invés de uma "África", dado o contexto de imigração que temos atualmente. Seria muito bom misturar músicas do mundo onde existem comunidades de língua portuguesa.

Seria outra asneira.
As frequências da RDP África deviam ser usadas para criar em cada uma delas rádio regionais para essa mesma região. O Grande Porto ter uma RDP Porto a 100%, uma rádio metropolitana era ouro sobre azul.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3764
  • R CLUB P
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #189 em: Março 03, 2025, 10:14:49 am »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.

Já aqui o referi, que penso que deveria existir uma "Antena Lusofonia" ao invés de uma "África", dado o contexto de imigração que temos atualmente. Seria muito bom misturar músicas do mundo onde existem comunidades de língua portuguesa.

Seria outra asneira.
As frequências da RDP África deviam ser usadas para criar em cada uma delas rádio regionais para essa mesma região. O Grande Porto ter uma RDP Porto a 100%, uma rádio metropolitana era ouro sobre azul.
Certo!

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1213
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #190 em: Março 03, 2025, 11:25:05 am »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.

Já aqui o referi, que penso que deveria existir uma "Antena Lusofonia" ao invés de uma "África", dado o contexto de imigração que temos atualmente. Seria muito bom misturar músicas do mundo onde existem comunidades de língua portuguesa.

Seria outra asneira.
As frequências da RDP África deviam ser usadas para criar em cada uma delas rádio regionais para essa mesma região. O Grande Porto ter uma RDP Porto a 100%, uma rádio metropolitana era ouro sobre azul.

já temos uma rádio Metropolitana no Porto (até de nome), mas que na realidade é uma rádio (quase) fantasma...

pdf

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1678
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #191 em: Março 03, 2025, 12:03:52 pm »
A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.
Acho que isso é mais um mito que outra coisa qualquer. Nunca apanhei ninguém a ouvir aquilo, só por "acidente": quando dão os relatos da Antena 1 em simultâneo. O que indicia que uma rádio com informação desportiva faria mais sentido.

Espero sinceramente que a RTP Rádio coloque outra coisa qualquer (o ideal: rádio de informação e de desporto com desdobramentos regionais) nos emissores da RDP África em Portugal em breve. É uma inutilidade total a situação actual.

Mas eu até dou de barato que, existindo uma enorme comunidade originária dos PALOP, que se pudesse meter a AFRICA nos 104.8 da SUPERFM.

Eu tenho uma espécie de trauma com a Rádio África.
Há uns 10 anos, quando era estudante, o prédio onde vivia esteve em obras e os trabalhadores (presumo serem dos PALOP), que pegavam bastante cedo ao trabalho, escutavam o dia todo a RDP África.

Também cheguei a apanhar táxi e ouvir a RDP África.

Já aqui o referi, que penso que deveria existir uma "Antena Lusofonia" ao invés de uma "África", dado o contexto de imigração que temos atualmente. Seria muito bom misturar músicas do mundo onde existem comunidades de língua portuguesa.

Seria outra asneira.
As frequências da RDP África deviam ser usadas para criar em cada uma delas rádio regionais para essa mesma região. O Grande Porto ter uma RDP Porto a 100%, uma rádio metropolitana era ouro sobre azul.

já temos uma rádio Metropolitana no Porto (até de nome), mas que na realidade é uma rádio (quase) fantasma...

Teria de ser pública. Aqui concordo com o Zeca. Num país com fortes identidades regionais, a rádio pública devia ter postos regionais à semelhança da BBC (e como já fez no passado).

A RDP África como está não serve nada nem ninguém, e é borderline "colonial"...

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #192 em: Março 18, 2025, 11:38:09 am »
Está madrugada de Sexta para Sábado estive a ouvir a TSF entre a 1h e as 2h.30, mais ou menos quando adormeci. Gostei do programa que esteve no ar, o problema foi que depois da 1h, não ouvi mais notícias, nem sequer às 2h da madrugada, se fosse noutra rádio compreendia, mas é a TSF.

A TSF houve uma altura em que deixou de ter notícias nas madrugadas de sábado, domingo e salvo erro segunda, já há vários meses. Entretanto, tentam assegurar escalas sempre que possível, mas nem sempre o conseguem. Por exemplo, no anterior fim-de-semana, todas as madrugadas tiveram noticiários.

Pessoal, hoje reencarnei no Zeca.
Para já,  aproveito para desejar a todas as foristas mulher um feliz dia da mulher.
Hoje, no noticiário das 7, o Filipe Santa Bárbara,  falou no dia da mulher e nas cidades  portuguesas  onde vão  existir  manifestações  e falou em várias,  mas só  a de Lisboa teve direito a ser descrito todo o percurso.

Não havia necessidade, se até eu fiquei chateado, imagino o Zeca, que felizmente a essa hora devia estar a dormir...
Aproveitando, este vídeo a recordar os 37 anos da rádio também está bem lisboeta quando têm muito a agradecer à grande audiência que têm a norte...
https://youtu.be/LBrta5EkN9I?si=eBFVzBppMIFWybYG

A TSF é uma rádio de "Lesboa". Surgiu lá, nasceu lá, soube aproveitar uma RRN, mas exigia-se mais no Porto, capital da região Norte, do que uns estúdios num centro comercial decrépito em Mte dos Burgos. E, não é algo de agora, ouçam no vídeo a referência a "Castelo da Paiva" (é algo que me espanta, como é que a malta de Lisboa não sabe por os artigos corretos no nome das localidades, não vemos ninguém do Norte a referir-se à Coina, por exemplo). Menos mal, o vídeo ainda tem um ouvinte a falar, a partir das Praias de Matosinhos.

Duas notas sobre o mesmo:
Quem é o cromo que partiu o vidro?
96 visualizações em dois dias, é a prova viva que a TSF é a rádio portuguesa que morria de imediato, sem o FM.

Simples de explicar. O pessoal do Norte viaja para Sul mas o pessoal do Sul raramente viaja para Norte.
A consequência é que os nortenhos conhecem o Sul, os concelhos e colocam correctamente os artigos nos nomes do concelhos.
O pessoal do Sul chama "Norte " a tudo e por norma raramente identifica os concelhos por desconhecimento e ignorancia.

Para um lisboeta só existe Lisboa, Norte, Alentejo e Algarve. 80% da população do Algarve nunca passou de Lisboa para cima.
O centralismo tem desta coisas.

nelsonsoares

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 840
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #193 em: Março 18, 2025, 01:49:24 pm »
Está madrugada de Sexta para Sábado estive a ouvir a TSF entre a 1h e as 2h.30, mais ou menos quando adormeci. Gostei do programa que esteve no ar, o problema foi que depois da 1h, não ouvi mais notícias, nem sequer às 2h da madrugada, se fosse noutra rádio compreendia, mas é a TSF.

A TSF houve uma altura em que deixou de ter notícias nas madrugadas de sábado, domingo e salvo erro segunda, já há vários meses. Entretanto, tentam assegurar escalas sempre que possível, mas nem sempre o conseguem. Por exemplo, no anterior fim-de-semana, todas as madrugadas tiveram noticiários.

Pessoal, hoje reencarnei no Zeca.
Para já,  aproveito para desejar a todas as foristas mulher um feliz dia da mulher.
Hoje, no noticiário das 7, o Filipe Santa Bárbara,  falou no dia da mulher e nas cidades  portuguesas  onde vão  existir  manifestações  e falou em várias,  mas só  a de Lisboa teve direito a ser descrito todo o percurso.

Não havia necessidade, se até eu fiquei chateado, imagino o Zeca, que felizmente a essa hora devia estar a dormir...
Aproveitando, este vídeo a recordar os 37 anos da rádio também está bem lisboeta quando têm muito a agradecer à grande audiência que têm a norte...
https://youtu.be/LBrta5EkN9I?si=eBFVzBppMIFWybYG

A TSF é uma rádio de "Lesboa". Surgiu lá, nasceu lá, soube aproveitar uma RRN, mas exigia-se mais no Porto, capital da região Norte, do que uns estúdios num centro comercial decrépito em Mte dos Burgos. E, não é algo de agora, ouçam no vídeo a referência a "Castelo da Paiva" (é algo que me espanta, como é que a malta de Lisboa não sabe por os artigos corretos no nome das localidades, não vemos ninguém do Norte a referir-se à Coina, por exemplo). Menos mal, o vídeo ainda tem um ouvinte a falar, a partir das Praias de Matosinhos.

Duas notas sobre o mesmo:
Quem é o cromo que partiu o vidro?
96 visualizações em dois dias, é a prova viva que a TSF é a rádio portuguesa que morria de imediato, sem o FM.

Simples de explicar. O pessoal do Norte viaja para Sul mas o pessoal do Sul raramente viaja para Norte.
A consequência é que os nortenhos conhecem o Sul, os concelhos e colocam correctamente os artigos nos nomes do concelhos.
O pessoal do Sul chama "Norte " a tudo e por norma raramente identifica os concelhos por desconhecimento e ignorancia.

Para um lisboeta só existe Lisboa, Norte, Alentejo e Algarve. 80% da população do Algarve nunca passou de Lisboa para cima.
O centralismo tem desta coisas.
Enquanto algarvio, já nos habituamos a ouvir pela boca dos nortenhos, que vão passar férias "na Quarteira", "na Albufeira", "no Carvoeiro", "no Alvor", e muitos deles só dizem mesmo que vão de férias para o Algarve, sem especificar o sítio. O mesmo se passa com os sulistas, quando vão passar férias para a região norte. E mais podia dizer sobre este tema, mas o off-topic já vai longo...

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #194 em: Março 18, 2025, 02:40:51 pm »
Está madrugada de Sexta para Sábado estive a ouvir a TSF entre a 1h e as 2h.30, mais ou menos quando adormeci. Gostei do programa que esteve no ar, o problema foi que depois da 1h, não ouvi mais notícias, nem sequer às 2h da madrugada, se fosse noutra rádio compreendia, mas é a TSF.

A TSF houve uma altura em que deixou de ter notícias nas madrugadas de sábado, domingo e salvo erro segunda, já há vários meses. Entretanto, tentam assegurar escalas sempre que possível, mas nem sempre o conseguem. Por exemplo, no anterior fim-de-semana, todas as madrugadas tiveram noticiários.

Pessoal, hoje reencarnei no Zeca.
Para já,  aproveito para desejar a todas as foristas mulher um feliz dia da mulher.
Hoje, no noticiário das 7, o Filipe Santa Bárbara,  falou no dia da mulher e nas cidades  portuguesas  onde vão  existir  manifestações  e falou em várias,  mas só  a de Lisboa teve direito a ser descrito todo o percurso.

Não havia necessidade, se até eu fiquei chateado, imagino o Zeca, que felizmente a essa hora devia estar a dormir...
Aproveitando, este vídeo a recordar os 37 anos da rádio também está bem lisboeta quando têm muito a agradecer à grande audiência que têm a norte...
https://youtu.be/LBrta5EkN9I?si=eBFVzBppMIFWybYG

A TSF é uma rádio de "Lesboa". Surgiu lá, nasceu lá, soube aproveitar uma RRN, mas exigia-se mais no Porto, capital da região Norte, do que uns estúdios num centro comercial decrépito em Mte dos Burgos. E, não é algo de agora, ouçam no vídeo a referência a "Castelo da Paiva" (é algo que me espanta, como é que a malta de Lisboa não sabe por os artigos corretos no nome das localidades, não vemos ninguém do Norte a referir-se à Coina, por exemplo). Menos mal, o vídeo ainda tem um ouvinte a falar, a partir das Praias de Matosinhos.

Duas notas sobre o mesmo:
Quem é o cromo que partiu o vidro?
96 visualizações em dois dias, é a prova viva que a TSF é a rádio portuguesa que morria de imediato, sem o FM.

Simples de explicar. O pessoal do Norte viaja para Sul mas o pessoal do Sul raramente viaja para Norte.
A consequência é que os nortenhos conhecem o Sul, os concelhos e colocam correctamente os artigos nos nomes do concelhos.
O pessoal do Sul chama "Norte " a tudo e por norma raramente identifica os concelhos por desconhecimento e ignorancia.

Para um lisboeta só existe Lisboa, Norte, Alentejo e Algarve. 80% da população do Algarve nunca passou de Lisboa para cima.
O centralismo tem desta coisas.
Enquanto algarvio, já nos habituamos a ouvir pela boca dos nortenhos, que vão passar férias "na Quarteira", "na Albufeira", "no Carvoeiro", "no Alvor", e muitos deles só dizem mesmo que vão de férias para o Algarve, sem especificar o sítio. O mesmo se passa com os sulistas, quando vão passar férias para a região norte. E mais podia dizer sobre este tema, mas o off-topic já vai longo...

È factual que as pessoas a Sul dizem "Norte" a torto e a direito. Até o sotaque dizem sotaque do "Norte" quando o Norte tem vários sotaques.
Eu nunca digo que vou ao Algarve mas sim para Tavira.
Mas ja agora, são os proprios algarvios que dzem que residem no Algarve.
Um tipo do Porto diz que mora no Porto e nunca no Norte.