Autor Tópico: Rádio Festival - 107,4 MHz Santo Tirso  (Lida 17381 vezes)

ouvinte

• Hero Member
Re: Rádio Festival - 107,4 MHz Santo Tirso
« Responder #60 em: Agosto 16, 2025, 09:25:30 pm »
Para além da dificuldade de se ouvir no FM do grande porto a "rádio do grande porto", acresce que os motores de busca vão dar luta, vão sempre encaminhar qualquer pesquisa para a antiga Rádio Festival, a Festival da Madeira ou, no limite, a CMR.
Hoje de manhã, na emissão online, estava a tocar umas promos em loop, de uma produtora de jingles, que vendem programas e pacotes de jingles para as rádios... algo muito estranho... não sei como estava no FM.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #61 em: Agosto 17, 2025, 08:13:15 pm »
Amadorismo ao máximo.

Hoje de manhã já não emitia com RDS. O som está como o conteúdo: horrível.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #62 em: Agosto 17, 2025, 08:44:57 pm »
Amadorismo ao máximo.

Hoje de manhã já não emitia com RDS. O som está como o conteúdo: horrível.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O programa a esta hora na Festival é "Playlist da Festival com Playlist da Festival", conforme visto no rodapé do site.

O som de facto está bastante fraco, comprimido e com alguns microcortes (erros de codificação). E isto é no site, nem ouvi ainda no FM.

Atento

• Hero Member
« Responder #63 em: Agosto 17, 2025, 10:13:06 pm »
Isto é uma brincadeira de mau gosto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #64 em: Agosto 18, 2025, 12:01:37 am »
O site da Santo Tirso já foi descontinuado, pelo menos dá ligação inválida. Porém, consegue-se ouvir a emissão online a partir do radio-online.com.

Continua com os separadores gerados por IA. Este serviço é, de facto, medíocre. Desconfio que não é só a propagação que deve estar a fazer das suas, de quinta para sexta estava tudo normal e a TSF está efetivamente mais pujante por aqui, nomeadamente na vertente poente onde só ouvia Santo Tirso. Em maio, ao viajar para Lisboa pela A29 vi a TSF a sofrer grandes interferências na zona de Ovar, que já tinha igualmente detectado no centro da cidade, por alturas do Natal.

Certo é que na semana passada, em Miramar, estava bem aberto de Norte, Geice e Antena Minho a dominarem totalmente a Comercial e a RR, e a de Santo Tirso nada. Curiosamente, a FAMA não dava hipótese à Terra Nova. Eu sei que a TSF da Lousã é colossal, mas alguma coisa tendia sempre a deixar. De momento, é nada.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #65 em: Agosto 19, 2025, 01:18:53 am »
Sobre o som da Festival: quem configurou aquilo claramente não sabe o que é um limitador ou um compressor. O som está demasiado agressivo e espalmado por larga margem, ao nível do que é o som da CAPSAO em Lisboa, e com uma modulação estupidamente alta para Mono.

Se queriam ter um som tao agressivo ao menos imitavam em condições e pegavam nos exemplos da Ondas do Lima ou da Rádio Alto Minho, agora isto assim não é nada.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #66 em: Agosto 19, 2025, 10:47:52 pm »
Mal se apanha em Rio Tinto e na zona oriental do Porto.
A nova Festival parece a Rádio Golo quando anunciavam que era a rádio para o Grande Porto e Norte de Portugal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #67 em: Agosto 19, 2025, 11:04:50 pm »
Mal se apanha em Rio Tinto e na zona oriental do Porto.
A nova Festival parece a Rádio Golo quando anunciavam que era a rádio para o Grande Porto e Norte de Portugal.

Certo, já vi críticas da total sobreposição da TSF na zona de Rio Tinto e Fânzeres.

Lá está, o emissor não está numa má localização, mas é diferente combater a TerraNova do que combater a TSF, que não deve estar muito longe de utilizar os 50kw.

Mal por mal, puxar para 107.5, entalada entre as TSFs, não sei se não seria melhor. É que, de facto, frequências limpas, começam a não haver muitas. Eventualmente, 89.2 pode ser uma solução, agora que não há Golo e, sabendo-se de antemão que 89.3 não carboram com a mesma potência que 107.4. A RTP é muito contida nos custos da energia, em particular nos emissores da 2, em que se nota bem a diferença face à 3 e face à 1, na minha modesta opinião que se resume a notar as diferenças na qualidade da captação.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #68 em: Agosto 20, 2025, 01:54:32 am »
Desculpem o double post, mas ironia das ironias, eu a sugerir os 107.5 e hoje, que está mesmo sem chegar nada além do que se apanha num dia chuvoso de Inverno, constato a TSF fortíssima em 107.4, absolutamente dominadora, sem dar hipótese à RVSTIRSO. Porém, em 107.5 cheio de interferência das TSFs consegue-se ouvir a emissão da nova FESTIVAL.

Emissor mal configurado? Isto não acontecia anteriormente, e, sendo que se ouve a TSF na frequência correta, acho particularmente estranho, confesso.
Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #69 em: Agosto 20, 2025, 10:19:23 am »
Ouvi pela emissão online durante meia hora e posso dizer que a rádio é uma verdadeira salada russa de estilos musicais (concorrente da Urbana FM). No horário da manhã, depois do patrão, está no ar a mulher do patrão, até às 12h00, mas são takes secos e genéricos, prontinhos para entrar a qualquer momento que não comprometem nada nem ninguém.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #70 em: Agosto 20, 2025, 01:00:24 pm »
Ouvi no FM pela primeira vez hoje e dei conta que estão a usar uma versão gratuita do stereo tools.
Resumindo: de X em X minutos ouve-se uma mensagem na emissão de que está a utilizar uma versão gratuito do stereo tools e para mais informações deve aceder a um site

O RDS parece-me que está intermitente. Liga e desliga. O RT tem também uma mensagem sobre o stereo tools.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #71 em: Agosto 20, 2025, 01:53:06 pm »
Ouvi pela emissão online durante meia hora e posso dizer que a rádio é uma verdadeira salada russa de estilos musicais (concorrente da Urbana FM). No horário da manhã, depois do patrão, está no ar a mulher do patrão, até às 12h00, mas são takes secos e genéricos, prontinhos para entrar a qualquer momento que não comprometem nada nem ninguém.

O som está bastante distorcido e duro na emissão online, também. E está em Mono, não em estéreo. E o Stereo Tool tem como emitir estéreo, portanto isto é só perfeita estupidez.

A senhora que está neste momento no ar é canastríssima e tem um timbre que arranha cá de uma maneira... já mostro...

Ouvi no FM pela primeira vez hoje e dei conta que estão a usar uma versão gratuita do stereo tools.
Resumindo: de X em X minutos ouve-se uma mensagem na emissão de que está a utilizar uma versão gratuito do stereo tools e para mais informações deve aceder a um site

O RDS parece-me que está intermitente. Liga e desliga. O RT tem também uma mensagem sobre o stereo tools.

Acontece de 4 em 4 horas (não têm o declipper ativo, caso contrário ouviríamos bips minuto a minuto). A sublime ironia é que isso acontece para funções de processamento para dar mais qualidade/beleza ao som...

O RDS intermitente quer dizer que configuraram mal a portadora lá.

Tudo isto é lindo.

Estão a copiar o primeiro bloco do espaço de Fados que havia às 13h na Festival. Será que o copiam às 20h também?

EDIT: O hino nacional em guitarra portuguesa logo antes das duas...
« Última modificação: Agosto 20, 2025, 01:59:16 pm por Memorias da Radio »

ouvinte

• Hero Member
« Responder #72 em: Agosto 20, 2025, 02:14:45 pm »

O som está bastante distorcido e duro na emissão online, também. E está em Mono, não em estéreo. E o Stereo Tool tem como emitir estéreo, portanto isto é só perfeita estupidez.

A senhora que está neste momento no ar é canastríssima e tem um timbre que arranha cá de uma maneira... já mostro...

Acontece de 4 em 4 horas (não têm o declipper ativo, caso contrário ouviríamos bips minuto a minuto). A sublime ironia é que isso acontece para funções de processamento para dar mais qualidade/beleza ao som...

O RDS intermitente quer dizer que configuraram mal a portadora lá.

Tudo isto é lindo.

Estão a copiar o primeiro bloco do espaço de Fados que havia às 13h na Festival. Será que o copiam às 20h também?

EDIT: O hino nacional em guitarra portuguesa logo antes das duas...

O RDS tanto está intermitente como tem outras cosias escritas para além de FESTIVAL. Quando voltei ao carro apanhei isto: .COM____
Portanto acredito que passem algumas mensagens relacionadas com o stereotools

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #73 em: Agosto 20, 2025, 02:47:40 pm »

O RDS tanto está intermitente como tem outras cosias escritas para além de FESTIVAL. Quando voltei ao carro apanhei isto: .COM____
Portanto acredito que passem algumas mensagens relacionadas com o stereotools

Há um campo predefinido no software em que vai aparecendo linha a linha

"WWW.
STEREOTOOL
.COM"

Basicamente para aparecer Festival o que acontece é que quem editou a área do RDS editou desastradamente. Portanto além de não saberem editar um RDS ainda por cima está ilegal porque ficou RDS dinâmico.

Lembras-te de eu ter escrito aqui que tinha ficado contente pela marca da Festival ter sido comprada por alguém e que estive quase a comprar?
Da próxima vez compro eu, já me arrependi. Para isto, mais valia ter comprado eu e perdido o amor a 125€ - e peço imensa desculpa.

Fica aqui uma gravação a espaços inenarrável da Voz de Santo Tirso, perto de 40 minutos em que podem ir saltando à vontade porque a maioria é música:

https://vocaroo.com/1mOuBAwCPQA0

Destaques para 08:20, quando começa a dar um fado que é o hino nacional; publicidade e topo da hora a partir de 10:55; os separadores secos que parecem gravados com material dos anos 80 muito mau; a partir de 12:51 é a voz do Paulo Lázaro gerada por AI (!!!!!); e a partir de 23:56 é uma voz DE UMA CRIANÇA que eu não percebi se é uma locução ou se é um separador a seco.

Destaque ainda para 30:17 com uma sequência direta entre Sérgio Godinho, Arctic Monkeys, Take That todos comprimidos e Tony Carreira...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #74 em: Agosto 20, 2025, 05:57:56 pm »
Tem de haver forma de denunciar isto. Em 30 anos de ouvinte rádio não me lembro de tamanha atrocidade. E já ouvi Asas da Beira, Vinyl FM, NFM...

Para já, contactar o Paulo Lázaro e informá-lo que a voz dele está a ser "utilizada", ainda que com ferramentas de inteligência artificial, de forma indevida.

O resto será com a ERC e a ANACOM.

Isto é demasiado mau. Não merecem qualquer respeito.
« Última modificação: Agosto 20, 2025, 05:59:29 pm por pdf »