A Nia Caro sai sem aviso e despedida prévia no ar a dia 11 da MegaStar para começar a colaborar a 14 nas tardes da RNE1. Esta semana já colaborou nas emissões a partir do Palácio Real, na despedida da Lourdes Maldonado das tardes, onde, pela primeira vez, uma mulher DJ passou música. Para já, acumula também com essa atividade, sendo DJ RNE1, o que me admira dada a frieza e natureza de palavra da Rádio Pública Espanhola, mas, parece que a partir de Setembro, vai ficar com a hora das 19h, com um programa de teor musical, focado nos clássicos dos 90's. Alguma coisa a mudar nos nossos vizinhos? Na SER começo a apanhar música com frequência, na semana passada, foram logo duas a seguir ao noticiário das 15h (CET), antes de entrar uma entrevista.
Para quem não conhece tão bem a realidade da rádio jovem em Espanha, deixem-me que vos diga que a MegaHits parece uma rádio eclética à beira da irmã espanhola MegaStar. Nesta, realmente, é que ter locutores ou não, vai dar ao mesmo, falam no máximo, 90 segundos por hora. A Nia Caro, não tendo uma má voz, que não tem, também está longe de ser, para mim, uma voz de primeiríssima linha, mais para mais, nos padrões espanhóis das generalistas. Aliás, esteve uns meses nas manhãs com a Nogales, numa clara imitação do nosso Snooze, e não pegou.
Obviamente que será mais repórter, com exceção da dita hora das 19h, porém, se tivesse de comparar, diria que estaria ao nível de levar uma figura de segunda linha da Mega ou da CidadeFM para a Antena 1. Têm valências, sim, mas o estilo é distinto.
A frase chave é esta: "Porque la radio pública también se baila." Veremos se o baile ajuda a inverter a tendência de queda nas audiências. E, já agora, se por cá, fazemos mais o caminho inverso, sem prejuízo de uma renovação que a Antena 1 necessita de ir tendo.