Ao ouvir o programa da Provedora em que foi abordada a questão das potências, o Eng. Carlos Barrocas abordou a questão das emissões Espanholas entrarem demasiado fortes em território português. Falando da relação Norte Galiza, parece-me claramente que, pelo menos aqui no Porto, são mais as entradas espanholas vindas de Vigo do que o inverso. Pelo menos da minha experiência, diria que das emissões do Monte da Virgem/Santa Justa, a única que se escuta razoavelmente em Espanha é a Antena 3 em 100.4 que até cheguei a conseguir captar com RDS já do lado espanhol, mas muito próximo da fronteira. Já percebemos que em Espanha não há regulação nenhuma do espectro, não obstante, parece-me que existirão casos que realmente serão um pouco "abuso". Pensava, por exemplo, no caso da malfadada Antena 1 do Muro, canibalizada a Norte e a Sul, que leva porrada nos concelhos mais a Norte da Rádio Nacional de Espanha Clássica, sendo que até já na Trofa cheguei a sentir essa interferência. O pior é que esse emissor me parece completamente redundante aos 92.1, que em Portugal cobrem todo o distrito de Viana do Castelo, fazendo a Antena 2 ter concorrência.
Da malta que conheça bem as raias, que outras frequências, públicas ou privadas são pressionadas de uma forma que poderá a chegar a roçar o limite do ilegal? Soluções potenciais em termos de mudanças de frequências existem? Ou eventualmente, reforçarmos nós as potências para fazer entrar com mais força as nossas rádios do lado Espanhol?