Autor Tópico: TSF  (Lida 783111 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #105 em: Julho 25, 2018, 10:27:58 am »
Acho errado estar se a comparar a rádio ou televisão dos diversos países.

Cá, rádio está associado a música, que, em relação à outras plataformas, tem a vantagem de ter informação e informações úteis, como tempo e trânsito. É ver os estudos de audiências e a conclusão é cada vez mais essa.

A rádios de palavra, cada vez menos relevantes, cativam o velho público amante da rádio. Querem música, debates, entrevistas, crónicas e reportagens.

Como as televisões informativas exageram despudoradamente no futebol, as rádios devem afastarem se desse caminho. Senão qualquer dia há um overdose futebolística.

O caminho é a diversidade, até porque cada vez conheço mais pessoas a detestar futebol. Aposta numa boa informação desportiva, com três jornais desportivos de 10 a 20 minutos, relatos dos clubes grandes e uma aposta maior, noutras modalidades, que cada vez mais estão a atrair mais gente, como o Futsal ou o hóquei.

Agora replicar na rádio, a pouca vergonha futebolística das TVs, é um erro tremendo...

Atento

• Hero Member
« Responder #106 em: Julho 25, 2018, 12:39:48 pm »
Acho errado estar se a comparar a rádio ou televisão dos diversos países.

Cá, rádio está associado a música, que, em relação à outras plataformas, tem a vantagem de ter informação e informações úteis, como tempo e trânsito. É ver os estudos de audiências e a conclusão é cada vez mais essa.

A rádios de palavra, cada vez menos relevantes, cativam o velho público amante da rádio. Querem música, debates, entrevistas, crónicas e reportagens.

Como as televisões informativas exageram despudoradamente no futebol, as rádios devem afastarem se desse caminho. Senão qualquer dia há um overdose futebolística.

O caminho é a diversidade, até porque cada vez conheço mais pessoas a detestar futebol. Aposta numa boa informação desportiva, com três jornais desportivos de 10 a 20 minutos, relatos dos clubes grandes e uma aposta maior, noutras modalidades, que cada vez mais estão a atrair mais gente, como o Futsal ou o hóquei.

Agora replicar na rádio, a pouca vergonha futebolística das TVs, é um erro tremendo...

As rádios de palavra estão a perder público???

Só se for neste país de analfabetos funcionais que privilegiam a música a metro...

A RTL, a FRANCE INTER, COPE, SER,ETC, ETC, CADA VEZ TÊM MAIS OUVINTES.

Na Suíça: https://www.mediapulse.ch/fr/radio/publications/chiffres-semestriels.html

Na França: https://mobile.lemonde.fr/actualite-medias/article/2018/07/19/audiences-radio-europe-1-tombe-a-un-nouveau-plus-bas-historique_5333474_3236.html
« Última modificação: Julho 25, 2018, 01:00:35 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #107 em: Julho 25, 2018, 02:32:55 pm »
Cada país tem uma realidade, seja política, musical ou radiofónica.

Na política, em Itália temos um governo marcadamente populista, já nos outros há realidades diferentes. Como na música, se olharmos para os tops dos diversos países, vemos também realidades diversas.

E na rádio cá, é o que é. Por mim, a A1, TSF ou RR, tinham mais audiências. Mas isto, não é só querer, tem que haver um esforço dessas rádios para que isso aconteça. E nem é só uma questão de dinheiro.
Eu, comecei a ouvir a TSF ainda no tempo das piratarias das rádios e nessa a Rádio conseguia ser melhor, mais cativante, do que agora. Actualmente parece uma rádio acomodada, conformada em ser uma rádio de um determinado nicho de mercado.

Na A1, tem tentado, mas falta lhe rasgo e mais imaginação. A RR, tem os problemas já muito debatidos.

Portanto, para terem mais audiência, estas rádios têm que fazer muito mais.
« Última modificação: Julho 25, 2018, 02:34:38 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #108 em: Julho 25, 2018, 02:48:41 pm »
Cada país tem uma realidade, seja política, musical ou radiofónica.

Na política, em Itália temos um governo marcadamente populista, já nos outros há realidades diferentes. Como na música, se olharmos para os tops dos diversos países, vemos também realidades diversas.

E na rádio cá, é o que é. Por mim, a A1, TSF ou RR, tinham mais audiências. Mas isto, não é só querer, tem que haver um esforço dessas rádios para que isso aconteça. E nem é só uma questão de dinheiro.
Eu, comecei a ouvir a TSF ainda no tempo das piratarias das rádios e nessa a Rádio conseguia ser melhor, mais cativante, do que agora. Actualmente parece uma rádio acomodada, conformada em ser uma rádio de um determinado nicho de mercado.

Na A1, tem tentado, mas falta lhe rasgo e mais imaginação. A RR, tem os problemas já muito debatidos.

Portanto, para terem mais audiência, estas rádios têm que fazer muito mais.

Se em Itália é populista em Portugal também é.

O M5 é um irmão gémeo do BE...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #109 em: Julho 25, 2018, 03:27:29 pm »
Eu sou humanista e cristão e defendo uma política de acolhimento e não a táctica da rejeição isto no que diz respeito aos refugiados. Por isso, é que para mim a Itália tem uma política populista. O BE é diferente, é mais um partido de espertalhões.

Mas sendo este um fórum de rádio, vou ficar por aqui...

Atento

• Hero Member
« Responder #110 em: Julho 25, 2018, 03:33:40 pm »
Eu sou humanista e cristão e defendo uma política de acolhimento e não a táctica da rejeição isto no que diz respeito aos refugiados. Por isso, é que para mim a Itália tem uma política populista. O BE é diferente, é mais um partido de espertalhões.

Mas sendo este um fórum de rádio, vou ficar por aqui...

A Europa não pode nem deve abrir as portas indiscriminadamente.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #111 em: Julho 25, 2018, 03:50:57 pm »
Voltando à rádio, não há uma formula mágica para uma rádio de palavra ter grandes audiências. Isso sim, é uma questão cultural, mas na minha opinião nada diz sobre um país ser mais desenvolvido ou não. Em Itália apenas há 2 rádios de palavra (embora as musicais também tenham muita palavra), na Holanda existe a pública Radio 1 e outra privada com audiências muito baixas.
O que se calhar precisávamos em Portugal era uma rádio de palavra mais descontraída que falasse de tudo e que fugisse ao óbvio política+desporto 3 grandes de que muita gente está completamente saturada e, que claro, não é solução para espairecer do trabalho e dos problemas do dia-a-dia o que faz muita gente só querer ouvir música (principalmente porque 99% das notícias vindas dessas áreas são negativas), não vejo a Antena 1 nem a TSF a entrarem nessa aventura por isso teria que ser mesmo a RR.
Para ser mais claro, uma rádio com o espírito da Prova Oral ou das Manhãs da Comercial 24 horas por dia...
« Última modificação: Julho 25, 2018, 04:57:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #112 em: Julho 25, 2018, 04:55:13 pm »
Voltando à rádio, não há uma formula mágica para uma rádio de palavra ter grandes audiências. Isso é cultural e na minha opinião nada diz sobre um país ser mais desenvolvido ou não.  Em Itália apenas há 2 rádios de palavra nacionais (embora as musicais também tenham muita palavra), na Holanda existe a pública Radio 1 e outra privada com audiências muito baixas.
O que se calhar precisávamos em Portugal era uma rádio de palavra mais descontraída que falasse de tudo e que fugisse ao óbvio política+desporto 3 grandes de que muita gente está completamente saturada (principalmente porque 99% das notícias vindas dessas áreas são negativas), não vejo a Antena 1 nem a TSF a entrarem nessa aventura por isso teria que ser mesmo a RR. Para ser mais claro, uma rádio com o espírito da Prova Oral ou das Manhãs da Comercial 24 horas por dia...

Há, há...

Desde que haja comunicadores de excelência, que atraiam OUVINTES.
As atuais rádios de palavra não têm isso.

As atuais de música a metro revelam o estado da arte relativamente a quem as ouve...: elites pífias e um amontoado de analfabetos culturais e funcionais que engolem, na maioria das vezes, fastfood musical e piadolas secas...

pdf

• Visitante
« Responder #113 em: Julho 25, 2018, 04:57:26 pm »
Voltando à rádio, não há uma formula mágica para uma rádio de palavra ter grandes audiências. Isso é cultural e na minha opinião nada diz sobre um país ser mais desenvolvido ou não.  Em Itália apenas há 2 rádios de palavra nacionais (embora as musicais também tenham muita palavra), na Holanda existe a pública Radio 1 e outra privada com audiências muito baixas.
O que se calhar precisávamos em Portugal era uma rádio de palavra mais descontraída que falasse de tudo e que fugisse ao óbvio política+desporto 3 grandes de que muita gente está completamente saturada (principalmente porque 99% das notícias vindas dessas áreas são negativas), não vejo a Antena 1 nem a TSF a entrarem nessa aventura por isso teria que ser mesmo a RR. Para ser mais claro, uma rádio com o espírito da Prova Oral ou das Manhãs da Comercial 24 horas por dia...

(...)

As atuais de música a metro revelam o estado da arte relativamente a quem as ouve...: elites pífias e um amontoado de analfabetos culturais e funcionais que engolem, na maioria das vezes, fastfood musical e piadolas secas...

Mas isso parece agradar às massas pouco exigentes. Veja-se a enxurrada de posts que coisas banais como a Cidade FM e a Mega merecem neste fórum, com mensagens de nulo interesse, como "o Conguito agora faz o painel das 7 às 10 e a Animadora YouTuber Genérica transitou para as manhãs a partir do dia 31 de Fevereiro".

É esta a rádio que queremos?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #114 em: Julho 25, 2018, 05:08:20 pm »
Há, há...

Desde que haja comunicadores de excelência, que atraiam OUVINTES.
As atuais rádios de palavra não têm isso.

Isso é fácil de se dizer mas na prática é muito mais difícil.
Volto a bater na tecla dos temas e tentando não ir tão longe: nós somos um país cinzento por natureza e as rádios de palavra só nos dão temas com que a maior parte das vezes só nos deixam é ainda mais irritados, o que claro tira a paciência a muita gente para as ouvir e que até a música a metro parece melhor. Nem que agora os melhores apresentadores dos telejornais fossem parar à rádio elas seriam líderes, acredite.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #115 em: Julho 28, 2018, 11:35:19 pm »
Amanhã é, muito bem, a TSF transmite o relato da final sub 19 de futebol, Portugal - Itália.

A TSF desportivamente a reerguer se...

Atento

• Hero Member
« Responder #116 em: Julho 28, 2018, 11:55:02 pm »
Amanhã é, muito bem, a TSF transmite o relato da final sub 19 de futebol, Portugal - Itália.

A TSF desportivamente a reerguer se...

Mau...

Afinal o relato já é importante?

A ANTENA 1 também fará o relato do jogo...

E a RR?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #117 em: Julho 29, 2018, 10:58:15 am »
Mau

Mas algumas vez eu escrevi que era contra relatos?
Sou contra é, contra a peregrina ideia, de tanto a RR ou a TSF, transmitirem todas as semanas, todos os jogos da primeira e segunda liga, como o meu caro, aqui já defendeu, assumindo até, que isso seria a " salvação" das rádios que apostam na palavra.

Não é que o relato, hoje dê grandes audiências, mas dará mais, transmitir um jogo de jovens finalistas da maior competição da Europa do futebol, do que uma dúzia de músicas, por melhores que elas sejam...

A RR está nesta altura de férias em pousio de relatos...

Se quer saber a minha opinião, mal, muito mal.

Atento

• Hero Member
« Responder #118 em: Julho 29, 2018, 11:49:21 am »
Mau

Sou contra é, contra a peregrina ideia, de tanto a RR ou a TSF, transmitirem todas as semanas, todos os jogos da primeira e segunda liga, como o meu caro, aqui já defendeu, assumindo até, que isso seria a " salvação" das rádios que apostam na palavra.

Não é que o relato, hoje dê grandes audiências, mas dará mais, transmitir um jogo de jovens finalistas da maior competição da Europa do futebol, do que uma dúzia de músicas, por melhores que elas sejam...

Eu defendo que sejam criadas tardes/noites desportivas na TSF e RR, para acompanhar os jogos que houver das várias modalidades, incluindo o futebol da primeira e segunda ligas. A TSF e RR são rádios com forte presença de palavra...já há rádios suficientes que passam música a metro...além disso a música  da RR e, até, da TSF acaba por ser uma réplica daquilo que passa nas rádios de música a metro...

Arriscaria afirmar que se a TSF e RR tivessem esta estratégia teriam seguramente mais 1% a 1,5% da audiência que apresentam atualmente...

tuscano

• Hero Member
« Responder #119 em: Julho 29, 2018, 01:00:58 pm »
Mau

Eu defendo que sejam criadas tardes/noites desportivas na TSF e RR, para acompanhar os jogos que houver das várias modalidades, incluindo o futebol da primeira e segunda ligas. A TSF e RR são rádios com forte presença de palavra...já há rádios suficientes que passam música a metro...além disso a música  da RR e, até, da TSF acaba por ser uma réplica daquilo que passa nas rádios de música a metro...

Arriscaria afirmar que se a TSF e RR tivessem esta estratégia teriam seguramente mais 1% a 1,5% da audiência que apresentam atualmente...
Eu pessoalmente não defendo o estilo espanhol de rádio de palavra, em que se relatam todos os tipos de desportos,(já ouvi na Cadena SER relato de Ténis ou basket), excepto se for uma rádio 100% desportiva, defendo antes pequenos apontamentos 2 ou 3 vezes numa hora. Tardes de relatos ao estilo de Domingo da Antena 1, por exemplo, a actual TSF não teria dinheiro para isso, ficava caro e não sei se aumentaria muito as audiências, mas já estou de acordo em que se faça como a TSF está a fazer, isto é, estamos na final ou vá meia final dos Sub19 fazer relato, estamos na final do Europeu de Hóquei em Patins fazer o relato, com isto já concordo mais.