A propósito do tema do Bareme no Litoral Norte: como alguém escreveu outro dia, rádio é som. É o mínimo, o ideal e o recomendável.
A TSF está a apresentar novamente problemas no som ao nível do que existiam em 2021, e em pleno final de Verão, na RRN:
105.3 - som está agora a 3/4 da modulação da concorrência direta e de outras estações musicais (piorou face ao que era há apenas 2, repito, 2 semanas), até mesmo abaixo do que estações como a Sudoeste fazem. É um som seco, sem vida, com agudos pouco brilhantes e com falta de uma vasta gama dinâmica nos graves neste momento, que ainda por cima, onde restam, são reduzidos. Sintoma típico de processador de som nas couves e remendado para empurrar com a barriga. Em carros sem reforço de graves ou agudos vai soar como se fosse quase uma lata. Agrava ter perdido o Full Stereo e ter claramente agora enveredado pelo Joint Stereo.
107.6 - o Marão não sei se não receberá neste momento do FM em Valongo, porque o som está similar a Valongo. Desinteressante, com pouca vida. Parece ter mais graves que em Valongo, mas de resto é isto.
106.5 - Som que em tudo contrasta com 105.3 neste momento: brilhante, com mais volume, talvez excessivamente "quente", com limitador um bocado desenquadrado, mas seria bom para uma musical. Deve ser cá uma festa na A3 neste momento...
106.9 - Som ainda mais quente e com ainda mais volume que 106.5 e 105.3, diria acima do que se faz por exemplo na Sudoeste e perto do nível da Comercial. Som brilhante, aqui claramente quente de forma excessiva e com excesso de limitador para o perfil de uma informativa. Há alturas em que me faz lembrar as afinações de certas rádios em Espanha. Nas trocas em Braga fica coerente dentro de perfil com 106.5 mas onde trocar com 105.3 ou 107.6, que diferença...
107.4 - Som normal, similar a Lisboa, se com um pouco mais de ruído de analógico mas pode ser das interferências que vou sofrendo por parte da Festival. De resto, tudo ok, vivia bem com um pouco mais ruído de analógico se o som no resto da rede fosse este.
Como já sei o que a casa gasta, vamos chegar a Novembro e isto vai estar tudo descoordenado outra vez. É só uma questão de tempo.