Global Media não afasta novos atrasos no pagamento de salários de dezembro:
https://expresso.pt/sociedade/2023-12-18-Global-Media-nao-afasta-novos-atrasos-no-pagamento-de-salarios-de-dezembro-redacao-do-DN-admite-mais-protestos-da2ad942
A ACT já vai entrar ao barulho:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sindicato-dos-jornalistas-pediu-intervencao-da-act-no-global-media-group/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Quem compra sabe que tem obrigações a cumprir. Se não sabe, devia. Isto de entrar só para faturar... é preciso ter calma, que os primeiros anos são para tapar buracos. Realmente, a questão dos duodécimos do subsídio de Natal só é possível com acordo com os trabalhadores. Não havendo, tem de o acionista entrar com suprimentos.
Eu acho é que não há noção nenhuma por parte dos sindicatos nesta em particular. Estejam ou não a fazer o seu trabalho.
Repara: sugerem que o subsídio de Natal seja pago em Janeiro e Fevereiro, 2 tranches, em vez de 12 tranches. Isto é um esforço de tesouraria 6x superior ao que a GMG se compromete, num salário de 800 euros brutos é pedir que, em vez de 66,67€, sejam pagos 400€,
num grupo que ainda nem os recibos verdes atrasados pagou hoje, 18 de Dezembro... e acho que todos concordamos que salários tomam prioridade sobre subsídios, mais ainda de gente precária. O mesmo exato grupo que prevê um bónus de escassos 10% abaixo de 30k, 5% acima de 30k, sobre a indemnização por despedimento. É evidente que estão apertados de tesouraria.
Mas depois a própria GMG é
zero inteligente nesta, porque sugere que o subsídio seja pago em 12x ao longo do ano,
mas e os subsídios de Férias e Natal de 2024? Se não há condições de tesouraria agora para sustentar tal tombo vai haver daqui a meros 5 ou 6 meses? Porque é que não se renegoceiam os contratos ou se institui uma cláusula de exceção segundo a qual esses subsídios vincendos são transitoriamente dados como duodécimos, com o acordo do trabalhador, e anda-se aqui de sofrimento em sofrimento até ou à salvação, ou à guilhotina final?
É só a mim que isto parece de loucos?
E porque é que o José Pedro Fafe e os sindicatos não param um bocadinho para pensar que esta queima contínua em praça pública só os prejudica e ao objetivo comum que têm?! Começa a ser demais.
Como o Boxx dizia, justiça de Fafe...