Autor Tópico: TSF  (Lida 794032 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #1770 em: Maio 24, 2023, 12:46:15 am »
A RR não é centro. As posições da estação na área de Política são as da democracia cristã e há muuuuitos anos. É claramente à direita, sem sombra de dúvidas. Sempre foi.

A Antena 1 não é de centro, é um saco de gatos tal como já a RTP o é. Há jornalistas de todas as influências políticas (o Atento já já vem corroborar o que eu estou a dizer), e quando tende a ser mais agressiva tende ao mesmo tempo a ser mais populista e à esquerda, tal como a demais RTP. Refiro-me a estrutura, não comentadores. A tendência existe desde a década de 90, falemos nós de quem seja, Emidio Rangel ou Sena Santos.

A TSF parece-me que sim, aí concordo contigo.

Quanto à Rádio Observador, é mais à direita que a RR, com a nuance da RR tender ao conservador e a Observador albergar melhor todas as cambiantes na direita pendendo ao liberal. É a única diferença. Como alberga mais cambiantes e é mais informativa que a RR, é mais cativante pelo mesmo exato motivo, há mais diversidade.

Na RR às 18h o mais extremo que tens é uma especie de crítica a raiar o populismo do Daniel Leitão face a qualquer espuma dos dias; na Observador é o Alberto Gonçalves.

Acho que com isso fica esclarecedor.

Quem é aborrecida e não tem rigorosamente nada a ver com nada é a informação da Bauer: é tão neutral que nem deixa marca, salvo quando as jornalistas na M80 decidem fazer alguma nota final com os locutores ou quando o Pedro Ribeiro dá ordem de soltura ao Paulo Rico ao iniciar qualquer comentário. A informação na Bauer é um trauma daquela casa desde a época do RCP e nunca mais foi tão presente.

Atento

• Hero Member
« Responder #1771 em: Maio 24, 2023, 08:01:52 am »
A RR não é centro. As posições da estação na área de Política são as da democracia cristã e há muuuuitos anos. É claramente à direita, sem sombra de dúvidas. Sempre foi.

A Antena 1 não é de centro, é um saco de gatos tal como já a RTP o é. Há jornalistas de todas as influências políticas (o Atento já já vem corroborar o que eu estou a dizer), e quando tende a ser mais agressiva tende ao mesmo tempo a ser mais populista e à esquerda, tal como a demais RTP. Refiro-me a estrutura, não comentadores. A tendência existe desde a década de 90, falemos nós de quem seja, Emidio Rangel ou Sena Santos.

A TSF parece-me que sim, aí concordo contigo.

Quanto à Rádio Observador, é mais à direita que a RR, com a nuance da RR tender ao conservador e a Observador albergar melhor todas as cambiantes na direita pendendo ao liberal. É a única diferença. Como alberga mais cambiantes e é mais informativa que a RR, é mais cativante pelo mesmo exato motivo, há mais diversidade.

Na RR às 18h o mais extremo que tens é uma especie de crítica a raiar o populismo do Daniel Leitão face a qualquer espuma dos dias; na Observador é o Alberto Gonçalves.

Acho que com isso fica esclarecedor.

Quem é aborrecida e não tem rigorosamente nada a ver com nada é a informação da Bauer: é tão neutral que nem deixa marca, salvo quando as jornalistas na M80 decidem fazer alguma nota final com os locutores ou quando o Pedro Ribeiro dá ordem de soltura ao Paulo Rico ao iniciar qualquer comentário. A informação na Bauer é um trauma daquela casa desde a época do RCP e nunca mais foi tão presente.

A RR está agora mais próxima do PS...

A Antena1 depende das horas (com mais tempo desenvolverei).
No comentário político a Antena1 está ao centro, pendendo para a direita.
Raul Vaz é o comentador de serviço e já apelidou Costa de usurpador e Ventura de troglodita.

Na restante análise,  concordo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1772 em: Maio 24, 2023, 12:48:18 pm »

Centro Direita é centro... aliás, o partido da Democracia Cristã em Portugal chama(va)-se Centro Democrático e Social (CDS). Mas é verdade o que o Atento diz, há também uma aproximação ao PS. Hoje até o agora moderado Louçã lá dá entrevistas...

Em relação à TSF e à Observador é mais vincado, sem dúvida. Antena 1 e RR parecem-me mais neutrais, dái o centro, que ocupa justamente esse espaço do espectro político.

A Bauer não tem nenhuma rádio de informação, portanto, não conta para o totobola. Nas rádios deles, a única onde por vezes se nota algum posicionamento ideológico é justamente na...Cidade FM, com o Diogo Sena, que às vezes roça ali o populismo de direita, embora tanto quanto saiba até é da IL.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1773 em: Maio 25, 2023, 08:40:08 pm »
Talvez o programa ou rubrica mais desinteressante da TSF é o TSF à Mesa, com o António Catarina.
Os restaurantes são sempre óptimos, a lista de vinhos são sempre diversificadas, imensos pratos, todos muitos ns, a simpatia dos empregados notável e as sobremesas divinais.
Às vezes há críticas, porque os spots são difíceis de encontrar, até parece a Joana, Amiga da Onça, que nunca encontra as suas salas esgotadas.
Depois são pratos constantes na ementa são imensos, e ele diz todos, no fim, o meu apetite já desapareceu.
Noto que a rubrica vai para o ar depois do meio dia.
Sera que a TSF não podia encontrar um outro crítico menos previsível e que vá também a outro tipo de restaurantes, mais modernos, mais deste tempo...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1774 em: Maio 26, 2023, 12:37:52 am »
E ainda mais desinteressante e aborrecido se torna quando dá o compacto ao sábado de manhã.

Outra rubrica que já deu o que tinha a dar é o Negócios e Empresas, a Ana Maria Ramos é boa jornalista mas aquilo é muito teórico, muitos números, é chato e aborrecido.
« Última modificação: Maio 26, 2023, 12:39:38 am por Aracaçu »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1775 em: Maio 28, 2023, 11:05:05 am »
Então o Freitinhas por volta das 07:50 passou o Stevie Wonder e disse que era o Jason Mraz? Eheheh que cromo

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1776 em: Maio 28, 2023, 02:01:59 pm »
É muito cedo a um Domingo de manhã, acontece a qualquer um eheheh

E ainda mais desinteressante e aborrecido se torna quando dá o compacto ao sábado de manhã.

Outra rubrica que já deu o que tinha a dar é o Negócios e Empresas, a Ana Maria Ramos é boa jornalista mas aquilo é muito teórico, muitos números, é chato e aborrecido.

Por acaso eu até gosto do Negócios e Empresas, justamente por ser bastante técnico e aprofundado para uma rubrica. Dentro do público que ouve a TSF é uma rubrica bastante acertada.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1777 em: Maio 29, 2023, 04:19:21 pm »
Hoje as habituais escolhas musicais estiveram a cargo de um grande nome do passado da RR, Eduardo Rego, que fez durante alguns anos, os finais de tarde da Católica, mas ficou mais conhecido como a voz dos programas de vida animal que a SIC durante muitos anos transmitiu.

A grande voz, voz de rádio, continua incólume...

Foi bom recordar...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1778 em: Maio 30, 2023, 10:43:19 am »
Não sei se os colegas do fórum já tiveram oportunidade de reparar, mas é abismal a diferença de qualidade nas escolhas musicais entre o Francisco Mateus e os colegas da TSF... não sei se é porque ele ao contrário dos outros, prepara a emissão com as suas opções musicais próprias, e os colegas colocam o que têm no sistema, ou ele tem algum privilégio concedido para passar coisas diferentes... não há mais ninguém na TSF a passar Laurie Anderson ou Tim Buckley, por exemplo...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1779 em: Maio 30, 2023, 11:10:50 am »
Não sei se os colegas do fórum já tiveram oportunidade de reparar, mas é abismal a diferença de qualidade nas escolhas musicais entre o Francisco Mateus e os colegas da TSF... não sei se é porque ele ao contrário dos outros, prepara a emissão com as suas opções musicais próprias, e os colegas colocam o que têm no sistema, ou ele tem algum privilégio concedido para passar coisas diferentes... não há mais ninguém na TSF a passar Laurie Anderson ou Tim Buckley, por exemplo...
É pena o Francisco Mateus não ter um painel próprio fixo, na TSF ou outra rádio, seria ouvinte regular. Tem um óptimo gosto musical e muito diversificado.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1780 em: Maio 30, 2023, 11:27:43 am »
Em tempos a TSF tinha programas de autor que eram as "Zonas" - Zona Pop (Miguel Fernandes), Zona 80 (César Santos), Zona Groove (Mário Dias), Zona de Conforto (Pedro Adão e Silva), Zona Ribeirinha (Rui Lameira), Zona de uma Nota Só (Francisco Mateus), Zona Franca (Fernando Alves).

Infelizmente acabaram esses programas e a TSF só tem um programa de cunha musical, a "Playlist de.."

pdnf

• Hero Member
« Responder #1781 em: Maio 30, 2023, 01:17:48 pm »
Em tempos a TSF tinha programas de autor que eram as "Zonas" - Zona Pop (Miguel Fernandes), Zona 80 (César Santos), Zona Groove (Mário Dias), Zona de Conforto (Pedro Adão e Silva), Zona Ribeirinha (Rui Lameira), Zona de uma Nota Só (Francisco Mateus), Zona Franca (Fernando Alves).

Infelizmente acabaram esses programas e a TSF só tem um programa de cunha musical, a "Playlist de.."

Precisamente o ponto: para mim as quatro rádios que temos em Portugal que deveriam ser primordialmente de palavra, TSF, OBSRVDOR, ANTENA 1 e RR podem ter música mas neste registo, livres das ditaduras da playlist. Aliás, por mim, mesmo nas musicais, gostava de ver o animador a ter dedo nas escolhas, para além de escolher (e nem sempre) os alinhamentos do programa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1782 em: Maio 30, 2023, 01:48:12 pm »
Não conheço a Rádio Observador, porque não a oiço.

A Antena 1 até tem uma boa quantidade de programas de autor musicais, confesso que só oiço a Antena 1 nesses períodos.

A RR não faz sentido nenhum, tem que se definir, se quer ser realmente uma rádio de palavra ou não, dar noticiários de 3/4 minutos e depois a costumeira playlist, não tem jeito... nessa rádio só ouço o Hotel Califórnia e sinceramente já teve melhores dias, por vezes passam temas de playlist semanal (pouco esforço e empenho em procurar coisas diferentes) ou dos anos 90... nunca foi o objectivo do programa, que me lembre, era passar anos 60,70 e 80. Excesso?? Shanaia Twain?? Enfim, caros Paulino Coelho e Júlio Isidro... esperava mais de vocês...

Quanto à TSF, eu apostaria mais nesses programas de autor musicais em vez da playlist...
Bem sei que é uma rádio de palavra, mas haveria tempo para alternar entre programas políticos (Estado de Sítio por ex.) e programas tipo Regras da Atracção na Antena 1.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1783 em: Maio 30, 2023, 07:34:39 pm »
Morreu a ex jornalista da TSF, Teresa Alves. Muito nova, 40 e tal anos...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1784 em: Junho 14, 2023, 07:32:23 pm »
Esta tarde tentei sintonizar os 107.6 da TSF do Marão e não consegui. Confirmam que está em baixo?