Autor Tópico: TSF  (Lida 782298 vezes)

Aracaçu

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #945 em: Novembro 16, 2021, 09:09:52 pm »
Algo curioso na gestão das playlists da TSF, que só reparei há pouco tempo... quando algum locutor insere no sistema uma música que não passava há alguns anos ou nunca passou na estação, os colegas nos dias seguintes também a vão colocando... por exemplo andaram algumas semanas a passar o tema "Construção" do Chico Buarque, ontem, por exemplo, o Francisco Mateus (o melhor a passar música na TSF na minha opinião) lançou o tema de 1987 de Sananda Maitreya - "Sign your Name" e hoje à tarde o Rui Lameira colocou a música por volta das 16:30. Numa manhã o César Santos lançou o "Radio-ga-ga" dos Queen e o Jorge de Freitas também já o passou várias vezes ao fim-de-semana. No fundo eles vão aproveitando os "restos" que os outros colegas lançam.
Admitindo que há alguma liberdade nas escolhas musicais , esse “fenómeno” que descreve só tem um nome: preguiça

Também é uma verdade. E sim, há liberdade nas escolhas musicais. A partir do momento em que eu oiço tardes ou noites com o Francisco Mateus em que ele passa música inteiramente da sua selecção... lembro-me de um sábado à tarde neste Verão que só passou músicas fora da playlist, das 14h às 17h, alusivas à estação... outros vão por caminhos mais fáceis como o Boxx referiu.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #946 em: Novembro 22, 2021, 08:43:47 pm »
Perda importante para a TSF. A Sara de Melo Rocha foi para a CNN Portugal, vi há algumas horas.

Além de competente (até tinha um programa de autor, o "Botequim") nas reportagens e noticiários, tinha uma bela voz.

Atento

• Hero Member
« Responder #947 em: Novembro 22, 2021, 09:03:21 pm »
Perda importante para a TSF. A Sara de Melo Rocha foi para a CNN Portugal, vi há algumas horas.

Além de competente (até tinha um programa de autor, o "Botequim") nas reportagens e noticiários, tinha uma bela voz.

É assustador como em Portugal muitos jornalistas trocam a rádio nomeadamente a de palavra pela televisão.

Repito: é assustador.

Isto não acontece na maior parte dos países europeus.
Aliás,  até acontece o contrário.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #948 em: Novembro 22, 2021, 10:33:38 pm »
É assustador como em Portugal muitos jornalistas trocam a rádio nomeadamente a de palavra pela televisão.

Estou optimista para que isso mude.
A bolha da televisão linear vai rebentar daqui a não muito tempo, as TVs irão deixar de ter recursos para pagar tanto a (alguns) jornalistas.
« Última modificação: Novembro 22, 2021, 10:37:40 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #949 em: Novembro 23, 2021, 01:20:20 am »

Estou optimista para que isso mude.
A bolha da televisão linear vai rebentar daqui a não muito tempo, as TVs irão deixar de ter recursos para pagar tanto a (alguns) jornalistas.

Não é só dinheiro... é também vaidade, aquele provincianismo bacoco que sou bom se aparecer na TV e for muito conhecido, se estiver na rádio sou um borrabotas. É só isso...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #950 em: Novembro 23, 2021, 09:17:49 am »
Não tem a ver com vaidade, tem a ver que é um projecto novo, pretensamente inovador (ao princípio todos o são), isso entusiasma os profissionais.

Não sei se a A1 perdeu alguém, mas a RR viu partir dois dos seus melhores jornalistas, Pedro Filipe Silva e Paula Caeiro Varela.

Mas isto acontece sempre que aparecem projectos de informação...

FMstereo

• Full Member
« Responder #951 em: Novembro 23, 2021, 12:05:55 pm »
A TSF perdeu também o Nuno Guedes (não sei se já tinha sido falado). Da Antena 1 apenas saíram dois estagiários profissionais. Da casa propriamente dita, ninguém.

Atento

• Hero Member
« Responder #952 em: Novembro 23, 2021, 12:31:30 pm »
A TSF perdeu também o Nuno Guedes (não sei se já tinha sido falado). Da Antena 1 apenas saíram dois estagiários profissionais. Da casa propriamente dita, ninguém.

Um deles tem categoria.

Interveio a partir da Áustria e demonstrou consistência no direto.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #953 em: Novembro 23, 2021, 01:18:13 pm »
Também só buscar gente de categoria...

No caso do Pedro Filipe e- RR já o vi e ouvi hoje de manhã, como um dos pivôts das Manhãs da CNN...

pdnf

• Hero Member
« Responder #954 em: Novembro 23, 2021, 01:44:22 pm »
Não tem a ver com vaidade, tem a ver que é um projecto novo, pretensamente inovador (ao princípio todos o são), isso entusiasma os profissionais.

Não sei se a A1 perdeu alguém, mas a RR viu partir dois dos seus melhores jornalistas, Pedro Filipe Silva e Paula Caeiro Varela.

Mas isto acontece sempre que aparecem projectos de informação...

Se fosse a SIC Notícias ou a RTP a fazer o convite, acredite que seria igual. Uma coisa seria sair para ir para uma função de coordenação, aí seria um incremento na carreira, nem que fosse para a impresna escrita. Mas a TV atraí, principalmente em Portugal, como foi referido, por outras paragens é diferente.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #955 em: Novembro 23, 2021, 07:20:22 pm »
Tomando como exemplo a RR, quando perdeu mais jornalistas foi aquando do aparecimento da SIC/N, da TVI 24, da CMTV( se bem que aqui foi durante a crise financeira, com a RR a" ceder", dois jornalistas), mais recentemente mais 2 saíram para irem para a R. Obs.

Claro que há sempre saídas e entradas, mas os novos projectos levam sempre mais profissionais...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #956 em: Novembro 28, 2021, 12:01:44 am »
TSF a deslizar que nem uma patinha: acompanha o jogo do B-SAD x Benfica, e no momento em que arranca a 2a parte e começa a falar o candidato derrotado Paulo Rangel, optam por ir direto para lá em vez de acompanhar os dois míseros minutos que faltavam de jogo.

Pouco depois, o jogo acaba e de maneira insólita.

Neste caso, a TSF não esteve lá. Esteve com perdedores. É de lamentar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #957 em: Novembro 28, 2021, 12:39:07 am »
Por acaso estava a acompanhar a emissão da TSF e acho que fez a opção certa. Um jogo de futebol que não o era, não merecia tamanha atenção. No intervalo, a TSF esteve excecional: a analisar do ponto de vista da imagem internacional de Portugal o quão vergonhoso foi o jogo SLBxB-SAD, nomeadamente acompanhando a imprensa internacional que espelhava isso mesmo.

Portanto, a meu ver, a TSF esteve numa noite muito inspirada.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #958 em: Novembro 28, 2021, 09:43:49 am »
Vergonha vergonha é o destaque que a comunicação social não deu novamente ao Abel Ferreira...
Ganha a 2a Libertadores e de rádios a jornais o destaque é zero. Quando foi o Flamengo até relato houve na Antena 1 e TSF e até mesmo na CMTV. Se fosse ao Abel naturalizava me já brasileiro.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #959 em: Novembro 28, 2021, 10:47:36 am »
Para além disso, uma vergonha ainda maior é termos alguns jornalistas a chamarem à B-SAD de Belenenses SAD ou mesmo Belenenses quando existe uma decisão dos tribunais de 2019 a proibir o uso destes dois últimos nomes para se referir a esta espécie de clube... como se fosse algo que pudesse ser ideológico.
Os OCS vão ter de parar de compactuar com esta mentalidade de terceiro mundo de que ontem a Liga foi exclusivamente culpada mas vem arrastando-se há anos e anos por culpa de quem governa a Liga, ou seja, os próprios clubes, ou vão ser descredibilizadas muito rapidamente.

Como estava em viagem e incrédulo com a situação ainda piquei as 3 rádios.
A Antena 1 ainda teve momentos de relato do Palmeiras x Flamengo interrompidos pelos discursos de Rangel e Rio com o João Correia e o Vitor Martins e até uma ligação ao Pedro Sá Guerra em São Paulo.
Já a RR optou por transmitir nas conferências de imprensa do presidente de B-SAD e Benfica até ao fim.
Também me pareceu que a TSF foi a mais equilibrada, com alguém como o Mário Fernando torna-se fácil estar pronto para qualquer eventualidade.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Novembro 28, 2021, 10:53:39 am por radiokilledtheMTVstar »