Até podem ficar. O IEFP para quem contrata para posto de uma determinada forma tem um bónus que pode rondar os 2000€. Ora para a TSF isso é, passo a expressão, mel: os orçamentos rádio não são assim tão mais avantajados que três ou quatro desses colaboradores e cria uma folga financeira interessante. Insisto: não acho mal a ideia. Toda a gente sabe quão precário é o meio e toda a gente sabe o quanto vende, apesar de estar muito longe do que já foi, num currÃculo ter lá TSF.
Entretanto tive a oportunidade de ouvir as manhãs, e tenho que deixar algumas notas soltas (ouvi das 06h às 07h45 só, depois tive outros elementos a levantar se):
- a playlist é radicalmente diferente antes e depois das 06:30. Das 06h12 à s 06h30 esteve em antena uma seleção musical muito bem trabalhada, riquÃssima, ritmada mas com classe, com temas dos anos 80/90 incluindo Duran Duran, uma coisa que não é facilitista e à quela hora entra bem. Depois das 06:45 (e das Notas de Autor), a indigência: meteram a nova mortiça da Billie Eilish (muito boa para uma pessoa dormir), e a seguir espetam um remix EDM de John Legend e... atenção... David Guetta. Pareciam a Comercial mas mal feita. Uma coisa surreal, sem pés e cabeça. Querem dar caviar fora das pontas e paloco na hora de ponta, não há um equilÃbrio nem houve qualquer transição musical de jeito.
- Excelente jornal das 07h! Vinte minutos de bloco com literalmente tudo o que uma pessoa precisaria de saber para ficar despachada de informação para esse dia. Houve lá de tudo um pouco e bem desenvolvido. Jornalista muito competente. Acho que é dos melhores blocos das informativas, se este standard for sempre mantido no resto da manhã (ora tome lá regtemp que é para não dizer que só falo mal!)
- O que é que andam a fazer ao Fernando Alves que falam com o homem às 06:30 na abertura e depois não lhe ligam mais até quase ou para lá das 08h? Que lógica tem ele desaparecer de antena uma hora e meia ao ponto do ouvinte esquecer-se dele?
- Os 105.3 de Valongo chegaram até Coimbra Norte, na A1, sem grandes falhas excetuando um perÃodo já para baixo da Mealhada com um pouco pior escuta. Dado que isto passa já pelo Buçaco, é de ressalvar.