Autor Tópico: TSF  (Lida 782568 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: TSF
« Responder #660 em: Fevereiro 27, 2021, 09:51:58 pm »
A ser verdade é um grande rombo da rádio Notícias. Hoje a Helana é das melhores e mais experientes pivôts das notícias da rádio nacional.
Um bom nome para a Antena 1.

Creio que já tem 60 anos...

A maioria dos órgãos de comunicação pretende quase sempre chegar a um acordo de rescisão com profissionais com essa idade.

Infelizmente é assim, em vez de prestarem atenção a outros parâmetros.

Quanto à TSF, creio que se encaixaria bem no portfólio das rádios da RTP.
A maioria dos grupos públicos tem no seu portfólio uma rádio de informação...

Mas em Portugal não é bem assim..., havendo também outros interesses, outras realidades, etc....
Quando a TSF for ao charco, porque será uma questão de tempo, a RTP Rádio tem de lançar uma rádio de notícias no dia seguinte.

joao_s

• Hero Member
« Responder #661 em: Fevereiro 27, 2021, 10:10:13 pm »
(...)
A maioria dos grupos públicos tem no seu portfólio uma rádio de informação...

Mas em Portugal não é bem assim..., havendo também outros interesses, outras realidades, etc....
Assim é, de facto.

No caso de Itália, país com 60 milhões de habitantes, o serviço público conta com uma quantidade assinalável de canais de rádio e de televisão (ver aqui). A estação ‘RAI Radio 1’ é dedicada exclusivamente à informação e desporto (o que não é o caso da 'Antena 1'). Uma curiosidade, todas as rádios públicas italianas são difundidas em DAB+ e, as principais do mesmo grupo, em FM. (Estamos mesmo muito atrasados com o DAB+...)

Em Itália, são 13 estações públicas de televisão, sendo a mais vista no país a pública generalista  ‘RAI1’, e 12 estações públicas de rádio (não contado com as regionais). De facto, os estados também têm como estratégia a utilização dos respetivos serviços públicos como impulsionadores da cultura e dos interesses geoestratégicos no panorama internacional, nomeadamente nos países vizinhos ou da mesma área geográfica. Itália também segue esse desígnio.

Já temos analisado aqui as estações públicas de vários países europeus: Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O serviço público português não passa de uma pálida amostra destes congéneres.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #662 em: Fevereiro 28, 2021, 02:48:58 am »

Atento

• Hero Member
« Responder #663 em: Fevereiro 28, 2021, 08:57:38 am »
Da grelha nova nada sabemos há imenso tempo também.
Nem de propósito, há novidades.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-fev-2021/tsf-faz-33-anos-e-traz-mais-analise-a-antena-13401522.html

- Fernando Alves nas manhãs;
- Mais palavra;
-Mais análise;
-Mais horas a partir do Porto;
- Mais futebol (acompanhamento do Braga, mais análise,  mais participação dos ouvintes).

Creio que faltam mais recursos humanos para pôr em prática   com êxito essa programação...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #664 em: Fevereiro 28, 2021, 07:53:13 pm »
Essa programação é fantástica, uma lufada de ar fresco, mesmo com alguns comentadores que dispensava mesmo, mas até em atenção ao finalmente darem importância ao fim de semana., nomeadamente nas manhãs.
Agora sim vou ser ouvinte mais constante da Rádio Notícias.

Atento

• Hero Member
« Responder #665 em: Fevereiro 28, 2021, 09:04:28 pm »
João Janes, que editava e apresentava os noticiários durante as madrugadas dos dias úteis, também deixa a TSF (pré-reforma).

guest6

• Visitante
« Responder #666 em: Fevereiro 28, 2021, 09:22:27 pm »
A noticia no DN

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #667 em: Fevereiro 28, 2021, 10:01:55 pm »
Essa programação é fantástica, uma lufada de ar fresco, mesmo com alguns comentadores que dispensava mesmo, mas até em atenção ao finalmente darem importância ao fim de semana., nomeadamente nas manhãs.

A sério?! Eu por acaso, apenas com base na notícia do DN, não vejo muita diferença...
Nos próximos dias veremos, mas em resumo parece-me ser só "metemos mais uns comentadores, o Fernando Alves volta às manhãs, onde já tinha estado quando começaram com este modelo Manhãs e Tardes TSF, e pouco mais que isso".
Oxalá eu esteja a ser injusto, mas não fiquei com muita expectativa, tendo em conta que nestas apresentações de grelha é normal exagerar com chavões e nem nisso se esforçaram muito...
Gostava de acreditar numa nova força para a TSF mas esta notícia não me deixou muito esperançoso.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 10:03:56 pm por mg.luis »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #668 em: Fevereiro 28, 2021, 10:17:26 pm »
Estarei a ouvir. Gosto do conceito de "levantamos o pó de manhã para o assentar com calma ao final da tarde". Esta é a primeira grelha renovada da TSF em, creio eu e se não estiver a falhar, 2 anos.

Manhãs com Paula Dias e Fernando Alves é dar descanso finalmente ao César que faz falta, e espero que venham com rádio dentro na locução e não meros lançadores de jingles e músicas. Nota, para já, negativa, para Poiares Maduro a uma Segunda de manhã - ou o tema trazido por ele é aliciante ou vai ser quase insuportável, apesar de ter um excelente timbre, mas se for fazer política às 8 da manhã creio que haverá quem desligue o rádio. Daniel Oliveira pode ter semelhante bitola, com um timbre pouco radiofónico e um estilo de oratória talvez demasiado duro para uma hora destas. Paulo Baldaia é prata da casa; Inês Cardoso (diretora JN) também; Raquel Vaz Pinto não proferirei notas nesta fase, não conheço.

Horas do Porto nos boletins informativos serão 12-17 e penso que é uma redução face ao que anteriormente ocorria, porque dantes as notícias seguiam do Porto logo a partir das 10 da manhã, mas corrijam me se estiver errado.

Mais notas...
> O programa do regresso a casa acabar às 20:30 não tem jeito nenhum e entende-se porque é que acontece: aproveitamento dos locutores da tarde para o programa das 20h. Mas às 20h, "Não Alinhados" deve ter uma audiência residual. Este conceito ("curiosidade por personalidades de contexto") já se encontra a ser feito na Rádio Comercial e Rádio Observador (Conversa Extra com João Paulo Sacadura) é, por isso, uma cópia, ainda por cima mais curta.

A dita "abordagem mais detalhada dos encontros mais importantes" também é uma cópia do que acontece atualmente na Rádio Observador já há algum tempo, em que por vezes ficam até às 00:30 a dissertar sobre isto, ainda que aqui se prometa um cruzamento com o modelo que a Antena1 desenvolvia no pós-jogo com interação dos ouvintes às 23h.

Será que vem com renovação de plástica ou vão manter a mesma plástica já meio gasta com 7 anos e a mesma lógica estética?

Atento

• Hero Member
« Responder #669 em: Fevereiro 28, 2021, 10:26:19 pm »

A sério?! Eu por acaso, apenas com base na notícia do DN, não vejo muita diferença...
Nos próximos dias veremos, mas em resumo parece-me ser só "metemos mais uns comentadores, o Fernando Alves volta às manhãs, onde já tinha estado quando começaram com este modelo Manhãs e Tardes TSF, e pouco mais que isso".
Oxalá eu esteja a ser injusto, mas não fiquei com muita expectativa, tendo em conta que nestas apresentações de grelha é normal exagerar com chavões e nem nisso se esforçaram muito...
Gostava de acreditar numa nova força para a TSF mas esta notícia não me deixou muito esperançoso.

Sim, Fernando Alves regressa às manhãs...um ano e meio depois de já ter passado por lá...

Na verdade, é um dos poucos jornalistas  que a TSF ainda tem, com nome e visibilidade para o horário nobre da rádio.

A TSF quer, mas creio que não tem recursos humanos para pôr em prática com êxito aquilo que pretende.

Oxalá corra tudo bem.
A rádio de palavra precisa de ter sucesso em Portugal.

Atento

• Hero Member
« Responder #670 em: Março 01, 2021, 08:34:49 am »
Até ao momento nada de extraordinário e de inovador.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #671 em: Março 01, 2021, 10:18:02 am »
Hoje não consegui ouvir, vou ver se hoje ouço o espaço vespertino, se bem que às 19h há relato de Benfica.

Sobre o que escrevi o mg. Luís, eu gostei da grelha, tenho direito a minha opinião, depois de ouvir até posso ter outra bem diferente.
Mas valorizo muito emissões em directo, com comentário nas manhãs de fim de semana. É no fim de semana que mais tempo tenho para ouvir rádio e o panorama no fim de semana é desolador.
So por isso, já merece o meu elogio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #672 em: Março 01, 2021, 10:21:12 am »
Até ao momento nada de extraordinário e de inovador.

Não há nova plástica, não há nada de particularmente novo até aqui... Noto algum alento renovado em antena e uma emissão mais arejada, mais leve, mas só isso. Concordo com o Atento.

E se nas manhãs esteve assim, nas tardes duvido que esteja melhor.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #673 em: Março 01, 2021, 12:07:22 pm »
Sobre o que escrevi o mg. Luís, eu gostei da grelha, tenho direito a minha opinião, depois de ouvir até posso ter outra bem diferente.
Mas valorizo muito emissões em directo, com comentário nas manhãs de fim de semana. É no fim de semana que mais tempo tenho para ouvir rádio e o panorama no fim de semana é desolador.

Expressei-me mal... A minha admiração foi mais porque a noticía não me criou muita expectativa. Não era uma crítica à sua opinião.
Normalmente estas noticías de novas grelhas são sempre cheias de "marketing" e neste caso eles nem se esforçaram muito, porque apenas lançaram uma noticía num jornal do grupo, ou seja, não tiveram sequer o esfoço de divulgar a nova grelha para fora, por isso fiquei com a sensação de que não teriam muitas novidades... até porque os espaços de opinião nas manhãs já tinham, mas trocaram um par de nomes. Mas volto a dizer, oxalá me engane e a TSF ganhe mais pujança.

Atento

• Hero Member
« Responder #674 em: Março 01, 2021, 12:38:55 pm »

Expressei-me mal... A minha admiração foi mais porque a noticía não me criou muita expectativa. Não era uma crítica à sua opinião.
Normalmente estas noticías de novas grelhas são sempre cheias de "marketing" e neste caso eles nem se esforçaram muito, porque apenas lançaram uma noticía num jornal do grupo, ou seja, não tiveram sequer o esfoço de divulgar a nova grelha para fora, por isso fiquei com a sensação de que não teriam muitas novidades... até porque os espaços de opinião nas manhãs já tinham, mas trocaram um par de nomes. Mas volto a dizer, oxalá me engane e a TSF ganhe mais pujança.

Até ao momento nada de novo.

Não há nomes fortes.  Não há recursos humanos para pôr em prática uma grelha consistente que dê para que a TSF cresça de forma sustentada.

Baralhar e dar de novo, com uns retoques aqui e acolá...
« Última modificação: Março 01, 2021, 12:41:09 pm por Atento »