Autor Tópico: TSF  (Lida 788232 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2610 em: Janeiro 21, 2024, 03:48:08 pm »
No JN: Além desse processo, a ERC abriu também um procedimento para verificar [...] se houve modificação não aprovada pela ERC do projeto do serviço de programas TSF e o efeito da reestruturação da Global Media sobre o pluralismo e a preservação das linhas editoriais dos diferentes órgãos de comunicação social do grupo.

https://www.jn.pt/5854456932/erc-acompanhou-o-negocio-da-global-media-quando-ainda-nao-tinha-sido-concretizado/

Na parte inicial, ao ler a Lei da Rádio, não concordo exatamente com o que é referido velo vogal do CA da ERC.

Realmente, a ser verdade, é um desrespeito total e absoluto para com os trabalhadores. Ok, 100k não chegam para pagar todos os salários, mas podiam pagar nem que fosse em proporção.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2612 em: Janeiro 21, 2024, 05:58:33 pm »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2613 em: Janeiro 21, 2024, 06:27:45 pm »
https://paginaum.pt/2024/01/21/fundo-das-bahamas-propoe-desmembrar-global-media-e-ficar-com-dn-e-tsf/
A melhor notícia possível para a Observador...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

E para a Cofina.

Aliás, caso a TSF desapareça (espero que não), não me admiraria que a Rádio Observador ficasse com a Rede Regional Norte.
De todo o mal, fosse esse.

Apesar de não ser o maior fã da orientação do Observador, é uma rádio maioritariamente de palavra e com bons conteúdos.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2614 em: Janeiro 21, 2024, 11:03:26 pm »
https://paginaum.pt/2024/01/21/fundo-das-bahamas-propoe-desmembrar-global-media-e-ficar-com-dn-e-tsf/

E para a Cofina.

Aliás, caso a TSF desapareça (espero que não), não me admiraria que a Rádio Observador ficasse com a Rede Regional Norte.
De todo o mal, fosse esse.

Apesar de não ser o maior fã da orientação do Observador, é uma rádio maioritariamente de palavra e com bons conteúdos.
Acho que sinceramente o futuro será esse.

A TSF transformar-se-á na Observador ou CMR (ex-Cofina, agora Medialivre) ou ainda Expresso Rádio (Impresa). Pelo menos continuaria a ser uma rádio generalista/informativa. No caso da Observador até podiam juntar a rede da TSF com a única frequência que dominam, os 98.7 do Seixal.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2615 em: Janeiro 22, 2024, 12:34:49 am »

Um acordo de exploração da Rede Regional Norte e dos emissores atuais junto do fundo e a Rádio Observador passa a ter alcance nacional. Só isto, e está feito. Cessão de alvará em troca de pagamentos mensais e margem de lucro/rentabilização garantidas.

Fica a lidar com zero (0) da dívida, que fica associada ao fundo e não à estrutura do Observador, e a rede que já hoje existe é complementar ao único emissor que adquiriram, 98.7 Seixal. Isto é perfeitamente viável e este tipo de fundo adora soluções de gestão passiva.

Não sei se poderá haver questão com a marca ter que passar a ser uma espécie de TSF-Press, mas a ser aprovada será a única chance da Observador ter alcance nacional, para mais num ciclo político que a partir de Março deverá tender mais para a direita. Timing e ocasião perfeitas e uma oportunidade de ouro política e empresarialmente, a ser aprovada tal cessão.

Também vejo com ótimos olhos o JN e O Jogo passarem a estar detidos por empresários do Norte, preservando a voz do Norte.
« Última modificação: Janeiro 22, 2024, 12:38:22 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2616 em: Janeiro 22, 2024, 01:43:59 am »

Também vejo com ótimos olhos o JN e O Jogo passarem a estar detidos por empresários do Norte, preservando a voz do Norte.

No mundo ideal, seria ótimo que a rádio detentora do alvará da rede regional norte pudesse ficar acoplada ao JN. Por outro lado, há que ser realistas, num país altamente centralista, onde um candidato a PM de Espinho se vê na necessidade de encabeçar uma lista no círculo eleitoral de Lisboa, em lugar de por Aveiro (aqui aplauso para o PNS que foi coerente), parece-me complicado que uma rádio que vive fundamentalmente da política nacional, como a TSF, não tenha a redação principal em Lisboa. Se o Público que é da maior empresa do Norte, a SONAE, tem sede lá em baixo, e nem sequer pegam na NOVA para criar uma espécie de Rádio Observador... estamos conversados sobre a impossibilidade. Dito isto, parece-me mais viável pelo tipo de jornal que é, a associação ao DN do que ao JN.
Sendo sincero, não me chocaria que a Observador ficasse com as duas marcas, e, tanto quanto me consta, é uma hipótese forte em cima da mesa.

Como cidadão, o meu desejo seria que integrasse as redações, trazendo alguma visão de esquerda, a um projeto mais à direita, mas penso que deveria ser obrigado, mas também benéfico, manter ambas as marcas no seu naming, qualquer coisa como TSF - Rádio Observador Notícias (TSF-OBS) e Observador - Diário de Notícias. Diga-se que seria uma excelente oportunidade do Observador passar a ter triagem em papel, e chegar a outro tipo de público, mas precisariam de incrementar a rede de vendas a norte. Diga-se que o DN também vende pouco, porque uns kms a Norte de Lisboa já é quase a missão impossível comprar o DN. Lembro-me de em adolescente ser o meu jornal de eleição, sempre que ia para sul, era o que comprava, aqui a Norte, só o conseguia comprar, e nem sempre, na área de serviço de Gaia da A1. Há vários anos que não vejo por cá o DN numa banca. Em qualquer caso, em circunstância alguma poderá o DN regressar ao formato semanal, que para mim foi o que o matou, entre 2018 e 2020. Até porque o i passou a semanário, que sai à terça. Deixarmos essa função exclusivamente nos braços do Público, é muito mau para um país da Europa Ocidental. Se depois tira mais ou menos exemplares, ou se aposta fundamentalmente no online, é uma decisão de gestão.

Entretanto, o sindicato dos jornalistas vai avançar para uma greve geral. Deixo aqui uma excelente sugestão de data: 10/03/2024.

https://ionline.sapo.pt/artigo/810122/-jornalistas-aprovam-greve-geral-por-unanimidade-?seccao=Portugal_i

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2617 em: Janeiro 22, 2024, 09:00:56 am »

No mundo ideal, seria ótimo que a rádio detentora do alvará da rede regional norte pudesse ficar acoplada ao JN. Por outro lado, há que ser realistas, num país altamente centralista, onde um candidato a PM de Espinho se vê na necessidade de encabeçar uma lista no círculo eleitoral de Lisboa, em lugar de por Aveiro (aqui aplauso para o PNS que foi coerente), parece-me complicado que uma rádio que vive fundamentalmente da política nacional, como a TSF, não tenha a redação principal em Lisboa. Se o Público que é da maior empresa do Norte, a SONAE, tem sede lá em baixo, e nem sequer pegam na NOVA para criar uma espécie de Rádio Observador... estamos conversados sobre a impossibilidade. Dito isto, parece-me mais viável pelo tipo de jornal que é, a associação ao DN do que ao JN.
Sendo sincero, não me chocaria que a Observador ficasse com as duas marcas, e, tanto quanto me consta, é uma hipótese forte em cima da mesa.

Como cidadão, o meu desejo seria que integrasse as redações, trazendo alguma visão de esquerda, a um projeto mais à direita, mas penso que deveria ser obrigado, mas também benéfico, manter ambas as marcas no seu naming, qualquer coisa como TSF - Rádio Observador Notícias (TSF-OBS) e Observador - Diário de Notícias. Diga-se que seria uma excelente oportunidade do Observador passar a ter triagem em papel, e chegar a outro tipo de público, mas precisariam de incrementar a rede de vendas a norte. Diga-se que o DN também vende pouco, porque uns kms a Norte de Lisboa já é quase a missão impossível comprar o DN. Lembro-me de em adolescente ser o meu jornal de eleição, sempre que ia para sul, era o que comprava, aqui a Norte, só o conseguia comprar, e nem sempre, na área de serviço de Gaia da A1. Há vários anos que não vejo por cá o DN numa banca. Em qualquer caso, em circunstância alguma poderá o DN regressar ao formato semanal, que para mim foi o que o matou, entre 2018 e 2020. Até porque o i passou a semanário, que sai à terça. Deixarmos essa função exclusivamente nos braços do Público, é muito mau para um país da Europa Ocidental. Se depois tira mais ou menos exemplares, ou se aposta fundamentalmente no online, é uma decisão de gestão.

Entretanto, o sindicato dos jornalistas vai avançar para uma greve geral. Deixo aqui uma excelente sugestão de data: 10/03/2024.

https://ionline.sapo.pt/artigo/810122/-jornalistas-aprovam-greve-geral-por-unanimidade-?seccao=Portugal_i

Isso do Montenegro ir por Lisboa ou Aveiro não tem nada a ver com o centralismo...

A TSF está para a actual democracia como o RCP estava para o Estado Novo...

As empresas precisam de dimensão e o que é proposto é voltar a repartir...

Quando propus aqui há uns tempos um grande colóquio a um "artista" que andava por aqui não foi por acaso...
A maltinha do meio só está agora verdadeiramente preocupada porque a bomba rebentou na Global Media, com várias ramificações e pondo em perigo outras situações...

O encontro por estes dias dos jornalistas e afins pouco vai resolver pois insiste em repetir os nesmos erros e passaram por lá umas alminhas que se tivessem vergonha na carinha não saiam da toquinha...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2618 em: Janeiro 22, 2024, 10:54:02 am »
Texto impactante da Inês Duarte Coelho e da Margarida Cardoso (Fumaça) no congresso dos jornalistas:

https://congressojornalistas.pt/noticias/homenagem-aos-jornalistas-que-trabalharam-sob-censura/
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2619 em: Janeiro 22, 2024, 11:06:27 am »

Isso do Montenegro ir por Lisboa ou Aveiro não tem nada a ver com o centralismo...

Há pois tem, das primeiras coisas em que disse quando chegou a líder do PSD é que a regionalização não valia a pena.
Portanto, até acho que deve estar especialmente calado em relação ao JN sendo do Norte devido a isso. Não tem moral para falar.

Atento

• Hero Member
« Responder #2620 em: Janeiro 22, 2024, 12:10:04 pm »

Há pois tem, das primeiras coisas em que disse quando chegou a líder do PSD é que a regionalização não valia a pena.
Portanto, até acho que deve estar especialmente calado em relação ao JN sendo do Norte devido a isso. Não tem moral para falar.

Somos do tamanho da Andaluzia ou Catalunha...

Devem apostar nas CIM e nas desburocratização do país...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2621 em: Janeiro 22, 2024, 12:48:12 pm »

Somos do tamanho da Andaluzia ou Catalunha...

Devem apostar nas CIM e nas desburocratização do país...
A Catalunha tem 1/3 da área de Portugal e aproximadamente 40% da nossa população. A Andaluzia, efetivamente, tem 90% da área e 80% da população. É uma região grande, porque a área também é bastante desertificada.
Penso que a nível de regiões NUT'II deveria de existir uma centralização em 3 regiões Norte, que englobaria os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro e Porto, Centro, composta pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, parte norte de Setúbal, Santarém e Castelo Branco, e Sul, contendo a parte sul de Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Esta seria a divisão macro ideal, admitindo que possam existir municípios dos distritos de fronteira que pudessem cair para a outra banda, nomeadamente no Ribatejo, que já tem mais semelhanças em termos de costumes e território com o sul do que com o centro.
Atualmente, devido a questões relacionadas com a aplicação dos fundos de coesão, sabemos que temos Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve autonomizados, e há uma grande pressão de Bruxelas para que a AMP e alguns município da CIM do Cavado e Ave passem a ser uma região NUT's II administrativamente autónoma do Norte. Conseguiu-se evitar tal neste quadro, não sei se será possível num próximo, tenho eu, e a CCDR-N, fundadas dúvidas.
Porém, em termos de organização de redes de rádio, penso que poderíamos agrupar algumas NUT's III e começar em pensar em ultrapassar o regime de rádios concelhias.
Rádio é:

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2622 em: Janeiro 23, 2024, 01:59:38 pm »
TSF não muda... hoje no noticiário das 12:00, uma notícia que relatava uma manifestação e respectiva contra-manifestação a 3 de Fevereiro, entre a extrema-direita e grupos anti-racistas... e extrema esquerda não se pode dizer porquê? Digam antes que é a extrema direita contra extrema esquerda.

SamM

• Hero Member
« Responder #2623 em: Janeiro 23, 2024, 02:19:28 pm »
TSF não muda... hoje no noticiário das 12:00, uma notícia que relatava uma manifestação e respectiva contra-manifestação a 3 de Fevereiro, entre a extrema-direita e grupos anti-racistas... e extrema esquerda não se pode dizer porquê? Digam antes que é a extrema direita contra extrema esquerda.

Tenho muita pena do projecto em si, mas juntando a isso por exemplo, terem um programa chamado "Bloco Central" que era o cabeça de cartaz da estação, em que o tal "bloco central" era um ministro e ex ministro do PS e um pseudo comentador infiltrado do Bloco de Esquerda ou Livre, diz tudo sobre os interesses e orientação deste OCS...
« Última modificação: Janeiro 23, 2024, 02:25:22 pm por SamM »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2624 em: Janeiro 23, 2024, 02:23:35 pm »

E um noticiário escutado à meia noite de anteontem em que salvo erro Ana Cristina Henriques fala em grupos neo-nazis quando eram grupos de extrema-direita (não é que seja menos grave, a caracterização é que estava errada).

A casa não tem rei nem roque e a TSF está a violar os deveres de isenção que tem no seu Estatuto Editorial.

Tenhi muita pena do projecto em si, mas juntando a isso por exemplo, terem um programa chamado "Bloco Central" que era o cabeça de cartaz da estação, em que o tal "bloco central" era um ministro e ex ministro do PS e um pseudo comentador infiltrado do Bloco de Esquerda ou Livre, diz tudo sobre os interesses e orientação deste OCS...

E vê-se o quanto fizeram pela TSF quando ela precisava. Para poleiro serviu bem; para apoio já queima.

Agora, sem uma direção nem um posicionamento que se vejam, ficou "refém" das extremas, fazem noticiários a gosto.

Tenham particular atenção ao viés no noticiário das 18 - e sempre às 18, nunca antes nem depois. É insano, completamente insano. Tenham igualmente atenção ao viés que é introduzido pelo Artur Carvalho seja no texto da noticia seja na sua leitura. É na cara, neste momento.
« Última modificação: Janeiro 23, 2024, 02:26:05 pm por Memorias da Radio »