Isso do Montenegro ir por Lisboa ou Aveiro não tem nada a ver com o centralismo...
Há pois tem, das primeiras coisas em que disse quando chegou a líder do PSD é que a regionalização não valia a pena.
Portanto, até acho que deve estar especialmente calado em relação ao JN sendo do Norte devido a isso. Não tem moral para falar.
Somos do tamanho da Andaluzia ou Catalunha...
Devem apostar nas CIM e nas desburocratização do país...
A Catalunha tem 1/3 da área de Portugal e aproximadamente 40% da nossa população. A Andaluzia, efetivamente, tem 90% da área e 80% da população. É uma região grande, porque a área também é bastante desertificada.
Penso que a nível de regiões NUT'II deveria de existir uma centralização em 3 regiões Norte, que englobaria os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro e Porto, Centro, composta pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, parte norte de Setúbal, Santarém e Castelo Branco, e Sul, contendo a parte sul de Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Esta seria a divisão macro ideal, admitindo que possam existir municípios dos distritos de fronteira que pudessem cair para a outra banda, nomeadamente no Ribatejo, que já tem mais semelhanças em termos de costumes e território com o sul do que com o centro.
Atualmente, devido a questões relacionadas com a aplicação dos fundos de coesão, sabemos que temos Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve autonomizados, e há uma grande pressão de Bruxelas para que a AMP e alguns município da CIM do Cavado e Ave passem a ser uma região NUT's II administrativamente autónoma do Norte. Conseguiu-se evitar tal neste quadro, não sei se será possível num próximo, tenho eu, e a CCDR-N, fundadas dúvidas.
Porém, em termos de organização de redes de rádio, penso que poderíamos agrupar algumas NUT's III e começar em pensar em ultrapassar o regime de rádios concelhias.