Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 576198 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #900 em: Setembro 06, 2022, 12:36:41 pm »
Se puderem passem nos stories do Instagram do Alexandre Guimarães: são intervenções como aquela que fez na abertura do seu painel de ontem, que provam que é possível fazer rádio de excelência, mesmo numa musical e jovem. Palavra não tem de estar limitada a fofocas ou atirada para as calendas da TSF e da Antena 1. Palavra é para todas as gerações e é o que faz a essência da rádio, nos dias do acesso massificado à música.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #901 em: Setembro 06, 2022, 01:03:23 pm »
Por acaso vi isso ontem.
Penso que está para voos mais altos que há Mega há muito, principalmente uma Antena 3 reformulada.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

ocentos15

• Hero Member
« Responder #902 em: Setembro 06, 2022, 02:11:02 pm »
Eu entendo que aqui gostamos todos de palavra. Aliás, por isso isto é um fórum. Mas quando procuro ouvir uma rádio como a Mega não o faço com intenção de ouvir um discurso daqueles, aquilo nao é parte de um formato como o da Mega. Contudo, brilhante texto, que sejam dados créditos ao Alexandre, oxalá tenha lugar nalguma estação onde as suas qualidades sejam amplamente aproveitadas. O rapaz é um talento em muitas frentes, a maioria delas de palavra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #903 em: Setembro 06, 2022, 02:22:59 pm »
Eu entendo que aqui gostamos todos de palavra. Aliás, por isso isto é um fórum. Mas quando procuro ouvir uma rádio como a Mega não o faço com intenção de ouvir um discurso daqueles, aquilo nao é parte de um formato como o da Mega. Contudo, brilhante texto, que sejam dados créditos ao Alexandre, oxalá tenha lugar nalguma estação onde as suas qualidades sejam amplamente aproveitadas. O rapaz é um talento em muitas frentes, a maioria delas de palavra.

Pois... o que interessa são aqueles micro takes de 10 segundos, em que é preciso dizer o nome da música, fazer um apontamento comercial e ainda referir o nome do animador que está de serviço e um apontamento qualquer em Sintra. Por o Rossio na Betesga em modo compressão máxima, isso é que é. Isso sim é boa rádio... pois está claro!

Depois admirem-se de o público se afastar do meio. Uma casa com (alguns) tão bons profissionais, curiosamente a maioria tão mal aproveitados. É preciso é ter mais intervenções deste tipo, menos um Malvadão ou um Acorda Pedrinho, que não acrescentam nada, não fazem mal nenhum.
« Última modificação: Setembro 06, 2022, 02:26:08 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #904 em: Setembro 06, 2022, 02:41:55 pm »
É para que haja variedade no éter que existem tantos formatos, pelos quais as estações tantas vezes se guiam. O que disse é que uma intervenção pesada como a que o Alexandre fez ontem, a abrir o seu programa, não encaixa numa rádio que, em todo o dia, tem um formato sobretudo musical e onde, tirando certos horários, se fala pouco e de conteúdo leve, para uma geração com uma capacidade de atenção cada vez mais reduzida.

Nada contra o tipo de conteúdo que ele fez. Acho, isso sim, que ali não é o lugar dele.

pdnf

• Hero Member
« Responder #905 em: Setembro 06, 2022, 03:17:23 pm »
É para que haja variedade no éter que existem tantos formatos, pelos quais as estações tantas vezes se guiam. O que disse é que uma intervenção pesada como a que o Alexandre fez ontem, a abrir o seu programa, não encaixa numa rádio que, em todo o dia, tem um formato sobretudo musical e onde, tirando certos horários, se fala pouco e de conteúdo leve, para uma geração com uma capacidade de atenção cada vez mais reduzida.

Nada contra o tipo de conteúdo que ele fez. Acho, isso sim, que ali não é o lugar dele.

Eu percebi que não estava a criticar o Alexandre. A minha crítica é a esse raciocínio subjacente de que "o que interessa dar aos jovens é música e mais música, tik toks, influencers e likes, porque não têm capacidade de concentração". Claro que não pode ser visto assim. Mas se não há mais nada para consumir, então é o que compram. E nisto têm também culpa as generalistas e informativas que não têm um único espaço que seja mais adequado a um público jovem, completamente "deixado ao abandono".
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #906 em: Setembro 06, 2022, 04:25:21 pm »
Já ouvi essa introdução e não é um discurso aleatório, uma qualquer divagação sobre um acontecimento musical. Na parte final percebe - se que é um grito contra a droga, sublinhada na trágica morre do baterista dos Foo Fighters, que o filho num espectáculo homenageou.

Mal seria que numa rádio jovem, com princípios humanistas, este discurso não fizesse sentido. Faz!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #907 em: Setembro 06, 2022, 04:26:34 pm »
Não consigo ver essa introdução.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #908 em: Setembro 06, 2022, 05:32:13 pm »
Quem critica o peso do discurso olhe para a hora a que ele foi feito: 20h03. O Alexandre fez isso na altura de menor consumo rádio que existe por causa dos jornais. Foi risco, mas calculado e bem colocado.

Sobre o texto, tem a meu ver dois problemas: enrola demais em alguns pontos e tem falta de foco nesses pontos; a leitura foi excessivamente corrida e teve falta de entoação suficiente. Não é facil; não pode ser lido flat, mas não pode ser dramático também, o Alexandre ficou na meia-praia mas faltou-lhe variar a leitura do texto com tons mais agudos que fossem retendo a atenção. Ficou demasiado corrido e burocrático mas não deixa de ser um bom esforço para quem passara a vida até ali a fazer takes curtos e rápidos.

Não tem qualidade neste momento para ir para a Antena 3 mas algumas partes daquela intervenção fizeram-me achar que ouvia uma rubrica qualquer da Antena 3. Considerando o estado atual da RTP vs o da R/com, seria talvez ir de cavalo para burro de locução (onde nunca teria lugar na 3) para uma rubrica (onde pode ter mais lugar).

Gostei da ideia, gostei em parte da execução, a Mega precisa de mais destas sim… mas não exageremos. Isto não foi perfeito, foi bom.

pdnf

• Hero Member
« Responder #909 em: Setembro 06, 2022, 05:40:29 pm »
Quem critica o peso do discurso olhe para a hora a que ele foi feito: 20h03. O Alexandre fez isso na altura de menor consumo rádio que existe por causa dos jornais. Foi risco, mas calculado e bem colocado.

Sobre o texto, tem a meu ver dois problemas: enrola demais em alguns pontos e tem falta de foco nesses pontos; a leitura foi excessivamente corrida e teve falta de entoação suficiente. Não é facil; não pode ser lido flat, mas não pode ser dramático também, o Alexandre ficou na meia-praia mas faltou-lhe variar a leitura do texto com tons mais agudos que fossem retendo a atenção. Ficou demasiado corrido e burocrático mas não deixa de ser um bom esforço para quem passara a vida até ali a fazer takes curtos e rápidos.

Não tem qualidade neste momento para ir para a Antena 3 mas algumas partes daquela intervenção fizeram-me achar que ouvia uma rubrica qualquer da Antena 3. Considerando o estado atual da RTP vs o da R/com, seria talvez ir de cavalo para burro de locução (onde nunca teria lugar na 3) para uma rubrica (onde pode ter mais lugar).

Gostei da ideia, gostei em parte da execução, a Mega precisa de mais destas sim… mas não exageremos. Isto não foi perfeito, foi bom.

Risco? Mas há risco de se fazer diferente? A questão é, criticamos e tanto ser tudo igual, música e música a metro, até nas generalistas. Não consigo concordar, achei a intervenção excepcional. A Mega precisa de mudanças? Absolutamente. Se a Antena 3 é uma rádio melhor? Para mim, neste momento, é um perfeito desperdício ocupar uma rede nacional (críticas em 3,2,1...) não tem qualidade em termos de estruturação de grelha e de Recursos Humanos para ter direito a tal. Já na Mega, conto pelo menos 5 nomes que acho que têm um potencial tremendo, e considerando o diferencial de idades, que não é de somenos, acho que já é dizer muito. Precisava, isso sim, de mais programas de autor e de uma playlist menos zigzaguenate e que vá atrás de Tik Toks e afins, mas isso é uma decisão, a meu ver errada da direção.
« Última modificação: Setembro 06, 2022, 05:42:04 pm por pdnf »
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #910 em: Setembro 06, 2022, 07:11:54 pm »

Eu percebi que não estava a criticar o Alexandre. A minha crítica é a esse raciocínio subjacente de que "o que interessa dar aos jovens é música e mais música, tik toks, influencers e likes, porque não têm capacidade de concentração". Claro que não pode ser visto assim. Mas se não há mais nada para consumir, então é o que compram. E nisto têm também culpa as generalistas e informativas que não têm um único espaço que seja mais adequado a um público jovem, completamente "deixado ao abandono".

Concordo completamente. Enquanto os diretores das rádios jovens portuguesas continuam a achar isso, os Ask. FM ou podcasts de influencers da vida falam cada vez mais sobre saúde mental e têm o seu público.
E já disse aqui que a Mega é a rádio com mais condições em Portugal para poder ser uma espécie de BBC Radio 1 em Portugal tanto na playlist como seguindo este tipo de temas com plataformas como estas:
https://www.bbc.co.uk/programmes/p0215sqv
Até sendo ligada à Igreja mas sem puxar demasiado para esse lado mostrar iniciativas para os jovens se aproximarem a grupos de voluntariado ligados a instituições católicas.

Sobre o Alexandre, talvez precise de melhorar um pouco a entoação mas de resto pelas entrevistas que já fez não sei o que lhe falta para chegar a uma Antena 3 que se tem de renovar.
« Última modificação: Setembro 06, 2022, 07:17:16 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #911 em: Setembro 06, 2022, 09:55:40 pm »
Andam a abusar na emissão nacional na Megahits Sintra.
Pelo menos em Viseu constantemente takes da Ines Bento referências a Sintra
Que me interessa isso?

pdnf

• Hero Member
« Responder #912 em: Setembro 06, 2022, 10:05:25 pm »
Andam a abusar na emissão nacional na Megahits Sintra.
Pelo menos em Viseu constantemente takes da Ines Bento referências a Sintra
Que me interessa isso?

Rio Maior já apanhei aqui em Canelas, há umas semanas, a Inês fez takes diferentes, no mesmo tempo, para a nacional e para a de Rio Maior (92.6 vs 90.6) e deixou de existir referências a Rio Maior na nacional. Para Sintra, efetivamente, entram em nacional. Acredito que seja a pressão da ERC, mas mais cedo que tarde, acredito que terão de passar a ter horas locais. Acontece o mesmo com o Alexandre, e no painel do Diogo Pires. Ressalvo isto, antes que, como parece moda por aqui, comecem a embirrar com a Inês, sem qualquer razão.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #913 em: Setembro 06, 2022, 10:56:36 pm »
Pronto.
Mas a Mega sempre fez isso.
Quando tinha emissão local,tinham o Fontoura+Lisboa.
Takes diferentes ou o mesmo,mas era algo desfasado,Porto de Lisboa,pois davam musica Portuguesa no Porto e notícias inclusive.
Houve uns meses com animadores exclusivos do Porto.
Atualmente as locais são algo encapuçadas.
Rio Maior já foi em excesso.
Eu pessoalmente preferia isto numa M80 ou numa Cidade.
Pensando que não,a emissão em parte é pre gravada,gravada momentos antes. E há takes em direto outros não.
A Bauer podia fazer isto na M80 e na Cidade...

modernices

• Hero Member
« Responder #914 em: Setembro 06, 2022, 11:33:00 pm »
Isso é só ilegal. Não entendo a ERC que não faz nada.