Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 573693 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #345 em: Junho 07, 2021, 01:20:20 am »
Sim, pareceu-me haver propagação, porque os 107.2 da Vodafone fm Amadora em alguns pontos davam lugar á Cidade fm (Monte da Virgem), estando este emissor a operar com apenas 500 W (custa a acreditar dado o bom desempenho). Também chegava a Nova Era nos 101.3, com RDS. Quando voltei a sintonizar estas frequências no Barreiro, só ruído.

Há algum padrão que vos indique que seja um bom dia para haver propagação? A não ser o calor? Alguam hora melhor?

Uma ajuda:
https://dxinfocentre.com/tropo_eur_old.html
https://tropo.f5len.org/forecasts-for-europe/

Obrigado pela ajuda. Amanhã pela fresquinha, parece que vai estar bom. Aqui a Norte, alguém tem ideia do que se costuma apanhar bem?

Obrigado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #346 em: Junho 10, 2021, 09:22:14 pm »
Boas,

Hoje estive no Hospital de Alfena e no rádio do meu carro testei os 96.5 de Aveiro da Mega. Boa escuta, obviamente não tão limpa quanto os 90.6 que são de Aveiro, mas inesperadamente, bastante superior aos 92.9 de Braga, que não se ouvem de todo, o que me surpreendeu, dado que em Gaia, 30 km a sul apanho melhor Braga do que Aveiro.
Mas o que me deixou mesmo espantado foi o facto de que na parte alta do Parque de Estacionamento do Hospital, nos 96.5 a Mega desaparece e leva cacetada da... Cadena 100 do Monte Faro. Nunca tinha apanhado nenhuma espanhola no distrito do Porto, a não ser na Onda Média.
Propagação? Não me pareceu! Mais similar ao que acontece, por exemplo, em Gaia, nos 106.0 em que há um "despique" entre a Antena Minho e a RR da Lousã.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #347 em: Junho 14, 2021, 08:49:34 am »
Nova grelha na MegaHits...
Girls Night Out termina e fica só a Ana Pinheiro,Teresa Oliveira 10-14,Diogo Pires 14-17 e novo programa Drive In com a Catarina Palma e Inês Andrade 17-20...
Nelson Cunha as sextas 20-21 faz o MegaHits Fresh com as músicas novas,um regresso.
Alexandre Guimarães e Inês Nogueira fazem só fins de semana...
Honestamente não se percebe esta mudança,mas pronto, espero que a Cidade não vá a reboque...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #348 em: Junho 14, 2021, 12:23:28 pm »
Percebe-se!

Mais um verão sem festivais, a Mega não tem tido audiências famosas, depois de uma altura que suplantou a Cidade, agora com mais dois bons emissores, não consegue descolar. E tem sido assim desde a saída do Rui Maria Pego.
Portanto, sem festivais, o verão na Mega vai ser mais musical, depois se verá como são os resultados e se aposta é para continuar, no regresso às aulas, no começo do Outono...

ToLv

• Hero Member
« Responder #349 em: Junho 14, 2021, 12:51:44 pm »
Também me custa a perceber estas mexidas, ainda que reconheça que continuam estagnados a nível de audiências. O que noto é que continuam muito "girly", seja nos temas seja nos próprios animadores -- não há grande paridade homens/mulheres. Sem os festivais e as emissões fora do estúdio vai ser ainda pior a nível de conteúdos. Vão ser apenas os "+ de 90 minutos de música sem parar" e com conteúdos pouco ou nada interessantes lá pelo meio nas intervenções. A nível de animadores também não percebo o desaparecimento do Alexandre e da Inês Nogueira, é um downgrade de todo o tamanho! Terminarem com o "Não É Tarde Nem É Cedo" é o que me custa mais a perceber, na verdade.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #350 em: Junho 14, 2021, 12:59:32 pm »
O Alexandre Guimarães podia-se encaixar na 3, mas é mais improvável encontrar petróleo no meu quintal do que isso acontecer.
De resto deve ser o que o R4 escreveu, no entanto continua o problema nas tardes em que em 4 anos é para aí o terceiro programa...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

ToLv

• Hero Member

pdnf

• Hero Member
« Responder #352 em: Junho 14, 2021, 09:40:14 pm »
Nova grelha na MegaHits...
Girls Night Out termina e fica só a Ana Pinheiro,Teresa Oliveira 10-14,Diogo Pires 14-17 e novo programa Drive In com a Catarina Palma e Inês Andrade 17-20...
Nelson Cunha as sextas 20-21 faz o MegaHits Fresh com as músicas novas,um regresso.
Alexandre Guimarães e Inês Nogueira fazem só fins de semana...
Honestamente não se percebe esta mudança,mas pronto, espero que a Cidade não vá a reboque...

Entendo esta mudança de grelha como um erro colossal! Não tanto pela necessidade de reajustar a mesma, mas sim pelo timing e ausência de anúncio prévio. Fiquei para a minha vida quando vi o storie da Palma. Cheira-me a problemas financeiros, honestamente, até porque pelo que apurei, desde há coisa de mês e meio deixou de existir programas em direto ao fim-de-semana, com exceção do The Listening e o TicTok Radio Show (o primeiro talvez o melhor Programa da Mega, o segundo já devia ir de vela pois é o pior).

Mas vamos por partes. Saliento que na minha análise não vou considerar os custos com RH, que pelo que me consta, na Mega são relativamente baixos, na linha com o que se paga a licenciados em tantas outras áreas. Não, não ganham salários de médico!

1. O anúncio: não existiu, repentino, não se percebe! Parece que se passou alguma coisa de última hora que justifica esta mudança!
2. O entusiasmo: Estava agora mesmo a ouvir a Teresa Oliveira e fiquei com a ideia que também eles foram apanhados de surpresa com a mudança! Igual feedback senti no que respeita à Catarina no Instagram, sendo que ela costuma ser extremamente efusiva com tudo (ainda não vi nada mais dos restantes animadores).

2. Vamos às mudanças propriamente ditas: entendo que a Mega, com esta mudança, está a mudar o target. Esqueçam os Universitários. Parece-me, até por alguma inclusão de música mais antiga desde há uns dias, que há uma tentativa de entrar na faixa dos 25-35 que está a afastar-se de uma RFM cada vez mais envelhecida e que se vai tornar numa rádio de pais e mães de família, até porque a Renascença envelheceu, com a inclusão do Auditório da SIM. E é à luz disso que justifico (ou não) alguns dos pontos abaixo (vou ser descritivo e por inerência, longo):

a. Começo pela não mudança: o Snooze! A meu ver, esse sim, o programa a ser mudado e rapidamente. É um formato esgotado, ponto final. Morreu com a saída do Rui Maria Pego, está ligado às máquinas, mas ainda ninguém se deu conta. Não adianta fazer publicidade na Carris e na STCP, por o Vive La Guita só no Snooze, agora colocar uma das rúbricas mais nobres, o Confessions num horário desajustado. Está esgotado. Ponto parágrafo. Neste momento a Cidade FM tem melhor oferta no horário. Por outro lado, tenho a sensação que algum do crescimento das manhãs da Renascença foi feito à custa da Mega, efeito Filipa Galrão, que tinha um grupo de ouvintes muito fiel que migraram da estação 3 para a 1.
Nada contra o quarteto (incluo o Luís Pinheiro), mas o registo está desajustado. É demasiado infantilizado e focado em rúbricas com personalidades que espremido, aquilo dá 0. Está muito longe do ADN Renascença, que mesmo com uma roupagem Mega devia lá estar. Quais as razões?
Comecemos pela Maria, pois é a coordenadora do Snooze. Não tenho dúvidas de que é uma grande profissional mas está com dificuldade em perceber que está nos 30 e é uma mulher casada   ;D. Em conversa com ela, há uns tempos e perguntei-lhe o que se via a fazer daqui a uns 4/5 anos e a resposta foi "Não sei", provavelmente na Mega ainda. E isso é redutor, para um locutor que quer fazer da rádio carreira, como ela afirma. Por outro lado, a entrada dela no Curto Circuito (para ganhar dinheiro, dúvidas não existam) ainda lhe aprofundou o tipo de registo, o que não ajuda. É duro, mas acontece a todos. E é bom, pois obriga a nos reinventar: penso que seria altura de ir um bocadinho para o banco, que é como quem diz, mudar para um horário de menor impacto, para preparar a transição para uma rádio (mais) de companhia, que inevitavelmente acontecerá (a não ser que venha a ser diretora de programas da Mega quando o Nélson Cunha abraçar voos diretivos no grupo, o que também já ouvi que pode acontecer).
A Mafalda é um caso que tenho alguma dificuldade em explicar. Acho-a talentosa, tem o know how, apesar de ser uma semi-influencer não é o prototipo burrinha, é uma mulher bonita, atrai audiências... mas está com a cabeça noutro lugar. Sejamos sinceros, a Mega para ela são os trocos e o capricho de seguir as pisadas da tia, com quem, curiosamente, concorre no horário. Onde ganha dinheiro é na TVI e no Instagram. Para além disso, de manhã está num registo e à tarde vira para a brejeirice que são um BigBrother ou um LoveonTop. Ainda não percebi se vai assentar na rádio, até porque tem o namorado, o Rui Simões da Comercial na mesma profissão, o que pode ser um incentivo extra, ou se vai ser a próxima Cristina Ferreira. Espero que não enverede pela segunda opção.
O Conguito tem de mudar o registo. A começar por usar o nome dele, Fábio Lopes. Aquele gajo sim, está a representar uma persona. Percebe de música a pacotes, tem uma mundividência diferente, mas foi apanhado naquele namoro tóxico Maria-Mafalda que não o deixa desenvolver. Como já disseram, é difícil impor alguma masculinidade naquele painel. Tem o plus de ser de origem africana e é importante a representatividade principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, mas até aí a Cidade FM consegue igualar a parada, com o Hélder Tavares, Condições para o manter: ir tirar a Licenciatura. Sinto que por vezes lhe faltam bases, segundo a Maria, o próprio o admite.
O Luís Pinheiro, tem um timbre estranho, mas aprecio o estilo. É low profile, um bocadinho old school no que toca à mistura entre rádio, vida privada, redes sociais, o que aprecio.

b. Fim do Top10às10: é para mim o segundo erro desta mudança de grelha. Atira-lo para um domingo, com o Diogo Pires que é um excelente animador, mas que não me parece que seja o indicado para conduzir este formato, parece-me um erro. Para além disso, ao Domingo há já o top 25 da RFM, a menos que estejam a testar o Diogo para substituir o Fragoso no formato. Entendo ainda que numa rádio jovem, um formato interativo, que atrai o publico a interagir com o site, funcionaria. Deveria ser melhor explorado com o recurso às redes sociais, sem dúvida, mas acho que funcionaria melhor que os discos pedidos via Whatsapp. A Mega não é a rádio Voz de Santo Tirso XD.

c. O ajuste na mudança de horário do painel faz todo o sentido. Aquela troca em cima da hora de almoço era estranha. Por outro lado, o Painel do Diogo passa a finalizar às 17:00, à hora de saída do trabalho/faculdades, o que vai ajudar a agarrar as tardes, pois, era estranho as pessoas apanharem as conversas do painel já a meio. Convém, contudo, lembrar que o Diogo tem Renascença escrito na testa, portanto, a Mega é uma passagem. Vai saltar fora mais cedo ou mais tarde, não tenho dúvidas que vai ser um dos grandes nomes da Rádio em Portugal daqui a 10 anos. Até acredito que possa dar o salto para a Informação.

d. Chegamos ao elefante na sala: o fim do Não é Tarde nem é Cedo. Fiquei boquiaberto. Eram de longe as melhores tardes da Mega dos últimos anos e arrisco-me a dizer que ao momento, talvez das melhores conjuntamente com as da Comercial. Comparar o NTNC com o Toque de Saída é a diferença entre vinho e água. Aqui tenho vários pontos a destacar. O primeiro é sem dúvida o GRANDE voto de protesto pelo que fizeram à Teresa. Sendo de longe a melhor voz da estação, é estranho pô-la no horário com menor visibilidade. Senti-a mesmo triste na emissão hoje, sem aquele brilho que lhe conhecemos. Falei com ela e confirmei as minhas suspeitas. É de facto um passo atrás na carreira. Tenho impressão que ela é o patinho feio da Mega, por não alinhar tanto na grupeta e por ser a que tem mais cabeça ali. Por mim adoro esta mudança, pois é o horário em que mais escuto, e apesar de também gostar imenso do registo da Palma, entre as duas, escolho a Teresa sem dúvida. Mas aqui o que interessa não é o meu consumo.
Quanto ao Alexandre, a sério que o encostaram? O gajo com 23 anos que entrevista com aquela classe o Rodrigo Guedes de Carvalho vai voltar a ser produtor e a fazer uma manhã gravada ao Sábado? A sério? Se o Diogo tem escrito Renascença, o Alexandre tem RFM. Tal como o Diogo têm caminho a palmilhar, mas faz-se no ar. Não em casa. Se queriam mudá-lo de horário, mantinham-no com a Teresa às 10h, visto que aquela dupla tinha uma química muito boa.
A única razão porque explico o fim do programa chama-se Inês Andrade. Honestamente, entre o quase um ano de ausência pelo nascimento da Maria do Carmo, acho que no programa funcionou melhor o duo do que o trio. Para além disso, a voz dela e a da Teresa juntas, não casavam maravilhosamente. A Inês ainda não encontrou o lugar dela na Mega. Não vai ser ao lado da Palma que vai funcionar. As duas personalidades mais estridentes da rádio juntas? Hoje não consegui ouvir mas estou curioso. Para além disso, a Palma já esteve nas tardes e acho que ela tem um registo mais manhã, sem dúvida. Vai morrer de tarde, àquela hora já não se quer tanta energia junta. Vai ser o maior erro desta nova grelha, que não vai chegar a setembro. Apostas?  Queriam um programa destes à tarde, punham a Inês e a Ana Pinheiro. Inês e Palma, nem pensar.

e. Finalmente, e porque a lista é extensa, o fim do GNO e o erro Inês Brito Nogueira. A miúda para além de ter uma voz linda de morrer, era leve, respirava modernidade. A Inês penso que está talhada para voos bem mais altos, mas é novíssima. Precisava de crescer. E, a terem de ter só uma locutora à noite, desculpa Ana Pinheiro, mas podes bem passar. Nada contra a Ana, aliás tenho um carinho imenso pela família dala, mas é para mim a locutora mais fraca da Mega. Não me acredito que vá passar muito para além daqui. Estagnou na carreira, acho que o futuro que se lhe reserva é a produção, tal como o marido. Acho uma injustiça para a Inês, que foi o pau para toda a colher ao longo deste ano. Vai fazer falta no ar. Ainda assim, o fim do GNO saúda-se. Só o nome e aquelas promos, afastam 50% do potencial auditório.
É verdade que é um horário difícil, com a concorrência do Wi-Fi da RFM. Já cheguei a pensar que até podia ser interessante emissão conjunta das duas estações neste horário. Ou então, com a saída da Joana Cruz, mandar a Pinheiro para o Wi-Fi. Até era capaz de ser um registo interessante para ela.

f. Oportunidade perdida para retomar os serviços noticiosos na Mega. Sim, os jovens precisam e consomem informação, como aliás se viu no contexto de pandemia. Pelo menos um por painel deveria existir.

g. O regresso do Nelson Cunha uma hora por semana. Serve mesmo que finalidade? Há pessoal que não olha ao espelho e vê que o comboio já saiu da estação?

h. Contratar mais um homem: era crucial.

Assim, pelo exposto, fosse eu Diretor de Programas da Mega, e mantendo todos os animadores em antena, ponderando devidamente a grelha seria a seguinte:

06:00 às 10:00: Catarina Palma (coordenadora), Alexandre Guimarães, Mafalda Castro – sei que não seria muito profissional por o casal junto, mas seria um risco que estaria disposto a correr
10:00 às 14:00: Maria Correia com Mega Hits Top10 às 10
14:00 às 17:00: Ana Pinheiro
17:00 às 20:00: Teresa Oliveira (coordenadora), Diogo Pires, Fábio Lopes, Inês Nogueira (com The Listening às 19:00) às quartas-feiras.
20:00 às 23:00: Inês Andrade (coordenadora) e Luís Pinheiro

Ausências da Maria: Inês Nogueira
Ausências da Ana: Fábio Lopes

Para já, fins de-semana e feriados, manteria a grelha como está, sem o RadioShow ao Domingo. Mas começaria a pensar em programas diferenciados para os fins-de-semana, nomeadamente com os espaços de podcast. Não tem de ser tudo música a metro.

(Desculpem o tamanho do post)
« Última modificação: Junho 14, 2021, 09:54:12 pm por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #353 em: Junho 14, 2021, 10:31:47 pm »
Gostei dessa análise.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #354 em: Junho 15, 2021, 04:50:59 am »
Penso que temos um recorde nos posts de rádio dos últimos 15 anos para "post mais longo que consegue só falar de locutores e trocas e baldrocas com especulações à mistura e considerações pessoais". Os mais antigos que me confirmem, mas penso que é um recorde.

Pessoalmente resumo tudo isso a quatro pontos:
- a Mega Hits era muito forte no segmento dos 15 aos 24 anos, é esse o seu público histórico;
- esse público está muito afastado da rádio e anda por outras bandas;
- a Cidade FM entrou no target da Mega Hits passado vários anos, com sucesso, e ouvir a RFM ou a Mega Hits vai dar quase ao mesmo fora umas músicas mais pesadas.
- dois emissores novos em Viseu e Rio Maior são despesa a mais em manutenção e eletricidade e também tem que ser rentabilizada (é a primeira mudança de grelha desde essa integração).

Resultado: tem que se tentar viabilizar o produto, que é uma coisa que tem talvez uns 15% de distinção da RFM no global, e mandá-lo para os 4%, ou a casa mãe andou a afetar emissores adicionais para basicamente nada. Pôr e tirar locutores, programas, horários... e olhar só a isso é basicamente olhar às peças do xadrez apenas, e não olhar para a imagem grande, a da estratégia do tabuleiro; e de que, no fim de linha, não é uma rádio - é um produto de rádio, está cá é para dar lucro e não para fazer serviço.

Foi tempo perdido a escrever. A questão está mais acima, hoje na rádio mais que nunca. Isto não é debate sobre rádio, isto é debate sobre recursos humanos. Tire-se Mega Hits e meta-se Deloitte e 90% do post fica a fazer sentido igual.

Cumprimentos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #355 em: Junho 15, 2021, 06:46:16 am »
No meu ver desconfio posso estar enganado que vão começar com emissões locais em Rio Maior e em Sintra,com o Alexandre e a Inês Nogueira.
O resto foi otimizar a grelha e dar lhe nova roupagem...
Mudanças,que não concordo,mas que do jeito que está pouco ou nada acrescem.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #356 em: Junho 15, 2021, 07:37:56 am »
Isto é muito simples.
A Mega, como uma rádio privada e comercial, tem que facturar. Tem que ter uma audiência interessante, que atraia publicidade, que trás dinheiro para pagar salários e investimentos.
Desculpem o frieza, mas é disto que estamos a falar.
Nelson Cunha fez um excelente trabalho, fez da Mega uma rádio atrativa, conseguiu o impossível, com metade dos emissores, suplantou a grande rival, cidade fm.

Sem festivais, com aquelas imensas horas fora do estúdio, que podiam fazer a diferença ( a Cidade não faz reportagens de festivais), a aposta é em mais música em antena.

Ora com mais dois emissores, as audiências tinham que ser melhores.
Ontem ouvi o novo programa da tarde, praticamente sem publicidade.
Isto não pode ser...
A estrutura do grupo RR não pode estar satisfeita  com esta situação e algo tem mesmo que mudar...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #357 em: Junho 15, 2021, 08:42:19 am »
Os dois novos emissores no meu ver deveriam ter mais publicidade...
Deveria ter havido mais comunicação pois o público desconhece ainda a existência da Mega nestas zonas.
E depois terem mais interação com os ouvintes como há na Cidade. Aquele snooze é muito afeminizado,não tem qualidade. A grelha é muito a base de redes sociais. Falta de calhar mais vozes masculinas... Pois a playlist acho a melhor que a da Cidade. E emissores tem melhores que a Cidade. Se a Cidade nas grandes cidades tem falhas a Mega não. Falo de Coimbra, Santarém, que chega melhor a Mega que a Cidade. O mesmo Aveiro. A Cidade chega mal nas grandes cidades mas cobre localidades que a Mega não cobre. Caso por exemplo de Vale de Cambra cobre zonas onde a Mega não entra,por exemplo Vouzela, Oliveira de Frades,Arouca.
Agora a Mega tem de mudar o estilo dos animadores e divulgar as suas frequências mais. Em Viseu entrou numa zona em que há público fiel a Cidade.
Não é so mudar a grelha,mas arranjar estratégias para fidelizar o público alvo.

pdf

• Visitante
« Responder #358 em: Junho 15, 2021, 08:32:31 pm »
Penso que temos um recorde nos posts de rádio dos últimos 15 anos para "post mais longo que consegue só falar de locutores e trocas e baldrocas com especulações à mistura e considerações pessoais". Os mais antigos que me confirmem, mas penso que é um recorde.

Se não for anda lá perto. Admiro a vossa paciência para falarem sobre o nada. 8)

pdnf

• Hero Member
« Responder #359 em: Junho 21, 2021, 01:05:17 pm »
Algum stress nos 90.6. Ouviu-se o genérico das notícias das 13h da Renascença sobre o Duncan Laurence. Até pensei que iam interromper a emissão e entrar em simultâneo, dada alguma situação excepcional.
Rádio é: