Autor Tópico: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares  (Lida 27566 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares
« Responder #90 em: Maio 31, 2026, 03:08:58 pm »
Haverei de reportar se chega alguma coisa mais próxima do Porto.

Viseu sinal fraco

Não chegava de todo a Viseu antes. Pode ter ido parar a Penacova ou Lousã para isso. Num caso ou noutro quase por certo que terei sinal se for o caso, embora fraco.
« Última modificação: Maio 31, 2026, 03:14:23 pm por Memorias da Radio »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #91 em: Maio 31, 2026, 06:48:31 pm »
Haverei de reportar se chega alguma coisa mais próxima do Porto.

Viseu sinal fraco

Não chegava de todo a Viseu antes. Pode ter ido parar a Penacova ou Lousã para isso. Num caso ou noutro quase por certo que terei sinal se for o caso, embora fraco.

Aqui pelos lados do litoral Oeste, nem sinal dos 90,4FM, dizer que tenho bom sinal dos 92,8 e consigo qualquer coisa dos 99,7. Por isso, Penacova não deve ser e Lousã, só se for numa cota mais baixa. Mas o diretor da rádio, podia dar a localidade do emissor, só para retirar essa dúvida.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #92 em: Maio 31, 2026, 09:30:27 pm »
Fui validar e não chega nada ao norte de Aveiro, só dá RFM. Lousã não é.

Mas para chegar com sinal fraco a Viseu também não é Poiares, que nunca chegou. Nem Coimbra.

Será Arganil ou Penacova, ambas chegam a Viseu, pior Penacova que Arganil (a avaliar pelo comportamento das frequências de cada local). Se for Penacova devo conseguir começar a apanhar a partir de Ovar emitindo com a potência normal, se for Arganil só mesmo lá para Aveiro deve começar a ouvir-se.

Forte suspeita que tenham deslocalizado para Arganil. Está suficientemente a sul para não chocar com a RFM do Muro.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #93 em: Maio 31, 2026, 10:23:52 pm »
Confirmado que à partida será Arganil, perfil de propagação similar ao da Arganil em 88.5 mas com menos potência que a Arganil. Não é de todo Penacova nem parece ser Miranda do Corvo.

Gosto é que em antena anunciam "a rádio que liga a região centro" e falam em Aveiro, Coimbra e Viseu. Ora eu em Aveiro cidade não se ouve de todo em condições mínimas, na A29 no litoral não há rigorosamente nada em toda a autoestrada, e é preciso ir para a A25 e quase para a terra do diretor para começar a ouvir: o primeiro sítio em que entra é na A25 já perto de Albergaria, mais concretamente à passagem por Assilhó. Para norte, vai-se ouvindo em mono pela N1 na área, mas com dificuldades e longe de estável.

Pelo menos a plástica é decente.

Yagi

• Full Member
« Responder #94 em: Junho 01, 2026, 08:36:50 am »
Já está a emitir em 90,4Mhz. Por agora sinal razoável na minha zona, mas pode estar a beneficiar da propagação.
Alguém sabe donde está a emitir?

Sinal com forte interferência dos 90.4Mhz da RFM Muro, pelo menos nestes dias de propagação muito favorável e nas zonas mais litorais. Em Vila Nova de Poiares e arredores acredito que a receção deverá ser mais "limpa".
« Última modificação: Junho 01, 2026, 08:38:52 am por Yagi »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #95 em: Junho 01, 2026, 09:15:13 am »
Mangualde até que ok,Viseu fraqueja muito.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #96 em: Junho 01, 2026, 10:27:56 am »
Mangualde até que ok,Viseu fraqueja muito.

Confirmo!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #97 em: Junho 01, 2026, 10:55:58 am »
Cobertura parece me parecida com a Cidade FM de Penacova.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #98 em: Junho 01, 2026, 11:15:22 am »
Já está a emitir em 90,4Mhz. Por agora sinal razoável na minha zona, mas pode estar a beneficiar da propagação.

Sinal com forte interferência dos 90.4Mhz da RFM Muro, pelo menos nestes dias de propagação muito favorável e nas zonas mais litorais. Em Vila Nova de Poiares e arredores acredito que a receção deverá ser mais "limpa".

Quem diria...

Yagi

• Full Member
« Responder #99 em: Junho 01, 2026, 02:12:41 pm »

Quem diria...

Sim, era absolutamente previsível. E esta frequência nem é das piores. Os 94.0Mhz da Observador são ciclicamente afetados pela Rádio No Ar e pela Kiss FM de Vigo que transmitem na mesma frequência. De Quinta-Feira ao Domingo passado a Observador em 94.0Mhz esteve 90% do tempo "abafada" pela Kiss FM e pela Rádio No Ar. Foi aliás um exemplo que referi quando escrevi um artigo sobre o esgotamento da capacidade do FM e a necessidade de se avançar para o DAB+.
https://dabportugal.blogspot.com/2025/05/dab-radio-digital-tera-nova.html

O FM está "esgotado". Até a ANACOM reconheceu isso. Mas sabemos a "resistência" que tem havido para se dar esse passo. E nem o "bónus" duma rede avançada de comunicações de emergência para alertas e informação à população que o DAB+ traria, fez pesar a balança a seu favor!  :(
« Última modificação: Junho 01, 2026, 02:14:41 pm por Yagi »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #100 em: Junho 01, 2026, 02:22:00 pm »
Pela Cidade Hoje, 94,0 MHz.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Yagi

• Full Member
« Responder #101 em: Junho 01, 2026, 02:40:28 pm »
Pela Cidade Hoje, 94,0 MHz.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Claro, Cidade Hoje 94.0Mhz. Obg.  :)

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #102 em: Junho 01, 2026, 05:42:37 pm »
Até Aveiro, quando havia sinal, era sempre sinal da RFM, isto na A29. Junto à costa acredito que essa seja a realidade até Mira ou mesmo Buarcos que são zonas em que a RFM do Muro consegue entrar ainda bem (admito que no centro da Figueira dê Mundial e a mesma coisa na AE que vai para a Figueira). O emissor é claramente de serrania.

Para norte em Aveiro pela serrania o emissor chega apenas minimamente em condições até Albergaria-a-Nova. Já não se ouve de todo no Curval, Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis). Ou seja, essencialmente é um emissor que apanha a Bairrada em Aveiro e o concelho de Albergaria-a-Velha no distrito, e é isto. Longe, muito longe, da "massa crítica", no litoral, e na minha opinião longe o suficiente para se dizer que não liga Aveiro. Cobre, quando muito, uma região de Aveiro em condições (e Aveiro tem 3!).
« Última modificação: Junho 01, 2026, 05:45:06 pm por Memorias da Radio »