Autor Tópico: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares  (Lida 26889 vezes)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares
« Responder #75 em: Maio 06, 2026, 03:50:19 pm »
A Lousã tem a possibilidade de ter varias zonas para instalar o centro emissor, se assim for. Não acredito que deixem colocar no Trevim, isso iria abrir uma "caixa" para outras rádios.
Alias, não esquecer que zonas do Trevim pertencem a Leiria, os emissores estão colocados na zona de Coimbra, mesmo na fonteira. Na altura, a Lousã FM tinha o seu emissor onde?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #76 em: Maio 06, 2026, 04:06:46 pm »
Ah, estava a esquecer-me dessas.

A Lousã tem a possibilidade de ter varias zonas para instalar o centro emissor, se assim for. Não acredito que deixem colocar no Trevim, isso iria abrir uma "caixa" para outras rádios.
Alias, não esquecer que zonas do Trevim pertencem a Leiria, os emissores estão colocados na zona de Coimbra, mesmo na fonteira. Na altura, a Lousã FM tinha o seu emissor onde?

Nunca percebi onde era. Mas a frequência era muito fraca.
« Última modificação: Maio 06, 2026, 04:08:38 pm por pdf »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #77 em: Maio 06, 2026, 10:17:30 pm »

Aqui há uns valentes tempos lembro-me de ler qualquer coisa em como não era de todo na Serra da Lousã, mas na vila da Lousã em si, a dar "de costas" para a elevação da serra...

Salvo erro essa referência está perdida nos arquivos do Mundo da Rádio do software anterior (um dos dois). Não me lembro de todo de se falar da Lousã FM no Ondas.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #78 em: Maio 06, 2026, 10:41:31 pm »

Aqui há uns valentes tempos lembro-me de ler qualquer coisa em como não era de todo na Serra da Lousã, mas na vila da Lousã em si, a dar "de costas" para a elevação da serra...

Salvo erro essa referência está perdida nos arquivos do Mundo da Rádio do software anterior (um dos dois). Não me lembro de todo de se falar da Lousã FM no Ondas.
Nunca ouvi a Lousã FM, creio que ainda foi uma frequência silenciada nos tempos da AACS, portanto, até 2005/06.

Lembro-me vagamente de se falar sobre o fim da estação nos fóruns de rádio desse tempo, o "nosso" e o do Rádio Informa.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #79 em: Maio 07, 2026, 03:56:44 pm »

Nunca ouvi a Lousã FM, creio que ainda foi uma frequência silenciada nos tempos da AACS, portanto, até 2005/06.

Lembro-me vagamente de se falar sobre o fim da estação nos fóruns de rádio desse tempo, o "nosso" e o do Rádio Informa.

Saudades, apesar de tudo. O meio rádio parecia mais dinâmico do que hoje. E havia muito mais locais.

pdnf

• Hero Member
« Responder #80 em: Maio 09, 2026, 01:40:10 am »
Não sei em termos do FM como é esta rádio, mas, certo é que, em matéria de informação, tem uma cobertura que vai para lá da região Centro. A jornalista Alexandra Rebelo é uma máquina (literal) a escrever peças, e não, não são cópia dos telex da Lusa.

Um bom exemplo da "máquina" é esta sobre o feminicídio no mundo:
https://mundialfm.sapo.pt/feminicidio-aumenta-no-mundo-e-casos-recentes-expoem-dimensao-de-uma-tragedia-global/

Como publicam no portal Sapo, acabam a ter alguma visibilidade mais. Daí que o seu slogan seja "Mundial FM - A rádio de Portugal", realmente, numa rápida pesquisa, apanhei notícias do Minho ao Alentejo, à velocidade a que a máquina as escreve, se isto via moda noutras redações...

Ainda sem emissão desde o mau tempo, Mundial FM anuncia migração para os 90,4.
Acredito que esta situação esteja relacionada com a deslocalização do emissor, já falada aqui em tempos.
Imaginando que o emissor não vai para o Trevim, em que aí a coisa seria completamente diferente, estou mesmo a antever que lhes vá sair pior a emenda que o soneto. A coisa vai ficar ao nível dos emissores de Coimbra da RTP: em dias de propagação fazem uma comichãozita no Muro até Gaia, e não passa disso. Em circunstâncias normais, a Antena 2 Coimbra e a África Coimbra, pela A1, não são sequer escutadas na Área de Serviço da Mealhada, concelho vizinho.
Em Coimbra, mesmo, estive a consultar os meus bandscans, mesmo os que fiz em Cruz de Morouços, o Muro não entra, o sinal passa por cima da cidade de Coimbra. Mas passa mesmo, porque é audível mais abaixo na A1 e, não me canso de dizer, em pleno sul do distrito de Leiria, na A8 há uma falha de 91.7 que é sempre 90.4 que é chamada a cobrir.

Sem falar que se o emissor fosse para a Lousã em 100.6 haveria problemas em parte do concelho da Nazaré (na parte mais fora do centro, mas sim), que são da área de influência da Nazaré FM. Pode ter tido que ver com este conjunto de coisas.
Claramente, será pela Nazaré, parece-me demasiada proximidade, não obstante serem 8 concelhos de caminho entre a Nazaré e Poiares, mais dois dos que separam, por exemplo, a Maia da Anadia nos 100.8, e, mesmo assim, quando a Província estava ligada, era o festival que conhecíamos.

O Trevim está em Coimbra, ainda pode lá estar, para Santo António da Neve, junto à Comercial, já não poderia, pois é Castanheira de Pêra, não é fronteiro. A questão do distrito é irrelevante, há sempre o clássico exemplo da Rádio 5, distrito de Aveiro, emissor no distrito do Porto, ou da Marginal, distrito de Lisboa, emissor no distrito de Setúbal.

Saudades, apesar de tudo. O meio rádio parecia mais dinâmico do que hoje. E havia muito mais locais.
Até o nosso fórum, sinto-o meio adormecido, de há uns tempos a esta parte. Contra mim falo, que agora venho cá poucas vezes, o tempo escasseia cada vez mais, mas também o meio, está um bocado parado, sinto isso.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #81 em: Maio 09, 2026, 12:19:34 pm »
Também sou de opinião que o nosso Fórum está "adormecido". Julgo ser um presságio do que está a acontecer com a rádio portuguesa, sem quaisquer novidades de relevo, a perder ouvintes e a cair num total marasmo...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #82 em: Maio 10, 2026, 11:55:32 am »
Também sou de opinião que o nosso Fórum está "adormecido". Julgo ser um presságio do que está a acontecer com a rádio portuguesa, sem quaisquer novidades de relevo, a perder ouvintes e a cair num total marasmo...
Os números não mostram isso. Continuamos com bastantes visitas e posts diários regulares.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #83 em: Maio 11, 2026, 12:24:33 pm »
Os números não mostram isso. Continuamos com bastantes visitas e posts diários regulares.

OK, pode ser apenas uma perceção minha...

nunosoares

• Newbie
  • *
« Responder #84 em: Maio 19, 2026, 10:48:54 pm »
Li com atenção tudo o que aqui se escreveu, por vezes sorri, por outras nem acreditava no que lia.

A MUNDIALFM passará para uma nova frequência, 90.4FM, surge na sequência da deslocalização do seu centro emissor, que entrará em funcionamento ainda este mês, provavelmente na próxima semana.

Todo um novo sistema radiante, com uma nova torre para continuar a servir os nossos ouvintes e a nossa região.

Até breve!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #85 em: Maio 20, 2026, 09:58:21 am »
Li com atenção tudo o que aqui se escreveu, por vezes sorri, por outras nem acreditava no que lia.

Quer elaborar? Ou é só mandar para o ar?