Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 160958 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #480 em: Janeiro 08, 2026, 05:11:12 am »
Viseu exceto o centro,o rádio anda a ir buscar mais vezes os 90.8 da Lousã que os 94.3 de Viseu.
Curioso terminaram na Comercial com o By Night.

pdnf

• Hero Member
« Responder #481 em: Janeiro 08, 2026, 12:54:05 pm »
Dificuldades de captação da Rádio Comercial hoje em 97.7, sem qualquer interferência exterior que se veja, mesmo em linha de vista e em campo aberto. Queres ver que também esta apanhou o síndrome da potência reduzida?

Ou o diretor técnico está simplesmente a deixá-las cair todas porque não estão a passar em nenhuma?
Não me parece, aqui na zona do HSJ, das seis nacionais a sair de Gaia, a Comercial é de longe a que tem maior força de sinal, acima dos 60, todas as demais andam pelos 45.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #482 em: Janeiro 10, 2026, 06:42:44 pm »
Modulação (volume de som) ~25% abaixo da Rádio Nova (!) e mais ainda da RFM em dois emissores da Bauer ontem, dia 9 de janeiro: Comercial 97.7 e M80 90.0. Não sei o que aconteceu. Captado em plena cidade do Porto.

Não confirmei a Cidade, mas a Batida FM estava a operar com a modulação de sempre. M80 também com algumas interferências na zona do Porto e abaixo dos níveis de sinal habituais, mas sem chegar a entrar a Mega e ainda num nível razoável para o que é a realidade daquele emissor.

Por sua vez, SmoothFM 89.5 às 21h com um muitíssimo incomodativo ruído agudo no som, que apenas aparece em estéreo e desaparece quando em Mono, e com potência suficientemente reduzida para apresentar algumas interferências e mesmo perdas de estéreo em plena VCI, entre a Afurada e a Boavista, às portas do próprio concelho!

Custa muito mandarem para a Smooth no Porto um processador de som dos que tenham de reserva...

pdnf

• Hero Member
« Responder #483 em: Janeiro 11, 2026, 12:09:08 am »
Por sua vez, SmoothFM 89.5 às 21h com um muitíssimo incomodativo ruído agudo no som, que apenas aparece em estéreo e desaparece quando em Mono, e com potência suficientemente reduzida para apresentar algumas interferências e mesmo perdas de estéreo em plena VCI, entre a Afurada e a Boavista, às portas do próprio concelho!
Se perde o PS na Rua Pedro Hispano, a 2km de Matosinhos, já nada me surpreende.

No meu escritório,  estou a 150m da confluência de Matosinhos, Maia e Porto, e não consigo escutar devidamente duas locais, uma da Maia, outra de Matosinhos, dentro de portas. Curiosamente, são as duas da Bauer, Smooth e Batida FM.

https://www.google.com/maps/@41.1837882,-8.5969296,3a,51.1y,190.07h,85.99t/data=!3m7!1e1!3m5!1sfL3iIoI--TMVU3TIqVTAcg!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fcb_client%3Dmaps_sv.tactile%26w%3D900%26h%3D600%26pitch%3D4.013019141859957%26panoid%3DfL3iIoI--TMVU3TIqVTAcg%26yaw%3D190.0713700497842!7i16384!8i8192?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI2MDEwNy4wIKXMDSoASAFQAw%3D%3D
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #484 em: Janeiro 13, 2026, 03:34:49 am »
Ouvindo 94.3 da Comercial,em Mangualde,num rádio despertador,achei estranho estar a haver uma espúria.
Pasmem se,da Rádio Cultura de Seia.
Achei bem estranho,espúria em 94.3.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #485 em: Janeiro 13, 2026, 08:49:38 am »
Ouvindo 94.3 da Comercial,em Mangualde,num rádio despertador,achei estranho estar a haver uma espúria.
Pasmem se,da Rádio Cultura de Seia.
Achei bem estranho,espúria em 94.3.

RCS que nem RDS tem - avariou. Enviei há tempos email para esta rádio local de Seia e informaram-me que estaria para breve a resolução do problema; até hoje continuamos a aguardar a intervenção...

pdnf

• Hero Member
« Responder #486 em: Maio 10, 2026, 02:29:05 am »
Graças ao recetor web de Badajoz, é perceptível que, a esta hora, os 105.9 da Rádio Comercial estão a esta hora desligados.
Rádio é:

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #487 em: Maio 11, 2026, 09:33:43 am »
Claramente o grupo bauer está com dificuldades em manter as condições técnicas dos emissores, mas, segundo o já comentado por alguém aqui, muito estão a fazer com a equipa técnica reduzida que têm..
Emissor de Mértola da RComercial 95.8 MHz com modulação muito baixa, parece operar sem processador..
Luís Gonçalves

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #488 em: Maio 11, 2026, 05:28:47 pm »
Graças ao recetor web de Badajoz, é perceptível que, a esta hora, os 105.9 da Rádio Comercial estão a esta hora desligados.

Posso asseverar que o emissor está vivo e de boa saúde a esta hora.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #489 em: Maio 12, 2026, 11:10:03 pm »
PS do RDS nos M80 nos 103,8 MHz - tinha um "espaço" a mais, ou seja, era " M80" em vez de "M80" - foi finalmente corrigido.

A falha na sincronização dos 98,4 MHz - tinha um segundo de atraso - para 96,4 MHz e 93,0 MHz também foi corrigida. E parece-me que a equalização dos 98,4 MHz está mais de acordo com a restante rede - deixando de ser tão "seco" - mas terei que confirmar futuramente.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #490 em: Maio 13, 2026, 06:41:46 pm »
PS do RDS nos M80 nos 103,8 MHz - tinha um "espaço" a mais, ou seja, era " M80" em vez de "M80" - foi finalmente corrigido.

A falha na sincronização dos 98,4 MHz - tinha um segundo de atraso - para 96,4 MHz e 93,0 MHz também foi corrigida. E parece-me que a equalização dos 98,4 MHz está mais de acordo com a restante rede - deixando de ser tão "seco" - mas terei que confirmar futuramente.

Aproveitaram a onda e fizeram uma ronda pelos restantes emissores, provavelmente.

Não sei se reviram 90.0, que anda fraquíssimo na propagação para sul... a tal ponto que Valongo consegue ser mais consistente que o Monte da Virgem em partes de Gaia.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #491 em: Maio 13, 2026, 09:27:10 pm »

Aproveitaram a onda e fizeram uma ronda pelos restantes emissores, provavelmente.

Não sei se reviram 90.0, que anda fraquíssimo na propagação para sul... a tal ponto que Valongo consegue ser mais consistente que o Monte da Virgem em partes de Gaia.
Mas isso sempre foi assim, 90,0 tem refletores desde que foram para o MdV. Das últimas semanas tenho confirmado que o AF comuta para essa frequência na zona da Antuã na A1 ou na zona de Ovar na A29, e isto em carros diferentes. A frequência sempre apresentou este comportamento.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #492 em: Maio 14, 2026, 05:31:39 pm »

Mas isso sempre foi assim, 90,0 tem refletores desde que foram para o MdV. Das últimas semanas tenho confirmado que o AF comuta para essa frequência na zona da Antuã na A1 ou na zona de Ovar na A29, e isto em carros diferentes. A frequência sempre apresentou este comportamento.

Pergunto-me se por vezes não teria sido simplesmente melhor ficarem no Porto como frequência e dispensarem os refletores...

A questão é que eu noto a frequência muito mais inconsistente do que o normal. O padrão de sinal é o mesmo, sim, e pelo menos no caso de Ovar na A29 confirmo o que mencionas (e com 2 viaturas, uma amplificada e outra não na antena), mas dentro dele há uma franca inconsistência até em territórios do Monte da Virgem que o teu rádio pode estar a conseguir disfarçar, mas o meu tem mais sensibilidade e apanha os buracos todos. Não é falta de sinal, é inconsistência na mesma área de cobertura do sinal.

Estamos a falar de em plena A29, Arcozelo, São Félix, descida para Espinho, a caminho de Esmoriz depois, estar com quebras de dimensão suficiente para serem inaceitáveis para um emissor do Monte da Virgem e que não se verificam em mais nenhuma frequência que saia deste local (com exceção da Sudoeste, mas essa tem refletores e sempre saiu em mínimos a sul de Arcozelo). Seriam expectáveis noutras localizações (Matosinhos, Valongo, até o Porto), mas não ali, em área de influência e de benefício mar à propagação.

Mais: os refletores sempre foram notórios, mas não foi nunca aqui. Foi sempre bem depois, a partir de Esmoriz, ou se quiseres ser 100% preciso, delimitada de Esmoriz para sul, Mozelos/Sta. Maria de Lamas para oeste. Esta é a área a partir da qual começam a haver problemas a sério em todos os emissores locais no Monte da Virgem, porque começas a ter relevos que distorcem a área de influência - basta tentares subir para Fiães pelas estradas locais que percebes o que estou a falar.

A M80 já foi muito mais consistente que isto. Outro dia o pdnf falou que a M80 em 90.0 apresentava um nível de sinal de 20 (!) e que era a pior a sair do Monte da Virgem. O nosso colega de fórum estando em Gaia, acho completamente anormal que um emissor que transmite em Gaia e não apresenta refletores a afetar a área em que ele se encontra registe um valor de 20 e claro, matematicamente se tens uma menor força de sinal a chegar abres mais zonas de potência reduzida para a mesma área de propagação e pioras o chamado SNR. É o SNR que está em causa aqui, está uma desgraça na M80.

Tem falta de manutenção, os ganhos do array de antenas estão pela hora da morte. Se não querem gastar energia com os emissores façam como a Observador e compensem no ganho, agora isto assim não é nada...

E não ouço, imagina se ouvisse.
« Última modificação: Maio 14, 2026, 05:35:37 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #493 em: Maio 17, 2026, 12:00:53 am »
Efetivamente reporto melhorias na consistência da M80 em 90.0, mesmo num dia de propagação difícil como foi aquele que vi, com a honrosa exceção da saída 12>11 na A29 em que sofria interferências da Mega em 50/50 e de toda e qualquer coisa para sul de Espinho, em boa parte culpa do estado da propagação nesse dia em particular. Mas, pelo menos, está mais consistente em Gaia e Espinho.

O que quer que tenham feito ajudou.