Estive esta tarde na região de Aveiro, sai de Gaia em 97.7 e só entrei em 90.8 Lousã na Costa Nova, cerca de 1km após o final da A25, para logo voltar a Gaia. O sinal de Vila Nova de Gaia é excecional, o da Lousã quando entra, é extremamente instável.
Depois, fui ao centro de Aveiro, na rotunda do Fórum Aveiro é espetacular, não tens sinal, nem de 90.8, nem de 92.2 (!!!), e 97.7 tem ali uma zona de sombra, que se prolonga pela rua que dá acesso ao Rossio. Mas na rotunda é mesmo muito notório, o sinal desaparece totalmente. 92.2 está lá, não sei exatamente a fazer o quê, mas deve estar a operar a tão baixa potência que só me entrou por não mais que 100m, junto à Estação de Aveiro, de resto, é Gaia 99% do tempo.
Por comparação, na volta, fui na RFM, 97.4 também não servem para grande coisa, mas são preferenciais até entrar na A25, no nó da EN109 junto ao Pingo Doce. Depois, vai em 91.7 sempre até ao nó de Ovar Sul, depois vai até Maceda em troca e, daí em diante, segue em 104.1, como expectável.
É uma opção da Comercial, mais do que uma questão de falha, mas, o que me parece é que, ao focar tanto Gaia na orientação a sul, quase de certeza que vai ter zonas mais descobertas a Norte, porque, repito, não há Muro.