Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 160053 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #150 em: Janeiro 07, 2018, 07:12:02 pm »
E os elementos radiantes da Mega e da M80 por curiosidade direcionados para Sul e não pra cidade... Dai a fraca prestação de ambos para Norte e para o interior ao contrário da RTP...

Se as torres estão munidas de elementos radiantes omnidireccionais, a orientação dos mesmos não será um factor muito relevante. Fazendo uma analogia, se o candeeiro está fixo, preso ao tecto, pouco importa se, ao enroscar a lâmpada, a marca "CE" inscrita perto do casquilho está virada na direcção da porta ou na da janela, que a sala fica iluminada de igual forma.
« Última modificação: Janeiro 07, 2018, 07:15:05 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

CS

• Jr. Member
  • **
« Responder #151 em: Janeiro 11, 2018, 11:23:50 pm »
Há 3 anos passei uns dias de férias em Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e até Vilar Formoso. A Antena 1, a Antena 2, a Antena 3, a RR, a RFM e a TSF ouviam-se bem da Guarda a Foz Côa, graças ás frequências dos emissores na Guarda, na serra da Marofa e na serra de Bornes. O rádio saltava de emissor em emissor, mas as rádios não tinham grandes falhas de sinal. Exceto a Rádio Comercial, que só se ouvia nas frequências 96.1 Guarda e 91.9 Bornes e no vale do Côa ouvir com dois emissores que se apanham com bastantes falhas é um grande desafio. A Rádio Comercial precisava mesmo de um emissor na Marofa.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #152 em: Fevereiro 01, 2018, 08:10:05 pm »
Caro Joao,a dúvida é onde colocar o emissor pra Coimbra para a Comercial...
De Coimbra a Viseu, o caro “estvmkt” conhece melhor o comportamento de sinal dos emissores do que eu. Relativamente à cobertura em Coimbra e concelhos limítrofes, a Antena 1 tem um desempenho impecável, não há a mínima falha de sinal. O emissor de 94.9 colmata a mínima falha de 87.9 e vice-versa, pelo que, talvez, essa seja a melhor localização (onde está a torre de 94.9) para uma micro-cobetura da “Comercial”.

Uma dúvida,o Monte Trevim é visível do IP3,da Lousã e de Vila Nova de Poiares?
Se sim,já sei mais ou menos onde fica.
E já percebo o porquê da fraca prestação dos emissores em Coimbra... entre o Trevim e Coimbra há uma zona de montanhas entre Miranda do Corvo e Coimbra...

pdf

• Visitante
« Responder #153 em: Fevereiro 01, 2018, 08:40:53 pm »
De Coimbra a Viseu, o caro “estvmkt” conhece melhor o comportamento de sinal dos emissores do que eu. Relativamente à cobertura em Coimbra e concelhos limítrofes, a Antena 1 tem um desempenho impecável, não há a mínima falha de sinal. O emissor de 94.9 colmata a mínima falha de 87.9 e vice-versa, pelo que, talvez, essa seja a melhor localização (onde está a torre de 94.9) para uma micro-cobetura da “Comercial”.

E já percebo o porquê da fraca prestação dos emissores em Coimbra... entre o Trevim e Coimbra há uma zona de montanhas entre Miranda do Corvo e Coimbra...

Sim. Não obstante, o Trevim é mesmo a melhor opção para Coimbra e para a zona centro. Aliás, na parte mais a Oeste de Coimbra há zonas onde se avista o Trevim.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #154 em: Fevereiro 01, 2018, 10:43:53 pm »

Sim. Não obstante, o Trevim é mesmo a melhor opção para Coimbra e para a zona centro. Aliás, na parte mais a Oeste de Coimbra há zonas onde se avista o Trevim.
Se não me engano dá para ver o Trevim na A1, na zona de saída para a A13.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #155 em: Fevereiro 01, 2018, 10:52:19 pm »
A única vantagem da Comercial ter o seu emissor onde está localizado é a cobertura a sul.
Fora isso não vejo grandes vantagens...
Se bem que,em Mangualde,recordo-me de à uns anos atrás,no meu quarto,apanhar melhor os 90.8 ao invés da RFM e da RR (a RR nunca consegui apanhar bem nessa zona,vá se lá saber porquê). Nem a TSF (tapada pela Rádio Mangualde)...
A Comercial,se quiser melhorar o sinal em Coimbra,só lhe resta mesmo colocar um emissor em Coimbra...
Engraçado no grupo MCR é que a rádio jovem,neste caso a Cidade,tem os seus 2 melhores emissor,para capitais de distrito,em Viseu e Lisboa,o resto têm todos algumas falhas de recepção nas malhas urbanas das capitais de distrito. Coimbra nem tanto,mas Braga segundo relatos aqui no fórum não é grande espingarda,Redondo desconheço,como Alcanena,Vale de Cambra terá as suas falha em Aveiro (nunca percebi esta frequência não ter emissão em cadeia ao invés de Amares,pois Vale de Cambra serve melhor o Porto que os 107.2)...
A Vodafone em Coimbra até tem cobertura muito boa,a Smooth Fm nem por isso,tem muita zona sombra sombra.
Na grande Porto,os 94.3 da Vodafone servem a malha urbana da invicta,pecam por a sul ouvirem-se mal...
A Smooth tem cobertura algo fraquita na malha urbana da invicta,quando comparável com Valongo,por exemplo.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #156 em: Fevereiro 02, 2018, 12:56:40 am »
A única vantagem da Comercial ter o seu emissor onde está localizado é a cobertura a sul.
Fora isso não vejo grandes vantagens...
Se bem que,em Mangualde,recordo-me de à uns anos atrás,no meu quarto,apanhar melhor os 90.8 ao invés da RFM e da RR (a RR nunca consegui apanhar bem nessa zona,vá se lá saber porquê). Nem a TSF (tapada pela Rádio Mangualde)...
A Comercial,se quiser melhorar o sinal em Coimbra,só lhe resta mesmo colocar um emissor em Coimbra...
Engraçado no grupo MCR é que a rádio jovem,neste caso a Cidade,tem os seus 2 melhores emissor,para capitais de distrito,em Viseu e Lisboa,o resto têm todos algumas falhas de recepção nas malhas urbanas das capitais de distrito. Coimbra nem tanto,mas Braga segundo relatos aqui no fórum não é grande espingarda,Redondo desconheço,como Alcanena,Vale de Cambra terá as suas falha em Aveiro (nunca percebi esta frequência não ter emissão em cadeia ao invés de Amares,pois Vale de Cambra serve melhor o Porto que os 107.2)...
A Vodafone em Coimbra até tem cobertura muito boa,a Smooth Fm nem por isso,tem muita zona sombra sombra.
Na grande Porto,os 94.3 da Vodafone servem a malha urbana da invicta,pecam por a sul ouvirem-se mal...
A Smooth tem cobertura algo fraquita na malha urbana da invicta,quando comparável com Valongo,por exemplo.
Do que conheço do Porto, creio que, no geral, a cobertura da "Cidade" (rádio) no perímetro urbano é, regra geral, muito satisfatório a bom, tendo em conta que os 101,0 (Vale de Cambra) constituem uma frequência que se escuta em boa parte da cidade invicta, complementando o sinal dos 107,2 MHz. Para nem falar que a zona da Ribeira está em linha de vista para o Monte da Virgem, não havendo, nesta zona da cidade, qualquer problema de recepção deste último emissor.

Quanto a Braga, sendo verdade que o emissor da M80 em Fafe (103,8) não se faz ouvir em boas condições dentro do miolo urbano da "Roma portuguesa", a "Cidade" (rádio) ouve-se em condições muito satisfatórias a boas, mercê do emissor de Amares (104,4 MHz). Além disso, os 107,2 também se escutam em determinadas zonas da cidade dos arcebispos.

Relativamente aos 97,2 MHz Redondo, o emissor da Serra de Ossa cobre em boas condições boa parte da cidade de Évora. Todavia, e especialmente no interior de edifícios, há zonas onde a "Cidade" (e as demais emissões a partir da serra) entram com dificuldade.

Enviado do meu HARRY através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #157 em: Fevereiro 02, 2018, 07:49:20 am »
Em Viseu a cobertura até é boa a excelente só que nunca percebi o porquê de a M80 nao emitir nos 102.8... Uma curiosidade sobre o emissor da Comercial de Vouzela. Em Vouzela ouve se...mal

pdf

• Visitante
« Responder #158 em: Fevereiro 02, 2018, 01:04:34 pm »

Se não me engano dá para ver o Trevim na A1, na zona de saída para a A13.

Sim, e entre Coimbra Norte e Coimbra Sul se formos com atenção também dá para ver.

guest6

• Visitante
« Responder #159 em: Fevereiro 02, 2018, 02:24:59 pm »
pois Vale de Cambra serve melhor o Porto que os 107.2...

Meus caro com estas duas frases mostra algum ( substancial... ) desconhecimento da realidade da cobertura dos emissores em causa...!!!

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #160 em: Fevereiro 02, 2018, 07:53:10 pm »
Os 99,3 da (Cidade) ate tem uma cobertura bastante interessante, na zona de Leiria e Santarém. Consegue chegar mais ou menos ate Vila Franca de Xira pela A1 sem perda do sinal. Depois passa para os 91.6. Um emissor importante.

pdf

• Visitante
« Responder #161 em: Fevereiro 03, 2018, 11:06:18 am »
pois Vale de Cambra serve melhor o Porto que os 107.2...

Meus caro com estas duas frases mostra algum ( substancial... ) desconhecimento da realidade da cobertura dos emissores em causa...!!!

Nem mais...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

estvmkt

• Hero Member
« Responder #162 em: Fevereiro 03, 2018, 12:50:58 pm »
Eu digo isso,pois da última vez que fui ao Porto,no interior de edificio (neste caso hospital,salvo erro,de Santo António),conseguia apanhar bem as rádios do Monte da Virgem. As de Valongo,confesso que foi um bocado desilusão,especialmente a Mega (achei a M80 de Valongo a melhor,a Vodafone a mais fraquita,mas mesmo assim ao nível da Mega). Depois,conseguia apanhar a Cidade Vale de Cambra,com qualidade muito boa,até achei melhor que os 89.5...
Os 89.0,que se fazem ouvir bem de carro,por exemplo,apanhei com dificuldades.
A Nova Era apanhava bem a de Paredes...

guest6

• Visitante
« Responder #163 em: Fevereiro 03, 2018, 01:17:25 pm »
Eu digo isso,pois da última vez que fui ao Porto,no interior de edificio (neste caso hospital,salvo erro,de Santo António),conseguia apanhar bem as rádios do Monte da Virgem. As de Valongo,confesso que foi um bocado desilusão,especialmente a Mega (achei a M80 de Valongo a melhor,a Vodafone a mais fraquita,mas mesmo assim ao nível da Mega). Depois,conseguia apanhar a Cidade Vale de Cambra,com qualidade muito boa,até achei melhor que os 89.5...
Os 89.0,que se fazem ouvir bem de carro,por exemplo,apanhei com dificuldades.
A Nova Era apanhava bem a de Paredes...

O que diz tem uma validade residual. Falo por experiencia no terreno: DEZENAS de anos TODOS os dias, no grande Porto, andando de carro (várias viaturas de gamas diferentes...); no interior de edificios, com varios tipo de aparelho ( hifi, telemóveis... ) e até em caves de garagem. Ou seja como se diz na giria meu caro: "são MUITOS anos a virar frango".

estvmkt

• Hero Member
« Responder #164 em: Fevereiro 03, 2018, 01:55:57 pm »
 A nível de interiores  (onde as dificuldades são maiores) como é a cobertura dessas radios.