Autor Tópico: TSF - rede de emissores  (Lida 61186 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF - rede de emissores
« Responder #150 em: Outubro 09, 2024, 03:32:13 pm »
Emissores da TSF em Valença, Braga e Minhéu estão sem emissão, segundo a própria estação.

https://www.tsf.pt/3549304427/tempo-tsf-sem-emissao-em-algumas-zonas-do-norte-de-portugal/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Pelas 7h da manhã, também os 105,3 (Porto) estavam silenciados, mas retomaram entretanto

Bem a TSF, a ser ecológica.

"Devido ao tempo". Esperava isso de uma rádio local, não da TSF. Quanto muito, escreviam "em virtude das condições meterológicas adversas, que assolaram o Norte de Portugal".

Também eu, mas nota-se o esforço deles a partir do momento que o post tinha duas linhas... TSF a ser TSF. De laxismo em laxismo até ao laxismo final.

Mas hey, ficámos a saber que estava ativo afinal o emissor de Braga, de alguma forma. Nem tudo é mau.

pdnf

• Hero Member
« Responder #151 em: Outubro 09, 2024, 11:33:21 pm »
O de Braga já está ativo há algumas semanas, mas voltou à operação a mínimos. Não chega para logar o RDS sequer no norte do Porto. Deve estar a operar um pouco abaixo do que está a RFM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #152 em: Maio 17, 2025, 01:13:43 am »
Se querem crescer, é bom que resolvam este problema:

https://drive.google.com/file/d/1ddqEzE8xYlwIgb8AS6eXMeO9eU7yLH3h/view?usp=drivesdk

Agora já não é só a RFM, a ANTENA 2 juntou-se à festa.
Esta gravação é feita no centro de Gaia, junto à Estação de D. João II, que até tem campo bem desimpedido em direção a Santa Justa.
Desde o apagão, que o emissor de Valongo está em sérias dificuldades. Perde totalmente o RDS na A1, nem a Mega tem tantas dificuldades com a CMRADIO, mas pior é na descida do Dragão, onde tens vista para Santa Justa e os emissores do Monte da Virgem, na zona entre os dois radares, têm ali uma zona menos pujante, teres a TSF a sofrer entradas brutas, ora da RFM, ora da ANTENA 2.

Com total sinceridade, não é muito diferente a estabilidade de escuta da TSF da da OBSRVDOR, neste momento, aqui por Gaia.

Não sei o que se está a passar, mas alguma coisa vão ter de fazer, se não querem ir por aí abaixo na tabela de audiências.
« Última modificação: Maio 17, 2025, 01:15:31 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #153 em: Agosto 18, 2025, 12:16:42 am »
Parece-me que a rede da TSF está novamente a degradar-se: som com muito pouca presença e, até pelo facto de estar na A3 perto de Santo Tirso quando apanhei a TSF, a cobertura dos 105,3 MHz Valongo parece mais reduzida que o normal.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #154 em: Agosto 18, 2025, 03:29:23 pm »
A doença grave começa sempre com um sintoma ligeiro aqui e ali...

Boxx

• Hero Member
« Responder #155 em: Agosto 18, 2025, 05:16:33 pm »

Os sintomas começam a ser demasiado graves, ou se toma um medicamento rapidamente, ou aquilo cai de vez…

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #156 em: Agosto 18, 2025, 10:28:34 pm »
Parece-me que a rede da TSF está novamente a degradar-se: som com muito pouca presença e, até pelo facto de estar na A3 perto de Santo Tirso quando apanhei a TSF, a cobertura dos 105,3 MHz Valongo parece mais reduzida que o normal.

A esta hora, ainda que com conteúdos de palavra e o eco do estádio, mas não me pareceu com falta de brilho de todo, o microfone estava com som no ponto e o eco estava ok. Só consigo avaliar mais em concreto depois da meia-noite mas para já pareceu-me algo ok, pode ter sido alguma dificuldade pontual.

Nesse quadrante pareceu-me francamente pior o som em 107.4 que em 105.3, a esta hora. Mais para baixo, com pior nitidez e mais amorfo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #157 em: Agosto 19, 2025, 01:25:40 am »

Agora fui ouvir melhor nas colunas do carro e tenho que dar razão ao AG: mudaram o processamento de som em 105.3.

Se tivesse que descrever, esta falta de palco estéreo que falaste (fora um estranho efeito de "virtualização" da voz do César Santos nos separadores de frequência) faz um efeito perfeitamente equivalente ao que faz a Renascença, com a passagem de stereo para joint stereo. O processador ainda expande o som, mas como o sinal na origem piorou para este emissor, não há milagres. Está um som desinteressante, demasiado seco.

Mais estranho que isto foi o que apanhei três vezes em 15 minutos na emissão da TSF em 105.3: o som "desviou o centro" da voz para a direita por breves momentos na emissão do noticiário das 01h, ou seja, o que se ouvia de voz centrada desviou para a direita do nada e de uma maneira muito pouco natural, que não corresponde ao posicionamento num microfone. Não me lembro de ver similar efeito na antena da TSF desde talvez sempre. Fazendo fé por outros casos parecidos de "flutter", os cabos de áudio que alimentam o emissor, ou pior, o próprio emissor, estão a dar as últimas...

É como o pdf diz...
« Última modificação: Agosto 19, 2025, 01:27:47 am por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #158 em: Novembro 16, 2025, 03:31:41 pm »
Emissor da Lousã (107,4 MHz) a emitir com potência reduzida. Tão reduzida que demora imenso tempo a obter o PS do RDS…

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #159 em: Novembro 17, 2025, 10:19:33 pm »
Emissor da Lousã (107,4 MHz) a emitir com potência reduzida. Tão reduzida que demora imenso tempo a obter o PS do RDS…

Tem sido o emissor que mais problemas apresenta por estes dias. As congéneres nortenhas aguentam-se.

pdnf

• Hero Member
« Responder #160 em: Novembro 17, 2025, 10:38:13 pm »

Tem sido o emissor que mais problemas apresenta por estes dias. As congéneres nortenhas aguentam-se.
Por aqui não noto problema nenhum, e já ontem à noite testei, os 107.4 chegam com RDS com facilidade, valores de sinal na casa dos 30 para cima, melhores até que os 105.3 de Valongo.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #161 em: Fevereiro 10, 2026, 06:11:36 pm »
Normalmente escrevemos sempre para dar nota de algum problema na rede da TSF, mas hoje faço-o para salientar que o emissor do Picoto do Minhéu sofreu certamente alguma atualização, pois há pelo menos cinco dias, tempo suficiente para não se tratar de propagação, passou a chegar cá abaixo a Gaia, na vertente poente da serra de Canelas, que é sempre complexa para sinais de Leste. De lá, o único emissor que consegue deixar algum resto de sinal eram os 89.8 da RR, mas a TSF está surpreendemente mais forte, no que já não considero uma má escuta, e considerando que tem a Antena 1 de Arestal na mesma frequência.

TSF Minhéu em Canelas, 10.02.2026:
https://www.youtube.com/shorts/Rh5c109uaGo
Rádio é: