Estamos a 9 de Janeiro e ainda nada se sabe sobre o futuro desta rádio, por isso cai por terra a ideia que podia só estar a aguentar-se por questões contratuais até ao final de 2022. Será até ao próximo Paredes de Coura?
É um produto tão, mas tão low cost que se calhar na volta nem vale a pena mexer, porque com a rede fraca que tem, também não dá para pôr no ar um projeto XPTO, fazendo do mesmo rentável. Também não me acredito que a Bauer tenha simplesmente interesse em desligar os emissores e perder as 4 licenças. Quanto muito, isso sim, poderia por os 103.0 na Smooth, reforçando o conforto da escuta na zona Centro. 94.3 poderiam melhorar qualquer coisa face aos atuais 89.5 mas o ideal seria darem a mão à palmatória e tentarem encontrar uma localização decente para Matosinhos, dado que as frequências atribuídas ao concelho da Maia não são grande pistola... Maria e Vodafone, ambas fraquejam no próprio concelho do alvará, nomeadamente na zona de Pedrouços, fronteiriça a Porto, Matosinhos e Gondomar, zona onde curiosamente a pressão das frequências do distrito de Aveiro se faz sentir. Por exemplo, no parque do Lidl da Areosa não sintonizam com RDS, pois entra misturada a M80 Aveiro e a Província. Lá até se consegue apanhar as de Águeda que são extremamente difíceis de chegar.
Uma solução óptima seria todas essas estações irem para o Monte de São Miguel-o-Anjo, onde os 94,3 já estiveram, nos tempos da Lidador.
Não me parece possível que a Smooth/Vodafone/Maria possam ir para a Torre Lidador, precisamente pelo mesmo motivo que a Smooth foi obrigada a deixar o Edifício Londres.
Certo. A Smooth teria de ter refletores para Norte, com toda a certeza, por causa da Antena 2 de Valença. É curioso que Santa Justa tem cota mais alta que o Monte da Virgem, este último idêntico à do Mte de São Miguel-o-Anjo a julgar pelo Google Maps, e tem pior desempenho para o litoral Norte do que os emissores de Gaia (para o interior e litoral sul não direi exatamente a mesma coisa). Melhoraria as condições de escuta na Maia e arredores, mas não seria ainda pior para sul face ao que temos hoje, nas que estão em Valongo? Santa Eufémia também poderia ser uma opção, é confluência entre Trofa e Vila do Conde, dava para todas e é verdade que os emissores de lá têm um desempenho muito bom. Para a Smooth qualquer coisa penso que fosse melhor.
Mas a Smooth não saiu por causa do Condomínio? Ou foi imposição da ANACOM? A Torre do Lidador daria um potencial de escuta muito bom para qualquer uma das estações e não sei mesmo até que ponto não causariam danos sérios para sul à Província e à M80. Para Norte a questão da Antena 2 não me parece tão relevante, conquanto Valença serve mesmo a proximidade e arredores (20 km para sul já começam a fraquejar) e Vigo e o Muro supre as falhas, com exceção da parte Norte do distrito de Viana onde nem um nem outro dão conta do recado, daí as micros.