Autor Tópico: DAB+ no estrangeiro  (Lida 99607 vezes)

pdf

• Visitante
Re: DAB+ no estrangeiro
« Responder #120 em: Janeiro 20, 2021, 03:25:35 pm »
Pelo menos na vizinha Espanha, estão a começar a "acordar" para o assunto da rádio digital, reportando o atraso já registado em relação aos restantes países europeus e falando mesmo numa ilha analógica (relativo à FM) isolada... por cá tudo como antes...

https://senat.compromis.net/2021/01/15/compromis-reclama-que-el-fondo-europeo-de-recuperacion-sirva-para-digitalizar-el-sector-de-la-radio-analogica-espanola/

Portugal já merecia pelo menos 2 ou 3 emissores experimentais (lol, outra vez experimentais, andamos nisto desde 98) pelo menos em várias capitais de distrito.

A minha aposta iria para Monsanto e Monte da Virgem (naturalmente), Lousã e Arrábida. As infraestruturas ainda lá estão - a antena DAB muito provavelmente pode emitir também o sinal DAB+; a mudança teria de ser noutros equipamentos emissores.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #121 em: Janeiro 20, 2021, 06:44:35 pm »
O serviço de small scale DAB não estava disponível na altura ruicleto e ainda não está na cidade que queríamos emitir.
De qualquer forma a potência de emissão é muito mais reduzida. Estaremos a falar por exemplo, convertendo para o analógico FM, de potências de 2000 watts para cerca de 250.
Posso dizer ao Luisf662 que só numa abordagem não mercantilista e com associações entre rádios locais (e comunitárias no caso do RU) é que este modelo de pequena escala será sustentável. 
Toda a rede DAB em Portugal (cerca de 44 emissores) pode ser convertida para DAB+ sem mudar emissores. Agora o seu estado depois de 10 anos desligados é desconhecido. A RTP rádio pode e deve reactivar o serviço DAB incluindo só as rádios de serviço público, pedindo autorização ao Governo.
Se as rádios privadas estiverem interessadas que peçam a abertura dum concurso para um multiplexer nacional.
Não se pode cometer os mesmo erros cometidos anteriormente em DAB nem os cometidos na TDT.
O serviço público de rádio e o de televisão devem ter multiplexers próprios. Não devem estar nas mãos de empresas privadas.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #122 em: Janeiro 21, 2021, 11:26:40 pm »
O serviço de small scale DAB não estava disponível na altura ruicleto e ainda não está na cidade que queríamos emitir.
De qualquer forma a potência de emissão é muito mais reduzida. Estaremos a falar por exemplo, convertendo para o analógico FM, de potências de 2000 watts para cerca de 250.
Posso dizer ao Luisf662 que só numa abordagem não mercantilista e com associações entre rádios locais (e comunitárias no caso do RU) é que este modelo de pequena escala será sustentável. 
Toda a rede DAB em Portugal (cerca de 44 emissores) pode ser convertida para DAB+ sem mudar emissores. Agora o seu estado depois de 10 anos desligados é desconhecido. A RTP rádio pode e deve reactivar o serviço DAB incluindo só as rádios de serviço público, pedindo autorização ao Governo.
Se as rádios privadas estiverem interessadas que peçam a abertura dum concurso para um multiplexer nacional.
Não se pode cometer os mesmo erros cometidos anteriormente em DAB nem os cometidos na TDT.
O serviço público de rádio e o de televisão devem ter multiplexers próprios. Não devem estar nas mãos de empresas privadas.

Concordo com o que foi dito.
Compete à RTP "dar o pontapé inicial" e liderar, como já o fez, este processo...

Entretanto na França vão avançar em julho 25 rádios nacionais. Boa notícia certamente para os amigos franceses.
https://www.dabplus.fr/2021/01/20/le-csa-fixe-le-d%C3%A9marrage-officiel-du-dab-m%C3%A9tropolitain-au-15-juillet-2021/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #123 em: Janeiro 26, 2021, 06:39:17 pm »
evento Digital Radio Day 2021 - 11 fevereiro - não é irónico que a imagem do rádio digital apresente o nome Portugal no mostrador?  ;)
https://presse.maradio.be/save-the-date?asset_type=image&asset_id=6546679f-5a85-4b27-9939-3700105be73f#image-6546679f-5a85-4b27-9939-3700105be73f

joao_s

• Hero Member
« Responder #124 em: Janeiro 26, 2021, 11:21:28 pm »
Cada vez mais os fabricantes incluem a tecnologia DAB nos catálogos dos produtos de eletrónica de consumo. Se isso acontece é porque existe cada vez mais procura por esta tecnologia.

Deixo ficar este testemunho. Tendo avariado o rádio-relógio que disponho, um Sony ICF-CS20BT, os botões deixaram de funcionar, não sendo possível executar qualquer comando sobre o aparelho, e atendendo às especificações e qualidade de som deste dispositivo, justifica-se que envie o mesmo para a assistência técnica. No entanto, na hipótese de não haver reparação, o plano B passa pela aquisição de um novo aparelho deste tipo. Há 7 anos, não havia a quantidade de produtos com a tecnologia DAB neste segmento de produtos, nos diferentes modelos dos mesmos fabricantes. Claramente, mais modelos, significa maior procura. Por exemplo, este modelo da holandesa Philips, inclui uma panóplia de funcionalidades (um “canivete suíço”), tais como: 20 memórias DAB/DAB+, 20 memórias FM, Bluetooth, carregador QI sem fios para Smartphone, carregador USB, dois altifalantes, estéreo. Início produção, agosto de 2020. Desconheço a facilidade de utilização e qualidade de som. Preço, varia entre os 70 e 89 euros, dependendo do local de compra. Modelos de outros fabricantes com as mesmas funcionalidades/especificações, custam mais de 150 euros. De uma forma geral, os preços dos rádios DAB estão a baixar e a quantidade de modelos/opções de escolha a aumentar. Uma funcionalidade DAB que desconhecia é que permite o acerto automático dos relógios. Desconheço se este aparelho faz isso, modelos mais caros de outros fabricantes fazem.

Boxx

• Hero Member
« Responder #125 em: Janeiro 27, 2021, 11:32:10 am »
Será que vale a pena o investimento em aparelhos com DAB sem emissões em Portugal? Tenho já 2 aparelhos com essa tecnologia, que varrem o espectro sem nada captarem...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #126 em: Janeiro 27, 2021, 01:38:52 pm »
Será que vale a pena o investimento em aparelhos com DAB sem emissões em Portugal? Tenho já 2 aparelhos com essa tecnologia, que varrem o espectro sem nada captarem...

Se tiverem um bom sintonizador FM, sim. E sempre estão preparados para o futuro, se e quando o DAB+ entrar em funcionamento em Portugal.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ruicleto

• Hero Member
« Responder #127 em: Janeiro 28, 2021, 09:55:15 pm »

Um dia, ainda seremos felizes com os nossos rádios a captarem esta tecnologia 8). Tenho também alguns recetores em casa com capacidade de receção DAB+ , que não usufruo. O que me vale é que também, e normalmente isso acontece, têm receção FM.
Um exemplo: há dois dias, um familiar comprou um veículo novo. Todo contente, informou-me que o sistema de rádio tinha a tecnologia DAB (aparece como funcionalidade oferecida de série), tendo, porém, ficado desiludido quando lhe comuniquei que ainda tinha que esperar pela implementação em Portugal...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #128 em: Fevereiro 04, 2021, 04:29:27 pm »
Se quiserem saber ponto de situação sobre DAB+ no país vizinho (World DAB General Assembly 2020):
https://www.youtube.com/watch?v=1d-psacbcTE&list=PLMSHyWiZb4XH8gBj0xC7uzooy2QNj_jjO&index=18

morenoboy

• Jr. Member
  • **
« Responder #129 em: Fevereiro 06, 2021, 08:19:02 pm »
nas vossas opinioes sera que o DAB vem tambem para portugal num futuro proximo???abraços

guest6

• Visitante
« Responder #130 em: Fevereiro 06, 2021, 08:23:57 pm »
nas vossas opinioes sera que o DAB vem tambem para portugal num futuro proximo???abraços

Na situação económica em que estamos? Dificilmente nos próximos 5/6 anos se fala em DAB em Portugal, ou então a "Europa" manda muito dinheiro para implementar a tecnologia.

morenoboy

• Jr. Member
  • **
« Responder #131 em: Fevereiro 06, 2021, 08:38:58 pm »
pois...vamos esperar por melhores dias...!! abraços

ruicleto

• Hero Member
« Responder #132 em: Fevereiro 07, 2021, 04:46:22 pm »
Enquanto em Portugal nos vamos "entretendo" a falar sobre interferências e alcances de emissores num FM analógico, gasto e sobrelotado, o resto da europa está a dar passos concretos na implementação da tecnologia digital, na qual, se bem planeada, proporcionaria muitas mais rádios nacionais, regionais e locais com melhor sonoridade e sem interferências. Só posso associar ao que se passou em Portugal com a implementação da TDT (pouquíssimos canais) e com o que se passa com a implementação do 5G (muito atrasada) - somos demasiado "tacanhos" e perdoem-me esta expressão de desabafo, vendo apenas mais uns metros à frente em vez de vermos a longa distância o fututo que aí está! Qualquer dia, nem técnicos capazes teremos para implementar estas tecnologias digitais. Julgo que o pontapé de saída deveria ser iniciado pela RTP, pois sendo de âmbito público, deverá estar na frente da tecnologia, em igualdade com os seus congéneres europeus de difusão televisiva e radiofónica.
Santa paciência...
Começo a sentir que as taxas RTP vão para algum sítio que desconheço e não para patrocinar algum tipo de evolução tecnológica. Fico mesmo triste cada vez que observo o seguinte mapa:
 https://www.worlddab.org/countries
« Última modificação: Fevereiro 07, 2021, 04:51:58 pm por ruicleto »

guest6

• Visitante
« Responder #133 em: Fevereiro 07, 2021, 04:58:20 pm »
Enquanto em Portugal nos vamos "entretendo" a falar sobre interferências e alcances de emissores num FM analógico, gasto e sobrelotado, o resto da europa está a dar passos concretos na implementação da tecnologia digital, na qual, se bem planeada, proporcionaria muitas mais rádios nacionais, regionais e locais com melhor sonoridade e sem interferências. Só posso associar ao que se passou em Portugal com a implementação da TDT (pouquíssimos canais) e com o que se passa com a implementação do 5G (muito atrasada) - somos demasiado "tacanhos" e perdoem-me esta expressão de desabafo, vendo apenas mais uns metros à frente em vez de vermos a longa distância o fututo que aí está! Qualquer dia, nem técnicos capazes teremos para implementar estas tecnologias digitais. Julgo que o pontapé de saída deveria ser iniciado pela RTP, pois sendo de âmbito público, deverá estar na frente da tecnologia, em igualdade com os seus congéneres europeus de difusão televisiva e radiofónica.
Santa paciência...

Concordo em parte com o que escreve,mas... Mas há sempre um ( ou mais... ) "mas".
Em 1998 quando fomos quase pioneiros no DAB, havia dinheiro. Como muitas vezes acontece neste cantinho, a oportunidade perdeu-se e depois de ter mais de metade do país com DAB a RT(D)P desligou a rede.
Pergunto ao sr. Rui, se acha que neste momento, ou nos próximos anos existe viabilidade financeira (e se calhar até social... ) para que Portugal implemente o DAB? Eu parece-me MUITÍSSIMO improvável, mas poderei estar com "pouca visão", e espero que esteja errado pois será sinal que os tempos vindouros serão bem melhores... Duvido...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #134 em: Fevereiro 07, 2021, 06:06:15 pm »
Santa paciência...

Concordo em parte com o que escreve,mas... Mas há sempre um ( ou mais... ) "mas".
Em 1998 quando fomos quase pioneiros no DAB, havia dinheiro. Como muitas vezes acontece neste cantinho, a oportunidade perdeu-se e depois de ter mais de metade do país com DAB a RT(D)P desligou a rede.
Pergunto ao sr. Rui, se acha que neste momento, ou nos próximos anos existe viabilidade financeira (e se calhar até social... ) para que Portugal implemente o DAB? Eu parece-me MUITÍSSIMO improvável, mas poderei estar com "pouca visão", e espero que esteja errado pois será sinal que os tempos vindouros serão bem melhores... Duvido...

Caro Abilio, concordo e julgo ser claro que vamos ter um período certamente difícil para todos nós, mas isso não poderá servir de desculpa para a transformação e evolução com os nossos pares europeus. Como é que eles conseguem e nós não? refiro-me concretamente aos países que entraram bem mais tarde do que nós na União Europeia. Às vezes a alegada falta de dinheiro não é explicação para tudo. É sabido que a tecnologia digital é menos onerosa que a analógica. O que vai suceder quando as peças para os emissores forem sendo descontinuadas? deixo para pensamento...