Autor Tópico: Rádio em Portugal - conteúdos musicais  (Lida 38252 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Rádios em Portugal-conteúdos musicais
« Responder #60 em: Abril 19, 2016, 10:38:31 pm »
"Clássicos" que raramente se ouvem , LOL
Aposto que o John Cougar Mellencamp com o "underrated" Hurts So Good vem já a seguir.

Nem aqui existe imaginação na rádio em Portugal. O público pouco exigente agradece.

Recomendo a audição da BBC Radio Two. É “tão-somente” a melhor estação de rádio que ouvi até hoje. Comecei a ouvir há dias, na sequência da exposição de diferentes pontos de vista com o forista “AG” , e desde então dou por mim a ouvir no computador, através de Bluetooth com um rádio despertador “Sony ICF-CS20BT”, tendo os outros recetores de rádio desligados. Em casa, quando tiver tempo para isso, conto adquirir um equipamento para ouvir através de streaming e ligar um emissor FM a uma das boxes da MEO que tem pouco uso, mas contém saídas RCA, sintonizá-la na BBC R2 24h/dia e assim ouvir esta estação em todos os rádios da casa. O problema está no carro… emparelhar o smartphone (via bluetooh) com o autorrádio implica custos acrescidos no consumo tráfego móvel… é que a nossa rádio é um autêntico marasmo (até provinciana) quando comparada com esta estação…

Para quem gosta de ouvir rádio e, em particular de programação topo de gama, recomendo vivamente esta estação. Já tenho opinião formada, fica para uma próxima. (tem ainda uma vantagem acrescida, maior familiarização com a língua inglesa, nossa e, sobretudo dos filhos, imprescindível nos nossos dias, tal como esta estação de rádio o é para“radiófilos”)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #61 em: Abril 20, 2016, 03:02:39 pm »
"Clássicos" que raramente se ouvem , LOL
Aposto que o John Cougar Mellencamp com o "underrated" Hurts So Good vem já a seguir.

Nem aqui existe imaginação na rádio em Portugal. O público pouco exigente agradece.

Recomendo a audição da BBC Radio Two. É “tão-somente” a melhor estação de rádio que ouvi até hoje. Comecei a ouvir há dias, na sequência da exposição de diferentes pontos de vista com o forista “AG” , e desde então dou por mim a ouvir no computador, através de Bluetooth com um rádio despertador “Sony ICF-CS20BT”, tendo os outros recetores de rádio desligados. Em casa, quando tiver tempo para isso, conto adquirir um equipamento para ouvir através de streaming e ligar um emissor FM a uma das boxes da MEO que tem pouco uso, mas contém saídas RCA, sintonizá-la na BBC R2 24h/dia e assim ouvir esta estação em todos os rádios da casa. O problema está no carro… emparelhar o smartphone (via bluetooh) com o autorrádio implica custos acrescidos no consumo tráfego móvel… é que a nossa rádio é um autêntico marasmo (até provinciana) quando comparada com esta estação…

Para quem gosta de ouvir rádio e, em particular de programação topo de gama, recomendo vivamente esta estação. Já tenho opinião formada, fica para uma próxima. (tem ainda uma vantagem acrescida, maior familiarização com a língua inglesa, nossa e, sobretudo dos filhos, imprescindível nos nossos dias, tal como esta estação de rádio o é para“radiófilos”)
Estou a ouvir pela primeira vez e estou a gostar bastante.
Já a BBC Radio 1 acho demasiado comercial para o meu gosto.

joao_s

• Hero Member
« Responder #62 em: Abril 20, 2016, 05:23:06 pm »
Estou a ouvir pela primeira vez e estou a gostar bastante.
Já a BBC Radio 1 acho demasiado comercial para o meu gosto.

Na R2, das primeiras características que chamam a atenção é a ausência de playlists. Não há uma playlist. Outra é o talento para comunicar, cada apresentador é um comunicador. A grelha de programas é constituída, maioritariamente, por segmentos de 2 horas. Cada segmento cria uma "atmosfera". Dinamizado por um comunicador que é conhecedor de um determinado género musical e compõe o seu programa com palavra, subjacente a um determinado tema, com o qual a banda sonora se articula. Na BBC R2 cada programa é um programa de autor. Os programas não estão relacionados entre si, um programa explora sons de rock, outro de smooth jazz, outro de orquestra, outro country, outro folk, outro pop, uns da década de 50, onde são  devidamente explicadas e enquadradas as origens do rock , outros da década de 80, onde são enquadradas as origens do pop, bandas sonoras de filmes, nas quais o próprio filme é explorado nas diferentes facetas, etc. Intemporal, tanto moderna, como vai às origens do que se ouve agora. Cada radialista define o seu estilo, escolhe convidados, desenvolve um tema, explora sonoridades, mostra-se conhecedor, promove atuações ao vivo nos estúdios da BBC, em suma, faz rádio com alma, com entrega total. Excelente! A diversidade de estilos e de programas faz desta estação uma rádio deveras interessante, não satura absolutamente nada o ouvinte, e mudar de estação para quê? Tem ali praticamente tudo o que interessa. A cultura contemporânea está muito bem representada na BBC R2, para adultos cultos e interessados e não só, para idosos, para jovens, para todos. Uma referência. Recomendado! (comparativamente a rádio portuguesa desaparece, deveras maçadora e primária)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #63 em: Abril 23, 2016, 02:26:27 pm »
Talvez a rádio que tivemos mais próxima da BBC R2, foi a primeira versão do Rádio Clube Português de 2003, apesar de estar ainda distante do conceito. Faz falta uma rádio deste tipo em Portugal, sinceramente não encontro qualquer ponto fraco. Qualifico de Excelente.
Sim, faz lembrar o RCP de 2003 em algumas coisas, embora a meu ver recorde mais o RCP de 2006, no estilo de comunicação (programa da manhã com Aurélio Gomes e Teresa Gonçalves e depois no Escolhidos a Dedo de 2007/2008 e o Janela Aberta de 2008/2009).

joao_s

• Hero Member
« Responder #64 em: Abril 25, 2016, 12:10:27 am »
Viva, “AG”. O conceito da “Radio Two”, emitido desde 1967, portanto há 49 anos, e por conseguinte com muito tempo de maturação, com o consequente reconhecimento de gerações de ouvintes, que se revêm na qualidade dos radialistas, programas e conteúdos, não tem paralelo entre nós, nunca existiu. Tanto se trata de uma rádio de proximidade e acessível, como de sonoridades mais exigentes, tanto descontraída, como séria, tudo flui como se os diferentes géneros estivessem ligados. A primazia da palavra, conduzida por radialistas experientes e que desempenham exemplarmente a sua missão, articula e torna coerente o conjunto. Na BBC R2 encontra diversidade de conteúdos numa mesma estação, é como se tivesse várias estações de rádio dentro de uma. Como não há playlists, o que o ouvinte vai escutar a seguir é sempre uma surpresa, ou seja, não se trata de uma rádio absolutamente previsível e chata como a rádio portuguesa. Os radialistas da BBC R2 sabem que a rádio, única no seu género de comunicação, não tem um fim à vista, nem tão pouco tem que se render ao vazio mercantilista, e sabem como mantê-la viva quer no presente, quer para o futuro. Este é um exemplo de serviço público de excelência.

Neste momento está no ar o programa da radialista Moira Stuart dedicado ao smooth jazz. Arruma a um canto a Smooth FM portuguesa, é muito superior. A radialista deste programa apresenta os temas com um detalhe de informação que não tem comparação possível com o automatismo com que nos brinda a Smooth FM, que a torna insípida em comparação. Na Smooth FM portuguesa os temas repetem-se até à exaustão, o alinhamento é absolutamente previsível, neste programa da BBC R2 tal não acontece. Até neste ponto a Smooth FM fica muito para trás.

Referiu o nome do Aurélio Gomes. Com a experiência que tem, julgo que seria um dos nomes fortes para iniciar um projeto desta envergadura na rádio pública portuguesa. É importante que o serviço público integre os melhores, aqueles têm provas dadas. A BBC R2 faz serviço público topo de gama, seria bom que a RTP também o fizesse. Pagamos a RTP, é importante que a RTP retribua com um serviço à altura da sua missão, para o público adulto e contemporâneo, aquele que paga a RTP.

Em sua opinião, caro “AG”, como se deveria estruturar o serviço público de radiodifusão. Foque a sua análise numa estação de rádio generalista, sem ser foleira,  que lhe agradasse e si e ao maior número possível de ouvintes, ie, ao publico em geral.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #65 em: Abril 26, 2016, 12:34:26 am »
Viva, “AG”. O conceito da “Radio Two”, emitido desde 1967, portanto há 49 anos, e por conseguinte com muito tempo de maturação, com o consequente reconhecimento de gerações de ouvintes, que se revêm na qualidade dos radialistas, programas e conteúdos, não tem paralelo entre nós, nunca existiu. Tanto se trata de uma rádio de proximidade e acessível, como de sonoridades mais exigentes, tanto descontraída, como séria, tudo flui como se os diferentes géneros estivessem ligados. A primazia da palavra, conduzida por radialistas experientes e que desempenham exemplarmente a sua missão, articula e torna coerente o conjunto. Na BBC R2 encontra diversidade de conteúdos numa mesma estação, é como se tivesse várias estações de rádio dentro de uma. Como não há playlists, o que o ouvinte vai escutar a seguir é sempre uma surpresa, ou seja, não se trata de uma rádio absolutamente previsível e chata como a rádio portuguesa. Os radialistas da BBC R2 sabem que a rádio, única no seu género de comunicação, não tem um fim à vista, nem tão pouco tem que se render ao vazio mercantilista, e sabem como mantê-la viva quer no presente, quer para o futuro. Este é um exemplo de serviço público de excelência.

A RR podia ser isso se quisesse, mas quer continuar a ser uma rádio sem sal...

Referiu o nome do Aurélio Gomes. Com a experiência que tem, julgo que seria um dos nomes fortes para iniciar um projeto desta envergadura na rádio pública portuguesa. É importante que o serviço público integre os melhores, aqueles têm provas dadas. A BBC R2 faz serviço público topo de gama, seria bom que a RTP também o fizesse. Pagamos a RTP, é importante que a RTP retribua com um serviço à altura da sua missão, para o público adulto e contemporâneo, aquele que paga a RTP.

Em sua opinião, caro “AG”, como se deveria estruturar o serviço público de radiodifusão. Foque a sua análise numa estação de rádio generalista, sem ser foleira,  que lhe agradasse e si e ao maior número possível de ouvintes, ie, ao publico em geral.

Pois mas para isso aposto que se tinha de acabar com a Antena 3 como está, e isso era uma desgraça.  Não estou a ver uma Antena 4, por isso só se fosse uma Antena 2 reformulada, sinceramente acho que se podia abrir a mais estilos sem ser a música clássica quase 24h por dia.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #66 em: Abril 26, 2016, 04:25:55 pm »
Bom desafio, ao qual acedo em tentar dar uma resposta.
A meu ver poderiam existir 4 estações:
Antena 1 - à imagem daquilo que tem feito de 2003 para cá. Com informação mais concentrada de manhã e ao fim da tarde, em termos musicais o mais variada possível, mas maioritariamente portuguesa e tentando fugir ao mainstream (ultimamente não tem sucedido, o que acho mal). Um ou outro passatempo e programas de autor à noite e na manhãs e noites do fim de semana.
Antena 2 - música clássica, artes, ópera, algum jazz;
Antena 3 - o modelo desde o final do ano passado parece-me o mais apropriado à estação, apenas alagaria a playlist de forma a evitar a repetição de temas;
Antena 4 - nova estação que iria substituir os emissores FM da RDP África em Portugal. Emitiria em 101,5 MHz Lisboa, 91,5 MHz Porto, 103,4 MHz Coimbra e 91,9 MHz Faro, todos com 5 kW de potência de forma a ter uma cobertura bem razoável das principais áreas urbanas. Seria uma rádio um pouco à imagem da BBC Radio 2, sem playlist e com painéis de 2 horas, música de acordo com as preferências de cada radialista. Um pouco como a RC dos anos 80. Podia emitir as notícias em cadeia com a Antena 1 e podia também retransmitir alguns programas de autor da Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África, de forma a rentabilizar custos.
Finalmente a RDP Internacional e RDP África, tal como estão.

joao_s

• Hero Member
« Responder #67 em: Abril 26, 2016, 10:18:37 pm »
Na radiodifusão portuguesa falta uma estação que adote o modelo da BBC R2, estou certo que também por cá teria bastante aceitação e que haveria um n.º considerável de cidadãos que passaria a encarar a rádio de outra forma, que não a indiferença.

Este é um modelo de serviço público moderno, inteligente e orientado ao público adulto, mas também aos filhos e aos avós, ie, aos diferentes elementos do agregado familiar. Há um registo para todos. Verifica-se a preocupação transversal da conciliação do entretimento com a formação de gostos (ou relembrar sons pertencentes a um certo estilo de vida civilizado/ modelo de sociedade) nas mais diversas áreas da cultura contemporânea, em registos e formatos diversificados.

Não estou a ver que algum grupo privado esteja em condições (e que tenha interesse) em implementar um projeto deste alcance em Portugal; primeiro porque não tem recursos humanos para isso; depois porque as rádios privadas vivem do imediato e lucro imediato, demasiado dependentes de audiências, o que não é garantido quando há uma aposta inequívoca na diversidade de conteúdos, mesmo aqueles que não rendem os patamares mais elevados (e contínuos) de audiência. A cultura média dos portugueses não é a mesma dos ingleses, não se criaram hábitos de escuta de um modelo de rádio que nunca existiu.

A nossa BBC chama-se RTP. Seria pertinente e do interesse da comunidade que na RTP A3, ou na eventual constituição de uma RTP A4, fosse adotado um modelo semelhante a este.

Caro “AG”, como entusiasta de rádio que é, sugiro-lhe que oiça, na “Radio Two”, o programa de Jools Holland (segundas, 23-0h). É do melhor que já ouvi em rádio, uma “loucura” do mais saudável que pode haver. Claro que há muito mais, surpresas agradáveis não faltam. Que tal um músico da nossa praça apresentar, sozinho, num programa de 2 horas, a música que ouve e recomenda. Imagine, por exemplo o Rui Veloso, etc, etc,… Pois a BBC R2 faz isso.

joao_s

• Hero Member
« Responder #68 em: Maio 11, 2016, 11:12:25 pm »
Há programas na BBC R2 que merecem uma atenção especial daqueles que têm a satisfação de ouvir uma rádio inteligente e bem produzida mas também pelo agrado da descoberta (apenas isso ouvir boa rádio, independentemente do pais de origem). A BBC R2 inclui espaços na grelha em que os programas são dinamizados pelos próprios atores do mundo da música.

Hoje, 4.ª feira, no espaço 22-23h, ouve-se bastante bem um programa conduzido por Ricky Ross, vocalista dos Deacon Blue (talvez os temas mais conhecidos sejam “Deacon Blue – Real gone kid (1987)” e “Deacon Blue – Fergus sings the blues (1989)”. O programa produzido em Glasgow, não em Londres, é muito bom, diria até brilhante.

O músico propõe-se a apresentar a música que gosta, a música nova, mas também, em retrospetiva, aquela música que marcou as origens do que se faz atualmente. O discurso é muito bem estruturado e eficaz.

Na BBC R2 as descobertas sucedem-se na imensa diversidade que constitui esta rádio, seguramente do melhor que ouvi até hoje.
A nossa rádio é mesmo básica, não temos nada de parecido em Portugal. Até pela rádio se vê o estado de atraso deste país. Não posso deixar de lamentar com o sermos obrigados a contentarmo-nos com tão pouco, com uma rádio tão árida e maçadora.
« Última modificação: Maio 11, 2016, 11:23:14 pm por joao_s »

Atento

• Hero Member
« Responder #69 em: Outubro 09, 2016, 06:03:34 pm »
A idade vai me refinando a gestão das escutas. Há "coisinhas" que simplesmente descartei para o "caixote do lixo radiofônico"...!!! RC , RFM , RR não ouço.
A RR ainda tem uma ou outra rubrica interessante (comentário de Sarsfield Cabral, programa com o Santana Lopes e Vitorino) mas a playlist é extremamente limitada e o programa da manhã é de fugir.

Certo. Tenhamos esperança na mudança do dia 17 de outubro.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #70 em: Outubro 10, 2016, 10:49:43 am »
Antena 1 - à imagem daquilo que tem feito de 2003 para cá. Com informação mais concentrada de manhã e ao fim da tarde, em termos musicais o mais variada possível, mas maioritariamente portuguesa e tentando fugir ao mainstream (ultimamente não tem sucedido, o que acho mal). Um ou outro passatempo e programas de autor à noite e na manhãs e noites do fim de semana.
Antena 3 - o modelo desde o final do ano passado parece-me o mais apropriado à estação, apenas alagaria a playlist de forma a evitar a repetição de temas;
Antena 4 - nova estação que iria substituir os emissores FM da RDP África em Portugal. Emitiria em 101,5 MHz Lisboa, 91,5 MHz Porto, 103,4 MHz Coimbra e 91,9 MHz Faro, todos com 5 kW de potência de forma a ter uma cobertura bem razoável das principais áreas urbanas. Seria uma rádio um pouco à imagem da BBC Radio 2, sem playlist e com painéis de 2 horas, música de acordo com as preferências de cada radialista. Um pouco como a RC dos anos 80. Podia emitir as notícias em cadeia com a Antena 1 e podia também retransmitir alguns programas de autor da Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África, de forma a rentabilizar custos.

A sua proposta seria de uma RDP Africa no Porto em 91.5?
Você conhece a realidade do Porto?
Você acha que o Porto é como em Lisboa?
E a emissão era desde Lisboa?
E no Porto quem escutaria a RDP Africa?
Nós estamos a falar numa realidade distinta das duas zonas geograficas.
Se em Lisboa há uma imensidão de Africanos e descendentes, no Porto é uma minoria, baixíssima. Seria uma inutilidade de frequencia no Porto, ainda para mais outra frequencia ocupada no Porto desde a capital.

Atento

• Hero Member
« Responder #71 em: Outubro 10, 2016, 03:00:15 pm »

A sua proposta seria de uma RDP Africa no Porto em 91.5?
Você conhece a realidade do Porto?
Você acha que o Porto é como em Lisboa?
E a emissão era desde Lisboa?
E no Porto quem escutaria a RDP Africa?
Nós estamos a falar numa realidade distinta das duas zonas geograficas.
Se em Lisboa há uma imensidão de Africanos e descendentes, no Porto é uma minoria, baixíssima. Seria uma inutilidade de frequencia no Porto, ainda para mais outra frequencia ocupada no Porto desde a capital.

Podia acontecer. Porém, isso nunca vai acontecer. Os canais nacionais da rtp rádio serão apenas 3.

Na verdade, podia haver uma antena4 de cariz mais informativo, desportivo e regional. Seriam aproveitadas as frequências da rdpafrica e a atual rede de onda média.

Problemas/constrangimentos:

1- não cobriria todo o território nacional;

2- exigiria investimentos avultados nos emissores de onda média, que ninguém ouve;

3- saturação da rede de FM.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #72 em: Outubro 10, 2016, 06:27:53 pm »
Leia melhor o que escrevi, Zeca...

E defendo também o regresso das emissões regionais, com 4 horas de emissão a partir do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, na hipotética Antena 4, em substituição da RDP África nas frequências FM de Portugal, e na OM da Antena 1.

Atento

• Hero Member
« Responder #73 em: Outubro 10, 2016, 06:52:42 pm »

E defendo também o regresso das emissões regionais, com 4 horas de emissão a partir do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, na hipotética Antena 4, em substituição da RDP África nas frequências FM de Portugal, e na OM da Antena 1.

As horas até podiam ser seis nessa hipotética antena4, marcadamente de palavra. Para 6 horas maioritariamente de música não vale a pena.

As probabilidades de isso acontecer são ínfimas.
« Última modificação: Outubro 10, 2016, 06:54:18 pm por Atento »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #74 em: Outubro 10, 2016, 09:11:52 pm »

Peço desculpa, li de facto muito mal.
Acho que a RDP não precisa de mais canais.
O que a Antena 1 precisava era precisamente essa sua sugestão que dá para a Antena 4, regressando àquilo que acontecia em finais dos anos 90, com emissão a partir de Lx,Porto,Faro e Coimbra de âmbito nacional.