Autor Tópico: SBSR FM  (Lida 154689 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: SBSR FM
« Responder #450 em: Setembro 17, 2024, 02:59:58 pm »
já dizia a canção: it's now or never

pdnf

• Hero Member
« Responder #451 em: Setembro 17, 2024, 03:48:45 pm »
Já aqui tinha escrito que seria até setembro, não foi antes pelas dificuldades em encontrar a publicidade. Veremos é para onde vai parar a Festival.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #452 em: Setembro 17, 2024, 04:18:18 pm »
Entretanto já ouvi um anúncio do Correio da Manhã na SBSR.

Boxx

• Hero Member
« Responder #453 em: Setembro 23, 2024, 07:46:15 pm »
É oficial: dia 30 Setembro é o ultimo dia da rádio, sendo esta a terceira vez que sinto a "orfandande" de um projeto com estas características.

Confesso que esse sentido de vazio foi bem pior no passado, em particular com o encerramento da XFM em 1997 e menos um pouco, com o fim da Voxx em 2003.

A XFM foi a minha rádio musical perfeita, onde para além da musica, juntava todos os realizadoresde autor e de referência, que existiam nessa altura (António Sergio, Silvia Alves, Sofia Moraes, Nuno Reis, Isilda Sanches, Anibal Cabrita, Carlos Cardoso, ...).

A Voxx foi um projeto algo diferente, que inovou na forma jocosa com que se posicionava, em particular ao nível dos jingles do portuense Miguel Bacelar e na plástica sonora da estação.

Desta SBSR, acho que a dada altura se fecharam num túnel escuro, sem saída e acabaram por criar a sua própria sepultura. Ficam na minha memória, os animadores Paulo Lázaro (único que trazia alguma luz à Antena...), Ricardo Mariano, que em dias inspirados trazia sequências irrepreensíveis ou a decana Manuela Paraíso, uma autentica enciclopédia musical.

Acho quase impossível, voltar a existir algo com estas características no eter nacional.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #454 em: Setembro 23, 2024, 10:39:05 pm »
A Antena 3 e a Antena 1 podem e devem assumir alguns dos vetores e locutores mencionados. O Ricardo Mariano "caía que nem ginjas" na Antena 3, e a Antena 1 beneficiaria muitíssimo de ter a Manuela Paraíso em antena, especialmente face a vários locutores na casa que não têm conhecimento musical sequer remotamente comparável.

O Paulo Lázaro daria para as duas estações, dependendo.

Alternativamente, e evitando aqui delírios, os dois últimos nomes dariam para a Rádio Observador. Seria um prazer ouvir a Manuela Paraíso nas tardes (anteriores, não as atuais políticas), por exemplo. Além disso, os salários na Viriato nunca foram assim muito fora da caixa, pelo que penso que seja comportável. Qualquer um dos três confere uma profundidade adicional na vertente de música/entretenimento que neste momento, no Observador, penso que só a Rita Camarneiro e pouco mais.

O Paulo Lázaro tem um timbre não demasiado longe do Paulo Ferreira e tem ótimo conhecimento musical também, por exemplo.

Por arrasto seriam nomes fortes para combater quaisquer dos que estão na TSF ou na Antena 1, ficando "a nível" com a Filipa Galrão que é a melhor comunicadora neste aspeto nas tardes.
« Última modificação: Setembro 23, 2024, 10:41:29 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #455 em: Setembro 23, 2024, 10:58:23 pm »
Sem dúvida que toda a equipa da SBSR mais que merece continuar no éter, e incluo aqui a Catarina Pereira e o Tiago Castro que ficariam muito bem numa Antena 3, especialmente o último. Dos outros elementos da estação já tudo foi dito aqui.

É uma pena a SBSR terminar, apesar de ter revelado algum "umbiguismo" típico deste tipo de projectos. A verdade é que fica um espaço para preencher no éter, e isso é pena. Veremos o que vai acontecer também à Festival no Porto.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #456 em: Setembro 23, 2024, 11:05:09 pm »
É oficial: dia 30 Setembro é o ultimo dia da rádio, sendo esta a terceira vez que sinto a "orfandande" de um projeto com estas características.

Confesso que esse sentido de vazio foi bem pior no passado, em particular com o encerramento da XFM em 1997 e menos um pouco, com o fim da Voxx em 2003.

A XFM foi a minha rádio musical perfeita, onde para além da musica, juntava todos os realizadoresde autor e de referência, que existiam nessa altura (António Sergio, Silvia Alves, Sofia Moraes, Nuno Reis, Isilda Sanches, Anibal Cabrita, Carlos Cardoso, ...).

A Voxx foi um projeto algo diferente, que inovou na forma jocosa com que se posicionava, em particular ao nível dos jingles do portuense Miguel Bacelar e na plástica sonora da estação.

Desta SBSR, acho que a dada altura se fecharam num túnel escuro, sem saída e acabaram por criar a sua própria sepultura. Ficam na minha memória, os animadores Paulo Lázaro (único que trazia alguma luz à Antena...), Ricardo Mariano, que em dias inspirados trazia sequências irrepreensíveis ou a decana Manuela Paraíso, uma autentica enciclopédia musical.

Acho quase impossível, voltar a existir algo com estas características no eter nacional.

Manuela Paraíso e Paulo Lázaro, dois históricos dos 90.4 que já vêm dos tempos da RPL (Rádio Paris Lisboa), passaram pela Rádio Europa Lisboa, Rádio Nostalgia (versão Montez) e agora na SBSR.

Sempre apreciei muito o estilo do Paulo Lázaro, cheguei a cruzar-me com ele num concerto da banda nacional Mundo Cão (liderada pelo actor Pedro Laginha).

São, de facto, dois profissionais com vasto conhecimento musical e que veria de muito bom grado numa Antena 1 ou 3. São bastante multifacetados.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #457 em: Setembro 23, 2024, 11:18:56 pm »
Só para verem a versatilidade do Paulo Lázaro, na RPL ele era o responsável pelo programa de final de tarde da estação, "L' Age d'Or" (música dos anos 50, 60 e 70), entre as 17h e as 20h. Três horas de oldies, com especial destaque para a música francesa, devido á filosofia da estação, blocos noticiosos de meia em meia hora, com a Lara Marques Pereira e/ou o Olivier Bonamici e a informação de trânsito. Um programa muito agradável de escutar.

Já agora, por mera curiosidade, quem já andava por lá naquela época, era a Helena Matos, actualmente no Observador.

pdnf

• Hero Member
« Responder #458 em: Setembro 23, 2024, 11:25:13 pm »
Não sou ouvinte regular dos 91.0 da SBSR, mas sei que a equipa que a produz tem qualidade. Contudo, vejo aqui sugestões de enviar elementos desta estação para a Antena 3 e não deixo de ficar boquiaberto. Todos os nomes referidos têm anos e anos de rádio. Ora, a 3 está notoriamente a fazer um esforço para sair deste registo "alternativo" puro, para ser uma rádio jovem, e vamos lá despejar pessoal +40 ou até +50.
Na Antena 1 já chega de experts em música. Sinceramente, a absorção parece-me que poderá vir mais pelo lado da Observador/TSF do que pela Antena 1, RR muito menos. Não esquecer a RDS que deve andar no mercado, agora que se está a fazer grande.

Será que a CMR não aproveitará nenhum destes locutores? Ou vai ser mesmo faca e alguidar puro, só com jornalistas?

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #459 em: Setembro 23, 2024, 11:38:28 pm »
Só para verem a versatilidade do Paulo Lázaro, na RPL ele era o responsável pelo programa de final de tarde da estação, "L' Age d'Or" (música dos anos 50, 60 e 70), entre as 17h e as 20h. Três horas de oldies, com especial destaque para a música francesa, devido á filosofia da estação, blocos noticiosos de meia em meia hora, com a Lara Marques Pereira e/ou o Olivier Bonamici e a informação de trânsito. Um programa muito agradável de escutar.

Já agora, por mera curiosidade, quem já andava por lá naquela época, era a Helena Matos, actualmente no Observador.
Foi pena nunca ter dado atenção a essa estação, mas os tempos também eram outros, nem eu vivia em Lisboa. Acho que só teve emissão online muito tardiamente, já muito entrados na década de 2000 - 2006?.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #460 em: Setembro 24, 2024, 12:00:12 am »

Foi pena nunca ter dado atenção a essa estação, mas os tempos também eram outros, nem eu vivia em Lisboa. Acho que só teve emissão online muito tardiamente, já muito entrados na década de 2000 - 2006?.

Possivelmente.

A RPL existiu entre 1989 e 2006, dando, então, lugar á Europa Lisboa.

Nos seus últimos dez anos de vida era propriedade da RFI francesa. Aliás, podiam-se escutar nos 90.4 as emissões deste canal da rádio pública francesa durante a semana nas madrugadas e aos fins de semana, quando a RPL não emitia produção própria.

A RPL inicialmente chegou a ser dirigida pelo Rui Pego.

Era uma rádio bem diferenciadora no éter lisboeta da época.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #461 em: Setembro 24, 2024, 01:17:25 am »
Por acaso, vou ser fora da caixa e a estação onde escutaria com melhores ouvidos o Paulo Lázaro e a Manuela Paraíso (neste caso seria um regresso) era na Antena 2.
São dois nomes excelentes para uma pequena renovação de quadros do canal erudito da RTP-Rádios.
Também há a hipótese da Radar, contudo, não creio que o Covões queira o regresso de parte da equipa que debandou da estação da Rua Viriato.

Sobre a SBSR,  nunca escutei muito pois acho que o factor FM ainda conta bastante. Contudo, das vezes que a procurei na NET, ou ia de carro para Lx, sentia que estava numa estação de estrelas em que algumas usavam a sua genealidade de forma egoísta.
Tenho pena pelo seu fim pois é uma das rádios que passava coisas diferentes do que o povão está habituado que lhe dêem.
Faz falta alargar horizontes e a SBSR fazia por isso!
« Última modificação: Setembro 24, 2024, 01:22:24 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #462 em: Setembro 24, 2024, 11:47:38 am »
Não sou ouvinte regular dos 91.0 da SBSR, mas sei que a equipa que a produz tem qualidade. Contudo, vejo aqui sugestões de enviar elementos desta estação para a Antena 3 e não deixo de ficar boquiaberto. Todos os nomes referidos têm anos e anos de rádio. Ora, a 3 está notoriamente a fazer um esforço para sair deste registo "alternativo" puro, para ser uma rádio jovem, e vamos lá despejar pessoal +40 ou até +50.

O ideal é ter uma Antena 3 mais jovem e uma Radar mais madura.
Ainda agora o "manifesto" que publicaram nas redes sociais em que se gabam de não ter noticiários não é para o público da 3 e há cada vez mais música distinta entre as duas (e não estou a falar de nomes mais mainstream, é principalmente indie pop).

Possivelmente.

Nos seus últimos dez anos de vida era propriedade da RFI francesa. Aliás, podiam-se escutar nos 90.4 as emissões deste canal da rádio pública francesa durante a semana nas madrugadas e aos fins de semana, quando a RPL não emitia produção própria.

Quem estava ao comando antes de 2006?
« Última modificação: Setembro 24, 2024, 12:58:53 pm por AG »

Danl

• Hero Member
« Responder #463 em: Setembro 24, 2024, 12:40:53 pm »

A RPL era uma rádio quase perfeita, talvez aquela que mais me cativava ouvir sempre que passava por Lisboa.

Com o encerramento da SBSR, fica também duvida se o emissor 91.0Mhz se mantem no Porto ou se é deslocalizado.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #464 em: Setembro 24, 2024, 01:18:06 pm »
O problema é que o emissor não tem muito para onde ir, apesar de Santa Eufémia ser uma alternativa.