Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1306983 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 3
« Responder #5640 em: Abril 13, 2026, 11:58:54 am »
Às vezes tenho uma certa pena de relembrar como era a Antena 3 nos Anos 90 e olhar para ela agora! Ouvir agora os Bons Rapazes a passar boas malhas na área dance, mas mais alternativas foi tipo uma lufada e deixei-me ficar a ouvir... Fez-me lembrar ali o fim da década de 90

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Bons Rapazes é o único programa da Antena 3 (e da rádio portuguesa) que ouço com regularidade, excluindo as rádios de informação.

Mesmo a nível internacional arrisco dizer que é capaz de não haver muitos programas no formato "indie dance".

Sim, tirando a BBC Radio 6 Music talvez. Aqui ao lado na Radio 3 a dance music é atirada para a madrugada profunda, para dar um exemplo.

No entanto a BBC no geral é um caso especial, nunca reduziram a aposta na eletrónica mesmo com a grande queda de popularidade que está a sofrer. Prova disso é existir um programa semanal de drum'n'bass num excelente horário na Radio 1, quando este género atingiu o pico já no início dos anos 10.

Em relação ao Bons Rapazes, deve ter perdido muitos ouvintes com a mudança de horário mas continua a ser incrível ouvir aqueles 2.
« Última modificação: Abril 13, 2026, 12:00:46 pm por radiokilledtheMTVstar »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5641 em: Abril 13, 2026, 02:14:15 pm »
"O meu reino não é deste mundo", é a frase de Jesus Cristo que gosto muito de citar, para poder escrever com total liberdade aqui. Como eu não tenho interesses nenhuns no meio, não tenho formação na área, e sou assalariado do Estado, mas numa área totalmente distinta da Comunicação Social, vou-me dar à liberdade de escrever duas ou três linhas sobre este assunto:

Citação de: ruicleto link=topic=20.msg69384#msg69384 date=1775918546
"Vissem a cara de pânico da RR e da Bauer em reuniões com o regulador a desvalorizar o DAB+ para que a tecnologia não avance e vocês teriam outra opinião.". Por este motivo e outros, é que a nossa RTP, à semelhança da congénere espanhola RTVE, deveria assumir a iniciativa e avançar com os testes DAB+, incluindo num MUX todos os seus atuais canais, e esperar que os outros Grupos roessem as unhas de inveja e começassem a perder ouvintes, passo a passo, para uma melhor tecnologia! Eu seria um deles...
O Modernices sabe, de certeza, muito melhor do que eu, quem em Portugal quer avançar com o DAB+. Eu não preciso de estar nessas reuniões para imaginar o susto, basta-me ler as entrevistas que as partes vão dando, que, francamente, me parecem, muitas vezes, mais do domínio da ficção científica do que da boa gestão, para perceber minimamente como anda o setor em Portugal. Pelo meio, a gestão da RTP, com pérolas como "a rádio sem botões", também vai contribuindo para este atraso de vida em que estamos, face a potências económicas como o Quénia ou Marrocos.

Se da Bauer que está confortavelmente na liderança, em todos os segmentos, que é uma empresa privada em sentido pleno e que se limita a passar música e a pouco mais, ainda posso esperar uma atitude totalmente passiva, da R/COM que está há anos a perder sucessivamente, e que, tal como a RTP, tem estatuto de utilidade pública, que lhe deram duas redes nacionais de mão beijada, não o consigo aceitar.

Eu não gosto de falar em duopólio, porque não quero acreditar que exista concertação de resultados, mas pode ser só a minha crença intrínseca na bondade humana, mas que há uma postura de incumbente, totalmente avessa ao risco e, porque não dizê-lo, à maximização de resultados a longo prazo, porque o DAB+ permite poupanças energéticas significativas, lá isso há. Em suma, há uma má gestão quase a lembrar a que tantas vezes associamos ao setor público, mas que é muito típica em Portugal: faz-se assim, porque sempre se faz assim.

Porque é que a RTP não avança? Para mim, isso é óbvio. Falta dinheiro, além de que, não excluo que existam lobistas junto da Tutela (não tenho informações, suponho, note-se).

Agora, eu não acho que seja, propriamente, com medo da concorrência que não se avança. Muito menos, da concorrência da RTP. Como não me canso de dizer aqui, por melhor que seja a programação da RTP, não nos podemos esquecer do que "é disto que o meu povo gosta" em Portugal. E não é de informação, nem de rádios musicais premmium, ao estilo Antena 2, Smooth ou, até de certa forma, da Antena 3. Portanto, no registo piadola simples, e música a metro ligeira, não vejo que na próxima década haja alguém que consiga ousar destronar COMRCIAL e RFM do lugar que ocupam. Mesmo que, no limite do absurdo, uma OBSRVDOR, TSF e RTP Rádios entrem no DAB +, todas juntas, devem fazer 25% da audiência consolidada desses dois canais, e ainda temos os outros. Por melhor que a qualidade sonora seja, ninguém vai trocar o Café da Manhã, pelo Programa da Manhã só porque o áudio é muito bom.

Não me acredito, muito honestamente, que possam existir grandes flutuações na distribuição de audiência por tipos de produtos. A quota das CHR MEGAHITS e CIDADE FM deve andar no intervalo 5 a 8%, das HOT AC RFM e COMRCIAL nos 35% a 42% e de AC entre os 15% e os 18%. Se, por simplificação, fizermos as contas ao ponto médio, temos cerca de 65% da audiência de rádio em Portugal nestes produtos, numa comparação com votos para umas legislativas, era quase uma maioria constitucional. Não é possível pensarmos que com o DAB+ vamos ter a RTP, a TSF e a OBSRVDOR a crescer para, juntas, alcançarem 30%. Se chegarem aos 15%, seria ótimo, mas é um teto já muito forçado.

Então, com este cenário de fundo, porque é que o DAB+ não avança?

1. As privadas, mais do que perderem entre nada a, diria, 5% de quota de mercado, querem, isso sim, um subsídio para implementar o DAB+. Na boa cultura do empresariado português de privatize-se os lucros e nacionalize-se os prejuízos, há que aguardar que Bruxelas force a mudança para que o Governo, seja ele qual for na altura, vá apresentar uma reprogramação do quadro comunitário, e permita que os investimentos sejam feitos com dinheiros públicos (sim, mesmo o dinheiro de Bruxelas é público, dos contribuintes da UE). Ou, em alternativa, a RTP que vá avançando com o custo pesado e, no final, eles vão lá e pagam a parte mais barata, ou, no limite, até pagam uma renda abaixo do preço de custo à RTP. A situação financeira das rádios portuguesas é fraca, não me chocaria que pudesse existir alguma solução que permita mais igualdade no mercado, isto é, existir uma entidade que não atue em mercado que monte e mantenha a infraestrutura, a que os operadores paguem uma renda pela utilização.

2. A RTP vive no universo Estatal. É para daqui a cem anos, o que podes fazer hoje. Declarações de Governantes e recomendações ao Governo do Parlamento, e, pasme-se, até Despachos, Decretos-Lei e mesmo Lei, são letra morta, para enfeitar jornais ou o Diário da República, consoante o caso. Além disso, padece do mesmo problema: a CAV é pequenina, mal chega para manter o FM em condições devidas (eu já agradecia menos barulho de ventoinha em 96.7, bem notório nos noticiários, em que é mesmo só voz).

3. Demais privadas: a TSF passa as dificuldades que sabemos, o grupo Montez demora dois meses a por um emissor a trabalhar bem e outro a 50%, depois de um temporal, e este seria o grupo que mais poderia ambicionar disputar com as incumbentes.

Paradoxalmente, e até porque estamos no tópico da 3, esta estação, em teoria, seria a que mais teria, a meu ver, a ganhar com o DAB+. Agora, com esta playlist de nicho, sem conseguir ir mais além, sempre que tenta, há um recuo rápido, assim não há tecnologia que salve, como não há locutores, por mais excecionais que sejam, que se salvem.

Dito isto, também começo a ter cada vez menos certezas sobre os estudos de audiências em Portugal. Não será por acaso que a própria R/Com também se está a virar para os serviços da Musicdatak e da Mediadatak. Não sendo, obviamente, substitutos do Bareme, podem fornecer informações complementares relevantes.
Mesmo que a 3 fosse agora mesmo deixar um pouco a playlist de nicho, e a meter lá pelo meio algumas coisas ditas mais comerciais, ou iguais às da concorrência, não iriam logo resultar, porque as pessoas, por tal já acontecer à demasiado tempo, associam esta rádio a isso, e por isso muitos não a ouvem. Mas deve por isso não o fazer, não devia mesmo já estar a faze-lo e a saber esperar. Terá também, ao mesmo tempo, de fazer uma promoção a sério dessas mudanças na playlist, caso as venham a fazer, porque se não esqueçam, mas infelizmente já sabemos como é marketing no serviço público.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5642 em: Abril 13, 2026, 02:20:08 pm »
Há imensa música para passar que não toca nem na 3 nem nas outras.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5643 em: Abril 13, 2026, 04:28:44 pm »
Claro que sim. Mesmo da malta mais "pop" e comercial, há coisas que, por cá, não me lembro de ouvir em lado nenhum. Aqui, é a ditadura da playlist.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5644 em: Abril 13, 2026, 05:27:36 pm »
Sim concordo, é ouvir por exemplo a Radio 3 de Espanha, que passa algumas coisas que poderiam perfeitamente estar na nossa actual 3 e não estão(não me refiro a música espanhola, nem a alguns programas temáticos).

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5645 em: Abril 13, 2026, 05:57:14 pm »
Sim concordo, é ouvir por exemplo a Radio 3 de Espanha, que passa algumas coisas que poderiam perfeitamente estar na nossa actual 3 e não estão(não me refiro a música espanhola, nem a alguns programas temáticos).

Concordo, a congénere Radio 3 apresenta uma musicalidade muito diferenciada e "fora da caixa". Felizmente, consigo captar razoavelmente bem em Manteigas, esperando que a mesma estação em DAB+ chegue um destes dias...

Yagi

• Full Member
« Responder #5646 em: Abril 13, 2026, 11:35:36 pm »

Concordo, a congénere Radio 3 apresenta uma musicalidade muito diferenciada e "fora da caixa". Felizmente, consigo captar razoavelmente bem em Manteigas, esperando que a mesma estação em DAB+ chegue um destes dias...

Sim a RNE Rádio 3 é uma boa rádio, melhor que a nossa Antena 3 na minha opinião, mas a Antena 3 é dirigida a um público mais jovem. Conheci muitos bons músicos e bandas graças a ela. Em certos horários também me apercebi que passa muita musica espanhola (grupos) fraquinha. Alguns anos atrás cheguei a ouvi-la em casa regularmente durante várias horas por dia no Verão, mas nos últimos anos o efeito de propagação tem sido mais fraco e menos frequente. Tenho programada no auto-rádio em 97.4Mhz e 95.4Mhz e apanho ocasionalmente em algumas viagens. Recebe-se também nos satélites Hispasat e Hotbird. Atualmente oiço mais as rádios inglesas BBC Word Service, Radio 4, Radio 4 Extra, Radio 6 Music e mais algumas rádios musicais.

A nossa rádio pública tem menos antenas, logo fica mais difícil programar ficando algumas rádios mais ecléticas na minha opinião. Relativamente ao DAB+ espanhol, de notar que a RNE vai ficar com espaço para 6 (seis) novos canais de rádio extra na rádio digital. Coisas da Europa desenvolvida que não deveremos sequer ambicionar, apesar da ANACOM me ter respondido:

Relativamente aos contributos do Blogue TDT para «Planear redes DAB+ para Portugal», (...) A ANACOM admite que a introdução do DAB/DAB+ poderá trazer benefícios para a atividade de rádio tendo em conta a falta de disponibilidade de frequências FM (87,5 – 108 MHz), uma vez que estas já se encontram maioritariamente atribuídas e em utilização.

Já para não falar na mais-valia para a Proteção Civil através do envio de alertas à população e a utilização de canais informativos de emergência, já em utilização em alguns países. Mas tudo indica que outros interesses vão prevalecer.  ::)

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5647 em: Abril 14, 2026, 12:57:31 am »

Sim a RNE Rádio 3 é uma boa rádio, melhor que a nossa Antena 3 na minha opinião, mas a Antena 3 é dirigida a um público mais jovem. Conheci muitos bons músicos e bandas graças a ela. Em certos horários também me apercebi que passa muita musica espanhola (grupos) fraquinha. Alguns anos atrás cheguei a ouvi-la em casa regularmente durante várias horas por dia no Verão, mas nos últimos anos o efeito de propagação tem sido mais fraco e menos frequente. Tenho programada no auto-rádio em 97.4Mhz e 95.4Mhz e apanho ocasionalmente em algumas viagens. Recebe-se também nos satélites Hispasat e Hotbird. Atualmente oiço mais as rádios inglesas BBC Word Service, Radio 4, Radio 4 Extra, Radio 6 Music e mais algumas rádios musicais.

A nossa rádio pública tem menos antenas, logo fica mais difícil programar ficando algumas rádios mais ecléticas na minha opinião. Relativamente ao DAB+ espanhol, de notar que a RNE vai ficar com espaço para 6 (seis) novos canais de rádio extra na rádio digital. Coisas da Europa desenvolvida que não deveremos sequer ambicionar, apesar da ANACOM me ter respondido:

Relativamente aos contributos do Blogue TDT para «Planear redes DAB+ para Portugal», (...) A ANACOM admite que a introdução do DAB/DAB+ poderá trazer benefícios para a atividade de rádio tendo em conta a falta de disponibilidade de frequências FM (87,5 – 108 MHz), uma vez que estas já se encontram maioritariamente atribuídas e em utilização.

Já para não falar na mais-valia para a Proteção Civil através do envio de alertas à população e a utilização de canais informativos de emergência, já em utilização em alguns países. Mas tudo indica que outros interesses vão prevalecer.  ::)
Basta ouvir a rádio 3 entre as nossas 10h e o meio dia, que são dois horários para apresentação de novos álbuns, músicas e que tem um estilo mais parecido com a nossa 3, ou mesmo ao fim da tarde entre as nossas 17h e as 19h, que em parte também vão pelo estilo da nossa 3, para verem a diferença.