Há imensa música para passar que não toca nem na 3 nem nas outras.
Sim concordo, é ouvir por exemplo a Radio 3 de Espanha, que passa algumas coisas que poderiam perfeitamente estar na nossa actual 3 e não estão(não me refiro a música espanhola, nem a alguns programas temáticos).
Concordo, a congénere Radio 3 apresenta uma musicalidade muito diferenciada e "fora da caixa". Felizmente, consigo captar razoavelmente bem em Manteigas, esperando que a mesma estação em DAB+ chegue um destes dias...
Sim a RNE Rádio 3 é uma boa rádio, melhor que a nossa Antena 3 na minha opinião, mas a Antena 3 é dirigida a um público mais jovem. Conheci muitos bons músicos e bandas graças a ela. Em certos horários também me apercebi que passa muita musica espanhola (grupos) fraquinha. Alguns anos atrás cheguei a ouvi-la em casa regularmente durante várias horas por dia no Verão, mas nos últimos anos o efeito de propagação tem sido mais fraco e menos frequente. Tenho programada no auto-rádio em 97.4Mhz e 95.4Mhz e apanho ocasionalmente em algumas viagens. Recebe-se também nos satélites Hispasat e Hotbird. Atualmente oiço mais as rádios inglesas BBC Word Service, Radio 4, Radio 4 Extra, Radio 6 Music e mais algumas rádios musicais.
A nossa rádio pública tem menos antenas, logo fica mais difícil programar ficando algumas rádios mais ecléticas na minha opinião. Relativamente ao DAB+ espanhol, de notar que a RNE vai ficar com espaço para 6 (seis) novos canais de rádio extra na rádio digital. Coisas da Europa desenvolvida que não deveremos sequer ambicionar, apesar da ANACOM me ter respondido:
Relativamente aos contributos do Blogue TDT para «Planear redes DAB+ para Portugal», (...) A ANACOM admite que a introdução do DAB/DAB+ poderá trazer benefícios para a atividade de rádio tendo em conta a falta de disponibilidade de frequências FM (87,5 – 108 MHz), uma vez que estas já se encontram maioritariamente atribuídas e em utilização. Já para não falar na mais-valia para a Proteção Civil através do envio de alertas à população e a utilização de canais informativos de emergência, já em utilização em alguns países. Mas tudo indica que outros interesses vão prevalecer.