Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1312439 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4110 em: Abril 16, 2024, 07:16:49 pm »
São aquelas invenções para preencher quota que são sempre boas para relembrar o erro da ideia da 3 ter música 100% portuguesa...

Fui recuperar ao RTP Play. É a banda Mais Alto!, que estava no Radar. O tema foi lançado há uma semana, tem 192 visualizações no YT. Atenção que apesar de ser uma banda nova, é composta por elementos de grupos com algum nome na praça.

A ideia é lançar um disco com música de intervenção, que aprecio bastante, mas esta ficou mesmo estranha:

https://www.youtube.com/watch?v=YWX5AfeB8U0

Entretanto, porque raio é que a A3 faz um top com 30 músicas em 60 minutos? Tem assim alguma coisa tão mais relevante para passar que não permitisse ao TOP durar as 2 horas, pelo menos?

...e porque é que sendo um barómetro de escolhas, apenas contempla bandas nacionais?

Essa é a questão. Em 2013, o Índice A3.30 passou a só contemplar canções nacionais ou de autores da lusofonia.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #4111 em: Abril 16, 2024, 08:21:36 pm »
São aquelas invenções para preencher quota que são sempre boas para relembrar o erro da ideia da 3 ter música 100% portuguesa...

Fui recuperar ao RTP Play. É a banda Mais Alto!, que estava no Radar. O tema foi lançado há uma semana, tem 192 visualizações no YT. Atenção que apesar de ser uma banda nova, é composta por elementos de grupos com algum nome na praça.

A ideia é lançar um disco com música de intervenção, que aprecio bastante, mas esta ficou mesmo estranha:

https://www.youtube.com/watch?v=YWX5AfeB8U0

Entretanto, porque raio é que a A3 faz um top com 30 músicas em 60 minutos? Tem assim alguma coisa tão mais relevante para passar que não permitisse ao TOP durar as 2 horas, pelo menos?

...e porque é que sendo um barómetro de escolhas, apenas contempla bandas nacionais?

Essa é a questão. Em 2013, o Índice A3.30 passou a só contemplar canções nacionais ou de autores da lusofonia.

Ter-se-ão vergado às patetadas lunáticas do sinistro Relvas...e das seguintes figurinhas de languidez snobe de vazia substantividade...
« Última modificação: Abril 16, 2024, 08:27:46 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4112 em: Abril 16, 2024, 11:50:23 pm »
Quatro adjetivos em cinco palavras, penso que é um recorde!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4113 em: Abril 18, 2024, 08:31:01 am »
O Tiago Ribeiro está praticamente a confirmar que haverão mudanças a 26 de Abril e que poderá estar de saída das Manhãs...
« Última modificação: Abril 18, 2024, 08:33:13 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #4114 em: Abril 18, 2024, 09:24:13 am »
O Tiago Ribeiro está praticamente a confirmar que haverão mudanças a 26 de Abril e que poderá estar de saída das Manhãs...

O inquérito serviu para quê?

Enquanto a nomenclatura e estratégias continuarem as mudanças serão sempre estéreis.

Boxx

• Hero Member
« Responder #4115 em: Abril 18, 2024, 11:11:25 am »

Hoje apareceu por lá a Ana Markl...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4116 em: Abril 18, 2024, 12:19:21 pm »

No Facebook pessoal fez uma publicação com uma imagem do nascer do sol visto através da janela do estúdio da 3 dizendo que aquela hora irá deixar saudades.

Por outro lado, tenho notado que nos últimos dias o Hugo Van Der Ding tem feito a sua habitual rubrica, algumas vezes, em directo.

SamM

• Hero Member
« Responder #4117 em: Abril 18, 2024, 12:39:27 pm »

No Facebook pessoal fez uma publicação com uma imagem do nascer do sol visto através da janela do estúdio da 3 dizendo que aquela hora irá deixar saudades.

Por outro lado, tenho notado que nos últimos dias o Hugo Van Der Ding tem feito a sua habitual rubrica, algumas vezes, em directo.

Espero que só mude de horário, porque a perda é enorme!! O Tiago está melhor nas manhãs que nos tempos do Diogo Beja.

Atento

• Hero Member
« Responder #4118 em: Abril 18, 2024, 12:41:56 pm »

Espero que só mude de horário, porque a perda é enorme!! O Tiago está melhor nas manhãs que nos tempos do Diogo Beja.

A nomenclatura é menina para rebentar com as insulas dinâmicas que ainda persistem vagamente por lá...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4119 em: Abril 18, 2024, 01:37:50 pm »

A nomenclatura é menina para rebentar com as insulas dinâmicas que ainda persistem vagamente por lá...

Que léxico rico, o caro Atento tem!

A melhor fase do Tiago Ribeiro, na minha modesta opinião, foi a comandar as tardes, substituindo a Isilda Sanches. Nessa altura, principalmente às terças e quinta-feiras, fazia uma dupla infernal com o Guilherme Duarte. Era comum o Tiago meter uma trilha sonora diferente enquando o Guilherme recitava o trânsito. Há um momento em que o trânsito foi dito, estilo Antena 2, com música de câmara em fundo e uma entoação coloquial do Guilherme.
Deixou saudades! Isso e tardes temáticas.

Nas manhãs, gostei muito da fase em que partilhava o painel com a Inês Lopes Gonçalves.

Agora não concordo que está melhor que nos tempos do Diogo Beja. Aquela equipa de 2013 a 2015 era fenomenal e, para mim, foi o programa da manhã que mais gozo me deu enquanto ouvinte.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4120 em: Abril 18, 2024, 01:44:44 pm »
Resumindo, o Tiago é dos melhores profissionais que a 3 tem.

Se, de facto, sair das manhãs, que o saibam aproveitar da melhor forma para outros projectos e/ou painéis. Ele já provou á saciedade que é excelente!

pdnf

• Hero Member
« Responder #4121 em: Abril 19, 2024, 01:57:44 am »
Resumindo, o Tiago é dos melhores profissionais que a 3 tem.

Se, de facto, sair das manhãs, que o saibam aproveitar da melhor forma para outros projectos e/ou painéis. Ele já provou á saciedade que é excelente!

Eu não sei é se o Tiago, com o nível que tem, já não começa a ter lugar numa Antena 1. É certo que esta tem muitos locutores, mas não deixa de ser menos verdade que necessita de uma renovação que vá preparando o futuro, porque a idade média dos locutores principais é bastante elevada.

Saindo o Tiago, e confirmando-se o rumor, diria que é quase certo o Alexandre Guimarães nas manhãs. A Palma, visto que já afirmou publicamente que não tem espírito para o horário, acredito-me mais que ficará com as tardes.
« Última modificação: Abril 19, 2024, 01:59:49 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #4122 em: Abril 20, 2024, 10:51:12 pm »
Quero só deixar aqui um apontamento/desabafo relativamente á 3 que me preocupa.
Já me aconteceu dizer a algumas pessoas conhecidas que oiço a Antena 3 regularmente, e a resposta que oiço é "O quê? ouves uma rádio para velhos? Isso é para velhos". E estou a falar de pessoas de faixas etárias de 30 - 40 anos.
A Antena 3 de facto é desconhecida ou pouco conhecida pelas pessoas, por mais jovens ou por menos jovens. É claro que estas pessoas referidas claramente nunca ouviram a 3, e a rádio passa muito ao lado, de muita outra gente. Agora uma Comercial, uma RFM, claro que sim, todas estas pessoas ouvem/conhecem. No meu trabalho, só se ouve Comercial. Se mudar para a 3, ninguém a suporta, nem 1 minuto fica sintonizada.

Enfim, algo que me deixa a pensar... É o que é.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4123 em: Abril 20, 2024, 10:57:47 pm »
Já me aconteceu dizer a algumas pessoas conhecidas que oiço a Antena 3 regularmente, e a resposta que oiço é "O quê? ouves uma rádio para velhos? Isso é para velhos". E estou a falar de pessoas de faixas etárias de 30 - 40 anos.
A Antena 3 de facto é desconhecida ou pouco conhecida pelas pessoas, por mais jovens ou por menos jovens. É claro que estas pessoas referidas claramente nunca ouviram a 3, e a rádio passa muito ao lado, de muita outra gente. Agora uma Comercial, uma RFM, claro que sim, todas estas pessoas ouvem/conhecem. No meu trabalho, só se ouve Comercial. Se mudar para a 3, ninguém a suporta, nem 1 minuto fica sintonizada.

Só estão a colher o que semearam desde 2015 e começaram a acordar há bem pouco tempo... Agora vai dar muito trabalho mudar a percepção do público, mesmo a confirmarem-se os reforços vindos da Mega.

No meu caso tenho a minha colega de secretária de 24/25 anos que se queixa que as rádios passam pouco hip-hop nacional e ficou surpreendida com o Disconexo sobre o novo álbum do Regula que nunca na vida lhe passaria pela cabeça ter atenção numa rádio como a 3, mas logo depois de na sexta anterior ter pedido para mudar depois de uma hora da reportagem do Daniel Belo sobre guitarristas clássicos ou o meu patrão já na casa dos 40 a queixar-se quando passou pelo meu computador e estava a rodar logo a música mais experimental do novo EP do Jamie XX que tem andado na playlist quando até na Caixa de Ritmos tem passado outras... Falta equilíbrio.
« Última modificação: Abril 20, 2024, 11:01:32 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4124 em: Abril 21, 2024, 03:28:40 pm »

Só estão a colher o que semearam desde 2015 e começaram a acordar há bem pouco tempo... Agora vai dar muito trabalho mudar a percepção do público, mesmo a confirmarem-se os reforços vindos da Mega.

No meu caso tenho a minha colega de secretária de 24/25 anos que se queixa que as rádios passam pouco hip-hop nacional e ficou surpreendida com o Disconexo sobre o novo álbum do Regula que nunca na vida lhe passaria pela cabeça ter atenção numa rádio como a 3, mas logo depois de na sexta anterior ter pedido para mudar depois de uma hora da reportagem do Daniel Belo sobre guitarristas clássicos ou o meu patrão já na casa dos 40 a queixar-se quando passou pelo meu computador e estava a rodar logo a música mais experimental do novo EP do Jamie XX que tem andado na playlist quando até na Caixa de Ritmos tem passado outras... Falta equilíbrio.

Em tempos, costumava-se escrever neste fórum que, em 2015, a Antena 3 tomou o caminho da sua congénere Radio 3 da RTVE.
Contudo, esta semana tive a oportunidade de escutar a emissora espanhola e deparei-me com isto no seu site:

https://www.rtve.es/play/audios/especiales-radio-3/radio-3-universidad-granada-18-04-24/16066348/

Um caminho que penso imperativo a Antena 3 percorrer é ser a rádio oficial de semanas académicas pelo país, começando pela Queima e Serenata de Coimbra.

Agostinho da Silva