Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313271 vezes)

QueGénio

• Jr. Member
  • **
Re: RTP Antena 3
« Responder #3465 em: Maio 10, 2023, 09:13:42 pm »
"Para se chegar ao interesse das pessoas, tem que apostar numa linha mais alternativa, sem ser uma alternativa de nicho", afirma Felisbela Lopes, referindo-se à agenda da informação que deve ser definida pelo operador público.

A generalização, vem com a assinatura do costume.

Mas, já se sabe que há um fetiche muito intenso com a palavra "nicho".

https://www.rtp.pt/play/p1467/e690662/entrevista-tarde-antena-1

O que é que não entendeu naquilo que escrevi?

"

Uma ideia que ganha centralidade, lendo o Livro Branco e ouvindo a entrevista de Felisbela Lopes a Nuno Rodrigues(Antena1,  18:20,  9 de maio de 2023) : o serviço público não é um serviço de nicho, o serviço público tem que ter público, a informação ganha grande centralidade no SPM."

Dada a sensibilidade exacerbada dos donos deste chat, não sei se não devemos levar esta frase, como um insulto?

"O que é que não entendeu naquilo que escrevi?"

Parece-me muito agressivo, perturbador do tom construtivo que se alimenta por aqui.

Respondendo à sua pergunta... percebo sempre muito bem o que escreve, apesar de misturar alhos com bugalhos, confundir temas e manipular à sua vontade, para encaixar na sua agenda ideológica delirante.
Por outro lado, é bom perceber que a Prof. Felisbela Lopes já não é daquela "nomenclatura cristalizada". Usou a palavra "nicho", logo, o colega académico já lhe reconhece valor.

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3466 em: Maio 10, 2023, 09:38:46 pm »
E que dizer da página 245?

"No caso português, os canais radiofónicos de serviço público têm-se posicionado, maioritariamente, como complementares e diferenciadores da oferta dos operadores privados. É nessa perspetiva de distintividade que a RTP, especificamente, pode cumprir uma missão singular. A continuação e o aprofundamento desta política (de diferenciação face ao setor comercial) afigura-se essencial para que os recursos públicos sejam canalizados para a produção de conteúdos que geralmente não fazem parte da oferta das estações privadas, por eventual ausência de rentabilidade."

e na 246?

"Neste contexto, a ideia de um serviço público que ofereça o que parece falhar do ponto de vista económico torna-se ainda mais premente. Para garantir diversidade, originalidade e acessibilidade. Para assegurar inovação. E para chegar – não apenas em termos geográficos, mas também na perspetiva da diferenciação substantiva – aonde a iniciativa privada não encontra benefício imediato de ganhos materiais."

Isto tresanda a nicho e a nomenclatura cristalizada.  :'(

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3467 em: Maio 10, 2023, 10:08:48 pm »
Hummmmmm
Está parte o Atento, ignora...

Atento

• Hero Member
« Responder #3468 em: Maio 10, 2023, 10:29:02 pm »

"No caso português, os canais radiofónicos de serviço público têm-se posicionado, maioritariamente, como complementares e diferenciadores da oferta dos operadores privados. É nessa perspetiva de distintividade que a RTP, especificamente, pode cumprir uma missão singular. A continuação e o aprofundamento desta política (de diferenciação face ao setor comercial) afigura-se essencial para que os recursos públicos sejam canalizados para a produção de conteúdos que geralmente não fazem parte da oferta das estações privadas, por eventual ausência de rentabilidade."

e na 246?

"Neste contexto, a ideia de um serviço público que ofereça o que parece falhar do ponto de vista económico torna-se ainda mais premente. Para garantir diversidade, originalidade e acessibilidade. Para assegurar inovação. E para chegar – não apenas em termos geográficos, mas também na perspetiva da diferenciação substantiva – aonde a iniciativa privada não encontra benefício imediato de ganhos materiais."

São anexos.
Esse texto não é da lavra da comissão.

Os autores são:
 Contributos para (Re)Pensar
o Serviço Público de Rádio
Madalena Oliveira, Universidade do Minho
Nelson Ribeiro, Universidade Católica Portuguesa
« Última modificação: Maio 10, 2023, 10:31:25 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #3469 em: Maio 10, 2023, 10:41:34 pm »

e na 246?

Tresanda a um serviço público desvitalizado que não serve todos os portugueses e que nos brinda com 50 % da rede de FM a não chegar aos 10%...
Veja lá se isso tem sequer acolhimento em qualquer serviço público europeu...
Não tem!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3470 em: Maio 16, 2023, 09:57:21 pm »
Olá a todos os camaradas de fórum.

Peço antecipadamente desculpa se esta minha intervenção não se coaduna com o tópico.

Posto isto, à semelhança com o que publicou sobre a Rádio Nostalgia em 1999, hoje, o canal do YouTube «Grafismos Portugueses» presenteou-nos com uma recordação de um anúncio à então RDP Antena 3, aquando a revolução-Montez em 2002.

Nesse anúncio, poderão ser escutadas as canções de Da Weasel - Tás Na Boa, Eminem - Without Me e Yellow W Van - O Que Eu Penso É O Que Eu Falo!.

O slogan da rádio era «Mais música nova...»

Neste reclame também somos presenteados com a apresentação de espécie de adaptação do boneco Nick do Monstros & Companhia. 😅

Pessoalmente, tenho algumas considerações a fazer.

1.º Isto remonta a memórias da minha infância em que este anúncio passava com alguma frequência nos intervalos da programação infantil da RTP2 e juvenil da RTP1 (então na altura do TOP+ era certinho);

2.º Ainda hoje não percebi aquela pancada de boneco; 🤣

3.º Talvez as informações que deixei no 1.º ponto fizeram sentido, pois passados uns anos passei a ser ouvinte assíduo da Antena 3, coisa que, à excepção da Prova Oral, actualmente não sou. Ainda me recordo, um pouco mais tarde, do projecto algo falhado que era o Diário de Sofia. Poderia não ter resultado, mas ao menos tentávasse criar sinergias entre a TV, a rádio e os jovens;

4.º Aquela foi uma altura bastante importante na 3. A entrada de Luís Montez na direcção do canal foi uma autêntica lufada de ar fresco, pois para além de ideias que vinha maturando desde dos tempos da NRJ e Rádio Comercial, também trouxe bastante sangue novo à equipa, novas sonoridades e, sobretudo, um rumo.

5.º Penso que este anúncio demonstra bem o espírito para que a Antena 3 foi criada. Bem sei que já se escreveu muito neste tópico, existiram até troca de geniais e atentas farpas entre alguns membros, mas, a meu ver, a Antena 3 tem que ser isto: jovem, com uma forte aposta na descoberta de nova música portuguesa de qualidade e uma verdadeira «alternativa» ao que existe no mercado. E reparem que não tenho o problema de dizer «alternativa». Alternativa ao sector privado não é passar aqueles artistas/bandas indie que tocam em bares de amigos no Bairro Alto ou no Cais do Sodré. Alternativa ao sector privado é saber conjugar o melhor do mainstream (essa canção do Eminem tem mais de mil milhões de visualizações no YouTube), oferecendo, ao mesmo tempo, novas propostas que, com o apoio da 3, poderão vir a ser mainstream no futuro. Ser jovem não é só falar das tricas nas redes sociais e almejar o máximo número de «gostos» e visualizações. É também estar nas redes sociais, mas é sair à rua, transmitir festas académicas, promover debates entre jovens, haver até programas tão básicos, mas ao mesmo tempo tão difíceis, como explicar de modo simples coisas tão importantes como as condições para o IRS jovem e como um português deslocado pode votar fora da sua área de residência, etc..
E em jeito de conclusão, até porque estou a alongar-me bastante, lembro-me de uma entrevista que foi dada ao Rui David dos Hands On Approach. Nela, disse que o início da banda se deveu muito ao facto do Rui Santos o ter escutado a tocar Pearl Jam na praia e o ter convidado a tocar na rádio. Essa rádio era a Antena 3.
Bem sei que os Hands On Approach não são do agrado da actual direcção e são tudo menos «jovens», mas a ideia é esta.
Se isto é de fácil execução? É de dificílima execução! Mas para isto é que também temos o recém-denomimado Serviço Público de Mídia (anglicismo bem infeliz, diga-se de passagem).
Por fim, deixo aqui a hiperligação ao reclame:

https://youtu.be/gCdWsPNjUxM

Saudações bigodeanas! 😎
« Última modificação: Maio 16, 2023, 10:04:01 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3471 em: Maio 17, 2023, 10:54:53 am »
Olá a todos os camaradas de fórum.

Peço antecipadamente desculpa se esta minha intervenção não se coaduna com o tópico.

Posto isto, à semelhança com o que publicou sobre a Rádio Nostalgia em 1999, hoje, o canal do YouTube «Grafismos Portugueses» presenteou-nos com uma recordação de um anúncio à então RDP Antena 3, aquando a revolução-Montez em 2002.

Nesse anúncio, poderão ser escutadas as canções de Da Weasel - Tás Na Boa, Eminem - Without Me e Yellow W Van - O Que Eu Penso É O Que Eu Falo!.

O slogan da rádio era «Mais música nova...»

Neste reclame também somos presenteados com a apresentação de espécie de adaptação do boneco Nick do Monstros & Companhia. 😅

Pessoalmente, tenho algumas considerações a fazer.

1.º Isto remonta a memórias da minha infância em que este anúncio passava com alguma frequência nos intervalos da programação infantil da RTP2 e juvenil da RTP1 (então na altura do TOP+ era certinho);

2.º Ainda hoje não percebi aquela pancada de boneco; 🤣

3.º Talvez as informações que deixei no 1.º ponto fizeram sentido, pois passados uns anos passei a ser ouvinte assíduo da Antena 3, coisa que, à excepção da Prova Oral, actualmente não sou. Ainda me recordo, um pouco mais tarde, do projecto algo falhado que era o Diário de Sofia. Poderia não ter resultado, mas ao menos tentávasse criar sinergias entre a TV, a rádio e os jovens;

4.º Aquela foi uma altura bastante importante na 3. A entrada de Luís Montez na direcção do canal foi uma autêntica lufada de ar fresco, pois para além de ideias que vinha maturando desde dos tempos da NRJ e Rádio Comercial, também trouxe bastante sangue novo à equipa, novas sonoridades e, sobretudo, um rumo.

5.º Penso que este anúncio demonstra bem o espírito para que a Antena 3 foi criada. Bem sei que já se escreveu muito neste tópico, existiram até troca de geniais e atentas farpas entre alguns membros, mas, a meu ver, a Antena 3 tem que ser isto: jovem, com uma forte aposta na descoberta de nova música portuguesa de qualidade e uma verdadeira «alternativa» ao que existe no mercado. E reparem que não tenho o problema de dizer «alternativa». Alternativa ao sector privado não é passar aqueles artistas/bandas indie que tocam em bares de amigos no Bairro Alto ou no Cais do Sodré. Alternativa ao sector privado é saber conjugar o melhor do mainstream (essa canção do Eminem tem mais de mil milhões de visualizações no YouTube), oferecendo, ao mesmo tempo, novas propostas que, com o apoio da 3, poderão vir a ser mainstream no futuro. Ser jovem não é só falar das tricas nas redes sociais e almejar o máximo número de «gostos» e visualizações. É também estar nas redes sociais, mas é sair à rua, transmitir festas académicas, promover debates entre jovens, haver até programas tão básicos, mas ao mesmo tempo tão difíceis, como explicar de modo simples coisas tão importantes como as condições para o IRS jovem e como um português deslocado pode votar fora da sua área de residência, etc..
E em jeito de conclusão, até porque estou a alongar-me bastante, lembro-me de uma entrevista que foi dada ao Rui David dos Hands On Approach. Nela, disse que o início da banda se deveu muito ao facto do Rui Santos o ter escutado a tocar Pearl Jam na praia e o ter convidado a tocar na rádio. Essa rádio era a Antena 3.
Bem sei que os Hands On Approach não são do agrado da actual direcção e são tudo menos «jovens», mas a ideia é esta.
Se isto é de fácil execução? É de dificílima execução! Mas para isto é que também temos o recém-denomimado Serviço Público de Mídia (anglicismo bem infeliz, diga-se de passagem).
Por fim, deixo aqui a hiperligação ao reclame:

https://youtu.be/gCdWsPNjUxM

Saudações bigodeanas! 😎

A Antena 3 podia ser hoje em dia a Rádio Comercial da década de 80 e 90. Programas de autor, diversidade de programas diários com sonoridades diferentes ao longo do dia, do pop ao metal, sem playlist alguma. Se a Antena 3 o fizesse, acredito que recolocaria a rádio no sitio certo que é ser rádio.

Enquanto assim não acontecer muita gente vai descobrindo no digital podcasts, programas de autor em todas as formas de criação de conteudos, inlcuindo rádios on line.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3472 em: Maio 17, 2023, 11:12:32 am »
Em parte concordo. Não acho que seria possível termos programas de autor porque a 3 poderia ficar muito elitista ao género da espanhola Radio 3 mas com 1/2 horas- (por exemplo diria, 12h e 16h - podiam ser temáticas.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3473 em: Maio 17, 2023, 11:16:09 am »
Não me parece que o caminho seja esse, estamos em 2023, o mundo e os meios de comunicação mudaram muito! Aliás, um dos problemas da Antena 3, parece-me ser o excesso de programas de autor. Ainda ontem, tentei ouvir o programa "pontos de luz" da Isilda Sanches e desisti à terceira faixa...eu até gosto de ouvir novidades e sons diferentes, mas tudo tem de ser feito com bom senso e equilíbrio e pensando sobretudo nos ouvintes que estão do outro lado...falta sobretudo isto na Antena 3 atual. Falta também mais informação ao longo do dia e direcionada para o target da estação. Faltam emissões em direto ao fim de semana. Falta um marketing mais agressivo (alguém colocou aqui há dias o relançamento da estação com a entrada do Montez). Com estes condimentos, poderia facilmente duplicar a audiência.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3474 em: Maio 17, 2023, 11:50:58 am »
A questão é que o Pontos de Luz é quase um programa experimental, tal como o Muitos Mundos... por isso é que tenho receio que seria isso a acontecer com os programas de autor 24h/24h como na Radio 3.
Penso que com horas temática de género musical com os mesmos apresentadores da playlist, não viria mal nenhum ao mundo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3475 em: Maio 17, 2023, 05:58:27 pm »
Eis uma boa promo à 3. Deviam continuar nesta linha e explorar mais as redes sociais:

https://www.instagram.com/reel/CsWaVU3vjjE/?igshid=NzJjY2FjNWJiZg==

Já agora, arranjavam uma esponja para os micros, tem impacto nas redes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3476 em: Maio 17, 2023, 06:15:35 pm »
Não está na mas podia estar melhor, com mais que os topos de hora...

Ainda no outro dia o Melhor que Nada foi sobre a Inês Henriques que parece que é amiga próxima da Luana do Bem há vários anos e foi mesmo um momento de grande cumplicidade genuína.

Entretanto ouvindo ontem e houve algumas horas parece que andam a cortar no hip-hop.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Maio 17, 2023, 06:18:08 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3477 em: Maio 17, 2023, 06:28:33 pm »
A Antena 3 nem se tivesse um orçamento dec20 milhões de euros anuais descolava...

Aquilo não dá mais...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3478 em: Maio 17, 2023, 06:52:36 pm »
A Antena 3 nem se tivesse um orçamento dec20 milhões de euros anuais descolava...

Aquilo não dá mais...

Já esteve pior, há que reconhecer. Acho que quer a Inês Henriques, quer a nossa carissima colega de fórum Joana Gama, vieram trazer algum sangue novo à estação. Acrescento ainda as tardes com a Andreia Pinto, que estão boas, era, isso sim, capaz de passar a Prova Oral para as 20h e de lhe encontrar uma dupla.  Na playlist, as mexidas também têm sido muito positivas. Acredito que haja condições para, seguindo este rumo, subir aos 3%, que ainda poderiam ser mais se se focassem mesmo no target mais jovem.

PS: Não li as muitas páginas para trás neste topico por falta de tempo, mas a seu tempo tenho algumas coisas para acrescentar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3479 em: Maio 17, 2023, 07:31:56 pm »
Posso ser um chato do " caraças", mas continuo sem entender as razões de queixa do Atento à 3.
Continuo a fazer as mesmas perguntas, é a Playlist? São os locutores? São os programas de autor? Quais os que acho piores?
Por exemplo, ele já decretou que a nova locutora da RR Teresa Oliveira é medíocre, mas ainda não lhe vi nenhum decreto sobre a nova locutora da 3, Joana Gama ou da Andreia Pinto ou da Inês Henriques? São boas ou medíocres?
É que lendo o Atento, até parece que quando se liga a A3, só se consegue aguentar por dois minutos e depois têm que mudar logo, tal o pavor da programação.
Há aqui muitas boas sugestões, Boxx, Rádio..., Pdnf, mas do Atento so acusações a este e aquele, aos cristalizados e por aí fora.
E de repente surgiu me uma grave suspeita, o Atento não ouve a 3, pelo menos nos últimos tempos...