Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1319323 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #2490 em: Setembro 22, 2021, 11:45:00 pm »
Os dilemas da Rádio 3...

A dificuldade de dar a volta ao texto...

Enfim...dilemas pelos quais também passa a Antena 3...

http://guiadelaradio.com/la-encrucijada-de-radio-3-como-renovarse-para-llegar-a-un-publico-joven-que-no-escucha-la-radio

Primeiro: 22% dos ouvintes têm menos de 34 anos, é preocupante mas ainda não é cuidados intensivos e pode-se recuperar trazendo os jovens de volta à radio, sem que seja carradas de música a metro a ocupar o espectro, porque para isso têm o Spotify.

Segundo: O caso da Megastar é uma boa prova da importância que ainda detem o FM/DAB+ e como uma estação fora dele está morta.

Terceiro: São os dilemas da 3. Não se chamam jovens com pessoas que deviam estar a fazer rádio para os 66+. Nesse aspeto, há uma excelente gestão de carreiras em Portugal ao nível da R/Com e da MCR. Pelo que acompanho, não me parece que em Espanha funcione tão bem e por cá, na RDP é o total desastre.

Há é muito trabalho, mais até do que algum dinheiro, que é preciso fazer para que a rádio recupere a importância e credibilidade que efetivamente tem, em comparação até com a TV.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2491 em: Setembro 23, 2021, 09:10:05 am »
Não sei como conseguirão fazer isso, nunca conheci a Radio 3 como uma rádio jovem ao contrário do que aparentemente acontecia nos anos 80 e 90 e para resultar minimamente penso que teriam de ter algumas horas de playlist.
No entanto, mesmo sem playlist e com uma grande variedade de géneros musicais consegue estar com os mesmos resultados da nossa 3 neste momento, portanto...
« Última modificação: Setembro 23, 2021, 09:16:09 am por radiokilledtheMTVstar »

tuscano

• Hero Member
« Responder #2492 em: Setembro 23, 2021, 10:21:58 am »
Os dilemas da Rádio 3...

A dificuldade de dar a volta ao texto...

Enfim...dilemas pelos quais também passa a Antena 3...

http://guiadelaradio.com/la-encrucijada-de-radio-3-como-renovarse-para-llegar-a-un-publico-joven-que-no-escucha-la-radio

Primeiro: 22% dos ouvintes têm menos de 34 anos, é preocupante mas ainda não é cuidados intensivos e pode-se recuperar trazendo os jovens de volta à radio, sem que seja carradas de música a metro a ocupar o espectro, porque para isso têm o Spotify.

Segundo: O caso da Megastar é uma boa prova da importância que ainda detem o FM/DAB+ e como uma estação fora dele está morta.

Terceiro: São os dilemas da 3. Não se chamam jovens com pessoas que deviam estar a fazer rádio para os 66+. Nesse aspeto, há uma excelente gestão de carreiras em Portugal ao nível da R/Com e da MCR. Pelo que acompanho, não me parece que em Espanha funcione tão bem e por cá, na RDP é o total desastre.

Há é muito trabalho, mais até do que algum dinheiro, que é preciso fazer para que a rádio recupere a importância e credibilidade que efetivamente tem, em comparação até com a TV.
Ok Que alguns programas acabaram na rádio 3, mas outros continuam a existir em horário errados, como o programa de que já aqui falei várias vezes, Quando Los Elefantes Sueñan com lá Musica, Segunda a Sexta 15h de Espanha, o estilo de música que o programa passa, jazz, musica brasileira, Africana, ás vezes até francesa, para mim é excelente, mas eu já tenho mais de 40 anos, malta mais nova não vai ouvir isto, muito menos a esta hora. Tem de se ter alguma noção se se quer audiências, não é colocar programas por colocar, sem noção das horas a que as coisas são colocadas no ar.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2493 em: Setembro 23, 2021, 12:25:02 pm »
Para mim a Antena 3 deveria passar todas as músicas que estão a bater no spotify em Portugal, sem barreiras músicais:( passar o Rapper espanhol Morad, que está a ter grande sucesso em Portugal, outros Trappers estrangeiros estilo Travis Scott, Lil Tjay, Uzi Vert, Trippie Red, KSI, Stormzi) apostar também no Slap House, EDM, Trance, Reaggeton, R&B, algum Rock mais jovem etc e trazer a antena tambem alguns clássicos Remember p exemplo,  ou de outros géneros... fazendo o que as rádiozinhas tipo Mega e Cidade têm "medo" de fazer. Divulgar novos talentos nacionais e internacionais, apresentar Albums, transmitir programas dedicados a determinados géneros... e mudar de nome, porque nenhum jovem vai achar atrativo o nome "Antena" que é logo associado a algo desinteressante...
Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2494 em: Setembro 23, 2021, 12:30:58 pm »
Também seria mais importante do que parece comprar novos processadores de som que metam no ar um som atrativo , com graves, com agudos, com dinâmica, não aquele som roufenho sem palco nenhum, em mono, com cortes a cada minuto...
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2495 em: Setembro 23, 2021, 01:06:57 pm »
e mudar de nome, porque nenhum jovem vai achar atrativo o nome "Antena" que é logo associado a algo desinteressante...

Ora aí está um ponto muito importante, muito mais do que o que possa parecer à primeira vista! No pacto poderiam embalar também a Antena 2 para algo tipo Clássic FM.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2496 em: Setembro 23, 2021, 01:29:36 pm »
Não é pelo nome...

É pelos conteúdos...

A rádio jovem da BBC...

BBC Rádio One.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2497 em: Setembro 23, 2021, 01:39:27 pm »
Também seria mais importante do que parece comprar novos processadores de som que metam no ar um som atrativo , com graves, com agudos, com dinâmica, não aquele som roufenho sem palco nenhum, em mono, com cortes a cada minuto...

Claro que era... mas não vale a pena dizer o que seja, parece que só os privados é que podem ser agressivos na equalização...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2498 em: Setembro 23, 2021, 03:29:00 pm »
Para mim a Antena 3 deveria passar todas as músicas que estão a bater no spotify em Portugal, sem barreiras músicais:( passar o Rapper espanhol Morad, que está a ter grande sucesso em Portugal, outros Trappers estrangeiros estilo Travis Scott, Lil Tjay, Uzi Vert, Trippie Red, KSI, Stormzi) apostar também no Slap House, EDM, Trance, Reaggeton, R&B, algum Rock mais jovem etc e trazer a antena tambem alguns clássicos Remember p exemplo,  ou de outros géneros... fazendo o que as rádiozinhas tipo Mega e Cidade têm "medo" de fazer. Divulgar novos talentos nacionais e internacionais, apresentar Albums, transmitir programas dedicados a determinados géneros...

Erro estratégico! A Antena 3 não deve ser uma mixórdia de músicas sem qualquer critério, só porque são populares nos serviços de streaming. A playlist deve ser variada, incluir boa música portuguesa e internacional com um mínimo de qualidade. Do pop ao rock, do R&B à música de dança etc. Contudo, deve haver um patamar mínimo de exigência - caso contrário, eu, se quisesse, entrava na playlist da 3. Comprava um reco-reco, um triângulo e uma flauta, pagava a um qualquer artista amador para fazer beatbox, escrevia uma letra ridiculamente medíocre, misturava tudo em casa, no Audacity ou coisa parecida, e lançava o meu rap na Antena 3.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2499 em: Setembro 23, 2021, 07:40:00 pm »
Para mim a Antena 3 deveria passar todas as músicas que estão a bater no spotify em Portugal, sem barreiras músicais:( passar o Rapper espanhol Morad, que está a ter grande sucesso em Portugal, outros Trappers estrangeiros estilo Travis Scott, Lil Tjay, Uzi Vert, Trippie Red, KSI, Stormzi) apostar também no Slap House, EDM, Trance, Reaggeton, R&B, algum Rock mais jovem etc e trazer a antena tambem alguns clássicos Remember p exemplo,  ou de outros géneros... fazendo o que as rádiozinhas tipo Mega e Cidade têm "medo" de fazer. Divulgar novos talentos nacionais e internacionais, apresentar Albums, transmitir programas dedicados a determinados géneros...

Erro estratégico! A Antena 3 não deve ser uma mixórdia de músicas sem qualquer critério, só porque são populares nos serviços de streaming. A playlist deve ser variada, incluir boa música portuguesa e internacional com um mínimo de qualidade. Do pop ao rock, do R&B à música de dança etc. Contudo, deve haver um patamar mínimo de exigência - caso contrário, eu, se quisesse, entrava na playlist da 3. Comprava um reco-reco, um triângulo e uma flauta, pagava a um qualquer artista amador para fazer beatbox, escrevia uma letra ridiculamente medíocre, misturava tudo em casa, no Audacity ou coisa parecida, e lançava o meu rap na Antena 3.
Para mim, uma rádio que se quer dirigir a um público jovem e é gerida por alguém que já o foi á 20/30 anos, não pode querer moldar a rádio ao seu gosto pessoal, o que para o diretor pode ser de qualidade medíocre, na faixa etária a que a rádio se quer dirigir pode fazer sucesso (se popularizou nos serviços streaming, tem qualidade para um maior n° de pessoas na generalidade dos casos)... Claro que tem que haver um mínimo de rigor na seleção, letras com obscenidades ou com teor desrespeituoso têm que ser censuradas ou ficar de fora. Ora isto parece muito óbvio, se uma rádio jovem quer ter audiência, não pode ignorar o que os jovens consomem diariamente, o que acontece na 3, por isso ninguém a ouve. Sigamos que o que defendo é um produto ao estilo da BBC R1, dinâmico, interativo e com um toque de culturalidade.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2500 em: Setembro 23, 2021, 08:53:18 pm »
Não é pelo nome...

É pelos conteúdos...

A rádio jovem da BBC...

BBC Rádio One.

BBC Radio One... BBC é a marca da estação, rádio é rádio, um é vitória, poder, cria sensação de pertença. Antena...bom é é o objeto que emite o sinal, três já é muito para o fim.

Vamos lá comparar a sonoridade de Antena 3 com Mega Hits, Nova Era ou mesmo com Cidade FM (que não sendo grande pistola, não deixa de ser tribal). A 3 perde sempre em termos de ligação emocional ao público.

De resto, concordo que é importante haver seleção e patamares mínimos de qualidade, até porque a rádio ainda dita tendências, embora hoje tenha a concorrência da abéculice do Tik Tok. É importante agradar aos jovens, mas não esquecer que é serviço público, tem também uma missão pedagógico/educativa para a qualidade musical.
« Última modificação: Setembro 23, 2021, 08:55:10 pm por pdnf »
Rádio é:

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2501 em: Setembro 27, 2021, 11:42:33 pm »
Nuno Calado merece um painel fixo, merece mais do que ser o "desenrasca" das 13h, 16h ou 20h.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2502 em: Setembro 29, 2021, 11:01:05 am »
Hoje, 29 de Outubro de 2021, cumprem-se meia dúzia de anos da grande reforma na Antena 3 levada a cabo pelo então e actual director Nuno Reis.

Quais são os balanços que os meus camaradas de fórum gostariam de tecer?

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #2503 em: Setembro 29, 2021, 12:14:23 pm »
Hoje, 29 de Outubro de 2021, cumprem-se meia dúzia de anos da grande reforma na Antena 3 levada a cabo pelo então e actual director Nuno Reis.

29 de setembro...

Balanços???

Você está a pedir muito...

Eles é que sabem...

Nós, os ouvintes, somos porcos que recebemos as suas pérolas...

Oiçam e calem-se.

Vocês não contam para nada.

tuscano

• Hero Member
« Responder #2504 em: Setembro 29, 2021, 12:29:21 pm »

1- Tem alguns excelentes programas de autor como o Muitos Mundos, o Coyote ou o Materia Prima, mas a malta nova não se interessa por eles ou por grande parte deles.
2- Tem uma playlist desconjuntado, onde aposta muitas vezes em coisas que a malta nova simplesmente não ouve, nem mostrando-lhes os continuaria a ouvir.
3- Ainda que o Luís Oliveira  saiba imenso de música, que isso sabe, para emissão diária é fraco e afasta ouvintes.
4- Não se percebe porque insistem num programa de entrevistas aos Sábados de manhã, quando a Antena 1 o faz no mesmo horário, além de terem o Prova Oral todos os dias da semana.
Ou seja precisa toda remodelada, particularmente a playlist, serem revistos os programas de autor e algumas vozes desaparecerem, outras voltarem ou terem horário mais fixo, ou ainda apostarem em vozes novas.