Para fechar as minhas considerações sobre o rumo que creio que deveria ser o tomado pela direcção da Antena 3 e, indo ao encontro com algumas opiniões expressadas por alguns camaradas de fórum, deixo aqui a tabela do Ãndice A3.30, apresentado por Ana Galvão e Augusto Seabra, no dia 24 de Setembro de 2011.
Há quase 10 anos, a tabela foi esta:
30.º - Katy Perry - Last Friday Night
29.º - The Kooks - Junk Of The Heart
28.º - Little Dragon - Ritual Union
27.º - X-Wife - Keep On Dancing
26.º - Two Door Cinema Club - Something Good Can Work
25.º - GNR - Cais (versão Vôos Domésticos)
24.º - Arctic Monkeys - She's Thunderstorms
23.º - Yuck - Shook Down
22.º - Cansei de Ser Sexy (ft. Bobby Gillespie) - Hits Me Like a Rock
21.º - The Naked And Famous - Young Blood
20.º - Prana - Etanol
19.º - The Strokes - Taken For A Fool
18.º - Bombay Bicycle Club - Shuffle
17.º - João Só & Abandonados - Fogo
16.º - The Vaccines - Norgaard
15.º - We Trust - Time (Better Not Stop)
14.º - Metronomy - The Look
13.º - Young The Giant - My Body
12.º - Ludo - Fica, Não Te Vás Daqui!
11.º - doismileoito - Quinta-feira
10.º - Trêsporcento - Elefantes Azuis
09.º - Norton - Two Points
08.º - Frankie Chavez - Family Tree
07.º - Arcade Fire - Speaking in Tongues
06.º - Foo Fighters - Walk
05.º - Linda Martini - Juventude Sónica
04.º - Coldplay - Every Teardrop Is A Waterfall
03.º - Adele - Someone Like You
02.º - Forest The People - Pumped Up Kicks
01.º - Florence + The Machine - What The Water Gave Me

Para além da apresentação das novidades musicais, a agenda cultural, as recordações e estórias por detrás da comemoração do 20.º aniversário do Nevermind, notÃcias sobre o mundo da música e interactividade entre a Ana Galvão e os ouvintes através dos comentários no Facebook e no Twitter (juro que a primeira vez que ouvi falar do Twitter foi pela voz da Ana Galvão na Antena 3) que, todos os locutores principais tinham.
E também na altura, o LuÃs Oliveira fez um especial sobre os Nirvana entrevistando o Pac-Man (actual Carlão) e uma figura que há muito já não se ouve na 3: o Miguel Guedes dos Blind Zero.
O serviço público não se quer para castas e elitista, mas também não deve adoptar uma lógica meramente comercial e fútil (para isso há a Cidade FM e a Mega Hits).
Esse equilÃbrio é difÃcil, mas se nos contextualizarmos ao que se passava há 10 anos, creio que é lÃcito afirmar que a Antena 3 que muitos de nós defendemos já existiu e era liderada pelo José Mariño: ecléctica, jovem, abrangente, com bastante música portuguesa e maioritariamente nova, alternativa mas com toques de mainstream!
PS: Se hoje tenho alguma bagagem musical, muito se deve à Antena 3. Por isso, para mim é muito mais que um mero posto emissor. É como um clube de futebol do qual sou adepto e que, por crises internas e, sobretudo, externas, perdeu as suas velhas glórias, insistindo em não se renovar com novos valores e cuja a actual direcção está a delapidar o património do clube, de há 6 anos para cá, fazendo batê-la no fundo!