Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1324710 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 3
« Responder #90 em: Novembro 21, 2016, 10:23:41 pm »
Bem, já passaram uns tempos desde as últimas alterações na programação da Antena 3.

As Manhãs ficaram bem melhor e são bem mais divertidas.
O Tiago Ribeiro está cada vez mais seguro e dá cada vez mais gosto ouvi-lo.

Mas por outro lado... deixei de ouvir as noites de sexta e sábado e agora só o grande Bons Rapazes (mal posso esperar pelas melhoras do Álvaro Costa) e o MQ3. Depois da 00h das noites de eletrónica são uma regressão completa para o que eram, conseguiram uma arruinar a tradição de anos e que sempre foi uma referência para mim.
A Isilda Sanches é decididamente um flop a arrastar-se... Para além do indie-rock de fraca qualidade que parece que está volta em força e sabe-se lá mais o quê, de vez em quando a passar o que parece que sejam as "músicas do seu tempo", ou seja daqui a um bocado parece que estamos na M80... (não gostava muito da Mónica Mendes agora só gostava que ela voltasse) Neste momento é o fim de tarde de longe mais fraco das rádios nacionais, um tédio completo de onde só se safa a repetição do Mata-Bicho já que até a Linha Avançada despacharam dali. Eu fujo para a Comercial e até para a Cidade e Megahits mesmo gostando muito pouco das playlists.

Depois, a RTP lembra-se e muda completamente o logo da estação para isto:

É impressionante como em pouco mais de um ano a 3 já precisava de levar outra grande volta.
Se mais uma vez culpa vai para a direcção não sei, porque há anos que a 3 para a frente e para trás, também se podia pensar em mudar o responsável pela playlist e direcção musical (sim, afinal supostamente há um) porque há bandas e projectos que nunca deveriam sequer entrar...
Eu a ouvir a Antena 3 sinto como há uns tempos outra vez que não é para mim, que sou demasiado novo para ela, sinto-me perdido. E eu pergunto, sem os jovens, quem é o principal público da Antena 3?  A Antena 3 é para quem neste momento?

(e não venham por favor mais com a conversa da BBC Radio 2, já agora)
« Última modificação: Novembro 21, 2016, 10:28:22 pm por radiokilledtheMTVstar »

Boxx

• Hero Member
« Responder #91 em: Novembro 21, 2016, 10:45:22 pm »
Na minha opinião a Antena 3 está no melhor momento desde a sua existência.
Nunca gostei do modelo inicial, que pese embora tivesse muita audiência, não acrescentava nada ás rádios mainstream da altura, Cidade - versão com sotaque, sobretudo.
Hoje a playlist da 3 tem um critério selectivo, coisa que poucas vezes teve ao longo da sua história. É uma rádio do presente sem esquecer os clássicos de todos os tempos. Tem bons programas de referência, bons rapazes, indiegente, a profecia do duque, coyote, etc. Se me perguntar a quem se dirige: não me parece que seja ao publico jovem. Para isso faltam animadores jovens com outro tipo de linguagem bem mais dinâmica - rádio energia - alguém se lembra? pois..., estes locutores estiveram lá, mais isso foi há quase 25 anos! Falta definir mais claramente o publico alvo. Se o target for para quarentões nostalgicos da boa rádio que se fazia nos 80's, então há caminhar de vez nesse caminho, sem rodeios.

Atento

• Hero Member
« Responder #92 em: Novembro 21, 2016, 11:39:10 pm »
Na minha opinião a Antena 3 está no melhor momento desde a sua existência.
Nunca gostei do modelo inicial, que pese embora tivesse muita audiência, não acrescentava nada ás rádios mainstream da altura, Cidade - versão com sotaque, sobretudo.
Hoje a playlist da 3 tem um critério selectivo, coisa que poucas vezes teve ao longo da sua história. É uma rádio do presente sem esquecer os clássicos de todos os tempos. Tem bons programas de referência, bons rapazes, indiegente, a profecia do duque, coyote, etc. Se me perguntar a quem se dirige: não me parece que seja ao publico jovem. Para isso faltam animadores jovens com outro tipo de linguagem bem mais dinâmica - rádio energia - alguém se lembra? pois..., estes locutores estiveram lá, mais isso foi há quase 25 anos! Falta definir mais claramente o publico alvo. Se o target for para quarentões nostalgicos da boa rádio que se fazia nos 80's, então há caminhar de vez nesse caminho, sem rodeios.

Eu defendo uma antena3 virada para os jovens, apresentado conteúdos temáticos e músicais para si direcionados. A antena3 tem de ser a porta de entrada para o serviço público da geração mais jovem...

Boxx

• Hero Member
« Responder #93 em: Novembro 21, 2016, 11:48:44 pm »
num formato igual ás privadas? Mega Hits? Cidade?

Atento

• Hero Member
« Responder #94 em: Novembro 22, 2016, 12:39:58 am »

Não... Essas não têm conteúdos de palavra direcionados para os jovens... Têm apenas música...

A antena 3 tem de apresentar conteúdos de palavra que vão ao encontro das preocupações das gerações mais novas, um modelo musical semelhante ao da BBC1 e apoio total à nova música portuguesa de verdadeira qualidade... Não confundir qualidade com poucas vendas... Andam por aí essa ideia... que parece uma praga...
Não esquecer as outras artes...
Programas como Os Bons Rapazes cabem perfeitamente na antena1...Os outros programas devem ser canalizados para a net, através de um novo canal de rádio...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #95 em: Novembro 22, 2016, 01:21:44 am »
Bons Rapazes não cabe na Antena 1, claramente. Mas A Profecia do Duque, Matéria Prima, esses sim, por exemplo.
Temo que pelo andar da carruagem, a Antena 3 vá fazer concorrência à... Antena 1.

E para mim o melhor período da 3 foi desde 2001 em diante, com a entrada de Luís Montez para a direcção, em que havia uma aposta muito forte na nova música portuguesa, com relativa qualidade e acessível ao grande público. Nos anos seguintes, e depois da saída do "genro da nação", em 2003, o modelo foi sendo mantido, mas a partir de 2009/10 a 3 perdeu muito fôlego.
« Última modificação: Novembro 22, 2016, 09:11:47 am por AG »

Boxx

• Hero Member
« Responder #96 em: Novembro 22, 2016, 01:28:55 pm »
Acho que a Antena 3 tem um peso excessivo de musica produzida em Portugal na sua playlist. Felizmente alguém travou a tempo a ideia de colocar essa proporção em 100%. Não temos produção com qualidade que consiga sustentar um canal nacional que preveligie a musica nova. Não compreendo, por exemplo, porque é que o indice A3-30 se restringe à produção nacional. Faria muito mais sentido ter um top de preferências com toda a musica que a estação passa.
A passagem do Montez pela estação publica, trouxe de facto algum "arejamento" e novas ideias à estação, o facto é que esse formato se esgotou rapidamente. Ainda hoje subsistem ideias (esgotadas) dessa altura: colocar 2 ou 3 rubricas de enlatados no meio da programação musical de cada hora, estar permanente a reciclar musicas com pouca antiguidade, etc.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #97 em: Novembro 22, 2016, 07:23:17 pm »
Acho que a Antena 3 tem um peso excessivo de musica produzida em Portugal na sua playlist. Felizmente alguém travou a tempo a ideia de colocar essa proporção em 100%. Não temos produção com qualidade que consiga sustentar um canal nacional que preveligie a musica nova.

Penso de forma semelhante: o peso de música nacional na 3 é demasiado alto para o tipo de estação. Infelizmente, acaba-se depois por ter uma situação em que a playlist perde alguma coerência musical, embora o alvo geral seja atingido.

(e peço desculpa caro Boxx, mas escreve-se "privilegie" *corrigido 19:35)

Não compreendo, por exemplo, porque é que o indice A3-30 se restringe à produção nacional. Faria muito mais sentido ter um top de preferências com toda a musica que a estação passa.

Isto. O facto de ser um top só de música portuguesa é uma ideia extremamente ineficaz. O A3-30 tem todas as condições para competir E ser melhor que o Top25 RFM e que o TNT da Comercial. É mais arrojado, mais vivo, mais dinâmico, mais divertido (obrigado por isso Alvim), enfim, é muito melhor. O arrojo que há naquela emissão devia ser transversal.

A passagem do Montez pela estação publica, trouxe de facto algum "arejamento" e novas ideias à estação, o facto é que esse formato se esgotou rapidamente. Ainda hoje subsistem ideias (esgotadas) dessa altura: colocar 2 ou 3 rubricas de enlatados no meio da programação musical de cada hora, estar permanente a reciclar musicas com pouca antiguidade, etc.

Não sendo dessa altura, acho que o formato de colocar rubricas no meio da programação é também um pouco uma questão de coerência; já a Antena 1 o faz, a RDPi o faz, a Antena 2 julgo que também... E acho muito bem que coloquem essas rubricas. É preciso é trazer algo de acrescentado. E até gosto de ver isso na 3.
« Última modificação: Novembro 22, 2016, 07:36:26 pm por Linxtuga »

pdf

• Visitante
« Responder #98 em: Novembro 22, 2016, 07:26:34 pm »
Só para tentar manter à tona o meu papel de mete-nojo: escreve-se privilegie. ;)

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #99 em: Novembro 22, 2016, 07:35:22 pm »
Só para tentar manter à tona o meu papel de mete-nojo: escreve-se privilegie. ;)

Ora bolas.  :D

Vou já corrigir!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #100 em: Novembro 23, 2016, 07:00:27 pm »
Hoje por acaso pude numa das raras vezes ouvir a 3 durante toda a tarde e por acaso o Rui Estevão substituiu a Isilda Sanches. Bem, que diferença! Muito mais ânimo, muito mais rock de verdadeira qualidade e alguns clássicos dos anos 90/2000 de que os ouvintes da 3 se lembram mesmo e não daqueles que deviam passar na M80, e até houve direito a um concerto dos Força Suprema (grupo de hip hop); resumindo, tudo melhor... Até pela interacção com a Ana Galvão no fim das Donas da Casa de hoje, fiquei a pensar se estes 2 poderiam fazer uma boa dupla para o 16-19h...
Bons Rapazes não cabe na Antena 1, claramente. Mas A Profecia do Duque, Matéria Prima, esses sim, por exemplo.
Temo que pelo andar da carruagem, a Antena 3 vá fazer concorrência à... Antena 1.

É isso mesmo, até que enfim que alguém reconhece isto! E ainda junto a esses o Poder Soul que caiu completamente de pára-quedas na grelha, o Razão de Ser que apareceu agora aos sábados e o Domínio Público que até esteja bem pensado tem sugestões e uma linguagem formal de Antena 1...
Se querem aproximar os programas à idade dos locutores e o estilo da Antena 1, daqui a 10/20 anos a 3 está transformada numa Rádio Sim, vai ser isso?!

Não... Essas não têm conteúdos de palavra direcionados para os jovens... Têm apenas música...
A antena 3 tem de apresentar conteúdos de palavra que vão ao encontro das preocupações das gerações mais novas, um modelo musical semelhante ao da BBC1 e apoio total à nova música portuguesa de verdadeira qualidade... Não confundir qualidade com poucas vendas... Andam por aí essa ideia... que parece uma praga...Não esquecer as outras artes...
Concordo com tudo menos com o modelo musical da BBCR1, porque assim a 3 teria de passar muitos hits do top-40 durante o dia até às 20h como acontece por lá.
A antena 3 sendo serviço público e querendo ser a alternativa tem apenas de agarrar nos estilos musicais que as outras rádios não apostam desde o hip-hop (a 3 maltrata tanto o Rimas e Batidas e agora a Cidade e até a Nova Era no Porto já têm bons espaços do género em horários muito melhores...) e o rock (rock'n'roll, eletro-rock, metal, punk... e country e indie como já acontece) passando pelo reggae e pela soul e r'n'b e pelo drum'n'bass e dubstep na música eletrónica, sem manias nem preconceitos nem tendências hipsters, apenas música de qualidade... Hoje em dia na música felizmente um tema ou uma banda serem mais conhecidos ou ascenderem meteoricamente não quer dizer que tem menos qualidade que um menos conhecido... isso é uma ideia da idade da pedra que lá na 3 parecerem que querem seguir!
« Última modificação: Novembro 23, 2016, 07:10:01 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #101 em: Novembro 23, 2016, 10:41:38 pm »
Uma nota informativa sobre a maioria dos grupos de média em Portugal:

http://ionline.sapo.pt/535243?source=social

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #102 em: Dezembro 12, 2016, 10:25:58 pm »
Parece que o Facebook da Antena 3 foi atacado por alguém extremamente contente!

A parte final foi ao lado mas de resto disse algumas verdades...
« Última modificação: Dezembro 12, 2016, 10:32:11 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdf

• Visitante
« Responder #103 em: Dezembro 13, 2016, 02:28:49 pm »
Depois do falso facejacking, um teaser em vídeo.

https://www.facebook.com/antena3rtp/videos/10154852927724329/

Marketing.

A mim isso parece-me uma tentativa de "lavar a cara" depois da bronca de ontem...

Quem nos garante que o facejacking foi falso?

somdafrente

• Jr. Member
  • **
« Responder #104 em: Dezembro 14, 2016, 02:05:56 pm »
Alguém sabe exactamente como estão a ser conduzidas estas novas entradas na Antena 3 (por exemplo, a Isilda Sanches)? É que, se não estou enganado, as leis do "amigo" Passos Coelho que impedem a entrada para a função pública continuam em vigor, e a(s) RTP/RDP é/são públicas. Serão apenas colaborações ("recibo verde"), outra figura contratual?...