O então "Programa 2" da Emissora Nacional, mais tarde RDP, já emitia em estéreo desde o final dos anos 60...
O que referi baseou-se em memórias com 41 anos, quando rodava o botão de tunning da aparelhagem do meu pai, ouvia as poucas estações que existiam em FM e apenas em uma se acendia a luz vermelha do estéreo. Não me recordo de isso acontecer no ‘Programa 2’ da RDP, mas deve ter razão.
Algumas curiosidades sobre os média públicos europeus:
Nazaré no noticiário ‘Telediario 2’ da estação pública espanhola TVE1 -
ver em 49:23.
Na ‘France.tv’ (2,3,4,5) é exibido um filme por dia, em horário nobre, em algum dos 4 canais: a mensagem é simples para o público, desfrutem da 7.ª arte e frequentem as salas de cinema. Os filmes vão desde os clássicos até ao cinema contemporâneo. Por exemplo, hoje a ‘France.2’ está a homenagear o ator escocês Sean Connery com 2 (dois!) filmes seguidos de 007, James Bond (por cá, demitem-se desta faceta de serviço público. A haver cinema, é exibido de madrugada).
A Radio France funciona num edifÃcio construÃdo para a extinta RTF
(Radiodiffusion-Télévision Française). A história da extinção da RTF é interessante de analisar, mas fica para outra altura, o resultado prático é que o paÃs ficou a perder na promoção internacional da sua cultura e influência. Atualmente, o edifÃcio é partilhado pela rádio pública francesa e pelas sedes várias empresas, entre as quais a Air France. O edifÃcio dispõe de auditórios/estúdios de rádio de grandes dimensões, que mais não são do que salas de espetáculos para os parisienses e turistas. Se estas salas forem exploradas pela Radio France para fins comerciais/equipamentos culturais, com bilhetes pagos, acho isto uma ideia genial de financiamento e de dinâmica cultural.