A 3 foi-se degradando paulatinamente em várias alÃneas.
Está ligada às máquinas.
Só sobrevive graças aos contribuintes que são pouco participativos e exigentes relativamente ao que se passa.na comunicação social e noutras vertentes da vida pública portuguesa.
A degradação da ‘Antena 3’ há anos que tem vindo a ser comentada neste fórum e nos outros que o antecederam. Se nada fosse feito, como não foi, estava há vista de todos o que poderia acontecer: um produto à deriva, sem nenhum interesse, portanto, a total irrelevância.
Caso a ‘Antena 3’ estivesse num patamar consolidado de aceitação pelo público, conseguisse suscitar o interesse de diferentes gerações (como acontece numa ‘BBC Radio 2’), conquistando novos ouvintes e mantendo os que se reviam na estação, se o produto fosse de facto bom (que não é), um programa sobre a Europa, à semelhança do que fez a “extinta†‘RFM’ em finais dos anos 80, seria pertinente na ótica do serviço público. Em finais dos anos 80, José Relvas dinamizou um programa que ia para o ar ao final da tarde de sábado, dirigido ao jovens e público em geral, sobre a Europa. Escolhia um paÃs, o testemunho de várias pessoas, algumas naturais desse paÃs, e dava a conhecer a cultura, hábitos, música e tradições do mesmo. Para uma ‘Antena 3’, isso não é possÃvel, não está ao seu alcance.
Pergunto-lhe, quem se lembraria de fazer uma reportagem do bar “
Peter Café Sportâ€, da cidade da Horta, Ilha do Faial, nos Açores?
Claro está, os alemães (09.10.2020, ver em 8:27). Eu tenho essa experiência, mas generalizações podem incorrer em erros grosseiros, um alemão médio que visite o nosso paÃs sabe mais sobre o mesmo que um português médio. Estou positivamente surpreendido com a quantidade de referências que as televisões públicas alemãs fazem ao nosso paÃs (muito superiores à s televisões espanhola e francesa, por exemplo).
Os canais públicos alemães estão a dar um grande destaque à atualidade norte-americana, acompanhando passo-a-passo o desenrolar dos acontecimentos (em diversos programas informativos e de debate), em horário nobre, transmitem em direto os debates dos candidatos à Casa Branca e os vice candidatos, com tradução simultânea, isto em free-tv e por canais de televisão lÃderes de audiência. Ou seja, mostram o paÃs, os paÃses vizinhos, a atualidade internacional, tudo o que tenha a ver com interligações/afinidades culturais, geopolÃticas, comerciais, cientÃficas, económicas, etc. que interessem aos alemães são tratados pelos serviço públicos de televisão e rádio. Isto, na minha ótica, é serviço público de excelência.