Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1332378 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 3
« Responder #1590 em: Maio 04, 2020, 10:48:41 am »
Um pormenor que tenho reparado nas "home editions" do Luís Oliveira, o RDS text da 3 mantém a mensagem fixa "Antena 3, a alternativa pop" nas quatro horas do seu painel, ao contrário do que acontece nos restantes painéis em directo.
Sim, tal como as Manhãs e as emissões do André Santos.
No entanto, pelo menos através da aplicação MyTuner Radio ainda se consegue saber a playlist, tal como nas outras duas Antenas aliás.
Não sei que sistema usam para que isto seja possível mas é bem melhor que o da própria RTP.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
« Responder #1591 em: Maio 04, 2020, 04:38:03 pm »
Reapareceu a Isilda Sanches, no turno da tarde.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1592 em: Maio 04, 2020, 06:40:46 pm »
Reapareceu a Isilda Sanches, no turno da tarde.
E já se nota bem pela playlist... traz de volta más memórias no horário.
Mas pelo que ouvi o André Santos esteve mais uma hora que o habitual, até às 16h, deve ter sido algum problema de última hora que atrasou a entrada da Isilda Sanches. Pela qualidade do som parece-me ainda que ela já deverá estar em estúdio.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1593 em: Maio 04, 2020, 08:35:46 pm »
Estive a ouvir a Antena 3 esta tarde, o que aconteceu foi de facto o André ficou mais 1 hora que o habitual, porque o Luís Oliveira não conseguiu entrar em directo (problemas no sistema). Depois das notícias das 16h, a Isilda Sanches pegou na emissão a partir do estúdio. Acerca do RT do RDS, o que acontece é que o software utilizado a partir da casa dos animadores não é o Dalet Plus, sistema que é utilizado nos estúdios, não percebo como é que é possível não o conseguirem fazer, tendo ele presumo (User/Password) para ter acesso à database (Músicas,Publicidade,Jingles...) e com isso comandar a emissão a partir de casa, tal como os outros grupos de rádio em Portugal com o Zenon-Media e o RCS Zetta. Ficam a saber que o Software que utilizam para exteriores é o Zara Rádio, download grátis e o software mais básico do mercado. Já não é a primeira vez que o fazem, nem será a ultima. Agora não percebo o porque de não utilizarem o software principal...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1594 em: Maio 05, 2020, 08:12:45 pm »
Ficam a saber que o Software que utilizam para exteriores é o Zara Rádio, download grátis e o software mais básico do mercado. Já não é a primeira vez que o fazem, nem será a ultima. Agora não percebo o porque de não utilizarem o software principal...

Mais uma para os que criticam o "sorvedouro" que supostamente é a Antena 3 e a RTP...
Entretanto, hoje tivemos o Luís Oliveira de regresso e o Nuno Calado que se não me engano ainda só esteve uma semana de quarentena no horário 20/22h.

pdf

• Visitante
« Responder #1595 em: Maio 05, 2020, 08:28:40 pm »
Eu não crítico o sorvedouro dessa forma. Sorvedouro é pagar valores incríveis a vedetas da TV.

Dar software funcional a animadores de rádio não penso que seja sorver recursos em excesso. É o mínimo.

Depois são quase obrigados a brincar ao desenrasca com software gratuito...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1596 em: Maio 05, 2020, 09:13:15 pm »
Eu não crítico o sorvedouro dessa forma. Sorvedouro é pagar valores incríveis a vedetas da TV.

Dar software funcional a animadores de rádio não penso que seja sorver recursos em excesso. É o mínimo.

Sim, eu sei que não critica. Aliás deviam ser as produtoras que fazem programas para os vários canais como a Fremantle que produz o Preço Certo ao mesmo tempo que O Programa da Cristina a suportarem uma boa parte dos salários.
E a Antena 3 é claramente a terceira prioridade na escala da RTP, pelas imagens que vou vendo a equipa da Antena 2 está praticamente toda em tele-trabalho e já tem os equipamentos há mais de um mês...

Atento

• Hero Member
« Responder #1597 em: Maio 05, 2020, 10:21:25 pm »

"As vedetas" são fundamentais para manter a audiência. Além disso, têm qualidade e até estão abaixo do valor de mercado. Algumas poderíam estar a ganhar muito mais nas privadas.

Mas o grupo RTP não tem futuro só com "proletários"...

Nenhum grupo teria relevância só com os "proletários".

SamM

• Hero Member
« Responder #1598 em: Maio 06, 2020, 09:37:57 am »

"As vedetas" são fundamentais para manter a audiência. Além disso, têm qualidade e até estão abaixo do valor de mercado. Algumas poderíam estar a ganhar muito mais nas privadas.

Mas o grupo RTP não tem futuro só com "proletários"...

Nenhum grupo teria relevância só com os "proletários".

Ora aí está um opinião muito acertada.
Se a RTP nao tiver vedetas, por muito mais baratas que sejam, o seu produto ainda se torna mais irrelevante e menos valioso no mercado publicitário.
Qualquer gestor percebe isto. Por isso aquelas manchetes das revistas a dizer que o Fernando Mendes ganha X e a Furtado ganha Y são muitas vezes pura demagogia, até porque ganham muito menos que as vedetas dos outros canais e mesmo assim garantem nichos de publicidade que, se eles nao tivessem lá, seria inantingiveis.

No que respeita à rádio, então digam me lá quais são as vedetas da TV que estão na Antena 3? Que eu saiba, todos ou quase todos do que agora estão a fazer biscates na TV, começaram na rádio, portanto não vejo o escândalo... Tirando o Bruno Aleixo que que foi um produto que veio da Sic Radical, não estou a ver mais ninguém.
« Última modificação: Maio 06, 2020, 09:39:55 am por SamM »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1599 em: Maio 06, 2020, 11:19:38 am »
Falando de rádio, que é a minha área, o grupo não deve pensar em audiências e sim, num bom produto de qualidade inquestionável.

Seja com proletários ou vedetas. Na 3, podemos falar num Alvim, que para o público ouvinte da 3, se pode considerar uma vedeta.

A relevância ganha se com qualidade, que é o que a rádio publica tem que sempre tentar alcançar.

Já os grupos privados, não podem pensar só nisso, as audiências é que são o fundamental.

SamM

• Hero Member
« Responder #1600 em: Maio 06, 2020, 12:28:46 pm »

A relevância ganha se com qualidade, que é o que a rádio publica tem que sempre tentar alcançar.

A relevância e qualidade também é "bem paga", seja a chamadas vedetas, como a outros que não o sejam... Pelo menos na minha opinião deveria ser, ainda que na A3 também hajam lá situações precárias (ou pelo menos haviam), a corrigir.

Se calhar o termo "vedeta" não é feliz neste aspecto, porque se indicia que o Alvim eventualmente é uma vedeta, ou mesmo a Inés Lopes Gonçalves, por exemplo. Na minha opinião o facto de serem grandes profissionais de rádio e tambem estarem na TV não lhes conferem um estatuto de "primadonas", antes pelo contrário.

Agora se formos ver o RAP na Comercial, verifica se que é apenas uma jogada comercial para alavancar a audiencia.
« Última modificação: Maio 06, 2020, 12:47:08 pm por SamM »

Atento

• Hero Member
« Responder #1601 em: Maio 06, 2020, 12:30:41 pm »
Falando de rádio, que é a minha área, o grupo não deve pensar em audiências e sim, num bom produto de qualidade inquestionável.

Seja com proletários ou vedetas. Na 3, podemos falar num Alvim, que para o público ouvinte da 3, se pode considerar uma vedeta.

Já os grupos privados, não podem pensar só nisso, as audiências é que são o fundamental.

Na minha,  O grupo público deve preocupar-se com as audiências...

Caso contrário, caímos na habitual tendência enganadora: pouca audiência = a programação de qualidade...

Os operadores públicos europeus de rádio,como o francês, Inglês, suíço, belga, etc., que lideram as audiências nos respetivos países, terão um produto medíocre?
Não devem preocupar-se com as audiências?
Deveriam ser um eterno monolítico que se limita a cumprir de forma martelada o denominado serviço público?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1602 em: Maio 06, 2020, 04:28:37 pm »

A relevância e qualidade também é "bem paga", seja a chamadas vedetas, como a outros que não o sejam... Pelo menos na minha opinião deveria ser, ainda que na A3 também hajam lá situações precárias (ou pelo menos haviam), a corrigir.

Se calhar o termo "vedeta" não é feliz neste aspecto, porque se indicia que o Alvim eventualmente é uma vedeta, ou mesmo a Inés Lopes Gonçalves, por exemplo. Na minha opinião o facto de serem grandes profissionais de rádio e tambem estarem na TV não lhes conferem um estatuto de "primadonas", antes pelo contrário.

Agora se formos ver o RAP na Comercial, verifica se que é apenas uma jogada comercial para alavancar a audiencia.

Ter "vedetas" ou pessoas mediáticas melhor dizendo numa rádio como a 3 só pode ser bom, é a prova de como pode ser acessível a todos sem deixar de ser alternativa.
Sempre é melhor do que a Radio 3 espanhola que tem alguns radialistas há quase 30 anos mas que sempre foram apenas conhecidos por um nicho, muito porque também apenas passam música e não falam de mais assuntos.

P.S: Não tenho a certeza mas penso que quando o Alvim esteve no Curto Circuito apenas se dedicava ao programa, só depois de sair é que veio para a 3 fazer a Prova Oral.

« Última modificação: Maio 06, 2020, 04:35:02 pm por radiokilledtheMTVstar »

Boxx

• Hero Member
« Responder #1603 em: Maio 06, 2020, 07:04:45 pm »

Ter "vedetas" ou pessoas mediáticas melhor dizendo numa rádio como a 3 só pode ser bom, é a prova de como pode ser acessível a todos sem deixar de ser alternativa.
Sempre é melhor do que a Radio 3 espanhola que tem alguns radialistas há quase 30 anos mas que sempre foram apenas conhecidos por um nicho, muito porque também apenas passam música e não falam de mais assuntos.

P.S: Não tenho a certeza mas penso que quando o Alvim esteve no Curto Circuito apenas se dedicava ao programa, só depois de sair é que veio para a 3 fazer a Prova Oral.

olhe que não...o Alvim nunca deixou de fazer rádio...já o acompanho desde os tempos da piratas (radio Prisma) passando depois pela Nova Era, Press, Comercial e Antena 3.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1604 em: Maio 06, 2020, 08:18:58 pm »
Na minha,  O grupo público deve preocupar-se com as audiências...

Caso contrário, caímos na habitual tendência enganadora: pouca audiência = a programação de qualidade...

Os operadores públicos europeus de rádio,como o francês, Inglês, suíço, belga, etc., que lideram as audiências nos respetivos países, terão um produto medíocre?
Não devem preocupar-se com as audiências?
Deveriam ser um eterno monolítico que se limita a cumprir de forma martelada o denominado serviço público?
De facto, há medida que vamos conhecendo a realidade dos mídia de outros países europeus, constata-se o que refere. Os operadores públicos são líderes de audiências. Essa é mesmo a tendência.

No caso da rádio, a Radio 2 e Radio 4 da BBC lideram as audiências no Reino Unido.

Julgo, também pertinente analisar a situação alemã e de outros países. No caso da Alemanha, pode fazer-se um paralelismo com os operadores públicos de televisão (na rádio, desconheço). Segundo dados de 2018, a estação nacional ZDF liderava as audiências com 13, 9%, seguida pela ARD, também nacional, com 11,5% (ambos os operadores são públicos, embora diferentes). Confira na página 6 deste documento *.pdf, que pode descarregar de fonte segura, no próprio website da ZDF (em inglês).