Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1323766 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #1455 em: Fevereiro 29, 2020, 01:47:21 pm »
Para mim fazia todo o sentido privatizar a Antena 3... E mesmo a Antena 2 também não se perdia grande coisa... Uma rádio pública (Antena 1) chegava e sobrava.

Enviado do meu Nokia 1 Plus através do Tapatalk

Sendo assim pretende que haja uma certa dieta...

Ouça
Ouça
Ouça...

https://www.rtp.pt/play/p251/e87067/questoes-de-moral

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1456 em: Fevereiro 29, 2020, 03:13:20 pm »
Para mim fazia todo o sentido privatizar a Antena 3... E mesmo a Antena 2 também não se perdia grande coisa... Uma rádio pública (Antena 1) chegava e sobrava.

Ouça
Ouça
Ouça...

Na minha opinião, é muito simples... eu quero dizer que para a dimensão do nosso país, há excesso de meios de comunicação social, excesso de televisões (mas contra as privadas não se pode fazer nada), excesso de clubes de futebol na 1ª liga... e quanto às rádios, 1 rádio pública, no momento actual, parece-me suficiente. Dizem que as audiências na Antena 3 não são importantes, mas mesmo no serviço público podem e devem ser bem maiores do que são, é sinal que estão a tentar melhorar a simpatia de mais ouvintes por essa estação, e não sempre os mesmos.

Outra questão que eu queria escrever aqui, é a falta de imparcialidade e coerência, por exemplo, no Festival da Canção. Além da falta de qualidade do mesmo, que tem vindo a piorar ao longo dos anos, quase de certeza que se sabe quem vai ser o vencedor... há de ser um artista que praticamente só passa na Antena 3, já que, se não estou em erro, o organizador do Festival tem programas na estação, e no júri há uma pessoa que também trabalha na Antena 3, e há um artista que ganhou o ano passado, e que também só essa rádio lhe dá maior destaque (tendo ficado a sua canção Telemóveis no 2º lugar da lista de preferências nacionais do Sr. Organizador do Festival).
« Última modificação: Fevereiro 29, 2020, 03:16:22 pm por Aracaçu »

Atento

• Hero Member
« Responder #1457 em: Fevereiro 29, 2020, 03:54:28 pm »

Ouça
Ouça
Ouça...

Na minha opinião, é muito simples... eu quero dizer que para a dimensão do nosso país, há excesso de meios de comunicação social, excesso de televisões (mas contra as privadas não se pode fazer nada), excesso de clubes de futebol na 1ª liga... e quanto às rádios, 1 rádio pública, no momento actual, parece-me suficiente. Dizem que as audiências na Antena 3 não são importantes, mas mesmo no serviço público podem e devem ser bem maiores do que são, é sinal que estão a tentar melhorar a simpatia de mais ouvintes por essa estação, e não sempre os mesmos.

Outra questão que eu queria escrever aqui, é a falta de imparcialidade e coerência, por exemplo, no Festival da Canção. Além da falta de qualidade do mesmo, que tem vindo a piorar ao longo dos anos, quase de certeza que se sabe quem vai ser o vencedor... há de ser um artista que praticamente só passa na Antena 3, já que, se não estou em erro, o organizador do Festival tem programas na estação, e no júri há uma pessoa que também trabalha na Antena 3, e há um artista que ganhou o ano passado, e que também só essa rádio lhe dá maior destaque (tendo ficado a sua canção Telemóveis no 2º lugar da lista de preferências nacionais do Sr. Organizador do Festival).

Todos  os países mais desenvolvidos da Europa têm fortes serviços públicos de rádio e TV. Em muitos, os canais públicos lideram as audiências.
Todos os países têm mais canais de tv e rádio na esfera pública do que nós.

A nossa taxa - CAV - é uma das mais baixas da Europa.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1458 em: Fevereiro 29, 2020, 03:58:36 pm »

Ouça
Ouça
Ouça...

Todos  os países mais desenvolvidos da Europa têm fortes serviços públicos de rádio e TV. Em muitos, os canais públicos lideram as audiências.

Certo, então há que perceber porque o serviço público de radio e televisão portuguesa tem uma audiência tão baixa... não será a copiar as brejeirices de programas de privados, que conseguirão ganhar o respeito dos telespectadores/ouvintes, parece-me a mim.

Atento

• Hero Member
« Responder #1459 em: Fevereiro 29, 2020, 04:22:55 pm »

Ouça
Ouça
Ouça...

Certo, então há que perceber porque o serviço público de radio e televisão portuguesa tem uma audiência tão baixa... não será a copiar as brejeirices de programas de privados, que conseguirão ganhar o respeito dos telespectadores/ouvintes, parece-me a mim.

Não percebi???

Será que vê e ouve a RTP?

As audiências do grupo RTP não são assim tão baixas...

A média dos 4 canais anda à volta dos 20%... à frente da tvi+tvi24...

Na rádio, as rádios têm de melhorar os resultados...

Mas infelizmente - é verdadeiramente alucinante duas rádios de música a metro  lideraram as audiências - Portugal ainda é Portugal com a sua idiossincrasia...

Em nenhum país europeu acontece esta  tragédia em termos de audiências de rádio.

« Última modificação: Fevereiro 29, 2020, 04:28:21 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1460 em: Fevereiro 29, 2020, 06:55:58 pm »
Lembro-me que o Aracaçu quando apareceu no Fórum se debruçava em elogios às 3 Antenas...
As opiniões mudam, lá terá as suas razões e só tenho que respeitar apesar de não concordar de maneira nenhuma com elas.
« Última modificação: Fevereiro 29, 2020, 07:05:38 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1461 em: Fevereiro 29, 2020, 08:00:08 pm »
Se privatizarem a 3, muitas das regiões deste país (incluído a minha) ficam sem acesso por via hertziana a uma rádio com programas culturais como o Domínio Público, uma rádio que passa música fora da mesmisse que as restantes nacionais oferecem, com locutores jovens que não tratam o seu auditório de forma infantil e com pouco conteúdo útil a informar e outros menos jovens com uma experiência enorme e conhecimentos musicais a difundir, sem acesso a um programa de conversa interactivo como a Prova Oral...

E por falar em Prova Oral!
Quantos de vós é que ouviram o Luís Serpa a falar das suas aventuras em África, o Cunningham a falar do seu Pulitzer, a incrível história de vida da Maria Batata Doce, os neurocientistas a falarem das novas descobertas sobre cérebro humano, aquela escritora brasileira que o Alvim tanto gostou, o Paulo Betti a falar de teatro e da cultura brasileira, aquele senhor linguista a falar da origem do nosso amado português, o Manel Cruz a falar sobre a sua Vida Nova, etc.?

A Antena 3, tanto como rádio alternativa, como rádio jovem, faz serviço público sim.
Eu aqui não tenho possibilidade de escutar por vias hertzianas a Radar, nem a Vodafone, ou então, uma RUC ou uma RUM (nem a Mega).

A Antena 3 ideal para mim seria uma rádio que conciliasse a era Marino, com a era Reis e ainda com maior sentido cívico.
Uma rádio jovem, com uma linguagem leve, sempre na busca de novos valores na música portuguesa, sem amiguinhos (e aí concordo com algumas críticas), que consiga sair do mero estúdio de rádio e aposte em iniciativas como o Toca a Todos, a Quinta dos Portugueses, ou o Andamento, que vá a politécnicos, universidades e escolas deste país debater e falar com os estudantes sobre os temas que os assolam, que fosse uma escola de comunicadores para que o próprio grupo RTP e as restantes privadas os fossem repescar, uma rádio que não caia no facilitismo de uma playlist plástica e comercial, mas que também não seja tão fechada e elitista como a de 2015 a 2018, que não use o método de música a metro, que continue a apostar no grande Domínio Público (uma das maiores vitórias do Reis) e, claro, com espaço para os programas de autor que, salvo raras excepções, praticamente estão desaparecidos das rádios privadas.

Por fim, sobre música mais comercial, gostaria de vos lançar a seguinte pergunta de retórica: Na vossa óptica, BBC Radio One faz serviço público, ou não?

Saudações!

PS: Gostaria de convidar para a discussão, o caro @ou20x e o @radiokilledtheMTVstar, visto sermos os mais «fiéis» à estação.
Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 29, 2020, 08:08:03 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1462 em: Março 03, 2020, 08:13:42 am »
Começando pelo fim, se formos pela lógica de que fazer serviço público não é apenas passar música diferente das outras rádios, então a Antena 3 faz muito mais serviço público que a BBC Radio 1 sem dúvida. E em parte até a 6 Music.
Primeiro, eles chamam "new music" ao que passam até às 19h (e de facto é), mas na prática traduz-se em 90% de hits recentes e 10% de música alternativa. Depois não ouço durante dias inteiros para ter uma noção quanto à palavra (apenas quando estive na Irlanda de férias este Verão onde se conseguia ouvir em algumas zonas) mas penso que da BBC Radio 1 atual apenas poderia fazer falta na 3 um serviço de notícias próprio como o Newsbeat e alguns programas de autor como o Chillest Show ou o Rock Show e o mítico Essential Mix. De resto, sinceramente não vejo mais nada.
Claro que tenho noção da diferença de orçamentos e de como a Radio 1 é assim porque a BBC com o dinheiro que gasta é praticamente obrigada a ser líder de audiências em todos os seus produtos, embora a 1 esteja a passar por várias crises. Aquilo em que a RTP não se pode mesmo comparar com a BBC é apenas quando falamos das Radios 2 e 4.

Em termos totais (conteúdos+música) a Antena 3 de 2009-2012 se não era a melhor rádio alternativa-pública jovem/informal da Europa andaria no top 3, desde 2018 estará num top 5-10 das alternativas e se continuar a melhorar em alguns aspectos pode daqui a tempo chegar novamente a esse top 3.

Quanto ao resto, concordo completamente.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1463 em: Março 04, 2020, 11:49:16 pm »
Começando pelo fim, se formos pela lógica de que fazer serviço público não é apenas passar música diferente das outras rádios, então a Antena 3 faz muito mais serviço público que a BBC Radio 1 sem dúvida. E em parte até a 6 Music.
Primeiro, eles chamam "new music" ao que passam até às 19h (e de facto é), mas na prática traduz-se em 90% de hits recentes e 10% de música alternativa. Depois não ouço durante dias inteiros para ter uma noção quanto à palavra (apenas quando estive na Irlanda de férias este Verão onde se conseguia ouvir em algumas zonas) mas penso que da BBC Radio 1 atual apenas poderia fazer falta na 3 um serviço de notícias próprio como o Newsbeat e alguns programas de autor como o Chillest Show ou o Rock Show e o mítico Essential Mix. De resto, sinceramente não vejo mais nada.
Claro que tenho noção da diferença de orçamentos e de como a Radio 1 é assim porque a BBC com o dinheiro que gasta é praticamente obrigada a ser líder de audiências em todos os seus produtos, embora a 1 esteja a passar por várias crises. Aquilo em que a RTP não se pode mesmo comparar com a BBC é apenas quando falamos das Radios 2 e 4.

Em termos totais (conteúdos+música) a Antena 3 de 2009-2012 se não era a melhor rádio alternativa-pública jovem/informal da Europa andaria no top 3, desde 2018 estará num top 5-10 das alternativas e se continuar a melhorar em alguns aspectos pode daqui a tempo chegar novamente a esse top 3.

Quanto ao resto, concordo completamente.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Tocaste precisamos no ponto onde queria chegar em relação à pergunta de retórica que aqui lancei sobre a BBC Radio One.
Pelo facto de passar muitos hits na sua playlist diurna, se seguirmos a lógica aqui explanada por alguns camaradas de fórum, não é um exemplo de rádio que cumpra o serviço público.

E com isto não quero dizer que defenda este tipo de modelo para a Antena 3.

De facto, em termos musicais e de linguagem (e até de equipa), a 3 do Marino era mais agradável ao meu ouvido.
Contudo, o Reis (com o grande Daniel Belo) teve o condão de lhe pôr mais próxima do que deve ser uma rádio de serviço público: magazines culturais, música ao vivo, conversa, etc.

Olha, vamos mas é ter três dias ao rubro de Prova Oral e umas Manhãs da 3 em directo de Elvas, na Sexta-feira.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

jb

• Jr. Member
  • **
« Responder #1464 em: Março 05, 2020, 09:58:49 pm »
A definição de serviço público é que é uma questão muito importante.. Acho que concordo com o Bigode do Sala em quase tudo, principalmente no modelo que sugere para a A3.

Mas a BBCR1 é para mim um exemplo muito próximo do perfeito:
1. porque o serviço público não deve ser só para servir quem não tem outra opção. se um país tem objectivos de literacia, de informação, de educação, de desenvolvimento, devemos envolver o máximo de gente possível. A BBC chama os públicos, convida toda a gente a entrar e depois mostra-lhes alternativas, informa-os melhor, mostra-lhes outras realidades.

(Traduzindo para a nossa realidade: eu acho que os especiais da Antena 3 são um trabalho essencial, mas se um especial sobre a influência dos Chemical Brothers só for ouvido por fãs dos Chemical Brothers, terá cumprido a sua obrigação de serviço público?)

2. e porque a quantidade de oportunidades e incentivos que a BBC oferece à produção musical local é imensa. uma grande parte dos novos artistas britânicos que atingem sucesso global só se consegue desenvolver depois de ter o apoio da BBC.

As coisas também só são como são porque as diferentes rádios da BBC "super-servem" todos os públicos. Mas a BBC está numa encruzilhada porque ainda não conseguiu chegar às plataformas onde está o público (principalmente mais novo). Muitas vezes até por incompetência política: há 10 anos atrás a BBC tentou criar a Netflix antes da Netflix — e os reguladores não deixaram.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1465 em: Março 05, 2020, 10:12:21 pm »
Tocaste precisamos no ponto onde queria chegar em relação à pergunta de retórica que aqui lancei sobre a BBC Radio One.
Pelo facto de passar muitos hits na sua playlist diurna, se seguirmos a lógica aqui explanada por alguns camaradas de fórum, não é um exemplo de rádio que cumpra o serviço público.

(...)
Consulte a licença da ‘Radio 1’  aqui. (não confunda com ‘BBC One’, estação de TV)

Acho a sua apreciação simplista porque não equaciona diferentes variáveis e perspetivas de análise.

Não oiço a ‘Radio 1’, desconheço os seus conteúdos, mas o serviço público do operador britânico encarado como um todo é, seguramente, o mais eficaz e eficiente de toda a Europa. Catapulta a cultura e os valores britânicos, evidentemente, no território nacional, criando sinergias, descobrindo talentos, criativos, impulsionando novos valores e tendências conciliadas com as tradicionais, diferentes formas de comunicar, eclético, transformando ideias aparentemente simples em sucessos massivos, e sobretudo, catapulta esses valores e cultura à escala planetária. A BBC é uma poderosa máquina de promoção do Reino Unido no mundo, nas suas diferentes vertentes, sem paralelo de nenhum outro operador público Europeu. Se comparar com a vizinha França, o serviço público francês é muito mais fraco.

A ‘BBC Radio 1’ existe desde 1967, os seus propósitos estão bem definidos desde então, descobrir novos valores, tendências e, de forma proactiva, impulsionar novas vertentes da cultura popular. 1967, marca, também, o ano de lançamento do álbum Sgt. Pepper's – Beatles, considerado o disco mais influente de sempre da cultura popular. Por exemplo, nesse álbum é possível ouvir uma faixa de música POP, 11 anos antes do género POP chegar em definitivo ao grande público. Seguramente, que a ‘Radio 1’ de então foi um veículo poderoso de promoção deste álbum.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1466 em: Março 05, 2020, 10:21:08 pm »
A definição de serviço público é que é uma questão muito importante.. Acho que concordo com o Bigode do Sala em quase tudo, principalmente no modelo que sugere para a A3.

1. porque o serviço público não deve ser só para servir quem não tem outra opção. se um país tem objectivos de literacia, de informação, de educação, de desenvolvimento, devemos envolver o máximo de gente possível. A BBC chama os públicos, convida toda a gente a entrar e depois mostra-lhes alternativas, informa-os melhor, mostra-lhes outras realidades.

(Traduzindo para a nossa realidade: eu acho que os especiais da Antena 3 são um trabalho essencial, mas se um especial sobre a influência dos Chemical Brothers só for ouvido por fãs dos Chemical Brothers, terá cumprido a sua obrigação de serviço público?)

2. e porque a quantidade de oportunidades e incentivos que a BBC oferece à produção musical local é imensa. uma grande parte dos novos artistas britânicos que atingem sucesso global só se consegue desenvolver depois de ter o apoio da BBC.

As coisas também só são como são porque as diferentes rádios da BBC "super-servem" todos os públicos. Mas a BBC está numa encruzilhada porque ainda não conseguiu chegar às plataformas onde está o público (principalmente mais novo). Muitas vezes até por incompetência política: há 10 anos atrás a BBC tentou criar a Netflix antes da Netflix — e os reguladores não deixaram.
Concordo com tudo o que o caro joaobarros360 disse.

A sua tirada sobre o especial dos Chemical Brothers disse tudo o que eu penso sobre as escolhas musicais da actual 3.

E concordo consigo quando refere que a BBC Radio One também é serviço público.
E nós também já tivemos esse modelo, precisamente nos primeiros anos da sub-direcção do José Marino na Antena 3 (2005 a 2009).
O slogan «A Primeira Vez é Sempre na 3» não era cingido para a música alternativa.
Era mesmo para aqueles hits que saiam e que, dada a uma velocidade não tão imediata como hoje em dia, demorariam semanas a serem (exaustivamente) rodados nas restantes rádios comerciais e que tinham a Antena 3 como porta de entrada em Portugal.

Lembro-me de ouvir, entre outras coisas, a Adele, a Lady Gaga, o Gotye, a Katy Perry, na Antena 3, semanas e meses antes de toda a gente as conhecer.

« Última modificação: Março 05, 2020, 10:28:28 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

guest219

• Visitante
« Responder #1467 em: Março 06, 2020, 09:59:35 am »
Exemplo: Celeste

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1468 em: Março 06, 2020, 10:44:23 am »

Isso aconteceria se a RTP tivesse mantido uma rádio de grande audiência como a Comercial sob a sua alçada e não a tivesse privatizado, não acredito é que assim a Antena 3 existisse.
« Última modificação: Março 06, 2020, 10:47:31 am por radiokilledtheMTVstar »

guest219

• Visitante
« Responder #1469 em: Março 06, 2020, 12:24:33 pm »
Exemplo: Celeste
Ou Sam Smith