Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1311747 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #1050 em: Agosto 28, 2019, 11:01:06 am »
Caro Joao_s, registo com satisfação a sua mudança de opinião face ao produto actual da Antena 3...por contraponto a algumas opiniões aqui neste forum que mantêm uma imutável cassete repetitiva que se está a tornar, diria que, no minimo cansativa...

Vai melhorando, mas ainda tem de melhorar muito mais, tal como havíamos mencionado em escritos anteriores, apontando, em concomitância, quais as suas fragilidades ainda presentes.

Vamos ver se no dia 09-09-19 algumas das lacunas não vão ser melhoradas.

Aquela rádio de gueto parida em setembro de 2015 não era nada...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1051 em: Agosto 28, 2019, 11:12:27 am »
Vi agora um vídeo da Antena 3, com o Hugo Van Der Ding e a Inês Lopes Gonçalves, a dizerem que a partir do dia 9/09 ia haver novidades no Programa das Manhãs...

Alguém aqui terá algumas informações sobre essas possíveis mudanças?

Cumprimentos a todos.
Suponho que irão para as manhãs o Tiago Ribeiro e o Guilherme Duarte.

Atento

• Hero Member
« Responder #1052 em: Agosto 28, 2019, 11:21:16 am »
Vi agora um vídeo da Antena 3, com o Hugo Van Der Ding e a Inês Lopes Gonçalves, a dizerem que a partir do dia 9/09 ia haver novidades no Programa das Manhãs...

Alguém aqui terá algumas informações sobre essas possíveis mudanças?

Cumprimentos a todos.
Suponho que irão para as manhãs o Tiago Ribeiro e o Guilherme Duarte.

Tudo indica que sim.
Pelo menos Tiago Ribeiro é com certeza.

Esperemos que outras mudanças ocorram para melhorar substancialmente as lacunas que a maioria dos foristas já detetou.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1053 em: Agosto 28, 2019, 11:48:59 am »
Bem melhor sim senhora, na última terça-feira ouvi por la Expensive Soul, faz pouco tempo, duvido que estivesse na playlist.

Atento

• Hero Member
« Responder #1054 em: Agosto 28, 2019, 11:51:52 am »
Bem melhor sim senhora, na última terça-feira ouvi por la Expensive Soul, faz pouco tempo, duvido que estivesse na playlist.

Tem estado tanto na 1 como na 3.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #1055 em: Agosto 28, 2019, 11:55:39 am »
Vai melhorando, mas ainda tem de melhorar muito mais, tal como havíamos mencionado em escritos anteriores, apontando, em concomitância, quais as suas fragilidades ainda presentes.

Eu penso que um grande mérito da atual direcção é que voltou a dar uma identidade à 3. Com a direcção antiga a determinado ponto a 3 estava abandonada; era meramente uma gestão de manutenção, o que até percebo tendo em conta que a direção era partilhada com a A1 (percebo que se queira sinergias mas previsivelmente a mais pequena ficaria para 2º plano).

Eu sempre ouvi bastante a 3 e lembro-me que nos anos anteriores à mudança de direção a playlist estava muito repetitiva, sem variedade... e chegou à aberração (tendo em conta o estilo esperado da estação) de até "Precioso" de Miguel Ângelo passar.
É certo que sempre passou, e continua a passar estilos de música que não aprecio, mas compreendo que faz parte do serviço público.

Fala-se muito do massacre de audiências desta direção mas a verdade é que foi o anterior desnorte que deixou a 3 nos níveis em que está, como podem ver no histórico abaixo.

Em 2011, por exemplo, achava que a Antena 1 estava a fazer o seu caminho e a marcar pela diferença (com audiências recorde de 6%AAV) enquanto a 3 estava esquecida. Agora parece-me que trocaram de papeis. A 3 vai tentando inovar enquanto a 1 está amorfa... Percebo que haja limitações de pessoas e orçamento, mas parece-me que também há falta de criatividade e algum comodismo; e provavelmente desinteresse da administração.

Concordo que a mudança em Set/2015 foi demasiado elitista, mas acho que foram percebendo isso e afinando. Infelizmente tem havido várias saídas de valor nos últimos tempos (p.e. dupla Nogueira/Quadros, Ana Galvão, Joana Marques).

Atento

• Hero Member
« Responder #1056 em: Agosto 28, 2019, 12:24:41 pm »

Eu penso que um grande mérito da atual direcção é que voltou a dar uma identidade à 3. Com a direcção antiga a determinado ponto a 3 estava abandonada; era meramente uma gestão de manutenção, o que até percebo tendo em conta que a direção era partilhada com a A1 (percebo que se queira sinergias mas previsivelmente a mais pequena ficaria para 2º plano).

Eu sempre ouvi bastante a 3 e lembro-me que nos anos anteriores à mudança de direção a playlist estava muito repetitiva, sem variedade... e chegou à aberração (tendo em conta o estilo esperado da estação) de até "Precioso" de Miguel Ângelo passar.
É certo que sempre passou, e continua a passar estilos de música que não aprecio, mas compreendo que faz parte do serviço público.

Fala-se muito do massacre de audiências desta direção mas a verdade é que foi o anterior desnorte que deixou a 3 nos níveis em que está, como podem ver no histórico abaixo.

Em 2011, por exemplo, achava que a Antena 1 estava a fazer o seu caminho e a marcar pela diferença (com audiências recorde de 6%AAV) enquanto a 3 estava esquecida. Agora parece-me que trocaram de papeis. A 3 vai tentando inovar enquanto a 1 está amorfa... Percebo que haja limitações de pessoas e orçamento, mas parece-me que também há falta de criatividade e algum comodismo; e provavelmente desinteresse da administração.

Concordo que a mudança em Set/2015 foi demasiado elitista, mas acho que foram percebendo isso e afinando. Infelizmente tem havido várias saídas de valor nos últimos tempos (p.e. dupla Nogueira/Quadros, Ana Galvão, Joana Marques).

Em 2011/2012, a 3 estava em autogestão, por causa do Dr. Relvas que a queria privatizar...depois já não queria, mas queria que passasse apenas música portuguesa - a ideia era transformar a 3 numa rádio mais popular que tanto podia passar Pedro Abrunhosa como Quim Barreiros...

A ANTENA 1 com o orçamento, que lhe está destinado, atingiu o máximo...Para dar mais um salto em conteúdos e audiência precisa de mais dinheiro...

Voltando à 3, o quadro mostra que a ANTENA 3, em autogestão, fazia, na maior parte das vezes, melhores números do que a atual 3 que esboçou, no último estudo, a possibilidade de recuperar nas audiências. Veremos se sim, ou se não...

As alterações que faria para a nova temporada:

Manhãs da 3 com Inês Lopes Gonçalves, Hugo van der Ding, Tiago Ribeiro e Guilherme Duarte

10:00 - 13:00 - Isilda Sanches

13:00- 16:00 - Luís Oliveira

16:00 - 19:00 - André Santos, Rui Estêvão, Marta Rocha, ou Mariana Oliveira, ou Vanessa Augusto e Manuel Cardoso (humorista)

19:00- 20:00 - Fernando Alvim

20:00 - 22:00 -  Pedro Costa.

« Última modificação: Agosto 28, 2019, 12:54:18 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1057 em: Agosto 28, 2019, 01:02:49 pm »

O Atento já clarificou as coisas. A 3 teve o seu pior resultado de sempre quando ninguém esperava e já com 2 anos da atual direcção, não vejo como a anterior tivesse culpa. E não esquecer que o Mariño já tinha saído, por isso segundo a sua opinião está a falar do Rui Pêgo que acumulou com a Antena 1 e aí concordo , realmente só fez asneiras mas os resultados mantiveram-se.
Já postei anteriormente o vídeo de uma entrevista em que o Nuno Calado fala de todos os disparates que queriam fazer no ano mais complicado de sempre para ele na rádio, 2014. Aqui tem o link:https://youtu.be/rgn4Y6t_Pzw
Para mim esta direcção apenas fez cinco coisas acertadas, até às últimas mudanças: apostar no Tiago Ribeiro (que começou e ainda esteve muito tempo no absurdo do Domínio Público de 1 hora às 15h) e depois no André Santos, ter dado alguma liberdade aos animadores (uns aproveitaram para abrir a playlist, outros passaram todo o indie deprimente que conseguiam até há pouco tempo), a aposta na Visual Radio que foi muito importante, o regresso do Bons Rapazes e terem a certa altura conseguido o Bruno Nogueira, que eu pensava impossível com o estado da 3.
De resto... foram 4 anos para esquecer autenticamente. Pela primeira vez em mais de 10 anos tive de passar uns meses sem ouvir a minha rádio de sempre e só voltei porque a Vodafone não aproveitou essa oportunidade para ser uma rádio a sério, se tivessem aproveitado não sei o que seria da 3 neste momento.
« Última modificação: Agosto 28, 2019, 01:06:13 pm por radiokilledtheMTVstar »

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #1058 em: Agosto 28, 2019, 01:37:30 pm »
Em 2011/2012, a 3 estava em autogestão, por causa do Dr. Relvas que a queria privatizar...depois já não queria, mas queria que passasse apenas música portuguesa - a ideia era transformar a 3 numa rádio mais popular que tanto podia passar Pedro Abrunhosa como Quim Barreiros...

De acordo, a RTP de vez em quando passa por certos ciclos de incerteza que desgastam a empresa, e esse foi um deles e significativo. Mas nunca deviam ter colocado uma direção única para as vários antenas. Cada uma exige uma atenção especial.

A ANTENA 1 com o orçamento, que lhe está destinado, atingiu o máximo...Para dar mais um salto em conteúdos e audiência precisa de mais dinheiro...

Não diria que atingiu o máximo... o dinheiro é um entrave significativo, sem dúvida, mas acho que também há aqui uma questão de motivação. Como disse em 2011, altura em que apostaram mais em palavra em antena e mudaram as tardes com o Daniel Belo, foi quando houve uma grande subida das audiências. É certo que saiu muita gente mas também parece que não há vontade de fazer algo de novo.

A RTP, no geral, está provavelmente a atravessar a época de maior limitação financeira, mas também (a meu ver) numa das fases de maior liberdade creativa que não se está a refletir na A1. E digo isto com muita pena, por um lado enquanto "aficionado" do serviço público, mas também pela panorama radiofónico português, que está meio que a definhar por falta de investimento. Em períodos assim creio que cabe ao serviço público tentar agitar as coisas.
Tinha esperança que a Rádio Observador viesse estremecer um bocado as coisas e acordar os monstros adormecidos, mas (para já) perdi essa esperança...

Voltando à 3, o quadro mostra que a ANTENA 3, em autogestão, fazia, na maior parte das vezes, melhores números do que a atual 3 que esboçou, no último estudo, a possibilidade de recuperar nas audiências. Veremos se sim, ou se não...

O único que queria mostrar era que por vezes parece que se quer imputar toda a responsabilidade das fracas audiências à direcção atual, quando na verdade é algo que já vem muito de trás. Estes ainda não conseguiram recuperar, é certo, mas as audiências em rádio também não são tão dinâmicas como na TV por exemplo. A haver recuperação levará tempo, seguramente.

Na minha opinão, e repetindo-me um pouco talvez, num período de alguma "pobreza" no meio audiovisual em Portugal, o que espero de um serviço público é alguma inovação e que seja um complemento de qualidade ao que já exite. Se é para ter mais uma Comercial (sem nenhum demérito) então não é preciso dinheiro público nisso porque já há a original.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #1059 em: Agosto 28, 2019, 01:42:40 pm »
O Atento já clarificou as coisas. A 3 teve o seu pior resultado de sempre quando ninguém esperava e já com 2 anos da atual direcção, não vejo como a anterior tivesse culpa. E não esquecer que o Mariño já tinha saído, por isso segundo a sua opinião está a falar do Rui Pêgo que acumulou com a Antena 1 e aí concordo , realmente só fez asneiras mas os resultados mantiveram-se.

Sim, referia-me à direcção de todas as Antenas concentradas no Rui Pêgo, que compreendo que o seu foco estivesse mais na 1... O erro foi a administração organizar a empresa nesta estrutura.

SamM

• Hero Member
« Responder #1060 em: Agosto 28, 2019, 07:30:14 pm »

Manhãs da 3 com Inês Lopes Gonçalves, Hugo van der Ding, Tiago Ribeiro e Guilherme Duarte

16:00 - 19:00 - André Santos, Rui Estêvão, Marta Rocha, ou Mariana Oliveira, ou Vanessa Augusto e Manuel Cardoso (humorista)

Para mim há nomes que não podem ser questionáveis na grelha diária:

- Rui Estevão - embora da Velha Guarda tem uma grande amplitude musical, do dance ao rock e o seu estilo é inigualavel, não se limita a dizer as horas e o tempo... Ironia, Subtileza e Inteligencia;

- André Santos - o futuro da Antena 3, toda a criatividade, boa disposição, e bom gosto musical;

- Inês Lopes Gonçalves - Inquestionável nas Manhãs da 3, e é também a resistente do tempo do Diogo Beja, em que o programa da manhã funcionava muito bem;

- Tiago Ribeiro - Excelente comunicador e bom gosto musical;

- Fernando Alvim - Prova Oral, o único programa do seu género na rádio portuguesa, um grande comunicador;

Nomes a avaliar:

- Pedro Costa - gosto muito do seu estilo no horário noturno, sabe muito da poda e actualiza-se...;

- Guilherme Duarte e/ou Manuel Cardoso - Um deles tem que saltar para tempo inteiro nas Manhas da 3;

- Vanessa Augusto - Merece mais que o horário noturno;

- Nuno Calado - versátil até em playlist, mas com um programa que pode se manter na grelha semanal, num horário de 1 hora entre as 23h e as 01h...

Nomes a afastar da grelha semanal - colocar na grelha de fim de semana:

- Luis Oliveira - Sabe muito mas não é adequado para a grelha semanal, quanto mais para o programa da manhã;
- Ana Markl - Nunca lhe achei piada...
- Henrique Amaro - já é tempo de passar o Portugália para programa de fim de semana (apenas);
- Isilda Sanches - tiro no pé na grelha Semanal

Nomes a afastar da grelha semanal:

- Hugo Van der Ding

Nomes a recuperar/contratar:

- Dj Vibe
- Dj The Fox, Carlos Manaça, etc, etc...
- Bubu?! Onde anda?
- Luis Franco Bastos, porque não??
- Vasco Palmeirim?! Já está no grupo RTP... -. Para as manhãs
- Filomena Cautela... - Para as manhãs

Tenho dito!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1061 em: Agosto 28, 2019, 07:30:36 pm »

De acordo, a RTP de vez em quando passa por certos ciclos de incerteza que desgastam a empresa, e esse foi um deles e significativo. Mas nunca deviam ter colocado uma direção única para as vários antenas. Cada uma exige uma atenção especial.

Não diria que atingiu o máximo... o dinheiro é um entrave significativo, sem dúvida, mas acho que também há aqui uma questão de motivação. Como disse em 2011, altura em que apostaram mais em palavra em antena e mudaram as tardes com o Daniel Belo, foi quando houve uma grande subida das audiências. É certo que saiu muita gente mas também parece que não há vontade de fazer algo de novo.

A RTP, no geral, está provavelmente a atravessar a época de maior limitação financeira, mas também (a meu ver) numa das fases de maior liberdade creativa que não se está a refletir na A1. E digo isto com muita pena, por um lado enquanto "aficionado" do serviço público, mas também pela panorama radiofónico português, que está meio que a definhar por falta de investimento. Em períodos assim creio que cabe ao serviço público tentar agitar as coisas.
Tinha esperança que a Rádio Observador viesse estremecer um bocado as coisas e acordar os monstros adormecidos, mas (para já) perdi essa esperança...

A falta de motivação pode-se explicar pelo facto da Antena 1 por mais que esforce não conseguir ultrapassar a RR... como na TV a RTP1 está na melhor fase depois de durante anos estar isolada no 3º lugar e agora está cada vez mais a morder os calcanhares da TVI, e porque está a descer a pique depois da saída da Cristina, não porque está a subir muito nas audiências... É triste que assim seja mas é compreensível.
Agora o desporto está pior que nos tempos da crise e isso não se compreende.
« Última modificação: Agosto 28, 2019, 07:35:09 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1062 em: Agosto 28, 2019, 08:22:05 pm »

Para mim há nomes que não podem ser questionáveis na grelha diária:

- Rui Estevão - embora da Velha Guarda tem uma grande amplitude musical, do dance ao rock e o seu estilo é inigualavel, não se limita a dizer as horas e o tempo... Ironia, Subtileza e Inteligencia;

- André Santos - o futuro da Antena 3, toda a criatividade, boa disposição, e bom gosto musical;

- Inês Lopes Gonçalves - Inquestionável nas Manhãs da 3, e é também a resistente do tempo do Diogo Beja, em que o programa da manhã funcionava muito bem;

- Tiago Ribeiro - Excelente comunicador e bom gosto musical;

- Fernando Alvim - Prova Oral, o único programa do seu género na rádio portuguesa, um grande comunicador;

Nomes a avaliar:

- Pedro Costa - gosto muito do seu estilo no horário noturno, sabe muito da poda e actualiza-se...;

- Guilherme Duarte e/ou Manuel Cardoso - Um deles tem que saltar para tempo inteiro nas Manhas da 3;

- Vanessa Augusto - Merece mais que o horário noturno;

- Nuno Calado - versátil até em playlist, mas com um programa que pode se manter na grelha semanal, num horário de 1 hora entre as 23h e as 01h...

Nomes a afastar da grelha semanal - colocar na grelha de fim de semana:

- Luis Oliveira - Sabe muito mas não é adequado para a grelha semanal, quanto mais para o programa da manhã;
- Ana Markl - Nunca lhe achei piada...
- Henrique Amaro - já é tempo de passar o Portugália para programa de fim de semana (apenas);
- Isilda Sanches - tiro no pé na grelha Semanal

Nomes a afastar da grelha semanal:

- Hugo Van der Ding

Nomes a recuperar/contratar:

- Dj Vibe
- Dj The Fox, Carlos Manaça, etc, etc...
- Bubu?! Onde anda?
- Luis Franco Bastos, porque não??
- Vasco Palmeirim?! Já está no grupo RTP... -. Para as manhãs
- Filomena Cautela... - Para as manhãs

Tenho dito!

CONCORDO!

Sobre Vasco Palmeirim já o disse aqui que deveria estar nas manhãs da 3 ou da 1. A Rádio generalista em Portugal precisa de comunicadores e com visibilidade.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1063 em: Agosto 28, 2019, 08:30:36 pm »
Concordo totalmente com a opinião do SamM.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1064 em: Agosto 29, 2019, 09:30:16 am »
Depois do programa da manhã, a Isilda ainda que ela se esforce, faz "morrer" muito a emissão, assim como o Luís Oliveira o faz, como já disse variadíssimas vezes, ela é excelente para programas como o Muitos Mundos, ou programas especiais dedicados a discos, tal como o Luís, eu propunha a Vanessa Augusto a partir das 10h e ás 13h não mexer,o Luís e a Isilda fariam especiais e fins de semana. Em relação ao resto, no geral concordo com o que é dito por aqui.
« Última modificação: Agosto 29, 2019, 09:35:23 am por tuscano »