Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1311974 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #840 em: Junho 13, 2019, 12:54:28 pm »
Como tinha prometido que iria voltar a fazer uma sugestão de grelha, aqui vai:

7h Manhãs da 3: Inês L.Gonçalves + Luís Oliveira/André Santos + A.Markl + Guilherme Duarte ou L.Franco Bastos/P. Teixeira da Mota/CC Vilhena.
10h André Santos
13h Rui Estevão
16h Tiago Ribeiro + nova voz feminina/Vanessa Augusto/Joana Perez
19h Prova Oral - Alvim + Xana Alves e Carolina Torres (seria um grande reforço também para a versão TV)
--
20h Nova voz (1)
22h Programas semanais - 2ª Rock > 3ª Rimas e Batidas/O Disco Disse > 4ª Portugália (completamente reformulado) > 5ª programa de pop alternativo/O Disco Disse/Caixa de Ritmos/Carta Branca/programa de Soul e RnB
00h Indiegente
01h Alta Tensão
ou
20h Portugália (reformulado)/2ª hora de Prova Oral
21h Programas semanais
23h Indiegente
00h Rimas e Batidas
01h Alta Tensão

02h Repetição
03h Nova voz (2)
06h Prova Oral (R)

sextas:
20h Bons Rapazes
22h Música com Pés e Cabeça
00h 3Mix (modelo do Essential Mix da BBC Radio 1: a cada semana um DJ convidado)
01h Física e Química
03h Club Atlas (em versão dj set): https://www.rtp.pt/play/p2020/e210221/club-atlas
04h Música chillout (estilo do Ambientassons)
06h Repetições até às 8h

sábados:
08h Novo nome (3)/Isilda Sanches
11h Campus 3 (programa sobre o mundo universitário)/Programa sobre séries e cinema
12h Carta Branca/O Disco Disse
14h Domínio Público fim de semana
15h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h A3.30 (com música nacional e internacional)
19h Do You Reggae? - Freddy Locks
20h Bons Rapazes/MQ3
22h Música com Pés e Cabeça
00h Programa de house alternativo+techno+deep house
02h Programa de drum'n'bass+dubstep
03h Repetição
04h Música chillout (estilo do Ambientassons)
06h Repetições (até as 8h)

domingos:
08h Novo nome (3) / Isilda Sanches
11h Precisamos de Falar reformulado/Programa de soul/r'n'b atual (substituto do M)
12h Coyote
14h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h Programa baseado no Radio 1 Chillest Show: https://www.bbc.co.uk/sounds/play/m0005r62 /Novo nome (1)
19h Soul+RnB/O Disco Disse
20h Novo nome (1)/Programa baseado no Radio 1 Chillest Show
22h Páginas Amarelas (preferencialmente com música a partir dos anos 90)/Precisamos de Falar
00h Repetições/Domingo no Mundo
02h Repetições
03h Novo nome (2)
06h Prova Oral (R)

Rubricas: fim do Poder Soul. Regresso de rubricas como o Canções com História e uma sobre sexo/psicologia, criação de uma rubrica de viagens, RTP Arena para um melhor horário, aproveitar a rubrica Portugueses pelo Mundo (Antena 1).
Reduzir as edições do Domínio Público e trocá-las por um serviço de informação próprio da 3 com alguma da equipa atual da rubrica.
A Profecia do Duque, Matéria Prima, Pingue Pongue e possivelmente o Domingo no Mundo passariam para a Antena 2.
Tens um problema, das 10h ás 19h nos dias de semana, é preciso ter ai uma voz feminina, fica demasiado masculino, não fica bem numa rádio publica, por exemplo onde colocaste o Rui Estevão, meter a Vanessa Augusto(a Isilda é boa para programas de autor, tem imenso jeito para isso, já para emissão corrida tem falhas). Não concordo com o fim do pequeno espaço Poder Soul, gosto imenso, o Domínio Público devia manter nos dias de semana, mas apenas com uns 10 a 15m, não de hora a hora, estilo 12.15/12.30  e acho que o Portugália devia desaparecer de vez, o Indigente entrar ás 22h, ás 23h programas de autor até a 1h(excepto um dos dias concertos) e no fim o Alta Tensão. Ao fim de semana, Sábado eu colocava playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h Precisamos Falar e das 11h ás 13h o Coyote com 2h de duração, o Domínio Público teria apenas 1h, das  14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h o A3.30(nos moldes de que falas) e das 18h ás 20h o Do You Reggae? - Freddy Locks, a partir das 20h música electrónica, house, etc(O Bons Rapazes 2h Sexta, das 22h ás 00h) . No Domingo de manhã playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h o programa sobre séries e cinema, das 11h ás 13h O Matéria Prima com 2h de duração, das 13h ás 14h o espaço Universitário, das 14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h Rock ou o programa que mencionas e das 18h ás 20h o Hip Hop, playlist das 20h ás 22h ás 22h o Ping Pong com 2h de duração e ás 00h o A.3.30 repetido. O Páginas Amarelas ia preencher o espaço deixado vago pelo Hip Hop ou  Reggae que como já disse passaria para os fins de semana. Apenas terminaria de vez com 3 programas o Portugália, Profecia do Duque(ele tem programa na Antena2) e o Razão de Ser. Em relação aos programas de Autor 23h á 1h Segunda a Quinta, seriam Segunda o Disco Disse, Terça o Páginas Amarelas, Quarta, concertos ao vivo, quintas o Muitos Mundos, já na Sexta o Bons Rapazes  das 22h ás 00h e o Caixa de Ritmos entrava ás 00h. A playlist já expliquei como seria, 2 das actuais escolhas, 1 estilo rádio Comercial e 1 clássico.
Na minha opinião, o A3.30 devia ser com base nas informações que a GFK disponibiliza para a AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) e para a AUDIOGEST (Entidade de Gestão Coletiva de Produtores de Música em Portugal).  http://www.escportugal.pt/search/label/tops
Mudando o nome para 'TOP 40', como acontece em Inglaterra (https://www.officialcharts.com/) ou Holanda (https://www.top40.nl/) e era criado um site sobre este TOP musical.

Há um "problema: a maior parte das canções não faz parte da playlist da actua ANTENA 3 decrépita, cristalizada, isolada, fechada, com uma direção pífia e asfixiante...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #841 em: Junho 13, 2019, 01:07:29 pm »
Tens um problema, das 10h ás 19h nos dias de semana, é preciso ter ai uma voz feminina, fica demasiado masculino, não fica bem numa rádio publica, por exemplo onde colocaste o Rui Estevão, meter a Vanessa Augusto(a Isilda é boa para programas de autor, tem imenso jeito para isso, já para emissão corrida tem falhas). Não concordo com o fim do pequeno espaço Poder Soul, gosto imenso, o Domínio Público devia manter nos dias de semana, mas apenas com uns 10 a 15m, não de hora a hora, estilo 12.15/12.30  e acho que o Portugália devia desaparecer de vez, o Indigente entrar ás 22h, ás 23h programas de autor até a 1h(excepto um dos dias concertos) e no fim o Alta Tensão. Ao fim de semana, Sábado eu colocava playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h Precisamos Falar e das 11h ás 13h o Coyote com 2h de duração, o Domínio Público teria apenas 1h, das  14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h o A3.30(nos moldes de que falas) e das 18h ás 20h o Do You Reggae? - Freddy Locks, a partir das 20h música electrónica, house, etc(O Bons Rapazes 2h Sexta, das 22h ás 00h) . No Domingo de manhã playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h o programa sobre séries e cinema, das 11h ás 13h O Matéria Prima com 2h de duração, das 13h ás 14h o espaço Universitário, das 14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h Rock ou o programa que mencionas e das 18h ás 20h o Hip Hop, playlist das 20h ás 22h ás 22h o Ping Pong com 2h de duração e ás 00h o A.3.30 repetido. O Páginas Amarelas ia preencher o espaço deixado vago pelo Hip Hop ou  Reggae que como já disse passaria para os fins de semana. Apenas terminaria de vez com 3 programas o Portugália, Profecia do Duque(ele tem programa na Antena2) e o Razão de Ser. Em relação aos programas de Autor 23h á 1h Segunda a Quinta, seriam Segunda o Disco Disse, Terça o Páginas Amarelas, Quarta, concertos ao vivo, quintas o Muitos Mundos, já na Sexta o Bons Rapazes  das 22h ás 00h e o Caixa de Ritmos entrava ás 00h. A playlist já expliquei como seria, 2 das actuais escolhas, 1 estilo rádio Comercial e 1 clássico.
A voz feminina seria a companhia para o Tiago, mas se fosse para fazer uma renovação maior também se poderia pensar no Rui Estevão passar para os fins-de-semana. O André para mim tem de estar na grelha diária.
Nunca achei que valhesse a pena apostar em programas inéditos aos fins de semana às 10h, é muito cedo para uma rádio como a 3. Tem de ser no mínimo às 11h. E não concordo com a Caixa de Ritmos nesse horário, o Música com Pés e Cabeça é de longe o melhor programa de eletrónica em Portugal neste momento.
Por fim, concordo com essa playlist mas a escolha da Comercial teria que ser muito bem ponderada. Nada de pop pipoca.
« Última modificação: Junho 13, 2019, 01:12:59 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #842 em: Junho 13, 2019, 01:22:15 pm »
Manhã
A equipa das Manhãs da Comercial

10:00-13:00 - Tiago Ribeiro

13:00-16:00 - uma voz feminina a contratar

16:00-19:00 - André Santos e Inês Lopes Gonçalves

19:00-20:00 - Prova Oral

20:00-23:00 - Pedro Costa

Ao longo do dia, para além das rubricas mencionadas,ligadas à música, é importante abordar temáticas ligadas à cidadania, saúde, mundo universitário, secundário, desporto, etc.

tuscano

• Hero Member
« Responder #843 em: Junho 13, 2019, 01:48:11 pm »
A voz feminina seria a companhia para o Tiago, mas se fosse para fazer uma renovação maior também se poderia pensar no Rui Estevão passar para os fins-de-semana. O André para mim tem de estar na grelha diária.
Nunca achei que valhesse a pena apostar em programas inéditos aos fins de semana às 10h, é muito cedo para uma rádio como a 3. Tem de ser no mínimo às 11h. E não concordo com a Caixa de Ritmos nesse horário, o Música com Pés e Cabeça é de longe o melhor programa de eletrónica em Portugal neste momento.
Por fim, concordo com essa playlist mas a escolha da Comercial teria que ser muito bem ponderada. Nada de pop pipoca.
Exacto também podia ser em dupla, tem é mesmo de entre as 10h e as 19h, na minha opinião, entrar uma voz feminina, em relação aos espaços de conversa ao fim de semana, sou mais pelas 10h que pelas 11h, ás 11h acho que já deve entrar musica. Em relação ao Caixa de Ritmos pode ficar onde está, começando as 23h até ás 1h e O Muitos Mundos onde está também, mas como disse depois do Bons Rapazes que começaria ás 22h ou 21h nunca ás 20h é desperdicio, acabar com eles, com isso é que não concordo, são do melhor que a 3 tem actualmente.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #844 em: Junho 13, 2019, 04:14:04 pm »
Manhã

Ao longo do dia, para além das rubricas mencionadas,ligadas à música, é importante abordar temáticas ligadas à cidadania, saúde, mundo universitário, secundário, desporto, etc.

Caro Atento,

A equipa das Manhãs da Comercial poderia ser uma boa ideia mas contratar todos de uma vez não acho que a Radiodifusão Pública tenha capacidade financeira para isso...

Das 13 às 16 podia ser a Vanessa Augusto considero-a uma profissional competente.

A Inês Lopes Gonçalves e o André Santos também combinam bem, eu acho que seria uma excelente ideia colocá-los às 16 - 19h até para contrapor a Sónia Santos e o Renato Duarte no "nunca é tarde" da RR. Seria uma disputa interessante.

O Pedro Costa das 20 às 22 na minha opinião já está bom. Em relação à Portugalia do Henrique Amaro sim esse programa já não faz muito sentido. que criassem um programa novo, com qualidade, por exemplo uma hora do Henrique Amaro e João Carlos Calixto do Disco num Só Dia acho que se chama assim. Em vez de 20 minutos, 1 hora de programa.

Atento

• Hero Member
« Responder #845 em: Junho 13, 2019, 05:30:07 pm »
Manhã

Caro Atento,

A equipa das Manhãs da Comercial poderia ser uma boa ideia mas contratar todos de uma vez não acho que a Radiodifusão Pública tenha capacidade financeira para isso...

Das 13 às 16 podia ser a Vanessa Augusto considero-a uma profissional competente.

A Inês Lopes Gonçalves e o André Santos também combinam bem, eu acho que seria uma excelente ideia colocá-los às 16 - 19h até para contrapor a Sónia Santos e o Renato Duarte no "nunca é tarde" da RR. Seria uma disputa interessante.

O Pedro Costa das 20 às 22 na minha opinião já está bom. Em relação à Portugalia do Henrique Amaro sim esse programa já não faz muito sentido. que criassem um programa novo, com qualidade, por exemplo uma hora do Henrique Amaro e João Carlos Calixto do Disco num Só Dia acho que se chama assim. Em vez de 20 minutos, 1 hora de programa.

Caro Aracaçu,

1- A ANTENA 3 está moribunda (creio que estamos todos de acordo, só estará em desacordo a atual direção da 3 e alguns seguidistas cegos da mesma);

2- Neste sentido, a 3 precisa de um líder, que agrupe as várias sensibilidades e gostos e motive os que ficarem...ora Pedro Ribeiro é a pessoa certa, que, mais tarde, ao sair Rui Pego eventualmente para a administração, o poderá substituir com credibilidade na direção de programas da ANTENA 1, RDPI, ÁFRICA e ANTENA 2...Pedro Ribeiro é um nome forte que pode continuar o trabalho de Rui Pego e acrescentar atualidade, modernidade e proximidade. Rui Pego tem feito um trabalho meritório nesse sentido...

3- Vasco Palmeirim já tem contrato com o grupo RTP. É uma figura absolutamente central na RTP1. Vai chegar o momento em que vai ser disputado pela tvi e RTP. Não tenho dúvidas sobre isso. Neste âmbito, será um excelente ato de gestão, se a administração da RTP lhe melhorar o contrato, propondo-lhe um contrato para a rádio e tv que supere o que aufere hoje na Comercial e RTP.

*O barato sai caro... Se a ANTENA 3 fosse privada, Reis já a teria levado à falência...

Há vários animadores da 3 que estouram com qualquer horário... esses é que são caros...
« Última modificação: Junho 13, 2019, 05:37:36 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #846 em: Junho 13, 2019, 05:53:44 pm »
Caro Aracaçu,

1- A ANTENA 3 está moribunda (creio que estamos todos de acordo, só estará em desacordo a atual direção da 3 e alguns seguidistas cegos da mesma);

2- Neste sentido, a 3 precisa de um líder, que agrupe as várias sensibilidades e gostos e motive os que ficarem...ora Pedro Ribeiro é a pessoa certa, que, mais tarde, ao sair Rui Pego eventualmente para a administração, o poderá substituir com credibilidade na direção de programas da ANTENA 1, RDPI, ÁFRICA e ANTENA 2...Pedro Ribeiro é um nome forte que pode continuar o trabalho de Rui Pego e acrescentar atualidade, modernidade e proximidade. Rui Pego tem feito um trabalho meritório nesse sentido...

3- Vasco Palmeirim já tem contrato com o grupo RTP. É uma figura absolutamente central na RTP1. Vai chegar o momento em que vai ser disputado pela tvi e RTP. Não tenho dúvidas sobre isso. Neste âmbito, será um excelente ato de gestão, se a administração da RTP lhe melhorar o contrato, propondo-lhe um contrato para a rádio e tv que supere o que aufere hoje na Comercial e RTP.

*O barato sai caro... Se a ANTENA 3 fosse privada, Reis já a teria levado à falência...

Há vários animadores da 3 que estouram com qualquer horário... esses é que são caros...
O Vasco não tem contrato direto com a RTP, tem com a produtora (neste caso penso que é a Valentim de Carvalho) que vende os programas à RTP, já li isso numa entrevista dele. E (felizmente) parece-me que a MCR é muito independente da TVI, por isso acho que seria um ato de loucura despedi-lo só porque não tem aceitado trabalhar na TVI.
De resto concordo mas por mim, como já disse, o Pedro teria de ir logo para o cargo de diretor geral e arranjar-se um diretor forte para a 3 que estivesse em sintonia com ele. Isto se a RTP tivesse capacidade e o Pedro aceitasse, o que não acredito muito.
« Última modificação: Junho 13, 2019, 05:55:36 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #847 em: Junho 13, 2019, 07:23:32 pm »
A situação na Media Capital não está boa, acho que começa a haver uma janela de oportunidade para o Pedro Ribeiro poder ser contratado pela RTP. Mas ele tem uma relação emocional forte com a Sampaio e Pina e a Rádio Comercial, nunca iria ser fácil.
Vasco Palmeirim está na mesma situação.
Com ambição, tudo é possível. Quando Montez foi para a Antena 3 em 2001 quase ninguém acharia possível na altura.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #848 em: Junho 13, 2019, 07:45:03 pm »
A situação na Media Capital não está boa, acho que começa a haver uma janela de oportunidade para o Pedro Ribeiro poder ser contratado pela RTP. Mas ele tem uma relação emocional forte com a Sampaio e Pina e a Rádio Comercial, nunca iria ser fácil.
Com ambição, tudo é possível. Quando Montez foi para a Antena 3 em 2001 quase ninguém acharia possível na altura.
Mas a MCR está muito bem - penso que tem lucros razoáveis - e aparentemente ainda não leva por tabela com o caos na TVI...

Mas nem a propósito, sobre a ambição para aqueles lados: A Joana Gama e a Rita Camarneiro, hoje convidadas da Prova Oral, acabaram de dizer que se tinham proposto há pouco tempo para projetos na 3 e esta linda e maravilhosa direcção respondeu-lhes que não tinham interesse!!
Para esta direcção é mesmo este lema: matá-la ou morrer.

Atento

• Hero Member
« Responder #849 em: Junho 13, 2019, 07:54:50 pm »
Mas a MCR está muito bem - penso que tem lucros razoáveis - e aparentemente ainda não leva por tabela com o caos na TVI...

Mas nem a propósito, sobre a ambição para aqueles lados: A Joana Gama e a Rita Camarneiro, hoje convidadas da Prova Oral, acabaram de dizer que se tinham proposto há pouco tempo para projetos na 3 e esta linda e maravilhosa direcção respondeu-lhes que não tinham interesse!!

Pois...

E os contribuintes pagam esta loucura diretiva da 3...

Houve gente que saiu porque não estava para pactuar e para aturar esta deriva de dança hipster enlouquecida...

miguelalex23

• Full Member
« Responder #850 em: Junho 13, 2019, 09:23:52 pm »
Há um "problema: a maior parte das canções não faz parte da playlist da actua ANTENA 3 decrépita, cristalizada, isolada, fechada, com uma direção pífia e asfixiante...
E ainda bem que não faz, acrescentaria.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #851 em: Junho 13, 2019, 09:53:43 pm »

Meu caro, não conheço essa Rita Camarneiro, mas levar Joana Gama que pelo que sei e ouvi do fim desse programa (Prova Oral) é uma presunçosa e convencida, coisas que eu detesto, para a Antena 3, era piorar ainda mais a estação. Essa moça não tem um pingo de talento.

E para mim, da Rádio Comercial, levava-se então o Pedro Ribeiro, a Vera Fernandes e o Markl (de volta à 3) que são radialistas a sério. O Ricardo Araújo Pereira na minha opinião estou farto dele, já deu o que tinha a dar, o Palmeirim nunca gostei dele nem na Comercial nem na RTP... também acho que era preciso um bocadinho de cuidado a seleccionar.

Mas é só a minha opinião e respeito a de todos.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #852 em: Junho 13, 2019, 10:10:22 pm »
E só uma pequena nota aqui, também já falaram no Fórum da Rádio de programas como o "5 para a Meia Noite" que também tem vindo a piorar drasticamente, e hoje mais um exemplo: Convidados Ana Markl e Fernando Rocha  ;D quantas vezes eles já foram a esse programa? Uma porrada delas presumo eu! Não convidam ninguém diferente, sempre as mesmas cunhas e compadrios depois admirem-se que as pessoas vão deixando de aderir se não tem ninguém novo e original para convidar acabem com o programa! Enfim.

joao_s

• Hero Member
« Responder #853 em: Junho 13, 2019, 10:44:55 pm »
Pois...

E os contribuintes pagam esta loucura diretiva da 3...
(...)
No tema <Antena 3> concordo, no geral, com o diagnóstico do “Atento” faz algum tempo, desde as discussões encetadas noutros fóruns. O problema não é de agora, tem-se agravado. A <3> não é uma rádio de nicho, é um gueto radiofónico, fechado em si mesmo, distanciado do público, sem audiência, de gente acomodada, incapaz de acompanhar o desenrolar do tempo e dos interesses das novas gerações. O que fazem não diz nada ao público, contribuintes que pagam esta inércia, programas sem brio e sem propósitos substantivos. É um produto estagnado, sem qualidade, que está num beco sem saída; pelo que a reinvenção do formato urge, bem como a reformulação total da grelha e, provavelmente, de colaboradores/quadros. Das últimas vezes que ouvi a <3>, era mais que evidente que alguns elementos não tinham perfil para dinamizar as emissões de rádio. Provavelmente, têm saído os melhores, que não se identificam com o rumo errático, e ficam os menos bons.

Dois aspetos que fazem da <3> um falhanço em toda a linha: quando foi lançada a rádio pública <FM Estéreo da Rádio Comercial>, que influenciou positivamente o panorama da rádio portuguesa no início dos anos 80, havia dois eixos estruturantes que eram o lançamento e promoção da moderna música portuguesa e dos respetivos artistas, assim como de aproximar os gostos e interesses da juventude portuguesa e de meia-idade dos gostos dos restantes países da área geográfica/geopolítica/económica em que nos inserimos, ou seja acabar com um ciclo de isolacionismo cultural provinciano e retrógrado. De facto houve um antes do <FM Estéreo da Rádio Comercial> e um depois. A <3> falha nestes propósitos, é um produto fechado a um pequeno núcleo de ouvintes, fechado ao mundo de hoje, não é capaz de ser um produto criativo e inovador, não mostra outras perspetivas e horizontes; e não lança nem promove a moderna música portuguesa, nem os consagrados, porque isso é impossível de fazer sem audiência; nem para isso serve. Fica a pergunta: pagamos a <Antena 3> para quê? Qual é a utilidade?

miguelalex23

• Full Member
« Responder #854 em: Junho 13, 2019, 10:45:56 pm »
E só uma pequena nota aqui, também já falaram no Fórum da Rádio de programas como o "5 para a Meia Noite" que também tem vindo a piorar drasticamente, e hoje mais um exemplo: Convidados Ana Markl e Fernando Rocha  ;D quantas vezes eles já foram a esse programa? Uma porrada delas presumo eu! Não convidam ninguém diferente, sempre as mesmas cunhas e compadrios depois admirem-se que as pessoas vão deixando de aderir se não tem ninguém novo e original para convidar acabem com o programa! Enfim.
Presume mal, foi logo citar dois exemplos que não corroboram a sua tese. Ana Markl foi ao 5PMN duas vezes (uma em 2012, numa semana especial em que o programa foi apresentado por 5 mulheres e foi convidada da Inês Lopes Gonçalves; e outra em 2018, para promover a série 1986). De Fernando Rocha encontro três registos (2010, 2013 e 2016), todos eles antes desta nova versão do programa. Não vejo nenhum exagero, nem sei que raio de "cunhas e compadrios" teria o Fernando Rocha na RTP. E, já agora, o programa atravessa a sua melhor fase em termos de audiências, ao contrário do que diz.

Peço desculpa por prolongar este pequeno off-topic, mas achei importante deixar esta nota.