Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1312006 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 3
« Responder #825 em: Junho 11, 2019, 10:55:16 pm »
Caro radiokilledtheMTVstar,

Queria dizer que se não estou em erro a Inês Lopes Gonçalves e o Luís Oliveira são radialistas na 3 há mais tempo que a Ana Markl. Não tenho bem a certeza porque estive alguns anos sem ouvir a 3 mas penso que a Inês está lá desde 2010 e o Luís Oliveira até já antes disso.
O Luís Oliveira saiu em 2010 quando veio o Diogo Beja. Oliveira que fez antes uma dupla apagadíssima com a Joana Dias, das piores que a Antena 3 teve.
A Inês L. Gonçalves penso que entrou em 2012 ou assim, pouco antes da Joana Marques.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #826 em: Junho 11, 2019, 10:59:21 pm »
Na minha opinião é pouco ambiciosa, a 3 precisa de uma quatro ou mesmo cinco vozes novas. E já não há paciência para os programas da noite que são os mesmo de há uns 15 anos para cá...
Tem ali pelo menos 4 :) Começariam pelo fim de semana e pelas madrugadas (aqui podiam ser mesmo estagiários até) com a ambição de subirem a grelha semanal quanto estivessem realmente prontos. Depois ainda teria uma companhia para o Tiago e a minha ideia de ter jovens jornalistas no Campus 3 e nos noticiários próprios que fazem muito mais sentido que a overdose do Domínio Público.
Quanto à noite, o Indiegente e o Alta Tensão continuam a fazer sentido, de resto ali os programas semanais seriam uma lufada de ar fresco, eu só apostei no Portugália para tapar o buraco daquela hora caso fosse preciso.
Para mim tem mesmo de ser uma revolução como a que o Genro da Nação fez em 2001: mudança total na grelha.
Tudo tem um fim, este modelo está esgotado e ultrapassado. Para mim na grelha diária só sobrevivia o Prova Oral.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #827 em: Junho 11, 2019, 11:10:40 pm »
E hoje na emissão da manhã, ninguém disse "Antena 3 muito bom dia são 7 horas", não havia lá ninguém a falar, incrível, e depois do noticiário lá esteve a Ana Markl a desenrascar até chegar a Inês Lopes Gonçalves para comandar a emissão, que trapalhões xD  ;D

Atento

• Hero Member
« Responder #828 em: Junho 11, 2019, 11:18:20 pm »
Na minha opinião é pouco ambiciosa, a 3 precisa de uma quatro ou mesmo cinco vozes novas. E já não há paciência para os programas da noite que são os mesmo de há uns 15 anos para cá...
Tem ali pelo menos 4 :) Começariam pelo fim de semana e pelas madrugadas (aqui podiam ser mesmo estagiários até) com a ambição de subirem a grelha semanal quanto estivessem realmente prontos. Depois ainda teria uma companhia para o Tiago e a minha ideia de ter jovens jornalistas no Campus 3 e nos noticiários próprios que fazem muito mais sentido que a overdose do Domínio Público.
Quanto à noite, o Indiegente e o Alta Tensão continuam a fazer sentido, de resto ali os programas semanais seriam uma lufada de ar fresco, eu só apostei no Portugália para tapar o buraco daquela hora caso fosse preciso.
Para mim tem mesmo de ser uma revolução como a que o Genro da Nação fez em 2001: mudança total na grelha.
Tudo tem um fim, este modelo está esgotado e ultrapassado. Para mim na grelha diária só sobrevivia o Prova Oral.

Nesta altura, só o Pedro Ribeiro é que teria estofo para cortar a direito, sem olhar a nomes, ou relações mais ou menos próximas da atual direção.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #829 em: Junho 11, 2019, 11:18:41 pm »
E hoje na emissão da manhã, ninguém disse "Antena 3 muito bom dia são 7 horas", não havia lá ninguém a falar, incrível, e depois do noticiário lá esteve a Ana Markl a desenrascar até chegar a Inês Lopes Gonçalves para comandar a emissão, que trapalhões xD  ;D

E o Luís, onde andava???
Pode ser que seja o ínicio do fim da linha para ele nas Manhãs ou o que era melhor para todos, desta direcção. Lembro-me que o Beja também andou algum tempo desaparecido misteriosamente até que se soube que ia para a Comercial.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #830 em: Junho 11, 2019, 11:21:49 pm »

E o Luís, onde andava???
Pode ser que seja o ínicio do fim da linha para ele nas Manhãs ou o que era melhor para todos, desta direcção. Lembro-me que o Beja também andou algum tempo desaparecido misteriosamente até que se soube que ia para a Comercial.

Penso que está de férias, segundo o que eles disseram? Isso é que eu também não acho graça a equipa quase nunca está completa, ou falta um ou outro, não acho que haja um verdadeiro espírito de compromisso com os ouvintes das Manhãs da 3, o início da emissão de hoje e a gravação da emissão toda de ontem é um exemplo disso na minha opinião.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #831 em: Junho 11, 2019, 11:47:09 pm »
Nestas coisas a Antena 3 até é "simpática" e como todas as emissões das Manhãs estão no RTP Play, aqui está a "prova do crime", basta ouvirem logo o início. A Inês Lopes Gonçalves chegou atrasada porque adormeceu... https://www.rtp.pt/play/p934/e412132/manhas-da-3

Já agora, estava a ver a grelha no site e a confiar no que está lá para estes dias, o Rui Estevão esta semana faz 04-06 e 13-16 de segunda a sexta, 02-05 no sábado e 14-19 do domingo. O Tiago Ribeiro faz 16-19 durante a semana e depois 07-11 no sábado e domingo. Foi tudo de férias ao mesmo tempo?

Wiseguy

• Full Member
« Responder #832 em: Junho 12, 2019, 05:08:53 pm »

E o Luís, onde andava???

Penso que está de férias, segundo o que eles disseram? Isso é que eu também não acho graça a equipa quase nunca está completa, ou falta um ou outro, não acho que haja um verdadeiro espírito de compromisso com os ouvintes das Manhãs da 3, o início da emissão de hoje e a gravação da emissão toda de ontem é um exemplo disso na minha opinião.

Na minha opinião e na continuidade de alguns comentários, as manhãs são senão a pior, das piores da história desta rádio que deixei de ouvir com regularidade, quase ninguém se aproveita, só o André é que acho uma pessoa competente e um autêntico tapa-buracos, dos melhores profissionais que a estação dispõe, o ideal era mesmo uma equipa nova para este horário depois do Verão.
A Ana Markl só lá está por cunha como todos sabem e pouco se aproveita, a Inês está a piorar de dia para dia, só diz banalidades e parvoíces, a rubrica humorística também pouco acrescenta, penso que não foi a melhor escolha, um Luís Franco Bastos ou outro do mesmo género é que encaixava bem neste formato. Quanto ao Luís Oliveira, não o acho ideal para este horário, penso que se adapta melhor a uma emissão a solo, num horário das 10-13h ou das 13-16h, por exemplo.
Acho que a falta de rumo a nível directivo se está a notar cada vez mais de dia para dia e isso depois, tem consequência óbvia nos programas, daí que uma reformulação directiva seja prioritária na estação.

TiagoAGCF

• Full Member
« Responder #833 em: Junho 12, 2019, 06:14:26 pm »
Perguntei ao provedor da rádio pública porque é que as suas rádios não disponibilizam uma área em que se possa saber quais foram as músicas que passaram ao longo do dia ou até mesmo do dia anterior... esta foi a resposta:

"Recebi a sua mensagem que agradeço e da qual dei conhecimento ao senhor Director da Antena 3. O Director considerou, na pronta resposta ao Provedor, que o senhor ouvinte “tem toda a razão”.
Trata-se de um "pormenor" que a direcção da Antena 3 tem continuamente tentado resolver junto da área Multimédia (que faz a gestão técnica e operacional dos sites das rádios), para proporcionar aos ouvintes essa informação básica que lhes permite conferir os alinhamentos das emissões.
Porém, dificuldades técnicas várias de programação dos sites, bem como a dificílima comunicação entre o sistema de emissão (Dalet) e o software de gestão dos sites, torna impossível a disponibilização dos alinhamentos.
O director informou o Provedor que até ao fim do ano estará em funcionamento “um novo Dalet” que, segundo o Director, irá permitir acrescentar novas funcionalidades às plataformas web das rádios do grupo, incluindo a possibilidade dos ouvintes poderem consultar os alinhamentos de todas as emissões."

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #834 em: Junho 12, 2019, 06:44:41 pm »
Vá lá, uma boa notícia e sinal de inovação para aqueles lados no meio disto tudo.
Espero que o sistema possa também funcionar para os programas de autor ou então que peçam aos autores para voltarem a postar os alinhamentos dos programas porque na maior parte das vezes, para descobrirmos as músicas que passam, só mesmo com o Shazam.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #835 em: Junho 12, 2019, 07:26:53 pm »
As rádios publicas utilizam o Dalet Plus, tal como utilizava a MCR antes de apostar no Zenon - Media. E sempre vi nos sites deles a playlist do próprio dia como a do dia anterior (bastava inserir "hora:minutos:dia"). Se fores ao player das rádios públicas tens acesso às ultimas 3 musicas e não conseguem disponibilizar mais?!?.  Ate com o Dalet 5.1 isso era possível com um XML que o próprio software disponibilizava.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #836 em: Junho 13, 2019, 01:39:58 am »
As rádios publicas utilizam o Dalet Plus, tal como utilizava a MCR antes de apostar no Zenon - Media. E sempre vi nos sites deles a playlist do próprio dia como a do dia anterior (bastava inserir "hora:minutos:dia"). Se fores ao player das rádios públicas tens acesso às ultimas 3 musicas e não conseguem disponibilizar mais?!?.  Ate com o Dalet 5.1 isso era possível com um XML que o próprio software disponibilizava.

Obviamente que o que foi respondido ao ouvinte é mentira. Grande parte dos sites da RTP são baseados em wordpress... não faltam rádios a colocar informação do nome das músicas em xml ou txt com um php por trás e que funcionam com WP.

Wiseguy

• Full Member
« Responder #837 em: Junho 13, 2019, 08:15:44 am »

Obviamente que o que foi respondido ao ouvinte é mentira. Grande parte dos sites da RTP são baseados em wordpress... não faltam rádios a colocar informação do nome das músicas em xml ou txt com um php por trás e que funcionam com WP.

Exacto. Basta consultar os sites de outras rádios que têm lá as músicas que passaram e a respectiva hora e minutos. Se não sabem, basta copiar dos outros exemplos e adaptar, é aspecto que era importante saber. Veremos se a resposta dada pela estação de rádio ao assunto foi só para chutar para o lado ou se se vai mesmo concretizar até final do ano.

tuscano

• Hero Member
« Responder #838 em: Junho 13, 2019, 12:18:47 pm »
Como tinha prometido que iria voltar a fazer uma sugestão de grelha, aqui vai:

7h Manhãs da 3: Inês L.Gonçalves + Luís Oliveira/André Santos + A.Markl + Guilherme Duarte ou L.Franco Bastos/P. Teixeira da Mota/CC Vilhena.
10h André Santos
13h Rui Estevão
16h Tiago Ribeiro + nova voz feminina/Vanessa Augusto/Joana Perez
19h Prova Oral - Alvim + Xana Alves e Carolina Torres (seria um grande reforço também para a versão TV)
--
20h Nova voz (1)
22h Programas semanais - 2ª Rock > 3ª Rimas e Batidas/O Disco Disse > 4ª Portugália (completamente reformulado) > 5ª programa de pop alternativo/O Disco Disse/Caixa de Ritmos/Carta Branca/programa de Soul e RnB
00h Indiegente
01h Alta Tensão
ou
20h Portugália (reformulado)/2ª hora de Prova Oral
21h Programas semanais
23h Indiegente
00h Rimas e Batidas
01h Alta Tensão

02h Repetição
03h Nova voz (2)
06h Prova Oral (R)

sextas:
20h Bons Rapazes
22h Música com Pés e Cabeça
00h 3Mix (modelo do Essential Mix da BBC Radio 1: a cada semana um DJ convidado)
01h Física e Química
03h Club Atlas (em versão dj set): https://www.rtp.pt/play/p2020/e210221/club-atlas
04h Música chillout (estilo do Ambientassons)
06h Repetições até às 8h

sábados:
08h Novo nome (3)/Isilda Sanches
11h Campus 3 (programa sobre o mundo universitário)/Programa sobre séries e cinema
12h Carta Branca/O Disco Disse
14h Domínio Público fim de semana
15h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h A3.30 (com música nacional e internacional)
19h Do You Reggae? - Freddy Locks
20h Bons Rapazes/MQ3
00h Programa de house alternativo+techno+deep house
02h Programa de drum'n'bass+dubstep
03h Repetição
06h Repetições (até as 8h)

domingos:
08h Novo nome (3) / Isilda Sanches
11h Precisamos de Falar reformulado/Programa de soul/r'n'b atual (substituto do M)
12h Coyote
14h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h Programa baseado no Radio 1 Chillest Show: https://www.bbc.co.uk/sounds/play/m0005r62 /Novo nome (1)
19h Soul+RnB/O Disco Disse
20h Novo nome (1)/Programa baseado no Radio 1 Chillest Show
22h Páginas Amarelas (preferencialmente com música a partir dos anos 90)/Precisamos de Falar
00h Repetições/Domingo no Mundo
02h Repetições
03h Novo nome (2)
06h Prova Oral (R)

Rubricas: fim do Poder Soul. Regresso de rubricas como o Canções com História e uma sobre sexo/psicologia, criação de uma rubrica de viagens, RTP Arena para um melhor horário, aproveitar a rubrica Portugueses pelo Mundo (Antena 1).
Reduzir as edições do Domínio Público e trocá-las por um serviço de informação próprio da 3 com alguma da equipa atual da rubrica.
A Profecia do Duque, Matéria Prima, Pingue Pongue e possivelmente o Domingo no Mundo passariam para a Antena 2.
Tens um problema, das 10h ás 19h nos dias de semana, é preciso ter ai uma voz feminina, fica demasiado masculino, não fica bem numa rádio publica, por exemplo onde colocaste o Rui Estevão, meter a Vanessa Augusto(a Isilda é boa para programas de autor, tem imenso jeito para isso, já para emissão corrida tem falhas). Não concordo com o fim do pequeno espaço Poder Soul, gosto imenso, o Domínio Público devia manter nos dias de semana, mas apenas com uns 10 a 15m, não de hora a hora, estilo 12.15/12.30  e acho que o Portugália devia desaparecer de vez, o Indigente entrar ás 22h, ás 23h programas de autor até a 1h(excepto um dos dias concertos) e no fim o Alta Tensão. Ao fim de semana, Sábado eu colocava playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h Precisamos Falar e das 11h ás 13h o Coyote com 2h de duração, o Domínio Público teria apenas 1h, das  14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h o A3.30(nos moldes de que falas) e das 18h ás 20h o Do You Reggae? - Freddy Locks, a partir das 20h música electrónica, house, etc(O Bons Rapazes 2h Sexta, das 22h ás 00h) . No Domingo de manhã playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h o programa sobre séries e cinema, das 11h ás 13h O Matéria Prima com 2h de duração, das 13h ás 14h o espaço Universitário, das 14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h Rock ou o programa que mencionas e das 18h ás 20h o Hip Hop, playlist das 20h ás 22h ás 22h o Ping Pong com 2h de duração e ás 00h o A.3.30 repetido. O Páginas Amarelas ia preencher o espaço deixado vago pelo Hip Hop ou  Reggae que como já disse passaria para os fins de semana. Apenas terminaria de vez com 3 programas o Portugália, Profecia do Duque(ele tem programa na Antena2) e o Razão de Ser. Em relação aos programas de Autor 23h á 1h Segunda a Quinta, seriam Segunda o Disco Disse, Terça o Páginas Amarelas, Quarta, concertos ao vivo, quintas o Muitos Mundos, já na Sexta o Bons Rapazes  das 22h ás 00h e o Caixa de Ritmos entrava ás 00h. A playlist já expliquei como seria, 2 das actuais escolhas, 1 estilo rádio Comercial e 1 clássico.

guest219

• Visitante
« Responder #839 em: Junho 13, 2019, 12:38:47 pm »
Como tinha prometido que iria voltar a fazer uma sugestão de grelha, aqui vai:

7h Manhãs da 3: Inês L.Gonçalves + Luís Oliveira/André Santos + A.Markl + Guilherme Duarte ou L.Franco Bastos/P. Teixeira da Mota/CC Vilhena.
10h André Santos
13h Rui Estevão
16h Tiago Ribeiro + nova voz feminina/Vanessa Augusto/Joana Perez
19h Prova Oral - Alvim + Xana Alves e Carolina Torres (seria um grande reforço também para a versão TV)
--
20h Nova voz (1)
22h Programas semanais - 2ª Rock > 3ª Rimas e Batidas/O Disco Disse > 4ª Portugália (completamente reformulado) > 5ª programa de pop alternativo/O Disco Disse/Caixa de Ritmos/Carta Branca/programa de Soul e RnB
00h Indiegente
01h Alta Tensão
ou
20h Portugália (reformulado)/2ª hora de Prova Oral
21h Programas semanais
23h Indiegente
00h Rimas e Batidas
01h Alta Tensão

02h Repetição
03h Nova voz (2)
06h Prova Oral (R)

sextas:
20h Bons Rapazes
00h 3Mix (modelo do Essential Mix da BBC Radio 1: a cada semana um DJ convidado)
01h Física e Química
03h Club Atlas (em versão dj set): https://www.rtp.pt/play/p2020/e210221/club-atlas
06h Repetições até às 8h

sábados:
08h Novo nome (3)/Isilda Sanches
11h Campus 3 (programa sobre o mundo universitário)/Programa sobre séries e cinema
12h Carta Branca/O Disco Disse
14h Domínio Público fim de semana
15h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h A3.30 (com música nacional e internacional)
19h Do You Reggae? - Freddy Locks
20h Bons Rapazes/MQ3
00h Programa de house alternativo+techno+deep house
02h Programa de drum'n'bass+dubstep
03h Repetição
06h Repetições (até as 8h)

domingos:
08h Novo nome (3) / Isilda Sanches
11h Precisamos de Falar reformulado/Programa de soul/r'n'b atual (substituto do M)
12h Coyote
14h Novo nome (4)/Vanessa Augusto
17h Programa baseado no Radio 1 Chillest Show: https://www.bbc.co.uk/sounds/play/m0005r62 /Novo nome (1)
19h Soul+RnB/O Disco Disse
20h Novo nome (1)/Programa baseado no Radio 1 Chillest Show
22h Páginas Amarelas (preferencialmente com música a partir dos anos 90)/Precisamos de Falar
00h Repetições/Domingo no Mundo
02h Repetições
03h Novo nome (2)
06h Prova Oral (R)

Rubricas: fim do Poder Soul. Regresso de rubricas como o Canções com História e uma sobre sexo/psicologia, criação de uma rubrica de viagens, RTP Arena para um melhor horário, aproveitar a rubrica Portugueses pelo Mundo (Antena 1).
Reduzir as edições do Domínio Público e trocá-las por um serviço de informação próprio da 3 com alguma da equipa atual da rubrica.
A Profecia do Duque, Matéria Prima, Pingue Pongue e possivelmente o Domingo no Mundo passariam para a Antena 2.
Tens um problema, das 10h ás 19h nos dias de semana, é preciso ter ai uma voz feminina, fica demasiado masculino, não fica bem numa rádio publica, por exemplo onde colocaste o Rui Estevão, meter a Vanessa Augusto(a Isilda é boa para programas de autor, tem imenso jeito para isso, já para emissão corrida tem falhas). Não concordo com o fim do pequeno espaço Poder Soul, gosto imenso, o Domínio Público devia manter nos dias de semana, mas apenas com uns 10 a 15m, não de hora a hora, estilo 12.15/12.30  e acho que o Portugália devia desaparecer de vez, o Indigente entrar ás 22h, ás 23h programas de autor até a 1h(excepto um dos dias concertos) e no fim o Alta Tensão. Ao fim de semana, Sábado eu colocava playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h Precisamos Falar e das 11h ás 13h o Coyote com 2h de duração, o Domínio Público teria apenas 1h, das  14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h o A3.30(nos moldes de que falas) e das 18h ás 20h o Do You Reggae? - Freddy Locks, a partir das 20h música electrónica, house, etc(O Bons Rapazes 2h Sexta, das 22h ás 00h) . No Domingo de manhã playlist das 7h ás 10h, das 10h ás 11h o programa sobre séries e cinema, das 11h ás 13h O Matéria Prima com 2h de duração, das 13h ás 14h o espaço Universitário, das 14h ás 16h playlist, das 16h ás 18h Rock ou o programa que mencionas e das 18h ás 20h o Hip Hop, playlist das 20h ás 22h ás 22h o Ping Pong com 2h de duração e ás 00h o A.3.30 repetido. O Páginas Amarelas ia preencher o espaço deixado vago pelo Hip Hop ou  Reggae que como já disse passaria para os fins de semana. Apenas terminaria de vez com 3 programas o Portugália, Profecia do Duque(ele tem programa na Antena2) e o Razão de Ser. Em relação aos programas de Autor 23h á 1h Segunda a Quinta, seriam Segunda o Disco Disse, Terça o Páginas Amarelas, Quarta, concertos ao vivo, quintas o Muitos Mundos, já na Sexta o Bons Rapazes  das 22h ás 00h e o Caixa de Ritmos entrava ás 00h. A playlist já expliquei como seria, 2 das actuais escolhas, 1 estilo rádio Comercial e 1 clássico.
Na minha opinião, o A3.30 devia ser com base nas informações que a GFK disponibiliza para a AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) e para a AUDIOGEST (Entidade de Gestão Coletiva de Produtores de Música em Portugal).
Mudando o nome para 'TOP 40', como acontece em Inglaterra ou Holanda e era criado um site sobre este TOP musical.