Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1332259 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4830 em: Fevereiro 22, 2025, 07:13:56 pm »
Neste caso o Indigente Gold tem muitas músicas consideradas intemporais, faz sentido num target mais jovem.
Agora, de repente Talking Heads nas Manhãs com hip-hop a seguir já me causa mais espécie.

Por isso , vokto a perguntar qual é o target da Antena 3?

Com isso e outras confusões alastra a confusão e a 3 acabará em terra de ninguém...

10 anos depois e alguns milhões de euros investidos, cintinuamos a agudizar o problema e a dar mais uma martelada no prego da irrelevância da 3, destruindo uma marca.

Chamar confusão a um programa que existe há 25 anos na grelha e que sobreviveu a duas reestruturações da RTP não abona em seu favor, Atento. E "alguns milhões de euros investidos" são literalmente apenas o orçamento regular da estação. Também podia dizer que há "alguns milhões de euros investidos" na Antena 1 e na Antena 2.

O target da Antena 3 é o mesmo de sempre, 25-34, com menos gente nos 15-24 e 35-44. Parece-me óbvio a ouvir a emissão.

Estas agendas escondidas a escrever aqui...
Vou raramente discordar de ti Memórias, mas Talking Heads ou Lena D'Água já estão um pouco fora da faixa dos 34...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Meti ali um 35-44 a menor extensão para apanhar esses artistas, nem mais... são coisas que já andam mais próximas da M80, na minha opinião. Ou seja, na verdade até concordamos  :P

Atento

• Hero Member
« Responder #4831 em: Fevereiro 22, 2025, 07:26:23 pm »
Neste caso o Indigente Gold tem muitas músicas consideradas intemporais, faz sentido num target mais jovem.
Agora, de repente Talking Heads nas Manhãs com hip-hop a seguir já me causa mais espécie.

Com isso e outras confusões alastra a confusão e a 3 acabará em terra de ninguém...

10 anos depois e alguns milhões de euros investidos, cintinuamos a agudizar o problema e a dar mais uma martelada no prego da irrelevância da 3, destruindo uma marca.

Chamar confusão a um programa que existe há 25 anos na grelha e que sobreviveu a duas reestruturações da RTP não abona em seu favor, Atento. E "alguns milhões de euros investidos" são literalmente apenas o orçamento regular da estação. Também podia dizer que há "alguns milhões de euros investidos" na Antena 1 e na Antena 2.

O target da Antena 3 é o mesmo de sempre, 25-34, com menos gente nos 15-24 e 35-44. Parece-me óbvio a ouvir a emissão.

Vou raramente discordar de ti Memórias, mas Talking Heads ou Lena D'Água já estão um pouco fora da faixa dos 34...

Meti ali um 35-44 a menor extensão para apanhar esses artistas, nem mais... são coisas que já andam mais próximas da M80, na minha opinião. Ou seja, na verdade até concordamos  :P

O target da 3 é composto por franjas  e por um público acima dos 35 anos...

Portanto,  completamente fora dela...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4832 em: Fevereiro 22, 2025, 08:49:33 pm »

Memórias,
Aqui vais levar com uma correcção... São quase 30 anos!
Em 1996 já existia Indiegente e o Nuno Calado é um dos 4 fundadores da 3. E como dizes, passou por tanta restruturação na RDP/RTP que o faz um autêntico herói! :)

Caro Atento,
Como o radiokilledtheMTVstar disse, apartir do Painel Nocturno, a Antena 3 pode e deve ter programas de autor e eles poderão e deverão alargar o leque musical. A 3 deve ser a nossa BBC Radio 1.

O Indiegente Gold é uma memória colectiva de todos aqueles que acompanham a Antena 3 há vários anos, sempre com uma excelente selecção musical.

Onde é que em FM Nacional se passam os Hole, os Nirvana, os TV On The Rádio, os Bloc Party, os clássicos dos Arcade Fire, os Smashing Pumpkins sem ser o «Tonight Tonight» e o «1979», o «The Rat» dos Walkman (quem joga FIFA há mais de duas décadas sabe bem o power dessa música) e até os Pearl Jam para além daquelas 2 ou 3 canções óbvias que passam na M80?

Algumas destas bandas enchem festivais por cá, muito mais rápido que algumas princesas da pop que passam 2 a 3 vezes numa playlist matutina de uma mesmice radiofónica.

E não, não deve estar na Antena 1 pois, aí sim, seria algo verdadeiramente fora do target. Aliás, até o enriquecedor Máquina do Tempo do Augusto Fernandes deve arriscar em temas que dificilmente passaram no seu tempo e passariam na Antena 1 da era Rui Pêgo, tais como os Cocteau Twins, os Repórter Estrábico ou os sons mais electrónicos do duo britânico Everything But The Girl.

Por fim, 1994 é um ano importante, contudo não era ouvinte da Ant3na. Mas em 2008/2009 já posso afiançar que a 3 era uma rádio que conjugava o bom do mainstream, com o melhor que se fazia no «alternativo».
E na música nacional, ia a qualquer recanto do país e dava voz a bandas como os alfacinhas Deolinda, aos albicastrenses Norton, passando pela vila-realense emmy Curl, ou pelos «multi-regionais» Diabo na Cruz (uma das bandas da minha vida).

Desculpem o desabafo e, caso o Nuno Calado leia estas participações, que fique contente pois tem aqui gente que aprecia o seu trabalho de décadas!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

livelx90

• Hero Member
« Responder #4833 em: Fevereiro 25, 2025, 09:53:22 pm »
Hoje entrei numa farmácia no centro de Lisboa no Areeiro com a Antena 3 sintonizada. Os funcionários pareciam todos bastante jovens.

A playlist da Batida FM pelo pouco que tenho sintonizado, assemelha-se em parte com a da 3, pelo menos algumas músicas cruzam-se nas 2 estações, não na vertente rock mas mais na vertente pop, como The Marias, Silly, Marquise, Sabrina Carpenter, Remi Wolf, Kali Uchis & Peso Pluma, Dua Lipa, Lola Young e uma ou outra que não me recordo de momento.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2025, 09:57:55 pm por livelx90 »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4834 em: Fevereiro 27, 2025, 09:44:28 am »
Confesso que gostei de escutar a Shiver dos Coldplay às 07h45 min, até porque é das minhas musicas favoritas da banda e pouco tocada nas rádios.
Passada uma meia hora, toca o Shiny Happy People dos REM.

Ora, sendo o Parachutes de 2000 e o Out of Time de 1991, o caminho diurno da 3 deve passar por aqui?

Pegando no meu gosto pessoal, é uma dicotomia tramada pois adoro os dois temas, mas sou da opinião que, durante o dia, se deva tocar temas primordialmente actuais.

Já agora, a dupla das manhãs está ganha!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4835 em: Fevereiro 27, 2025, 10:05:26 am »
Confesso que gostei de escutar a Shiver dos Coldplay às 07h45 min, até porque é das minhas musicas favoritas da banda e pouco tocada nas rádios.
Passada uma meia hora, toca o Shiny Happy People dos REM.

Ora, sendo o Parachutes de 2000 e o Out of Time de 1991, o caminho diurno da 3 deve passar por aqui?

Pegando no meu gosto pessoal, é uma dicotomia tramada pois adoro os dois temas, mas sou da opinião que, durante o dia, se deva tocar temas primordialmente actuais.

Já agora, a dupla das manhãs está ganha!
É propositado para as Manhãs e talvez seja uma sugestão da Andreia Pinto que sempre tocou várias recordações, porque de resto tudo continua igual.
Agora se esta M2000 vai resultar é outra história...

Atento

• Hero Member
« Responder #4836 em: Fevereiro 27, 2025, 10:22:30 am »
Afinal qual é o Target da Antena 3?

Qualquer dia voltamos aos desvairados dias inúteis de decadência feroz da Antena 3 quando em 1999/2000 (antes de ter chegado genrissimo) passavam os Afonsinhos do Condado e afins...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4837 em: Fevereiro 27, 2025, 11:21:14 am »
Afinal qual é o Target da Antena 3?

Qualquer dia voltamos aos desvairados dias inúteis de decadência feroz da Antena 3 quando em 1999/2000 (antes de ter chegado genrissimo) passavam os Afonsinhos do Condado e afins...

Acredito que pela vontade de um Henrique Amaro - que voltou a ter cada vez mais protagonismo o que sinceramente nao é bom sinal - isso passava...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4838 em: Fevereiro 27, 2025, 11:45:08 am »
A Antena 3 se quer chegar ao público alvo, terá de aproximar-se de uma Mega, de uma Cidade, com pequenas entradas na Comercial e RFM, no mínimo entre as 7h da manhã e as 19h, mas com algumas coisas do que agora passam, não é copiar tudo e deitar o que passam agora fora, isso não, pois muita coisa iria desparecer e não se deseja isso. Eu já faz uns tempo propus uns 40 ou 45%, ou 50/50 do actual e o resto do que as outras passam, parece-me que terá de ser mesmo isso, sem claro esquecer que tem de ter em conta a música portuguesa, é a Antena 3. Acredito que fazer isto possa ser complicado de realizar, e que tenham de passar coisas que não gostam ou não queriam passar na 3, mas é o que têm de fazer, sob pena de ficarem irrelevantes.
« Última modificação: Fevereiro 27, 2025, 11:48:01 am por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #4839 em: Fevereiro 27, 2025, 12:51:21 pm »
Isto só acontece num serviço público sem público que anda ao sabor deste ou daquele e não tendo como ponto central  o público alvo, mas uma série de interesses menores de quinquilharias de desmaio soluçante...

Em nenhum serviço público europeu relevante esta tangada acontece...

Os canais têm público e objetivos bem definidos. Os diretores ou diretoras perante isso têm de montar uma programação e escolher os respetivos colaboradores.

As administrações,  atentas e atuantes, analisam, avaliam e decidem. Quem manifestamente não apresenta resultados é afastado.

Foi justamente por não cumprir os objetivos em termos organizacionais e de audiência que o diretor geral da France Blue (agora ICI) foi demitido e substituído por uma nova Diretora Geral.

Na Antena 3, depois de vários milhões de euros, o diretor e equipa lá continuam a brincar com o dinheiro dos contribuintes numa longa massagem umbilical...
« Última modificação: Fevereiro 27, 2025, 12:57:09 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4840 em: Fevereiro 27, 2025, 02:36:02 pm »
"quinquilharias de desmaio soluçante" e "longa massagem umbilical"...

Ai ai  ::)

Obrigado pela correção, @O Bigode Do Sala! Escrever ao correr da pena (e não ter a noção exata da data) tem às vezes destas  :D

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4841 em: Fevereiro 27, 2025, 03:01:25 pm »
Eu ainda não  percebi que Antena  3 o Atento deseja.
Uma Antena 3 mais abrangente,  mais mainstream, mais alternativa, mais pop, mais hip hop.
Que temas musicais deve passar e evitar   passar?
Que conteúdos deve divulgar?

Agora atirar que ja foram muitos milhões  à vida,  é  o habitual no servico público.

Mas concordo que esta rádio, esta cada vez esta mais irrelevante, junto do tal público alvo...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4842 em: Fevereiro 27, 2025, 03:31:18 pm »
"quinquilharias de desmaio soluçante" e "longa massagem umbilical"...

Ai ai  ::)

Obrigado pela correção, @O Bigode Do Sala! Escrever ao correr da pena (e não ter a noção exata da data) tem às vezes destas  :D

Também só sei porque fiz o meu trabalho de casa. :D
Acho que tenho que repensar os meus momentos de ócio. 🙄

Agostinho da Silva

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #4843 em: Fevereiro 27, 2025, 03:52:55 pm »
Não desgosto de ouvir malhas dos Coldplay ou dos R.E.M. pontualmente na Antena 3, mas considero que, sem deixar de apostar na música alternativa, especialmente a portuguesa, a Antena 3 podia aproximar-se mais do público jovem. Não digo cair no erro de seguir as tendências e apostar, por exemplo, no funk brasileiro de péssima qualidade, mas não viria mal nenhum ao mundo se apostasse mais no melhor pop, hip hop, dance, rock etc. que é produzido em Portugal e no mundo. Claro que tinha de ser uma playlist bem organizada, com músicas de qualidade - e talvez apostar em 2 ou 3 programas de autor durante a semana que falassem de temas que interessassem aos jovens adultos. Mais do que uma Cidade FM ou uma Mega Hits, uma Antena 3 que fosse interessante para além da música.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4844 em: Fevereiro 27, 2025, 04:40:46 pm »
Não desgosto de ouvir malhas dos Coldplay ou dos R.E.M. pontualmente na Antena 3, mas considero que, sem deixar de apostar na música alternativa, especialmente a portuguesa, a Antena 3 podia aproximar-se mais do público jovem. Não digo cair no erro de seguir as tendências e apostar, por exemplo, no funk brasileiro de péssima qualidade, mas não viria mal nenhum ao mundo se apostasse mais no melhor pop, hip hop, dance, rock etc. que é produzido em Portugal e no mundo. Claro que tinha de ser uma playlist bem organizada, com músicas de qualidade - e talvez apostar em 2 ou 3 programas de autor durante a semana que falassem de temas que interessassem aos jovens adultos. Mais do que uma Cidade FM ou uma Mega Hits, uma Antena 3 que fosse interessante para além da música.
Certo, dai eu ter falado em tipo entre 40 a 50 porcento tipo Cidade e Mega, mas pensado, para se  evitar esse funk brasileiro e outras coisas de qualidade duvidosa, que essas duas rádios passam.