Olá a todos os camaradas de fórum.
Peço antecipadamente desculpa se esta minha intervenção não se coaduna com o tópico.
Posto isto, à semelhança com o que publicou sobre a Rádio Nostalgia em 1999, hoje, o canal do YouTube «Grafismos Portugueses» presenteou-nos com uma recordação de um anúncio à então RDP Antena 3, aquando a revolução-Montez em 2002.
Nesse anúncio, poderão ser escutadas as canções de Da Weasel - Tás Na Boa, Eminem - Without Me e Yellow W Van - O Que Eu Penso É O Que Eu Falo!.
O
slogan da rádio era «Mais música nova...»
Neste reclame também somos presenteados com a apresentação de espécie de adaptação do boneco Nick do Monstros & Companhia. 😅
Pessoalmente, tenho algumas considerações a fazer.
1.º Isto remonta a memórias da minha infância em que este anúncio passava com alguma frequência nos intervalos da programação infantil da RTP2 e juvenil da RTP1 (então na altura do TOP+ era certinho);
2.º Ainda hoje não percebi aquela pancada de boneco; 🤣
3.º Talvez as informações que deixei no 1.º ponto fizeram sentido, pois passados uns anos passei a ser ouvinte assíduo da Antena 3, coisa que, à excepção da Prova Oral, actualmente não sou. Ainda me recordo, um pouco mais tarde, do projecto algo falhado que era o Diário de Sofia. Poderia não ter resultado, mas ao menos tentávasse criar sinergias entre a TV, a rádio e os jovens;
4.º Aquela foi uma altura bastante importante na 3. A entrada de Luís Montez na direcção do canal foi uma autêntica lufada de ar fresco, pois para além de ideias que vinha maturando desde dos tempos da NRJ e Rádio Comercial, também trouxe bastante sangue novo à equipa, novas sonoridades e, sobretudo, um rumo.
5.º Penso que este anúncio demonstra bem o espírito para que a Antena 3 foi criada. Bem sei que já se escreveu muito neste tópico, existiram até troca de geniais e atentas farpas entre alguns membros, mas, a meu ver, a Antena 3 tem que ser isto: jovem, com uma forte aposta na descoberta de nova música portuguesa de qualidade e uma verdadeira «alternativa» ao que existe no mercado. E reparem que não tenho o problema de dizer «alternativa». Alternativa ao sector privado não é passar aqueles artistas/bandas indie que tocam em bares de amigos no Bairro Alto ou no Cais do Sodré. Alternativa ao sector privado é saber conjugar o melhor do
mainstream (essa canção do Eminem tem mais de mil milhões de visualizações no YouTube), oferecendo, ao mesmo tempo, novas propostas que, com o apoio da 3, poderão vir a ser
mainstream no futuro. Ser jovem não é só falar das tricas nas redes sociais e almejar o máximo número de «gostos» e visualizações. É também estar nas redes sociais, mas é sair à rua, transmitir festas académicas, promover debates entre jovens, haver até programas tão básicos, mas ao mesmo tempo tão difíceis, como explicar de modo simples coisas tão importantes como as condições para o IRS jovem e como um português deslocado pode votar fora da sua área de residência, etc..
E em jeito de conclusão, até porque estou a alongar-me bastante, lembro-me de uma entrevista que foi dada ao Rui David dos Hands On Approach. Nela, disse que o início da banda se deveu muito ao facto do Rui Santos o ter escutado a tocar Pearl Jam na praia e o ter convidado a tocar na rádio. Essa rádio era a Antena 3.
Bem sei que os Hands On Approach não são do agrado da actual direcção e são tudo menos «jovens», mas a ideia é esta.
Se isto é de fácil execução? É de dificílima execução! Mas para isto é que também temos o recém-denomimado Serviço Público de Mídia (anglicismo bem infeliz, diga-se de passagem).
Por fim, deixo aqui a hiperligação ao reclame:
https://youtu.be/gCdWsPNjUxMSaudações bigodeanas! 😎