Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313307 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3420 em: Maio 08, 2023, 12:33:16 pm »
Agora também já se discute gostos musicais.
Enfim

Se estamos a falar de uma rádio musical vamos discutir o quê? Se na buraca há ervilhas já que não há barris de petróleo...

É evidente que é um tema sensível, daí eu não ter avançado imediatamente para a apresentação das tais músicas e artistas que não reúnem os mínimos olímpicos.
É evidente que o farei, apresentando ponto por ponto a minha, digamos assim, classificação.
« Última modificação: Maio 08, 2023, 12:36:02 pm por Atento »

SamM

• Hero Member
« Responder #3421 em: Maio 08, 2023, 12:40:06 pm »
E fácil criticar as RFMs desta vida, mas estas rádios vivem desse odioso share.

E que têm que pagar as contas ao final do mês.

O Serviço Público é que tem que estar atento a estes prémios. Seria muito mau que a A1 e A2 ignorassem este prémio, que tem história e que já premiou enormes músicos e cantores...

Tem toda razão.
Mas há pessoas que não querem entender que "o melhor dos dois mundos" não é possivel, daí a minha observação. Este é um caso prático que espelha bem a situação.

Espelha que situação?

Quantas pessoas noutras atividades recebem prémios e não são publicitadas?

Está a falar do campeonato de petanca ou do festival de ranchos foclóricos?

Atento

• Hero Member
« Responder #3422 em: Maio 08, 2023, 12:43:36 pm »

O Serviço Público é que tem que estar atento a estes prémios. Seria muito mau que a A1 e A2 ignorassem este prémio, que tem história e que já premiou enormes músicos e cantores...

Tem toda razão.
Mas há pessoas que não querem entender que "o melhor dos dois mundos" não é possivel, daí a minha observação. Este é um caso prático que espelha bem a situação.

Espelha que situação?

Deve ser do festival da incoerência e da pista do SP...

Na economia
Na Literatura
Na ciência
(...)
« Última modificação: Maio 08, 2023, 12:45:10 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #3423 em: Maio 08, 2023, 12:44:22 pm »
Enfim

Se estamos a falar de uma rádio musical vamos discutir o quê? Se na buraca há ervilhas já que não há barris de petróleo...

É evidente que é um tema sensível, daí eu não ter avançado imediatamente para a apresentação das tais músicas e artistas que não reúnem os mínimos olímpicos.
É evidente que o farei, apresentando ponto por ponto a minha, digamos assim, classificação.

Ao menos tem a noção que as pessoas se estão borrifando para a sua lista, não tem?

SamM

• Hero Member
« Responder #3424 em: Maio 08, 2023, 12:51:26 pm »

Tem toda razão.

Espelha que situação?

Na economia
Na Literatura
Na ciência
(...)

Ok. Tudo coisas muito interessantes para uma rádio jovem...

SamM

• Hero Member
« Responder #3425 em: Maio 08, 2023, 12:53:37 pm »
Enfim

Ao menos tem a noção que as pessoas se estão borrifando para a sua lista, não tem?

Quando a discussão sobre os caminhos da rádio em Portugal, e neste caso da Antena3 vai ao pormenor duma lista (restrita) de musicas que têm de estar na playlist, está tudo dito sobre a relevancia da mesma...

Atento

• Hero Member
« Responder #3426 em: Maio 08, 2023, 12:57:51 pm »

Tem toda razão.

Espelha que situação?

Na economia
Na Literatura
Na ciência
(...)

Ok. Tudo coisas muito interessantes para uma rádio jovem...

Há muitos jovens a destacarem-se nesses campos e não dependem de ser falados ou subsidiados pela rádio...

Aliás,  o único verdadeiro programa sobre Literatura nas antenas da Rádio Pública terminou...
Não há problema...Portugal é um país de leitores compulsivos...

Eu sei que há pessoas e interesses vários que não gostam que eu compare o  nosso serviço público com o dos países europeus.
Não é por acaso que não gostam...

Vejamos o que se passa na ferrovia...

https://cnnportugal.iol.pt/videos/cinco-vezes-mais-baratos-e-tres-mais-rapidos-assim-sao-os-comboios-espanhois-porque-e-portugal-a-ilha-ferroviaria-da-europa/6457f0800cf2cf922505cced

É absolutamente natura que os da pista SP que é diferente e os vários lobbys não gostem que se faça essa comparação...

Porque é que o DAB e o 5 G não avançam em Portugal?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3427 em: Maio 08, 2023, 05:20:47 pm »
Foi o Atento que aqui mostrou o orçamento das rádios espanholas e que depois se viu que era o equivalente ao orçamento das TVs cá do Burgo.
Portanto, tudo muito comparável.

É como comparar, Real Madrid ao Benfica, o Barcelona ao Porto ou At. Madrid ao Sporting. Os orçamentos são quase iguais...
E não vou  mais debater sobre isto porque já estou farto de ter este debate...
Comparar o que é comparável, talvez com o SP grego...

Atento

• Hero Member
« Responder #3428 em: Maio 08, 2023, 05:32:01 pm »
Foi o Atento que aqui mostrou o orçamento das rádios espanholas e que depois se viu que era o equivalente ao orçamento das TVs cá do Burgo.
Portanto, tudo muito comparável.

É como comparar, Real Madrid ao Benfica, o Barcelona ao Porto ou At. Madrid ao Sporting. Os orçamentos são quase iguais...
E não vou  mais debater sobre isto porque já estou farto de ter este debate...
Comparar o que é comparável, talvez com o SP grego...

Eu não apresentei aqui o orçamento das rádios espanholas...

Apresentei quanto cobravam pela publicidade nos vários períodos do dia...

A COPE e  a SER no desporto e no horário nobre têm empresas em fila de espera  para serem publicitadas.

A COPE só no desporto ingressa mais de 50 milhões de euros. Para atrair anunciantes é preciso bons profissionais e conteúdos. Sem isso, ninguém vai apostar em algo que não dá retorno...
Apostar na RR e TSF atualmente é perder dinheiro. Não têm nada para oferecer.
A RR é uma cópia barata das musicais, com piadolas e tretas sem grande nexo... Hoje, por volta das 07:30-07:40 as três estarolas da manhã Rádio Aguiar falavam de uns jovens de Huesca que incendiaram uma casa de férias. Tudo despejado em tom de palhaçada e insulto...

Quanto à Antena 3, hoje devem estar todos contentes...tiveram umas manhãs bastante concorridas e lá ultrapassaram uma centena de likes no Facebook...
« Última modificação: Maio 08, 2023, 05:36:52 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3429 em: Maio 08, 2023, 05:40:52 pm »
O meu caro devia era apresentar os números gregos, que devem estar mais de acordo com a nossa realidade.

Agora, qual a empresa em Portugal que tem  muitos milhões para investir em  publicidade na rádio?

É o que eu digo  o Atento,

num outro mundo, cheios de milhões para investir em rádio..

Atento

• Hero Member
« Responder #3430 em: Maio 08, 2023, 05:55:04 pm »
O meu caro devia era apresentar os números gregos, que devem estar mais de acordo com a nossa realidade.

Agora, qual a empresa em Portugal que tem  muitos milhões para investir em  publicidade na rádio?

É o que eu digo  o Atento,

num outro mundo, cheios de milhões para investir em rádio..

Ninguém vai apostar em algo que tem pouco oferecer...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3431 em: Maio 08, 2023, 06:25:04 pm »
Para falar de rádio, temos que falar no principal, que são os ouvintes.

O que querem maioritariamente esses ouvintes? Música! É meio rádio até tem vindo a conquistar novos ouvintes, mas o que  procuram na rádio é música. Já ouvi aqui alguém dizer que uma rádio sem qualquer locutor também uma forma de fazer rádio, desde que passe boa música.
Depois há os nichos, que querem outras coisas.

Ora é para estes ouvintes que as rádios têm se saber dirigir.
Não é fácil, mas não é com invenções que isto se resolve. A margem das rádios é mínima. Por exemplo a Comercial tinha um excelente programa de entrevista, o Era o que Faltava, mas durou pouco, imagino  que ao auditório tipo  da Comercial aquele programa nada ou muito pouco, dizia.

Ora isto não é nada fácil, a margem de manobra das rádios é muito limitada, mais palavra, geralmente significa perda de ouvintes.
Ora é com este auditório que as rádios vivem, não com auditórios ávidos  de palavra, nem realidades fantasiosas.

Atento

• Hero Member
« Responder #3432 em: Maio 08, 2023, 06:40:31 pm »
Para falar de rádio, temos que falar no principal, que são os ouvintes.

O que querem maioritariamente esses ouvintes? Música! É meio rádio até tem vindo a conquistar novos ouvintes, mas o que  procuram na rádio é música. Já ouvi aqui alguém dizer que uma rádio sem qualquer locutor também uma forma de fazer rádio, desde que passe boa música.
Depois há os nichos, que querem outras coisas.

Ora é para estes ouvintes que as rádios têm se saber dirigir.
Não é fácil, mas não é com invenções que isto se resolve. A margem das rádios é mínima. Por exemplo a Comercial tinha um excelente programa de entrevista, o Era o que Faltava, mas durou pouco, imagino  que ao auditório tipo  da Comercial aquele programa nada ou muito pouco, dizia.

Ora isto não é nada fácil, a margem de manobra das rádios é muito limitada, mais palavra, geralmente significa perda de ouvintes.
Ora é com este auditório que as rádios vivem, não com auditórios ávidos  de palavra, nem realidades fantasiosas.

É isso que querem, porque aquilo que as chamadas generalistas oferecem é fraco...

O que é que oferecem a Antena1 e TSF no horário nobre?
Pouca coisa...

As pessoas vão fugindo.

Até há pouco tempo o Programa da Manhã era só quase palavra na Comercial...

Repito o que já disse aqui há uns tempos: as rádios musicais portuguesas estão em sintonia com aquilo que se passa na maioria dos países europeus e, não raras vezes, até oferecem melhor produto...

As generalistas e as do SP estão a anos luz daquilo que se passa na Europa...daí que os ouvintes não adiram...

Ninguém está para ouvir um produto gasto como o da TSF...

Ninguém está para ouvir um produto em horário nobre como aquele que a Antena1 oferece neste momento.

TSF e Antena1,  tendo em conta a paupérrima programação que apresentam em horário nobre, até têm uma audiência acima das expectativas...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3433 em: Maio 08, 2023, 07:34:41 pm »
Aqui are tendo concordar.
3stamos a falar no tal público nicho, que qyer outras coisas, nomeadamente palavra, o que lhe é oferecido podia e devia ser bem melhor  e aqui nem estamos a falar de milhões, apenas de mais criatividade e mais arrojo. . É realmente se serviço fosse melhor, o tal nicho até podia ser maior.

Atento

• Hero Member
« Responder #3434 em: Maio 08, 2023, 08:15:01 pm »
Aqui are tendo concordar.
3stamos a falar no tal público nicho, que qyer outras coisas, nomeadamente palavra, o que lhe é oferecido podia e devia ser bem melhor  e aqui nem estamos a falar de milhões, apenas de mais criatividade e mais arrojo. . É realmente se serviço fosse melhor, o tal nicho até podia ser maior.

É nicho porque se criou essa ideia em Portugal e infelizmente nunca apareceu um projeto da qualidade e envergadura semelhante àquilo que é feito por essa Europa fora.