Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1319570 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #2070 em: Maio 03, 2021, 02:53:55 pm »
https://www.rtp.pt/noticias/pais/rtp-contrato-de-concessao-entra-hoje-em-fase-de-consulta-publica_a1316995

Antena3 deixa de ser "rádio jovem"...
Se a ideia for concorrer com a Comercial e a RFM, mais vale fecharem, já temos. Se a ideia for antes transformar numa rádio mais virada para a música, independentemente do género e idade dos ouvintes, é melhor terem cuidado na mistura que fizerem que se pode virar contra eles, e ficar pior que agora.  Ir copiar o Modelo espanhol da Rádio3 não me parece também boa ideia, têm alguns bons programas, mas muitos deles estão completamente desadequados para o horário em que os transmitem(passar Billy Holiday, Chucho Valdez, Charles Trene, Stacey Kent, John Pizzarelli ou Pat Matheney, é excelente, mas não para as 14h ou 15h, como acontece por lá).
« Última modificação: Maio 03, 2021, 03:02:52 pm por tuscano »

Atento

• Hero Member
« Responder #2071 em: Maio 03, 2021, 02:58:25 pm »
https://www.rtp.pt/noticias/pais/rtp-contrato-de-concessao-entra-hoje-em-fase-de-consulta-publica_a1316995

Se a ideia for concorrer com a Comercial e a RFM, mais vale fecharem, já temos. Se a ideia for antes transformar numa rádio mais virada para a música, independentemente do género e idade dos ouvintes, é melhor terem cuidado na mistura que fizerem que se pode virar contra eles, e ficar pior que agora.  Ir copiar o Modelo espanhol da rádio 3 não me parece também boa ideia, têm alguns bons programas, mas muitos deles estão completamente desadequados para o horário em que os transmitem.

O modelo da 3 a ser seguido é o atual, aprofundando-o...

Desastre recorrente...

Agora vão estourar com a Antena 1, que passará para 2,8%-3,1%...

A não ser que apresentem programas de informação arejados e sem enlatados burocráticos.

Temo o pior para a 1 e para a 3.

Mas faz parte da subserviência aos privados para não ficarem zangados...

Não é por acaso que os serviços públicos da Península Ibérica são o que são e têm o número de ouvintes e telespetadores que têm...

Nada de novo portanto...
« Última modificação: Maio 03, 2021, 03:09:21 pm por Atento »

FMstereo

• Full Member
« Responder #2072 em: Maio 03, 2021, 03:46:49 pm »

Se a ideia for concorrer com a Comercial e a RFM, mais vale fecharem, já temos. Se a ideia for antes transformar numa rádio mais virada para a música, independentemente do género e idade dos ouvintes, é melhor terem cuidado na mistura que fizerem que se pode virar contra eles, e ficar pior que agora.  Ir copiar o Modelo espanhol da rádio 3 não me parece também boa ideia, têm alguns bons programas, mas muitos deles estão completamente desadequados para o horário em que os transmitem.

Desastre recorrente...

A não ser que apresentem programas de informação arejados e sem enlatados burocráticos.

Não é por acaso que os serviços públicos da Península Ibérica são o que são e têm o número de ouvintes e telespetadores que têm...

Nada de novo portanto...

Em relação à antena 1, com as pessoas certas na direção de informação não é impossível fazer uma coisa interessante e combativa. Se for para manter quem está, é para esquecer...

Atento

• Hero Member
« Responder #2073 em: Maio 03, 2021, 04:21:18 pm »

Desastre recorrente...

Nada de novo portanto...

Em relação à antena 1, com as pessoas certas na direção de informação não é impossível fazer uma coisa interessante e combativa. Se for para manter quem está, é para esquecer...

Não acredito...

Vai tornar-se num monolítico institucional burocrático
  cristalizado...

A 3 vai aprofundar um modelo medonho.

No fundo, triunfou o canal Q...que assim impõe a sua estratégia que não conseguiu impor na totalidade enquanto administrador...

No entretanto,  uma das duplas derrotadas já avançou com uma providência cautelar que foi aceite pelo tribunal de Lisboa.

Enfim...

Um serviço público condenado a estas brincadeiras de analfabetos encartados de chavão "serviço público "...
« Última modificação: Maio 03, 2021, 04:26:51 pm por Atento »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2074 em: Maio 03, 2021, 08:55:44 pm »
Mas a Antena 3 vai ter mudanças substanciais no modelo actual, ou vai continuar na mesma? Em termos de programas, locutores... Essa é a minha dúvida.

Atento

• Hero Member
« Responder #2075 em: Maio 03, 2021, 09:04:07 pm »
Mas a Antena 3 vai ter mudanças substanciais no modelo actual, ou vai continuar na mesma? Em termos de programas, locutores... Essa é a minha dúvida.

Continuar na mesma, aprofundando o modelo atual...

Estava a emperrar por lá a expressão canal jovem...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2076 em: Maio 03, 2021, 09:06:53 pm »

Canal jovem já não o é há muito... continuem assim então.

Para mim é deprimente uma rádio de âmbito nacional estar em modo gravado desde as 20:00 de sexta feira até às 7:00 de segunda feira, e agora o Painel Nocturno também ser assim.

Há rádios locais que fazem praticamente tudo em directo, mesmo aos fins-de-semana.

Isto entre outras coisas...

Atento

• Hero Member
« Responder #2077 em: Maio 03, 2021, 09:27:15 pm »

Canal jovem já não o é há muito... continuem assim então.

Para mim é deprimente uma rádio de âmbito nacional estar em modo gravado desde as 20:00 de sexta feira até às 7:00 de segunda feira, e agora o Painel Nocturno também ser assim.

Há rádios locais que fazem praticamente tudo em directo, mesmo aos fins-de-semana.

Isto entre outras coisas...

E não é serviço público.

Estamos a pagar nichos financiados pelo estado, que somos nós.

Aquilo não é nada.

Luís Oliveira  cada vez pior. Hoje não aguentei mais do que 5 minutos. Aquela conversa vazia com Manuel Cardoso em ponto morto seguramente que afastou os mais resistentes.

Pagamos para uns estarolas falarem para o próprio umbigo...

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #2078 em: Maio 03, 2021, 09:31:54 pm »
Pior que o Luís Oliveira só mesmo o chefe Nuno Reis, com ele nos comandos da emissão seria ainda mais sonolento... basta ver a desgraça que foi naquele período em que ele fazia horário de playlist aos domingos... se os líderes estão completamente desmotivados (ou acomodados) ali... o exemplo vem de cima... para não falar na falta de explicação aos ouvintes do desaparecimento de alguns elementos...

Atento

• Hero Member
« Responder #2079 em: Maio 03, 2021, 09:40:07 pm »
Pior que o Luís Oliveira só mesmo o chefe Nuno Reis, com ele nos comandos da emissão seria ainda mais sonolento... basta ver a desgraça que foi naquele período em que ele fazia horário de playlist aos domingos... se os líderes estão completamente desmotivados (ou acomodados) ali... o exemplo vem de cima... para não falar na falta de explicação aos ouvintes do desaparecimento de alguns elementos...

Preparem-se porque a Antena1 pode levar com gente deste calibre nas chefias.

Abriu a caça à antena1...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2080 em: Maio 03, 2021, 09:42:15 pm »
A Antena 3 precisa de uma limpeza de grelha e de uma equipa quase totalmente nova.

Ninguém ouve aquilo, tirando uma ou outra rubrica ou programa.

Quanto ao modelo a adoptar devia ser entre a BBC Radio 1 e a BBC Radio 6 ou então o da NPO 3FM holandesa.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2081 em: Maio 03, 2021, 09:47:52 pm »

Se a ideia for concorrer com a Comercial e a RFM, mais vale fecharem, já temos. Se a ideia for antes transformar numa rádio mais virada para a música, independentemente do género e idade dos ouvintes, é melhor terem cuidado na mistura que fizerem que se pode virar contra eles, e ficar pior que agora.  Ir copiar o Modelo espanhol da Rádio3 não me parece também boa ideia, têm alguns bons programas, mas muitos deles estão completamente desadequados para o horário em que os transmitem(passar Billy Holiday, Chucho Valdez, Charles Trene, Stacey Kent, John Pizzarelli ou Pat Matheney, é excelente, mas não para as 14h ou 15h, como acontece por lá).

A Antena 3 atual já não é rádio jovem. É uma rádio de perfil mais elitista/melómano, mas que executa muito mal esse perfil nalguns horários... ou seja, faz o que a SBSR, a Radar e a Oxigénio (esta mais específica) fazem, só que numa cadeia nacional de emissores.

Com muita pena minha, acho que vamos ver um encaminhamento em direção ao formato da Radio 3... e o aprofundar de horários com locutores entusiasmantes como a Isilda Sanches, o Luís Oliveira e outros, mas agora também para as manhãs e para o que resta, sob a capa de "gente que percebe de música" para o justificar. Alguns programas devem sair de grelha ao fim de semana para entrar com coisas mais de nicho - o A3.30 deve acabar, por exemplo...

A Antena1 ser mais informativa vai ser de novo uma espécie de Sena-santização da Antena1... com RR no seu modelo clássico, TSF encostada às cordas e a Observador a despontar à sua maneira, a Antena1 temo que seja a mais agressiva das quatro em perfil e vá para algo mais próximo do modelo do antigo RCP... só que sem música tão boa, eventualmente.

A projeção do Atento parece-me 100% correta para a Antena 1 e temo que a Antena 3 afunde, e fique, por 1% de audiência. Se não encontrarem uma solução de largo espectro e sem elitismos na ótica do "conhecer e apreciar o mundo da música na sua totalidade", é direitinha para lá que vai.

Atento

• Hero Member
« Responder #2082 em: Maio 03, 2021, 10:04:58 pm »

A Antena 3 atual já não é rádio jovem. É uma rádio de perfil mais elitista/melómano, mas que executa muito mal esse perfil nalguns horários... ou seja, faz o que a SBSR, a Radar e a Oxigénio (esta mais específica) fazem, só que numa cadeia nacional de emissores.

Com muita pena minha, acho que vamos ver um encaminhamento em direção ao formato da Radio 3... e o aprofundar de horários com locutores entusiasmantes como a Isilda Sanches, o Luís Oliveira e outros, mas agora também para as manhãs e para o que resta, sob a capa de "gente que percebe de música" para o justificar. Alguns programas devem sair de grelha ao fim de semana para entrar com coisas mais de nicho - o A3.30 deve acabar, por exemplo...

A Antena1 ser mais informativa vai ser de novo uma espécie de Sena-santização da Antena1... com RR no seu modelo clássico, TSF encostada às cordas e a Observador a despontar à sua maneira, a Antena1 temo que seja a mais agressiva das quatro em perfil e vá para algo mais próximo do modelo do antigo RCP... só que sem música tão boa, eventualmente.

A projeção do Atento parece-me 100% correta para a Antena 1 e temo que a Antena 3 afunde, e fique, por 1% de audiência. Se não encontrarem uma solução de largo espectro e sem elitismos na ótica do "conhecer e apreciar o mundo da música na sua totalidade", é direitinha para lá que vai.

A estridente antena 1 de Sena Santos repetia, repetia, repetia mas pouco acrescentava depois de tudo apurado...

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #2083 em: Maio 04, 2021, 02:51:00 am »

Pessoalmente acho que o facto de quererem fazer mudanças na Antena 3 já é bom para começar. Demorou até terem chegado a essa conclusão mas... lá chegaram. Seja qual for a forma que a Antena 3 irá tomar, como ela está agora é que não pode ser. A minha dúvida é a mesma que a sua, ou seja, se eles vão mudá-la para pior ainda. No nosso país, fazer pior é sempre possível. Se eles quiserem que a Antena 3 passe a ser uma rádio comercial para serem como a Comercial-RFM e passarem lixo para terem mais audiência, até podem vir a tê-la mas sacrificam a identidade da rádio e algum público que ainda seja fiel à Antena 3. Se quiserem que a Antena 3 passe a ser uma rádio generalista para atrair todos os públicos como a Radio 2 da BBC, isso também não é necessariamente bom porque, ao querer agradar a todos, pode acabar por não agradar a ninguém. Nem tudo o que resulta no Reino Unido resulta por cá. Teria de ser algo muito bem pensado e com locutores dinâmicos como na Radio 2, não com as vozes monocórdicas e, às vezes, pouco perceptíveis, como se estivessem a falar "para dentro", dos locutores masculinos da Antena 3. A projecção da voz e a dicção são muito importantes na rádio e têm sido muito menosprezadas no nosso país, excepto na Antena 2 e na TSF que mantêm uma tradição de boa expressão em português.
Eu sou ao contrário, já ficava muito contente se seguissem o modelo da Radio 3 espanhola. É verdade que alguns programas deles não deviam estar no horário em que estão mas, para mim, a Radio 3 é bem melhor do que a nossa Antena 3. Claro que o ideal para a Antena 3 seria o modelo da 6 Music da BBC mas, para isso, era precisa muita coisa. Sobretudo mais dinheiro para investirem mais nas rádios, que é o que não há. Há muito pouco dinheiro no nosso país. Há pouco dinheiro, pouca vontade e acho que nunca houve uma política de rádio pública coerente, sobretudo para a Antena 1. Uma ideia definida de: "o que é que queremos fazer disto?" Aguardemos. Acho que as mudanças passarão, creio eu, por responder a esta questão: mais audiência com necessariamente menos qualidade ou mais qualidade com necessariamente menos audiência? Eu tenho a minha resposta.
« Última modificação: Maio 04, 2021, 02:58:37 am por Hélder Fialho »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2084 em: Maio 04, 2021, 03:01:59 am »
Não é já o melhor exemplo do mercado, a TSF para essas contas, especialmente com o desgaste acumulado... mas entendo a referência.

Essa fase mais popular da Antena 3 já aconteceu - foi quando foi Ant3na... e passava de Delfins a Beck (com o Loser), DJs, entre outras coisas. Nessa altura tinha muita audiência, mas em tempo específico.

O interessante aqui em Portugal é que a riqueza de conteúdos não é necessariamente igual à riqueza de apresentação, que não é de certeza igual às audiências finais. A Rádio Comercial tem minutos e minutos seguidos de palavra, muita publicidade, alguma música e é líder nas manhãs... para um país e um povo que supostamente rejeita a palavra.

Mas a Antena 1, que tem palavra bastante também, tem audiências muito inferiores. E porquê? Porque tem tudo a ver com a *apresentação* da palavra. Em Portugal preferimos forma sobre conteúdo, na Europa Central é ao contrário ou em equilíbrio, talvez pela natureza mais fria desses povos. É tudo uma questão de apresentação.

Neste momento, a Antena 3 não é sexy. Não é sexy para um ouvinte alternativo, não é sexy para um ouvinte mais costumeiro que queira ter rodas a desviar, não é sexy para roubar ouvintes à concorrência. A Antena 3, citando uma música que lá passava nos 2000s, cansou de ser sexy. E está a pagar esse preço.

E só com uma A3 sexy é que, mesmo quase no modelo atual (mas afinado ao máximo), isto pode ir para os 3 pontos de audiência. Agora, não é com arrastos como Nuno Reis, Nuno Oliveira, Isilda Sanches e demais, com estilos pesados e cristalizados, que isso vai acontecer. Uma comunicação, para ter qualidade, não tem de parecer que está a fazer um favor. E eles parecem que estão. O segredo para a 3 é deixar de parecer isso.

Mas isto é só uma ideia.