A Antena 3 continua com uma lamentável profunda crise de identidade. A começar logo pelo slogan "A Alternativa Pop". Se é Alternativa, não pode ser Pop. Tiveram uma fase em que queriam ser a Radio 1 (refiro-me à da BBC). Houve uns anos em que passavam Arctic Monkeys e Lady Gaga na mesma sequência. Isto é o desnorte completo. Depois tiveram outra em que quiseram ser a Radio 1 e a 6 Music ao mesmo tempo e os resultados eram, no mÃnimo, anedóticos. A perda de locutores óptimos com óptimos programas de autor ao longo dos últimos anos fez-se notar e continua a fazer-se notar como Mónica Mendes com o M, que foi para a Marginal também com o M, o Carlos Cardoso, actualmente na Oxigénio (e muito bem). O que é feito da Raquel Bulha? Deixei de ouvir a Antena 3 durante vários anos porque piorou muito de qualidade. A Raquel fazia o Planeta 3, o único programa de Música do Mundo no éter português, para além do RaÃzes na Antena 2.
Continuo sem compreender também a insistência deles em tocarem gente como o Filipe Sambado. Onde é que aquilo é alternativo? Aquilo tem lugar é na Comercial ou na RFM. Que letras! Aquela dos "Beijinhos" é um horror e há bocado, acho que era com o Nuno Calado, ouvi uma deste Sambado cuja letra é miserável e pouco mais é do que, e cito "é tão bom / ter a casa ao nosso jeito / eu e tu dá tanto jeito / eu e tu / eu e tu / eu e tu / eu e tu". Depois a seguir passaram Marta Ren, que gosto muito. Onde é que está a lógica nisto e a coerência musical? Não existe. E o Nuno Calado disse o nome das músicas antes de as tocar e depois de as tocar, o que é estúpido. Ou dizia antes ou dizia depois, ponto. E depois o hip-hop tuga... Capicuas e similares que eles também gostam muito... eu não gosto de hip-hop, nem português nem americano mas enfim...
Concordo realmente, em relação à questão da "Alternativa Pop" (não faz sentido) e uma panóplia de artistas que passam.
Só não acho justo, c/ todo o respeito, criticar assim o Nuno Calado. Ele nem era dos locutores de playlist habituais, sempre esteve mais ligado à verdadeira música alternativa com o seu "Indiegente", nota-se que apesar do esforço as playlists não são o que ele mais gosta, mas a culpa não é dele, primeiro porque nessas emissões ele tem forçosamente, como acontecerá com outros, passar algumas coisas que não aprecia, e que não cabem no Indiegente onde aà sim ele tem total liberdade criativa e ninguém mete o bedelho nesse programa.
Segundo, o locutor titular desse horário até Março do ano passado, resolveu borrifar-se para a rádio e os seus ouvintes, com desculpas esfarrapadas de "problemas logÃsticos e pessoais que me impedem de todo, de fazer emissões na rádio" inclusivé programas de autor, e nem uma palavra do responsável da estação acerca disso. À semelhança de outro locutor, que tinha uma rubrica sobre cinema e esteve algum tempo a fazer o horário de almoço e substituÃa por vezes o locutor do Painel Nocturno nas suas longas ausências.
O Nuno Calado faz o que pode, acredito eu. E em algumas circunstâncias melhores que determinados titulares habituais, nomeadamente no horário da tarde.