Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1319438 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #1965 em: Janeiro 04, 2021, 10:37:41 pm »
A Antena 3 continua com uma lamentável profunda crise de identidade. A começar logo pelo slogan "A Alternativa Pop". Se é Alternativa, não pode ser Pop. Tiveram uma fase em que queriam ser a Radio 1 (refiro-me à da BBC). Houve uns anos em que passavam Arctic Monkeys e Lady Gaga na mesma sequência. Isto é o desnorte completo. Depois tiveram outra em que quiseram ser a Radio 1 e a 6 Music ao mesmo tempo e os resultados eram, no mínimo, anedóticos. A perda de locutores óptimos com óptimos programas de autor ao longo dos últimos anos fez-se notar e continua a fazer-se notar como Mónica Mendes com o M, que foi para a Marginal também com o M, o Carlos Cardoso, actualmente na Oxigénio (e muito bem). O que é feito da Raquel Bulha? Deixei de ouvir a Antena 3 durante vários anos porque piorou muito de qualidade. A Raquel fazia o Planeta 3, o único programa de Música do Mundo no éter português, para além do Raízes na Antena 2.

Continuo sem compreender também a insistência deles em tocarem gente como o Filipe Sambado. Onde é que aquilo é alternativo? Aquilo tem lugar é na Comercial ou na RFM. Que letras! Aquela dos "Beijinhos" é um horror e há bocado ouvi uma dele cuja letra é miserável e pouco mais é do que, e cito "é tão bom / ter a casa ao nosso jeito / eu e tu dá tanto jeito / eu e tu / eu e tu / eu e tu / eu e tu". Depois a seguir passaram Marta Ren, que gosto muito. Onde é que está a lógica nisto e a consistência musical? Não existe. E depois o hip-hop tuga... Capicuas e similares que eles também gostam muito... eu não gosto de hip-hop, nem português nem americano mas enfim...

Boa análise. Confesso que gostava muito de ouvir a Raquel Bulha e "Planeta 3" - grande qualidade e diversidade radiofónica. Bons tempos de rádio
ARaquel Bulha, está na SIC é lá voz off, por vezes diz a programação.
Já em relação ao que diz sobre a 3 concordo, mas o hip hop tem de fazer parte das escolhas da 3, mas sem cair em exageros como já aconteceu.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1966 em: Janeiro 05, 2021, 09:42:15 pm »
A Antena 3 continua com uma lamentável profunda crise de identidade. A começar logo pelo slogan "A Alternativa Pop". Se é Alternativa, não pode ser Pop. Tiveram uma fase em que queriam ser a Radio 1 (refiro-me à da BBC). Houve uns anos em que passavam Arctic Monkeys e Lady Gaga na mesma sequência. Isto é o desnorte completo. Depois tiveram outra em que quiseram ser a Radio 1 e a 6 Music ao mesmo tempo e os resultados eram, no mínimo, anedóticos. A perda de locutores óptimos com óptimos programas de autor ao longo dos últimos anos fez-se notar e continua a fazer-se notar como Mónica Mendes com o M, que foi para a Marginal também com o M, o Carlos Cardoso, actualmente na Oxigénio (e muito bem). O que é feito da Raquel Bulha? Deixei de ouvir a Antena 3 durante vários anos porque piorou muito de qualidade. A Raquel fazia o Planeta 3, o único programa de Música do Mundo no éter português, para além do Raízes na Antena 2.

Continuo sem compreender também a insistência deles em tocarem gente como o Filipe Sambado. Onde é que aquilo é alternativo? Aquilo tem lugar é na Comercial ou na RFM. Que letras! Aquela dos "Beijinhos" é um horror e há bocado, acho que era com o Nuno Calado, ouvi uma deste Sambado cuja letra é miserável e pouco mais é do que, e cito "é tão bom / ter a casa ao nosso jeito / eu e tu dá tanto jeito / eu e tu / eu e tu / eu e tu / eu e tu". Depois a seguir passaram Marta Ren, que gosto muito. Onde é que está a lógica nisto e a coerência musical? Não existe. E o Nuno Calado disse o nome das músicas antes de as tocar e depois de as tocar, o que é estúpido. Ou dizia antes ou dizia depois, ponto. E depois o hip-hop tuga... Capicuas e similares que eles também gostam muito... eu não gosto de hip-hop, nem português nem americano mas enfim...

Concordo realmente, em relação à questão da "Alternativa Pop" (não faz sentido) e uma panóplia de artistas que passam.

Só não acho justo, c/ todo o respeito, criticar assim o Nuno Calado. Ele nem era dos locutores de playlist habituais, sempre esteve mais ligado à verdadeira música alternativa com o seu "Indiegente", nota-se que apesar do esforço as playlists não são o que ele mais gosta, mas a culpa não é dele, primeiro porque nessas emissões ele tem forçosamente, como acontecerá com outros, passar algumas coisas que não aprecia, e que não cabem no Indiegente onde aí sim ele tem total liberdade criativa e ninguém mete o bedelho nesse programa.

Segundo, o locutor titular desse horário até Março do ano passado, resolveu borrifar-se para a rádio e os seus ouvintes, com desculpas esfarrapadas de "problemas logísticos e pessoais que me impedem de todo, de fazer emissões na rádio" inclusivé programas de autor, e nem uma palavra do responsável da estação acerca disso. À semelhança de outro locutor, que tinha uma rubrica sobre cinema e esteve algum tempo a fazer o horário de almoço e substituía por vezes o locutor do Painel Nocturno nas suas longas ausências.

O Nuno Calado faz o que pode, acredito eu. E em algumas circunstâncias melhores que determinados titulares habituais, nomeadamente no horário da tarde.
« Última modificação: Janeiro 05, 2021, 09:45:06 pm por Aracaçu »

ou20x

• Newbie
  • *
« Responder #1967 em: Janeiro 06, 2021, 06:07:46 am »
A Antena 3 continua com uma lamentável profunda crise de identidade. A começar logo pelo slogan "A Alternativa Pop". Se é Alternativa, não pode ser Pop.
Parece-me haver aí algum desconhecimento sobre a existência desse género musical. E talvez uma rápida pesquisa por "Alternative Pop, Alt-Pop" o possa ajudar a rever a sua afirmação.

Atento

• Hero Member
« Responder #1968 em: Janeiro 06, 2021, 07:28:27 am »
A Antena 3 continua com uma lamentável profunda crise de identidade. A começar logo pelo slogan "A Alternativa Pop". Se é Alternativa, não pode ser Pop.
Parece-me haver aí algum desconhecimento sobre a existência desse género musical. E talvez uma rápida pesquisa por "Alternative Pop, Alt-Pop" o possa ajudar a rever a sua afirmação.

Certo!

Em todo caso, a Antena 3 é  um ser cristalizado, ancorado numa amálgama de elitismo bacoco de sabor caviar de infantilismo tardio de capa de laxismo "mete para aí (e) depois logo se vê..."

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1969 em: Janeiro 12, 2021, 09:32:58 pm »
Rui Estêvão o rei das noites gravadas da Antena 3

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #1970 em: Janeiro 15, 2021, 05:52:38 pm »

Parece-lhe mal. Não há desconhecimento nenhum e não vou rever a minha afirmação. Agradeço que não me tome por um idiota que não sabe o que está a dizer.
O slogan da Antena 3 não tem a ver com isso. Alternative Pop em português significa Pop Alternativa e não Alternativa Pop. Em todo o caso, não ligue muito aos nomes. Muitas vezes são meras etiquetas inventadas e propaladas pela imprensa musical para rotularem o que não conhecem e poderem depois arrumar confortavelmente numa "gaveta" e depois poderem dizer de forma tácita que "isto é isto" como se fosse uma Lei e não é. Às vezes o "isto" é um bocadinho "disto" mais um bocadinho "daquilo" e um bocadinho de "aquel'outro". Eu percebo, em parte. O ser humano tem uma necessidade intrínseca de dar um nome às coisas, senão sente-se perdido e esse afã da imprensa musical advém, em parte, dessa urgência. Noutros casos criam nomes ridículos como foi o caso do Krautrock ou do Shoegaze. A origem do nome shoegaze por acaso é curiosa mas tem a ver com a forma como as bandas se apresentavam em palco, não com aspectos que são inerentes à própria música e que a diferenciam dos demais. Os sub-géneros (e não géneros, neste caso) e "sub-sub géneros" hoje já são tantos que, muitas vezes, os próprios nomes contradizem-se e não reflectem o que a música é. O que o senhor se está a referir é ao Indie Pop que, na verdade, tem muito pouco de Indie e não é muito diferente do chamado "Pop Rock". Se a intenção da Antena 3 foi essa, quando criou o slogan que, para eles, mostra de forma directa a identidade da estação (que não acredito que tenha sido), a de abarcar toda a música alternativa, então também eles estão enganados, porque o Indie Pop é só um sub-género do género muito maior do Indie/Alternative. A Antena 3 passa (ou passava) Radiohead mas Radiohead é rock alternativo, não é Indie Pop, portanto, em bom rigor, a Antena 3 das duas uma: ou não pode passar Radiohead ou então tem de reformular completamente aquilo que pretende fazer.
No início eu disse "não ligue aos nomes" mas ao nível de uma rádio temática como a Antena 3, eles têm de ligar aos nomes.
« Última modificação: Janeiro 15, 2021, 06:14:54 pm por Hélder Fialho »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1971 em: Janeiro 15, 2021, 09:27:23 pm »
O que eu estou a ver que vai acontecer na Antena 3 neste 2º confinamento é que os do costume vão dar a voz pela rádio e dedicarem-se às emissões diários e os outros, os privilegiados, vão continuar a fazer gazeta.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1972 em: Janeiro 17, 2021, 08:34:48 pm »
Há rádios que estão numa fase de letargia e apatia total. A Antena 3 é uma delas. Então aquele programa das manhãs, meu Deus, que coisa tão desconchavada e mal feita, sem pés nem cabeça.

Só vale pelos programas nocturnos semanais (ex: Indiegente, Alta Tensão) e de fim-de-semana (ex: Matéria Prima, Pingue Pongue...)

Wiseguy

• Full Member
« Responder #1973 em: Janeiro 18, 2021, 09:04:47 am »
O que eu estou a ver que vai acontecer na Antena 3 neste 2º confinamento é que os do costume vão dar a voz pela rádio e dedicarem-se às emissões diários e os outros, os privilegiados, vão continuar a fazer gazeta.

Isso é perfeitamente normal, se o ano passado já ocorreu, este ano deve ser igual, os que vestem realmente a camisola estão mais em permanência, até em horários que não são os deles, outros estão por fora. Isto é assim em muitos locais, infelizmente.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1974 em: Janeiro 21, 2021, 09:05:27 pm »
Noites da Antena 3 com Rui Estêvão gravadinhas... e deu no seguinte resultado: Na cruzamento de uma hora para outra, a voz do locutor a sobrepor-se no fecho e início de hora e desde as 21:00 silêncio total... Enfim.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1975 em: Janeiro 21, 2021, 11:28:20 pm »
Gostei de ouvir "Bons rapazes". Tem excelente qualidade sonora.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1976 em: Janeiro 24, 2021, 03:58:40 pm »
Comparada com outros locutores (ex: Isilda Sanches, Nuno Reis), a Inês Lopes Gonçalves até escolhe melhor as músicas.

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #1977 em: Janeiro 26, 2021, 01:37:40 am »
ARaquel Bulha, está na SIC é lá voz off, por vezes diz a programação.
Já em relação ao que diz sobre a 3 concordo, mas o hip hop tem de fazer parte das escolhas da 3, mas sem cair em exageros como já aconteceu.

Não sabia. Com excepção das notícias e da RTP 2, não vejo televisão há 15 anos. Ela diz a programação? E só por vezes? Bem, do Planeta 3 para voz off na TV é mesmo passar "de cavalo para burro". Na televisão ganha-se mais do que na rádio, de facto, mas não devia valer tudo. Enfim... é trabalho e provavelmente ela não encontrou melhor. Fazer Comunicação Social em Portugal, a não ser que se tenha vários anos de carreira, é ser precário todos os dias e há contas para pagar.

« Última modificação: Janeiro 26, 2021, 01:42:20 am por Hélder Fialho »

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #1978 em: Janeiro 26, 2021, 01:52:56 am »
Só não acho justo, c/ todo o respeito, criticar assim o Nuno Calado. Ele nem era dos locutores de playlist habituais, sempre esteve mais ligado à verdadeira música alternativa com o seu "Indiegente", nota-se que apesar do esforço as playlists não são o que ele mais gosta, mas a culpa não é dele, primeiro porque nessas emissões ele tem forçosamente, como acontecerá com outros, passar algumas coisas que não aprecia, e que não cabem no Indiegente onde aí sim ele tem total liberdade criativa e ninguém mete o bedelho nesse programa.

Segundo, o locutor titular desse horário até Março do ano passado, resolveu borrifar-se para a rádio e os seus ouvintes, com desculpas esfarrapadas de "problemas logísticos e pessoais que me impedem de todo, de fazer emissões na rádio" inclusivé programas de autor, e nem uma palavra do responsável da estação acerca disso. À semelhança de outro locutor, que tinha uma rubrica sobre cinema e esteve algum tempo a fazer o horário de almoço e substituía por vezes o locutor do Painel Nocturno nas suas longas ausências.

O Nuno Calado faz o que pode, acredito eu. E em algumas circunstâncias melhores que determinados titulares habituais, nomeadamente no horário da tarde.

Não critiquei assim tanto o Nuno Calado. Na verdade nem me apercebi bem se ele estava a seleccionar a música ou simplesmente a assegurar a playlist. Simplesmente fiquei assustado com o que ouvi e Filipe Sambado não devia ter lugar na Antena 3. Não faço ideia quem é que programa as playlists mas claramente não sabe o que está a fazer.

Desconhecia por completo os detalhes que refere. Devido ao declínio por demais evidente de qualidade da Antena 3, actualmente oiço-a muito menos do que ouvia há uns anos.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1979 em: Janeiro 26, 2021, 08:28:28 am »
Nas madrugadas da antena 3 (04/06h), ouvi uma voz diferente a apresentar as mesmas, que não fixei o nome. Ou seja continuam a ser gravadas mas tem locutora, não é só a música como tem sido desde o início da pandemia.

Enviado do meu Nokia 1 Plus através do Tapatalk