A Prova Oral de hoje está a cobrir uma tempestade de ideias sobre as redes sociais e os jovens, inquirindo miúdos que estão no ensino secundário.
Fico um pouco espantado com a decalagem geracional que tenho em relação a eles, mesmo sendo apenas cerca de 7/8 anos mais velho.
Todos os miúdos, sem excepção, mostraram um excelente bom senso e conhecimento sobre redes sociais, dando um exemplo a muita gente das gerações anteriores.
Fico pasmado com aqueles que dizem que nunca tiveram Facebook, iniciando a sua vida na rede logo no Instagram e, principalmente, com aqueles que disseram que nunca leram um jornal.
Curiosamente, mostraram-se bem informados, sendo que, uma das miúdas referiu que tinha a aplicação do Expresso no telemóvel e gosta de ficar a par da actualidade.
Sobre o consumo de rádio, penso que consumem a emissão em contÃnuo no carro ou nos transportes públicos. Mas já não estão para aà virados para ligar um velho transÃstor e ouvir a emissão em contÃnuo no FM.
Provavelmente o futuro da rádio passará pelos conteúdos diferenciadores que lançam na net e, enquanto durar o FM, apostar cada vez mais no directo e na interacção com o auditório, lançando pequenos teasers sobre conteúdos que poderão ser consumidos na totalidade na Net, através de plataformas como as redes sociais, YouTube ou o Deezer.
Por fim, sobre o programa em si, penso que, mais uma vez, o Alvim deu uma verdadeira lição de serviço público!
Mais uma vez (eu sei que sou chato com isto), a Antena 3 tem que seguir este modelo de rádio jovem, mas culta e informativa.
Saudações!