Autor Tópico: “Vítimas” das tempestades de Janeiro/Fevereiro de 2026  (Lida 11647 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: “Vítimas” das tempestades de Janeiro/Fevereiro de 2026
« Responder #45 em: Fevereiro 02, 2026, 03:06:07 pm »
Considerando que este comboio de depressões é um contínuo, como ainda há pouco ouvi o IPMA referir, deixo aqui a nota que as Antenas Públicas do Marão estão a esta hora em off, logo após a trovoada desta manhã. Antena 2 do Arestal a fazer-se ouvir na cidade do Porto, graças à falência da irmã mais velha.

TSF com o áudio aos cortes na mesma localização

livelx90

• Sr. Member
« Responder #46 em: Fevereiro 03, 2026, 11:35:55 am »
Depressão Kristin - Anúncio Torre de Montejunto

https://youtu.be/RQeEo_7juro

pdnf

• Hero Member
« Responder #47 em: Fevereiro 03, 2026, 09:27:43 pm »
Novamente, 97.1 e 89.7 de fora do ar, e, desta vez, têm a companhia dos 88.1 da Observador, que, se a memória não me falha, no apagão, o gerador aguentou-os.

Em relação ao Marão da RTP1, já estão há 24h fora de serviço, depois de terem voltado ligeiros ao início da tarde de ontem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #48 em: Fevereiro 03, 2026, 10:48:18 pm »
94 Leiria off
No entanto confirmo que a antiga Emissora das Beiras chega a Leiria. Houve algum milagre na potência deste emissor, mas parece-me que está quase sempre em local, só vai a Lisboa para as notícias.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #49 em: Fevereiro 03, 2026, 10:53:44 pm »
94 Leiria off
No entanto confirmo que a antiga Emissora das Beiras chega a Leiria. Houve algum milagre na potência deste emissor, mas parece-me que está quase sempre em local, só vai a Lisboa para as notícias.
Emissão local são nos slots horários 12-16 e 20-24, creio eu.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #50 em: Fevereiro 03, 2026, 11:46:34 pm »
94 Leiria off

Apanhei emissão local antes das 12h00

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #51 em: Fevereiro 04, 2026, 12:26:11 am »
94 Leiria off

É mais complexo que isso, o Observador desdobra a emissão no limite legal previsto: 6 desdobramentos diários, até onde sei. Tínhamos que ir buscar a deliberação de novo...

Quanto ao Observador, não me admiraria nem um bocadinho de poder ter havido um aumento da potência à saída do emissor por orientação remota. A situação que agora acontece - captar-se em Esmoriz e em Gaia, sendo que deve ser captável em Espinho - era o que acontecia no início da nova implementação do Observador naquele emissor, e depois é que deixou de existir.

O reforço de sinal que fizeram pela depressão Kristin permite ao Observador ser escutado melhor numa série de áreas afetadas pela depressão Kristin onde já operava de forma complementar aos 94.0 de Leiria, mas sempre com piores níveis de sinal, do que andei a testar. Permite algum tipo de handover pela A1, em muito más condições mas acompanhável com grandes áreas de sombra até Fátima, e permite escuta sem dúvida bem mais sustentada no eixo da A13, essencial para o Pinhal Interior e em que há zonas às quais só o Observador chega, e no eixo da A8 a partir de Alcobaça em condições entre o fraco e o razoável, mas que sem dúvida dão para acompanhar conteúdos de voz. 

Não chega para tudo, mas dá para cobrir bastante bem. É o mesmo mecanismo que já faziam quando 98.4 ou 88.1 estavam em baixo - a outra aumenta a potência e cobre mais longe. Devem ter alguma tecnologia específica para isto. Presumo também é que por consequência se possa estar a fazer escutar pior ainda em Coimbra, porque se se aumenta o alcance, piora-se a intensidade de sinal na cobertura mais próxima... talvez.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2026, 12:33:08 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #52 em: Fevereiro 04, 2026, 01:39:47 am »
Não notei isso hoje, mas era normal isso ocorrer, sim. Mas até estava a entrar, ainda que ligeira, a M80 de Coimbra, o que não é habitual no Inverno, pequeninas entradas, nada de dominância, mas não é habitual.
88.1 a esta hora já estão em portadora, apenas.

Aqui em Gaia, posso dizer-te, nem no início de 9.2 tinha sinal aqui. Desta vez, alguma coisa de diferente existiu.

Já agora, notas isso também na R/Com de Lamego aí por Espinho? Finalmente, parece que o sinal ficou decente, diminuiu muito a capacidade de entrada por cá dos 98.7 de Ovar.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2026, 01:41:20 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #53 em: Fevereiro 04, 2026, 11:08:52 am »
94 Leiria off

É mais complexo que isso, o Observador desdobra a emissão no limite legal previsto: 6 desdobramentos diários, até onde sei. Tínhamos que ir buscar a deliberação de novo...

Quanto ao Observador, não me admiraria nem um bocadinho de poder ter havido um aumento da potência à saída do emissor por orientação remota. A situação que agora acontece - captar-se em Esmoriz e em Gaia, sendo que deve ser captável em Espinho - era o que acontecia no início da nova implementação do Observador naquele emissor, e depois é que deixou de existir.

O reforço de sinal que fizeram pela depressão Kristin permite ao Observador ser escutado melhor numa série de áreas afetadas pela depressão Kristin onde já operava de forma complementar aos 94.0 de Leiria, mas sempre com piores níveis de sinal, do que andei a testar. Permite algum tipo de handover pela A1, em muito más condições mas acompanhável com grandes áreas de sombra até Fátima, e permite escuta sem dúvida bem mais sustentada no eixo da A13, essencial para o Pinhal Interior e em que há zonas às quais só o Observador chega, e no eixo da A8 a partir de Alcobaça em condições entre o fraco e o razoável, mas que sem dúvida dão para acompanhar conteúdos de voz. 

Não chega para tudo, mas dá para cobrir bastante bem. É o mesmo mecanismo que já faziam quando 98.4 ou 88.1 estavam em baixo - a outra aumenta a potência e cobre mais longe. Devem ter alguma tecnologia específica para isto. Presumo também é que por consequência se possa estar a fazer escutar pior ainda em Coimbra, porque se se aumenta o alcance, piora-se a intensidade de sinal na cobertura mais próxima... talvez.

A sensação que tenho quando por lá passo é que está quase sempre em local a dar "enlatados".

ouvinte

• Hero Member
« Responder #54 em: Fevereiro 04, 2026, 11:21:00 am »
Rádio Observador 88.1
Rádio Informédia 106.3
Rádio NO AR 97.1

com material destruído fruto da trovoada

pdnf

• Hero Member
« Responder #55 em: Fevereiro 04, 2026, 01:08:56 pm »
Rádio Observador 88.1
Rádio Informédia 106.3
Rádio NO AR 97.1

com material destruído fruto da trovoada

Em abono da verdade, este já não andava lá grande coisa, na última semana, foi-se abaixo três vezes:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1418088356995821&set=pb.100063840090449.-2207520000

A Inf4media ontem à noite funcionava, tive o cuidado de picar os dois de São João da Madeira. Aliás, não está desligado como 88.1 e 97.1, apenas em portadora.
A AZFM estará mesmo a operar com potência muito reduzida ou a partir de outra localização. Só consegue deixar um pouquinho de sinal, muito fraco, onde a RFM não entra, e esta não está com uma força muito por aí além, senão nem isso conseguia. Parece que voltamos ao pré-intervenção, após a passagem da CAIMA a NOAR. Parece-me mesmo que terão reativado o antigo emissor.

Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #56 em: Fevereiro 04, 2026, 03:52:31 pm »
106,4 CAPSAO off há vários dias

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #57 em: Fevereiro 04, 2026, 04:41:53 pm »
106,4 CAPSAO off há vários dias

Agora com a chuva persistente da nova depressão nas próximas 48h a ver vamos se realmente não há mais assim...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #58 em: Fevereiro 04, 2026, 05:04:51 pm »
A Rádio Campanário (90,6 MHz Vila Viçosa - distrito de Évora) vai suspender as emissões hertzianas para resolução de problemas no centro emissor, agravados pelo mau tempo.  A estação espera retomar a emissão na sexta-feira.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #59 em: Fevereiro 04, 2026, 05:15:49 pm »
A Inf4media ontem à noite funcionava, tive o cuidado de picar os dois de São João da Madeira. Aliás, não está desligado como 88.1 e 97.1, apenas em portadora.
106.3 São João da Madeira já em funcionamento, e até com nível de sinal, que me aparenta estar reforçado, entre os 25 e os 30 dBu em Canelas, usualmente andava pelos 15. Resposta à evidente subida de Lamego da RFM na frequência adjacente? Está é a fazer companhia aos 95.5, isto é, sem função RDS.

Antenas do Marão, quase ao cabo de 48h estão de volta. Demorou mais do que a repor Montejunto. O nível de potência está mais baixo do que o usual, pois 95.2 está a dividir com a Antena 2 do Arestal, o que não é usual.
Rádio é: