Autor Tópico: Benfica FM  (Lida 40117 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Benfica FM
« Responder #225 em: Março 13, 2026, 11:13:09 am »
Zeca bem. Rádios de clube só fomentam o fanatismo, imagino se criassem um fórum com ouvintes...

O mais "interessante" é mesmo a dualidade de critérios da ERC entre rádio e TV: o erro da BTV de deixar transmitir jogos de 1a Liga está feito, mas agora que o contrato com a NOS vai ser renovado não poderiam interferir nisto até com a centralização à vista? Só estão preocupados com o pluralismo em projetos novos?

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Março 13, 2026, 11:17:04 am por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #226 em: Março 13, 2026, 02:29:09 pm »
Mas alguém duvida que o SLB vai conseguir ter uma ou mais rádios em FM ?
Pode demorar, mas vai. Altera-se a lei, tal como foi sendo alterada desde a sua primeira redação para proveito dos grandes grupos.

A questão é que a Benfica FM ou de outro clube qualquer, significa menos rádios locais e isso não quero.
Eu não quero uma FCPortoFM pois nem eu a vou ouvir.

Do mesmo modo que não vejo o Porto Canal quando está a dar coisas  do clube, pois nada me diz, apesar de sócio.

Eu quero é rádios locais/regionais pluralistas e não esses atentados das rádios e tvs dos clubes.
Olhem para a BTV, a unica no mundo a transmitir os jogos do clube e alguem faz frente a isso?
Não.

Por isso acredito que será uma questão de tempo.

Se um dia vier a emitir, só espero que seja um absoluto flop de audiências - e estou certo de que será.
Até porque vemos a grelha e fora os noticiários e os relatos aquilo parece a Mega Hits mas em versão mais rasca.

O Zeca merece um elogio pelo seu post certeiro.

Só discordo dele num ponto: acho mesmo que a Benfica FM não vai avançar. Felizmente que estes dirigentes do Benfica são gente completamente néscia e serão incapazes de saber "dar a volta".

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #227 em: Março 13, 2026, 09:51:07 pm »
Bem me parecia que o projeto não era para avançar, desde que a Batida FM atualizou a sua playlist. ERC bem!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #228 em: Março 13, 2026, 10:17:11 pm »
Entretanto o Benfica publicou o projecto de deliberação da ERC e a sua contestação:

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/03/13/clube-benfica-contestacao-e-decisao-erc-processo-licenciamento-benfica-fm

PS: Parece, e realço o parece, que os 101,0 de Vale de Cambra não estão para já planeados para transmitirem a Benfica FM.
« Última modificação: Março 13, 2026, 10:18:50 pm por AG »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #229 em: Março 14, 2026, 11:17:43 am »
Entretanto o Benfica publicou o projecto de deliberação da ERC e a sua contestação:

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/03/13/clube-benfica-contestacao-e-decisao-erc-processo-licenciamento-benfica-fm

PS: Parece, e realço o parece, que os 101,0 de Vale de Cambra não estão para já planeados para transmitirem a Benfica FM.

a rádio Benfica FM só teria "pernas para andar" se fosse pioneira no sistema DAB+, como experimental, e ficando com a enorme possibilidade de cobertura nacional... no FM não existem frequências disponíveis.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #230 em: Março 14, 2026, 01:48:41 pm »

Do que eu li de ambas as coisas, o segundo requerimento proposto pelo Benfica à ERC colocou na íntegra o que eu tinha escrito aqui (o que muito me espanta, aliás). Foram pela lógica do associativismo, das camadas jovens e dos desportos de ligas mais secundárias (e outros tipos de desporto), o que é de louvar, e alteraram literalmente grande parte do texto descritivo do projeto para meter lá todas as ressalvas quanto à pluralidade. Aqui, muito bem.

Ainda assim, devo dar aqui algumas notas:

- o pedido da webrádio foi feito ao mesmo tempo que o do projeto de rádio FM. Para a ERC, não há frequências, são operadores. O que devia ter sido feito era: primeiro punha-se o da webrádio, deixava-se concluir, aguardavam-se alguns meses e depois submetia-se o de FM. Ou jamais se submetia a webrádio. Não o fizeram, fizeram tudo ao mesmo tempo, e eu aqui para ser justo até percebo porquê: uma webrádio é alvo de simples registo e tem obrigações mais simplificadas que uma rádio com alvará, e acharam (no Benfica) que os licenciamentos eram coisas separadas. Não são. São tudo operadores. Mas para um grupo novo no mercado é um erro que considero razoável.

- terei que dar razão ao Benfica, 55 dias para a aprovação de um projeto de webrádio é demais. Considero igualmente ter alguns excessos o que foi pedido para a aprovação do projeto de webrádio, acima do que foi pedido em projetos antecedentes. Há aqui uma fragilidade que terá dificuldades em subsistir se o Benfica for para a justiça. Houve uma clara derrapagem processual com dois projetos a correr, que por acaso acaba por não ser utilizada pela ERC, mas que foi claramente reservada pelo Regulador, à boa maneira portuguesa. Mal ou bem, essa é a realidade.

-  é de louvar a alteração de grelha e de foco do projeto da Benfica FM, que deixa marcadamente de ser tão segmentado no FM. O problema é que... não é o que estão a fazer na webrádio. Isso pode ser usado como argumento pela ERC - com pedido de gravações - para rejeitar um novo projeto. Ou seja, já hoje, deveria haver a aplicação do formato ali proposto de projeto ao que passa para a antena, porque isso pode ser usado contra o proponente.

- neste momento, aquilo a que acho que o Regulador ainda se agarra é um aspeto técnico e tecnicista: o facto de que estão a querer converter o projeto para uma temática informativa. Só há, conforme disseram, temáticas daquele género em Lisboa, Setúbal e no Porto, e mais uma vez insiste-se no erro de submeter toda a rede da Batida na segunda volta deste pedido... porque querem ter lá a rede toda e deve ser esse o acordo que têm com a Bauer. Eu percebo isso, e percebo o porquê. Mas às vezes o plano prático (de mercado) e o plano teórico (da ERC) não são bem a mesma coisa. Este caso é uma delas.

Posto isto, o que eu acho que será importante acontecer, e que é a única coisa que resta, é um aspeto tecnicista: têm que propor um projeto generalista para os respectivos alvarás para ser aprovado. Ou seja, como temática desportiva, não vão lá, a ERC parece só querer que seja mesmo generalista. E um projeto generalista poderá ou não ter o licenciamento com a marca da Benfica FM, mas terá que ter alterações por forma a refletir o que quer que venha a ser preciso para passar como rádio generalista.

Uma rádio generalista tem rubricas, tem locução de continuidade, tem um foco fora do desporto em primeira instância mas que pode ter uma presença significativa do desporto em antena (veja-se o que acontece em Espanha), e tem sobretudo informação transversal e animação transversais.

Problema: se o projeto proposto como estação generalista sair demasiado próximo do projeto anterior, a ERC pode usar isso como argumento para rejeitar. Mas se sair demasiado longe, a ERC pode apreciar e validar o projeto, mas ainda assim rejeitar a utilização da marca Benfica FM no projeto, seja no nome, seja... no logo, como aconteceu à Vodafone FM há uns 10 anos, precisamente pela mesma razão. Por outro lado, se for terminado o projeto Benfica FM como webrádio isso também pode ser argumento para não ser aprovado no FM... etc, etc, etc.

Ou seja, isto é um saco de gatos, que não se consubstancia em coisas como as vinte ou trinta páginas que emitiram à ERC em resposta, e precisam claramente de consultoria neste ponto, porque não vai ser nada fácil. A submissão original de projeto e a transmissão como webrádio nunca deveriam ter existido sequer.

Uma coisa é certa: a ERC a 03-02 ainda cita a Golo FM como Golo FM, e não Benfica FM, ou seja, 94.8 Bombarral estão a transmitir um projeto diferente do autorizado, o que é ilegal de acordo com a Lei da Rádio e dá revogação do alvará.

Vai ser muito complicado.
« Última modificação: Março 14, 2026, 01:50:39 pm por Memorias da Radio »

modernices

• Hero Member
« Responder #231 em: Março 18, 2026, 06:26:52 am »
O mais engraçado nisto é que decidiriam avançar com uma rádio on-line que mostra que fazem o que dizem não ir fazer em FM. Uma rádio do Benfica para benfiquistas. Isso não é permitido pela lei da rádio porque manda o pluralismo para as urtigas. Querem contrariar em tribunal este argumento?
Já nem vou comentar as palavras desse senhor do Benfica que aí aparece na reportagem a fazer-se ao penálti.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #232 em: Março 18, 2026, 10:02:21 am »
Fiquei um pouco baralhado este projeto no Bombarral foi aprovado?

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #233 em: Março 18, 2026, 02:43:33 pm »

Não. Estão a transmitir ilegalmente.

Seguiu e-mail meu para a ERC esta manhã a referir a situação, para ver se se lhe dá a devida sequência. Há que dar força à ação do regulador e provas de violação da Lei da Rádio ainda antes de qualquer aprovação de algo mais aturado ajudam bem a outras lides. A legislação tem que ser respeitada. Estou com a ERC.

O mais engraçado nisto é que decidiriam avançar com uma rádio on-line que mostra que fazem o que dizem não ir fazer em FM. Uma rádio do Benfica para benfiquistas. Isso não é permitido pela lei da rádio porque manda o pluralismo para as urtigas. Querem contrariar em tribunal este argumento?
Já nem vou comentar as palavras desse senhor do Benfica que aí aparece na reportagem a fazer-se ao penálti.

Porque lá está - se quando estão mais livres para cumprir não cumprem nem há o menor sinal disso em antena, o que é que garante que após aprovação, especialmente com o comportamento que vêm mostrando, passam a cumprir? Não vão cumprir, não há como. Pode-se argumentar que não seria o projeto final aquele que está no online, mas... acho complicado.

Aquela reportagem para mim é quase que o que se diria noutras alturas de ser uma reportagem encomendada. Quase... tem que ver com associações anteriores quando a TVI era do mesmo grupo, aproveitaram isso...

Mas alguém duvida que o SLB vai conseguir ter uma ou mais rádios em FM ?
Pode demorar, mas vai. Altera-se a lei, tal como foi sendo alterada desde a sua primeira redação para proveito dos grandes grupos.

Não vai, não. O contexto de mercado é completamente diferente do que motivou as alterações da Lei da Rádio e o Benfica não tem qualquer palmarés radiofónico. Aliás, se bem me recordo até tinha uma certa animosidade. Concordo com o resto do post, deve ser das poucas coisas racionais que li do Zeca por estes dias, mas esta parte não concordo nem acho que vá passar - o Benfica já provou ser incompetente na gestão da legislação rádio a um nível francamente elevado.

a rádio Benfica FM só teria "pernas para andar" se fosse pioneira no sistema DAB+, como experimental, e ficando com a enorme possibilidade de cobertura nacional... no FM não existem frequências disponíveis.

Esta bem podia ir para o DAB+, podia. De inútil que é como estação...
« Última modificação: Março 18, 2026, 02:45:14 pm por Memorias da Radio »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #234 em: Março 18, 2026, 09:42:59 pm »

Dizer que os 94,8 voltaram a transmitir a Golo FM, testado hoje. Por isso, a Benfica FM deve ficar pelo online..

Se assim for, acredito que as pessoas procurem outros trabalhos, com mais visibilidade. É sempre um risco, quem é jornalista/narrador, ficar associado a um clube. Exemplo do Pedro Sousa, diretor da CMR, que esteve ligado ao Sporting ou o Pedro Castelo, narrador da RR, que esteve na Benfica TV. Neste pais, onde o futebol move tudo e algo mais.. portas podem não se abrir no futuro..
« Última modificação: Março 18, 2026, 09:46:20 pm por Asantosc12 »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #235 em: Março 19, 2026, 10:44:51 am »

Dizer que os 94,8 voltaram a transmitir a Golo FM, testado hoje. Por isso, a Benfica FM deve ficar pelo online..

Se assim for, acredito que as pessoas procurem outros trabalhos, com mais visibilidade. É sempre um risco, quem é jornalista/narrador, ficar associado a um clube. Exemplo do Pedro Sousa, diretor da CMR, que esteve ligado ao Sporting ou o Pedro Castelo, narrador da RR, que esteve na Benfica TV. Neste pais, onde o futebol move tudo e algo mais.. portas podem não se abrir no futuro..

Por esse motivo, canais de tv ou de rádios de clubes são para não ver ou ouvir.
Já se sabe o que se vai ver ou ouvir por lá.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #236 em: Março 19, 2026, 01:09:53 pm »

Andam aqui a ler.

Não têm vergonha NENHUMA na cara.

A ERC sabe o que tem a fazer.

Pérolas a porcos, digo-vos eu.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #237 em: Março 26, 2026, 02:00:31 pm »
Deliberação completa e Definitiva. https://www.erc.pt/document.php?id=NjE5ZThkYzMtNGQ3Zi00ZWNlLWJiYzQtYmM1NDRlZjAxNDlm

Arraso completo da ERC AO BENFICA.
É dado o fim da Benfica fm mesmo antes de o ser em FM.
Não vai demorar a ver se cada uma das pessoas que faz a emissão a sair.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #238 em: Março 26, 2026, 02:19:42 pm »
Excelentes notícias.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #239 em: Março 26, 2026, 02:21:18 pm »
Deliberação completa e Definitiva. https://www.erc.pt/document.php?id=NjE5ZThkYzMtNGQ3Zi00ZWNlLWJiYzQtYmM1NDRlZjAxNDlm

Arraso completo da ERC AO BENFICA.
É dado o fim da Benfica fm mesmo antes de o ser em FM.
Não vai demorar a ver se cada uma das pessoas que faz a emissão a sair.

Grande "bicada" dada ao Benfica... parece uma tese de doutoramento! Agora, só mesmo avançarem para um MUX DAB+ como precursores nesta tecnologia (até podem convidar os grandes Grupos de rádio a partilharem custos e antena ;)  ).