Autor Tópico: Benfica FM  (Lida 40121 vezes)

gomarquesradio

• Full Member

Zeca 2021

• Hero Member
Re: Benfica FM
« Responder #211 em: Março 12, 2026, 04:55:35 pm »
Alguém achar que uma rádio de um clube é pluralista é gozar com a nossa inteligência :)

SamM

• Hero Member
« Responder #212 em: Março 12, 2026, 05:09:04 pm »
O problema é o meio onde são difundidos os conteúdos ou os conteúdos? Se for pelos conteúdos, a ERC teria muito por onde se pronunciar noutros OCS....

ruicleto

• Hero Member
« Responder #213 em: Março 12, 2026, 05:16:46 pm »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #214 em: Março 12, 2026, 07:00:12 pm »
Então e os 94.8 MHz do Bombarral? Como é que ficam/estão no meio desta trapalhada toda?

Há cerca de um mês consegui sintoniza-los dentro da cidade de Leiria, sobretudo junto do Continente (junto á A19). Sem RDS e tinha um volume de som tão, mas tão fraquinho, que só com muito boa vontade se conseguia ouvir aquilo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #215 em: Março 12, 2026, 08:52:06 pm »
Preparemos nos para nos rir. Isto e épico ahahahaha

https://tvi.iol.pt/noticias/video/benfica-fm-continua-a-so-poder-ser-ouvida-online-erc-diz-que-radio-do-clube-nao-e-pluralista/69b1c2210cf2d0ed34b7dbcb

E aí está: a pressão num órgão de comunicação social com a decisão em fase provisória da ERC, para ver se forçam a mão do regulador. Os métodos são sempre os mesmos. Até a figura da ERC, meio-caminho nessa peça, é ridicularizada gratuitamente em sede de semiótica: "Nenhum responsável da ERC quis dar entrevista, e mesmo as perguntas por escrito, feitas pela TVI, não foram respondidas. [pausa de 1 segundo] Apenas... esta tomada de posição." Que é uma resposta às perguntas por escrito, queiram ou não. Portugalinho...

Se aquele é o diretor de programas (não está identificado na peça online, o que também contraria normas elementares do jornalismo), digo já que parece cá uma fraca figura... E é quase inenarrável a sugestão de que a Batida FM é "uma rádio de música alternativa, de nicho". Passar soul e passar música portuguesa nova de artistas da Cuca Monga é ser de nicho?

Eu gosto também desta frase que o diretor proferiu: «não cumpre à ERTE [sic], em fase de licenciamento, decidir se há pluralismo ou não, isso é em fase de regulamentação, de fiscalização». Coi-ta-dinho que ninguém o informou direito sequer que as rádios em que querem entrar estão licenciadas desde 1989, e regulamentadas e fiscalizadas desde pelo menos 1996, mas não com o projeto alterado. Anda mesmo aos papéis.

Adoro também a frase em que o diretor diz «Parece que existe uma força invisível que parece querer impedir a todo o custo o sucesso da Benfica FM».
Sim - chama-se inércia. A Wikipedia explica: https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A9rcia

Adoro ainda a parte seguinte: «Com todos os atrasos perdem-se receitas, dado não haver publicidade»... porque o que vinha na deliberação da ERC não era que 200 e tal horas de publicidade iam ser pagas pelo próprio clube que patrocina a estação? Será mesmo receita se apenas movimentamos dinheiro de um lado para o outro para fingir que é sustentável? A Margarida Neves de Sousa chumbava em Contabilidade.

Hilariante para remate é mesmo o Benfica dizer que vai para tribunal e mais ainda pedir a intervenção de DEPUTADOS DA COMISSÃO - deputados da comissão!!! - que acompanham a ERC, quando a ERC é uma entidade administrativa independente de qualquer hierarquia e só o quadro legal, algo que a ERC apenas aplica, é determinado pela AR.

Com tanta sapiência sobre o meio e tantas considerações de qualidade, é natural que para o responsável sejam situações anómanas, estranhas, conforme ele diz em 02:28, e fale em ilegalidades, ilicitudes ou manobras dilatórias. Porque fazer uma deliberação é uma manobra dilatória.

Têm mesmo tudo o que merecem, a agir desta maneira. O Benfica pode despedir o responsável que apareceu nesta peça, porque é, objetiva e factualmente, um perfeito incompetente que não sabe nada do que está ali a fazer, e vai afundar inteirinho o projeto FM do clube com ele.

E ainda bem.

Então e os 94.8 MHz do Bombarral? Como é que ficam/estão no meio desta trapalhada toda?

Há cerca de um mês consegui sintoniza-los dentro da cidade de Leiria, sobretudo junto do Continente (junto á A19). Sem RDS e tinha um volume de som tão, mas tão fraquinho, que só com muito boa vontade se conseguia ouvir aquilo.

Se estão com transmissão ilegal de um projeto não autorizado, dá direito a revogação do alvará e de quaisquer autorizações. É denunciar à ERC e ANACOM para que os procedimentos possam seguir os seus trâmites.
« Última modificação: Março 12, 2026, 08:56:39 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #216 em: Março 12, 2026, 10:06:53 pm »
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/03/12/clube-benfica-entrevista-jose-gandarez-posicao-erc-benfica-fm

Mudem o nome ao projeto e assegurem que o mesmo transmite pelo menos outros clubes que não o SLB, e talvez a coisa passe...
Agora, uma rádio focada apenas no Benfica, claramente, não garante a pluralidade.
Num ponto ele tem alguma razão: histórico de deliberações deste teor não há muitas. A da Antena Sul foi feita à medida, para permitir esta doutrina, quer-me parecer...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #217 em: Março 12, 2026, 10:38:00 pm »
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/03/12/clube-benfica-entrevista-jose-gandarez-posicao-erc-benfica-fm

Mudem o nome ao projeto e assegurem que o mesmo transmite pelo menos outros clubes que não o SLB, e talvez a coisa passe...
Agora, uma rádio focada apenas no Benfica, claramente, não garante a pluralidade.
Num ponto ele tem alguma razão: histórico de deliberações deste teor não há muitas. A da Antena Sul foi feita à medida, para permitir esta doutrina, quer-me parecer...

A deliberação da Antena Sul apenas representa aquilo que já acontecia, sem estar "preto no branco". Agora está.

Bem, isto é o vice-presidente do clube. Toda a entrevista é de um primarismo... que é um mimo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #218 em: Março 13, 2026, 12:13:51 am »
A deliberação da Antena Sul apenas representa aquilo que já acontecia, sem estar "preto no branco". Agora está.
Aí permite-me discordar: a começar pela própria rede RECORD, onde a questão do pluralismo se levanta em, pelo menos, em todos os emissores da rede RECORD, onde, francamente, não vejo grande distinção face ao caso da Antena Sul, que repito, me parece ter sofrido do efeito Benfica, doutro modo, estou convicto que passaria.

Fora isso, o único caso mais ao menos semelhante de que me recordo foi a questão dos 97.5 Portel com a Canção Nova, que a meu ver até saíram a perder, porquanto é bem mais "religiosa" a Maria do que a Canção Nova, basta experimentarem ouvir, por exemplo, a hora das 18h, como já fiz, onde só o Desporto dura quase 30 minutos, cobrindo clubes do Minho ao Algarve, muito para lá do alcance máximo do emissor, portanto, já em condições degradadas, que vai do Sul de Gaia/Espinho à Península de Setúbal. E aí, honestamente, acho que terão existido outras razões, porquanto, acabaram por autorizar uma temporária "Esperança", que não era menos religiosa.

De resto, podemos nos lembrar do caso da Fóia com a MegaHits, mas também das perdas de emissores para a RDS e, embora considere menos grave, mesmo para a própria Observador, pensando particularmente no caso da Emissora das Beiras.

Dito isto, mais vale tarde do que nunca, e é bom que a ERC aguente a pressão.

Ouvi a entrevista atentamente, e retirei algumas notas, que me merecem comentário:

1. O contrato de associação (nome dos contratos do MEC com as Escolas Privadas, a referência correta seria a Associação de Serviço de Programas) da BenficaFM é comparável ao da VodafoneFM, que deu origem à BatidaFM: é falso, a Vodafone só emprestava a marca, todos os meios de produção eram responsabilidade da própria Bauer. Além disso, diferentemente do que acontece com alguém que não seja adepto do SLB, não é de querer que um cliente da MEO ou da NOS tivesse razões para rejeitar ouvir uma rádio designada de Vodafone. A marca era apenas patrocinadora, obviamente não tinha qualquer influência editorial (pelo menos direta e relevante) na estação, mesmo em termos de publicidade, não me recordo de ouvir sequer.

2. Rádio de Lisboa: aqui, tenho de ser um pouco "Zeca", mas é um tanto ou nada inadmissível, para não dizer mesmo insultuoso, para os próprios benfiquistas da região Centro, dizer que Cantanhede é grande Porto. Além disso, revela uma tremenda falta de conhecimento do processo e do terreno. Primeiramente, porque os 103.0 de Cantanhede não chegam sequer a Aveiro, por conta da força da Antena 3 de Braga, no Sameiro (será que se autorizarem, é a guerra seguinte que vão travar?), de caminho, ainda indica que 94.3 são de Vila Nova de Gaia (de caminho, ainda vão querer por o emissor no Monte da Virgem).  ;D ;D

3. Questão da Audiência: o ponto do aumento do número de ouvintes face à BatidaFM é, efetivamente, o mais defensável. Aí, não tenho grandes dúvidas de que o SLB tem razão, mas, em abono da verdade, qual é a quota parte de culpa da Bauer nisso? É que deixar a Batida anos a fio sem locução, praticamente desaparecida do mapa, também não ajuda nada. Em todo o caso, com o projeto que têm, até acredito que seria capaz de andar por valores da Smooth no Bareme.

4. Avaliação do pluralismo ex-ante: exatamente, é essa a função do Regulador. Se calhar falou em demasiados casos, sendo o concelho de Sintra, o segundo maior do país, o exemplo mais clamoroso desse colapso da função regulatória, com 91.2 e 107.7 com frequências que, na prática são temáticas religiosas. Um pormenor relevante é que a ser autorizada a conversão dos 94.3 Maia, ficaremos com o mesmo problema, porquanto 100.8 são igualmente um mercado de nicho.

5. Chamar o Parlamento à coação, é mesmo baixo nível. Estas coisas decidem-se na Justiça, pese embora aí, também se tem de dizer a verdade, o projeto não dure para ver a luz do dia, a menos que o SLB esteja disposto a lá enterrar muito dinheiro. Depois, vêm falar em mão invisível, levantando suspeitas... quando são eles próprios essa mão, mas mais publicitada, porque o que o SLB está a fazer, e bem, é Lobby.

6. Alude o Senhor Vice-Presidente que outros estão a querer ir atrás: sim, já ouvi uns zururus que o Porto estará com o dossier já relativamente avançado. A questão é, se os clubes começam a secar frequências como se não houvesse amanhã... Imaginando que o FCP constitui uma rede simétrica à do SLB, são mais 6 frequências a secar. Mesmo que sejam as três da Metropolitana e uma Lezíria, na região centro são mais duas locais a se finarem. E aí já não há muitas CasseteFM. Se o Sporting afina pelo mesmo diapasão, o Braga e o Guimarães, obviamente a uma escala mais regional... ficamos com o caldo entornado. A ERC tem de precaver não só a situação do SLB mas os movimentos similares dos potenciais players do setor.

Conclusão minha: aqui chegados, não excluo que rádios de clubes até possam ser relativamente interessantes como forma de poder ajudar a revitalizar o mercado de rádios locais. Por exemplo, se cada clube da primeira liga tivesse uma parceira com uma rádio local, dando-lhe nome, e comprando horas de programação, poderia ser um serviço muito interessante. Posto isto, se o pedido da Benfica fosse restrito a Amadora e Moita, por mim, até era capaz de deixar passar. Envolvendo Bombarral, Cantanhede, Maia e, com elevado grau de certeza Vale de Cambra, localidades onde a marca Benfica não tem qualquer relevância social, além da esfera da paixão irracional que o futebol despoleta, é que jamais em tempo algum.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #219 em: Março 13, 2026, 12:56:09 am »
Pelo contorno de toda a hilariante situação. Sugeria que este radio fosse devolvida ao quadro de origem aqui no forum

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #220 em: Março 13, 2026, 01:15:45 am »
Pelo contorno de toda a hilariante situação. Sugeria que este radio fosse devolvida ao quadro de origem aqui no forum

Não é possível, emite em 94.8. O local está correto.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #221 em: Março 13, 2026, 01:22:00 am »

Não é possível, emite em 94.8. O local está correto.
não discordando da tua opinião, enquanto a mesma emitir nessa frequência de forma irregular e ilícita sem a devida autorização de modificação de projeto acho que não e digna de estar neste quadro

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #222 em: Março 13, 2026, 09:59:40 am »
Mas alguém duvida que o SLB vai conseguir ter uma ou mais rádios em FM ?
Pode demorar, mas vai. Altera-se a lei, tal como foi sendo alterada desde a sua primeira redação para proveito dos grandes grupos.

A questão é que a Benfica FM ou de outro clube qualquer, significa menos rádios locais e isso não quero.
Eu não quero uma FCPortoFM pois nem eu a vou ouvir.

Do mesmo modo que não vejo o Porto Canal quando está a dar coisas  do clube, pois nada me diz, apesar de sócio.

Eu quero é rádios locais/regionais pluralistas e não esses atentados das rádios e tvs dos clubes.
Olhem para a BTV, a unica no mundo a transmitir os jogos do clube e alguem faz frente a isso?
Não.

Por isso acredito que será uma questão de tempo.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #223 em: Março 13, 2026, 10:23:51 am »
Pode demorar, mas vai. Altera-se a lei, tal como foi sendo alterada desde a sua primeira redação para proveito dos grandes grupos.

A questão é que a Benfica FM ou de outro clube qualquer, significa menos rádios locais e isso não quero.

Do mesmo modo que não vejo o Porto Canal quando está a dar coisas  do clube, pois nada me diz, apesar de sócio.

Eu quero é rádios locais/regionais pluralistas e não esses atentados das rádios e tvs dos clubes.
Olhem para a BTV, a unica no mundo a transmitir os jogos do clube e alguem faz frente a isso?
Não.

Não costumo concordar com a acutilância de ZECA, mas desta vez julgo que terá razão...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #224 em: Março 13, 2026, 10:58:16 am »

Não.

Se um dia vier a emitir, só espero que seja um absoluto flop de audiências - e estou certo de que será.