Autor Tópico: Benfica FM  (Lida 40090 vezes)

gomarquesradio

• Full Member
Re: Benfica FM
« Responder #195 em: Fevereiro 07, 2026, 02:10:54 pm »
Está transmissão da Benfica fm nos 94.8 está a ocorrer a revelia e sem qualquer consentimento por parte do regulador. Já liguei para a secretária da ERC e eles responderam que não há qualquer deliberação a autorizar seja o que for.

Fui recuperar a deliberação e, pelo menos, na única publicada, o que se autorizou foi a mudança de propriedade, não de projeto, como erradamente fiquei com a ideia. Pode ser uma forma de pressionar a ERC a avançar.
estão a ir pela via errada. Ainda levam com um rotundo NAO definitivo

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #196 em: Fevereiro 07, 2026, 03:36:20 pm »
Está transmissão da Benfica fm nos 94.8 está a ocorrer a revelia e sem qualquer consentimento por parte do regulador. Já liguei para a secretária da ERC e eles responderam que não há qualquer deliberação a autorizar seja o que for.

Fui recuperar a deliberação e, pelo menos, na única publicada, o que se autorizou foi a mudança de propriedade, não de projeto, como erradamente fiquei com a ideia. Pode ser uma forma de pressionar a ERC a avançar.
Podem manter o projecto e mudar o nome da estação. Isso não implica deliberação da ERC, mas a entidade tem de ser notificada para mudar o registo do alvará.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #197 em: Fevereiro 07, 2026, 06:15:34 pm »
Vídeo da receção dos 94,8 na A1
https://vidplay.io/watch/yNLopo

A emitir sem RDS e com o volume algo baixo, porque para o ouvinte ter tido necessidade de puxar o volume a 26 num carro que a partir dos 14/15 já se ouve bem...

Mas a captação na A1 parece bem melhor que antes.

Já o reverb é bem notório nas vozes, embora não na música. É um erro de configuração do processador, quer-me parecer.

Podem manter o projecto e mudar o nome da estação. Isso não implica deliberação da ERC, mas a entidade tem de ser notificada para mudar o registo do alvará.

Segunda já ligo para a ERC a perguntar sobre isto... porque temos aí uma nuance muito importante.

pdnf

• Hero Member
« Responder #198 em: Fevereiro 07, 2026, 09:30:20 pm »

A grande questão é que, pelo menos para mim, parece-me que o projeto da Benfica FM não será o mesmo que era o da Golo. Pelo menos a nível da pluralidade, certamente não será.

Já agora, nesse excerto que ouvi, e também de algo que piquei online, parece-me evidente que foi uma asneira nenhuma das jovens ter agarrado a Aurora Raposo. Já o disse quando estava na SW e reforço agora.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #199 em: Fevereiro 07, 2026, 09:41:31 pm »
Vídeo da receção dos 94,8 na A1
https://vidplay.io/watch/yNLopo

A emitir sem RDS e com o volume algo baixo, porque para o ouvinte ter tido necessidade de puxar o volume a 26 num carro que a partir dos 14/15 já se ouve bem...

Mas a captação na A1 parece bem melhor que antes.

Já o reverb é bem notório nas vozes, embora não na música. É um erro de configuração do processador, quer-me parecer.

Segunda já ligo para a ERC a perguntar sobre isto... porque temos aí uma nuance muito importante.
quando falei ontem para eles o que me foi tacitamente indicado é que não está registado qualquer despacho para autorizar modificação de nome do serviço de programas nem de alteração de projeto.
Por aí tira as tuas conclusões. Eles estão a arriscar e muito com esta atitude.
(A ERC queria que eu mandasse um email a expor a situação e eu bati o pé lê lá passaram a pessoa indexada ao processo)

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #200 em: Fevereiro 27, 2026, 03:02:55 pm »
Benfica Fm com App android autónoma lançada hoje.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #201 em: Fevereiro 27, 2026, 08:15:45 pm »
Emissão em direto on-line disponível no site do SLBenfica.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/benficafm

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #202 em: Fevereiro 27, 2026, 09:11:36 pm »

projeto (clubes a parte) bom demais para estar condenado ao online pela hipocrisia da ERC que ao FCP autorizou de forma inaceitável a conversão de televisão regional para televisão do clube. E aqui uma mera autorização de um projecto que de desportivo apenas tem os relatos do Benfica como desporto continua a teimosia em não darem o aval.

Apenas quero crer que o departamento jurídico do Benfica conjuntamente com a direção de programas da radio tenham colocado os argumentos certos para que a ERC autorize as emissões em FM

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #203 em: Fevereiro 28, 2026, 08:23:51 pm »

projeto (clubes a parte) bom demais para estar condenado ao online pela hipocrisia da ERC que ao FCP autorizou de forma inaceitável a conversão de televisão regional para televisão do clube. E aqui uma mera autorização de um projecto que de desportivo apenas tem os relatos do Benfica como desporto continua a teimosia em não darem o aval.

Apenas quero crer que o departamento jurídico do Benfica conjuntamente com a direção de programas da radio tenham colocado os argumentos certos para que a ERC autorize as emissões em FM

- O Porto Canal manteve (até agora) a matriz generalista junto da ERC;

- Lei da Televisão (ou a chamada LTSAP) não é a mesma coisa que Lei da Rádio;

- Os meios não são os mesmos, não têm o mesmo investimento nem o mesmo propósito;

- O Benfica fez flagrantes e sucessivas violações à legislação em vigor, ignorando que a legislação é para ser cumprida, não estamos nos tempos do Fado Fátima e Futebol, e não é por ser o Benfica ou estar em Lisboa que passa por cima de quem quer que seja;

- O Benfica continua a exercer e a executar essa teimosia, procurando manter o máximo possível o projeto original para que tenha que se mexer o mínimo possível no sentido de ser aprovado pela ERC, desconsiderando totalmente o meio no qual quer operar;

- Isto não é uma questão de argumento, é uma questão de cumprir a lei e uma questão de respeito pelo auditório de Lisboa, da Moita, de Cantanhede e da Maia, já para nem falar de quem está nas localidades circundantes.

Se a Batida não virou Benfica FM e até agora só uma frequência a isso se converteu, deve-se à suprema incompetência dos serviços do clube em fornecer os elementos pedidos e exigidos pelo Regulador. A ERC não está a impedir nada, o Benfica é que não sabe ou não tem sabido fazer as coisas.

Se três meses depois não têm a rádio a operar nas frequências que querem, a culpa é exclusivamente do Benfica.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2026, 08:26:43 pm por Memorias da Radio »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #204 em: Fevereiro 28, 2026, 09:32:12 pm »

- O Porto Canal manteve (até agora) a matriz generalista junto da ERC;

- Lei da Televisão (ou a chamada LTSAP) não é a mesma coisa que Lei da Rádio;

- Os meios não são os mesmos, não têm o mesmo investimento nem o mesmo propósito;

- O Benfica fez flagrantes e sucessivas violações à legislação em vigor, ignorando que a legislação é para ser cumprida, não estamos nos tempos do Fado Fátima e Futebol, e não é por ser o Benfica ou estar em Lisboa que passa por cima de quem quer que seja;

- O Benfica continua a exercer e a executar essa teimosia, procurando manter o máximo possível o projeto original para que tenha que se mexer o mínimo possível no sentido de ser aprovado pela ERC, desconsiderando totalmente o meio no qual quer operar;

- Isto não é uma questão de argumento, é uma questão de cumprir a lei e uma questão de respeito pelo auditório de Lisboa, da Moita, de Cantanhede e da Maia, já para nem falar de quem está nas localidades circundantes.

Se a Batida não virou Benfica FM e até agora só uma frequência a isso se converteu, deve-se à suprema incompetência dos serviços do clube em fornecer os elementos pedidos e exigidos pelo Regulador. A ERC não está a impedir nada, o Benfica é que não sabe ou não tem sabido fazer as coisas.

Se três meses depois não têm a rádio a operar nas frequências que querem, a culpa é exclusivamente do Benfica.
Para te dar um que de razão, a frequência do bombarral está a emitir sem autorização para a modificação de projeto licenciado, não obstante do domínio ter sido alterado. A ERC não deu qualquer aval para eles emitirem nos 94.8 do Bombarral. Eles com esta atitude aí sim estão a matar se a situação próprios pois a ERC não vai brincar

ruicleto

• Hero Member
« Responder #205 em: Março 01, 2026, 11:51:14 am »
"pois a ERC não vai brincar". Como comentário, digo esperemos que não, pois esta entidade reguladora é paga (principescamente) com os nossos impostos!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #206 em: Março 01, 2026, 12:28:34 pm »
A ERC já brincou quando permitiu que jogos de uma Primeira Divisão profissional começassem a passar num canal de clube o que continua a ser caso único na Europa, agora não seria nada de novo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #207 em: Março 09, 2026, 02:53:22 am »
A resposta à autorização da ERC à Benfica FM, está nas entrelinhas na deliberação da Antena Sul, para integração na RECORD:

"o espectro radioelétrico não pode ficar refém de interesses segmentários – sejam doutrinários, religiosos, clubísticos ou outros – que não sejam capazes de assegurar o interesse geral do auditório, nomeadamente em concelhos onde exista apenas um serviço de programas radiofónico. Esse entendimento foi assumido recentemente na Deliberação ERC/2025/233 (AUT-R), de 9 de julho de 2025."

Aliás, a deliberação que citam é, justamente, a da BatidaFM. Só fico com uma dúvida: o Benfica paga pela IURD, ou a IURD pelo Benfica?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #208 em: Março 09, 2026, 09:05:30 am »
ERC bem.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #209 em: Março 09, 2026, 12:30:36 pm »
A resposta à autorização da ERC à Benfica FM, está nas entrelinhas na deliberação da Antena Sul, para integração na RECORD:

"o espectro radioelétrico não pode ficar refém de interesses segmentários – sejam doutrinários, religiosos, clubísticos ou outros – que não sejam capazes de assegurar o interesse geral do auditório, nomeadamente em concelhos onde exista apenas um serviço de programas radiofónico. Esse entendimento foi assumido recentemente na Deliberação ERC/2025/233 (AUT-R), de 9 de julho de 2025."

Aliás, a deliberação que citam é, justamente, a da BatidaFM. Só fico com uma dúvida: o Benfica paga pela IURD, ou a IURD pelo Benfica?
Aí está o alinhamento da resposta que me voltaram a dar ao telefone na sexta, assim sendo não dou até ao final do ano para este projecto ir ao charco. Mais uma vez só tenho lamento e pena Pela equipa de vozes que se construiu para isto pois de resto pouco me arrefece sinceramente.
Mas lá está conhecendo as manhas que o SLB tem, vão massacrar judicialmente até não poderem mais a ERC até terem a autorização recebida mesmo improcedente que seja.