Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1208333 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #7740 em: Julho 27, 2025, 05:02:46 pm »
Dizer que há algo de António Sala no Tiago Ribeiro é como eu dizer que na Catarina Silva há algo de Cristina Ferreira.

Trato pelo trato está mais próximo o Edgar Canelas do estilo e bases do António Sala que o Tiago Ribeiro. Ou o Pedro Miguel Ribeiro.

Em termos de plasticidade em antena o Tiago Ribeiro só rivaliza com o Hélder Tavares, com a agravante que o Hélder Tavares é mais natural no processo e sabe desalavancar quando é preciso. É mesmo muito, muito mau.

Jamais teria condições para as manhãs da 1 no estado atual. Jamais.
« Última modificação: Julho 27, 2025, 05:07:14 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #7741 em: Julho 27, 2025, 05:17:24 pm »
Dizer que há algo de António Sala no Tiago Ribeiro é como eu dizer que na Catarina Silva há algo de Cristina Ferreira.

Trato pelo trato está mais próximo o Edgar Canelas do estilo e bases do António Sala que o Tiago Ribeiro. Ou o Pedro Miguel Ribeiro.

Em termos de plasticidade em antena o Tiago Ribeiro só rivaliza com o Hélder Tavares, com a agravante que o Hélder Tavares é mais natural no processo e sabe desalavancar quando é preciso. É mesmo muito, muito mau.

Lol.

Tiago Ribeiro deve ir para a Antena 1.

Já vi que assusta os defensores desta nova rr ...

Se assusta, está no bom caminho.

Canelas e Pedro Miguel Ribeiro próximos do estilo de António Sala?

Lol

Mais parece uma cunha desesperada para o Reis fazer um frete à  RR e colocar esses dois camaradas num horário relevante...

Lol

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7742 em: Julho 27, 2025, 06:18:44 pm »

Lol.

Lol

Mais parece uma cunha desesperada para o Reis fazer um frete à  RR e colocar esses dois camaradas num horário relevante...

Lol

Totalmente contra, a não ser que queira uma Antena 1 completamente descaracterizada e a voltar a números de audiência de 2001 (1,5%). Seria fartar vilanagem.

Pergunto-me se algum dia ouviu o Edgar Canelas em antena fora de programas gravados. Em programas gravados sim, não faria essa associação, mas em direto sim, está lá. Ao Pedro Miguel Ribeiro só o ouvi em diretos - em ambos é daí que vem a referência.

Repito: têm todas as condições neste quadrante.

Mais: ao contrário de si, que se move com interesses frequentemente pouco claros para com a rádio pública, eu não escrevo para meter cunhas. Se eu quiser, sei muito bem onde enviar um currículo, virar-me sozinho e mover-me muito bem indo às instalações e falando com as pessoas certas para decidir quem decide. Ao contrário de si, não preciso disto aqui.

Atento

• Hero Member
« Responder #7743 em: Julho 27, 2025, 06:41:50 pm »

Lol.

Lol

Lol

Totalmente contra, a não ser que queira uma Antena 1 completamente descaracterizada e a voltar a números de audiência de 2001 (1,5%). Seria fartar vilanagem.

Pergunto-me se algum dia ouviu o Edgar Canelas em antena fora de programas gravados. Em programas gravados sim, não faria essa associação, mas em direto sim, está lá. Ao Pedro Miguel Ribeiro só o ouvi em diretos - em ambos é daí que vem a referência.

Repito: têm todas as condições neste quadrante.

Mais: ao contrário de si, que se move com interesses frequentemente pouco claros para com a rádio pública, eu não escrevo para meter cunhas. Se eu quiser, sei muito bem onde enviar um currículo, virar-me sozinho e mover-me muito bem indo às instalações e falando com as pessoas certas para decidir quem decide. Ao contrário de si, não preciso disto aqui.

A Antena1 nunca teve 1,5%.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7744 em: Julho 27, 2025, 07:28:47 pm »

Erro de escrita, são 3,5% que teve nessa época (em que os estudos do Bareme Rádio foram contestados). Irrespetivo da percentagem, o meu ponto mantém-se.

Atento

• Hero Member
« Responder #7745 em: Julho 27, 2025, 08:36:19 pm »

Até teve 3,1% e 2, qualquer coisa, abandonando nessa altura o estudo...

O lindo resultado das emissões descentralizadas entre as 10:00-12:00 e no segundo horário nobre da Rádio 18:00-20:00.

Os que propõe aqui descentralização provinciana de provincianismo obeso deviam pensar várias vezes...

Erro de escrita, são 3,5% que teve nessa época (em que os estudos do Bareme Rádio foram contestados). Irrespetivo da percentagem, o meu ponto mantém-se.

Atento

• Hero Member
« Responder #7746 em: Julho 27, 2025, 08:37:32 pm »

O lindo resultado das emissões descentralizadas entre as 10:00-12:00 e no segundo horário nobre da Rádio 18:00-20:00.

Os que propõe aqui descentralização provinciana de provincianismo obeso deviam pensar várias vezes...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #7747 em: Julho 27, 2025, 10:09:39 pm »

Que rádios há na cidade do Porto para que um portuense opte por uma rádio descentralizada ?

Atento

• Hero Member
« Responder #7748 em: Julho 27, 2025, 10:23:15 pm »

Que rádios há na cidade do Porto para que um portuense opte por uma rádio descentralizada ?

Rádio Nova.

Mas ninguém quer saber disso.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #7749 em: Julho 27, 2025, 10:37:45 pm »
Não era difícil referir essa, a que resta virada para a minoria de uma minoria. Se o Porto não tem rádio, acha dicil que o Portuense se tenha que virar para uma rádio pública generalista mas centralista, se não há mais nada ?

É como viver no deserto, se houvesse apenas um poço de água.

Atento

• Hero Member
« Responder #7750 em: Julho 27, 2025, 11:12:20 pm »
Não era difícil referir essa, a que resta virada para a minoria de uma minoria. Se o Porto não tem rádio, acha dicil que o Portuense se tenha que virar para uma rádio pública generalista mas centralista, se não há mais nada ?

É como viver no deserto, se houvesse apenas um poço de água.

Porque é que as rádios do grande Porto ou do Porto foram de  vela?

pdnf

• Hero Member
« Responder #7751 em: Julho 28, 2025, 12:15:46 am »
Vamos lá fazer um ponto de ordem. Numa rádio com o perfil da Antena 1, idealmente, temos mais locutores e menos animadores. Poder-se-ia e devia ter um espaço de humor, sim, até mesmo um formato ao estilo das manhãs da RR em termos de bem dispor, mas nunca, e até reforçando a vertente informativa. Aliás, acho que é por aí que a própria RR deve seguir.

Portanto, idealmente, diria que a Antena 1 deveria ter mais pessoas com background da informação na continuidade, e menos animadores. Se há quem faça animação e tenha capacidade para outros desafios, mas sem oportunidade de o demonstrar? Evidentemente que sim. Se trabalhas numa rádio musical, obviamente que vais ter muito mais tempo de música. Dito isto, e por muito que reconheça mérito a outros profissionais, dado que para um horário nobre da rádio deve existir experiência prévia, convém se apostar em prata da casa, ou olhar para a concorrência mais direta, TSF e Observador.

Na RR, neste momento, como está, em termos de formato, há vozes de valor, mas tinham de rodar outros horários na Antena 1 para ganharem traquejo para outros voos. A menos que se olhe para a secção de informação. Aí já toca de maneira diferente. JCT é jornalista, com carteira ativa, por exemplo. A Antena 1 não tendo publicidade, não há a questão da independência dos jornalistas.

Note-se, é mesmo uma questão de experiência, apenas e só, que me leva a tecer estas considerações.

Sabem também que, por muitas críticas que lhe faça, para mim a Antena 1, quer pelo seu papel de prestador de serviço público por excelência, mas também pelo seu enorme peso histórico é, por definição, a rádio. Se fosse profissional de rádio, sem dúvida que seria lá que almejaria trabalhar. É o maior dos desafios, sem margem para quaisquer dúvidas.
« Última modificação: Julho 28, 2025, 12:17:53 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #7752 em: Julho 28, 2025, 04:29:49 pm »
Eis que surgiu o fantasma da Dra. Helena Matos com a rubruca "Mistérios da Voz".

É preciso agendar um exorcismo!!!

tuscano332

• Hero Member
« Responder #7753 em: Julho 28, 2025, 04:41:02 pm »
Eis que surgiu o fantasma da Dra. Helena Matos com a rubruca "Mistérios da Voz".

Essa senhora que fique lá na Observador e na CNN Portugal, não precisa de vir para aqui.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #7754 em: Julho 28, 2025, 07:01:09 pm »

Essa senhora que fique lá na Observador e na CNN Portugal, não precisa de vir para aqui.

É verdade!

Quando a ouvi na emissão esta tarde nem queria acreditar...

Ainda por cima, quando liguei o autoradio estava no ar uma gravação do anterior Papa Bento XVI a falar em latim (pois o episódio era dedicado a sua renúncia ao papado nos idos de 2013).

Suponho que estejam a "desenterrar" episódios anteriormente emitidos, mas, sinceramente, não havia necessidade de a recolocarem no ar.
« Última modificação: Julho 28, 2025, 07:04:46 pm por Radiofilo »