Ora viva, meus caros. Espero que o Natal tenha sido bom.
Para responder a várias questões, terei de ir a um de cada vez:
O Rui ao que parece daqui a umas horas vai estar lá outra vez, 15h-20h. Provavelmente na passagem de ano calhará a outros.
Claro, nem seria de outra forma. Há uma outra voz da antena 1 responsável pela passagem de ano. Depois a rádio irá informar a seu tempo.
Rui era escusado ter passado o Power of Love dos Frankie Goes to Hollywood 2 vezes, ainda que a segunda já tenha sido quase em cima das 2 da madrugada, se não estou em erro, pois foi quando estava já quase a adormecer, rádio em modo sleep na Antena1. Mas reitero o que disse, boa playlist.
Verdade! Peço desculpa por isso, mas o programa que se seguiu a eu sair, as canções do Herberto Quaresma, já estava gravado, e só dei conta dessa repetição ao ouvir já em casa a emissão. Coisas que acontecem, quando a cabeça está a mil (neste caso, a fazer emissão e a tratar de outras coisas quase em simultâneo), é impossível estar atento a todos os pormenores.
Nesta noite era completamente escusado estar alguém a fazer emissão em direto e, principalmente, haverem noticiários a partir das 19H.
Provavelmente, a única noite do ano em que se justifica que a Antena 1 tenha 100% playlist. Como alternativa, podem sempre gravar o programa, mas nem isso seria necessário, a meu ver. Os trabalhadores da rádio são importantes, mas não são serviços essenciais, que não justifiquem o gozo da Consoada junto da família.
A menos que seja com um "sentido de missão" e alguém se ofereça para isso. Por exemplo, nos últimos dois anos tivemos uma musical com emissão 22H-6H sempre em direto, porque a colega se voluntariou para isso, mas, sendo sem esse caráter voluntário, não faz muito sentido.
Um bem haja ao Rui, que penso que ontem terá sido o único gurdião do éter nacional.
Agradeço o bem haja, mas aqui estou 100% em desacordo. Se há altura do ano em que faz sentido a rádio ser feita em direto, é no Natal. Percebi isso tanto ontem como anteontem, pela quantidade de mensagens e interacções que fui tendo com ouvintes, no whatsapp e no facebook. Pessoas que estão sozinhas nesta altura do ano e têm na rádio, numa voz, num ser humano que está mesmo ali, do outro lado da linha, a falar com elas. Um deles até mencionei mais afincadamente na emissão, o que me fez passar Brel porque era o seu pedido.
Eu confesso que não sou fã da rádio gravada como ouvinte. É algo que, para mim, não faz sentido. É mais uma machadada numa descaracterização da rádio que começou com a implementação das playlists e que continuou noutras áreas. Óbvio que prefiro gravar madrugadas (e já não as fazer em directo é uma bênção, principalmente porque a catrefada de coisas que faço na antena 1 me fazia, na verdade, funcionar em dois horários nessas semanas em que fazia madrugadas em directo). E só por gravá-las é que foi possível a minha voz estar na antena 1 ininterruptamente entre as 20h e as 07h... mas faria mesmo sentido termos uma voz das madrugadas, alguém que as faz em directo. Não creio que seja possivel de momento, e criou-se esta estrutura das madrugadas gravadas. Que também dão trabalho, claro.
Para mim, obviamente que trabalhar no Natal não era um desejo que tinha, mas foram duas emissões prazerosas em que senti o tal "sentido de missão" que refere, em que senti que fiz diferença para alguns ouvintes. Isso é rádio!
À hora de emissão do Rui penso que poderia ter sido emissão gravada. Em termos de informação podia perfeitamente ter sido assegurada com teletrabalho (se os sistemas o suportassem e se é que isso fosse possível).
Em qualquer caso, muito mérito disto ser feito em direto!
Claro que não podia (pelo menos entre as 20h e as 2h). E claro que a informação não faria em modo teletrabalho. Não faz sentido nenhum. Tanta gente que trabalha no Natal, em tantas áreas...
À hora de emissão do Rui penso que poderia ter sido emissão gravada. Em termos de informação podia perfeitamente ter sido assegurada com teletrabalho (se os sistemas o suportassem e se é que isso fosse possível).
Em qualquer caso, muito mérito disto ser feito em direto!
De madrugada foi o próprio escreveu isso no facebook.
Nos dias 24,25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro se as emissões forem mais musicais não vejo problema nenhum e se forem em parte gravadas também não vejo problema. Apenas a noite do 31 para 1 devem ser a partir das 21h ou 22h com animador/animadores ao vivo e alguns directos com reporteres de passagem de ano pelo nosso Portugal, até para ai as 2h da madrugada.
Como já respondi mais acima, há outra equipa para a passagem de ano (felizmente!! Não pode sempre calhar aos mesmos...). Da minha parte, além da emissão de 24 e 25, fiz as madrugadas desta e da próxima semana.
O gravado é um facilitismo que, numa rádio de palavra como a antena 1, só faz sentido mesmo nas madrugadas por impossibilidade de haver alguém que as faça em directo a tempo inteiro.
Mesmo que a emissão seja musical, um humano atrás dos microfones faz a diferença (e eu tentei mostrar isso ontem e anteontem, com algumas coisas que fui fazendo, e outras canções que fui colocando no ar)
Mas infelizmente, se eu fui o único a estar mesmo em estúdio, entre todas as rádios nacionais... isso só diz muito do estado da rádio portuguesa.